Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por doke » 3/12/2014 20:12

Sim já.
 
Mensagens: 145
Registado: 15/8/2014 22:00

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por cris.a » 3/12/2014 20:11

De facto os volumes tem sido muito elevados.
Poderá a ME estar exposta e a sofrer com o BES...?
 
Mensagens: 99
Registado: 11/9/2014 13:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Limonov » 3/12/2014 20:03

Não sei se dão importância ao volume, mas já repararam no volume das últimas 4 sessões?
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nmprc » 3/12/2014 18:23

trend=friend Escreveu:Apesar de não ser muito científico, acrescentaria outros 8c (média trimestral até agora). Ficaremos nos 32c o que dá um PER mais apetitoso. Ficar só por 9 meses significaria zero lucros no 4t, o que distorce o resultado anual e consequentemente o PER. Abraço


Por isso mesmo pode-se comparar 3Q deste ano com o 3Q do ano passado... e ver evolução
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por doke » 3/12/2014 17:49

Embora tenha aliviado parece ainda haver muita força vendedora...Parece-me que suspenderam a distribuição, para amanhã , continuarem.
 
Mensagens: 145
Registado: 15/8/2014 22:00

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 3/12/2014 15:03

Apesar de não ser muito científico, acrescentaria outros 8c (média trimestral até agora). Ficaremos nos 32c o que dá um PER mais apetitoso. Ficar só por 9 meses significaria zero lucros no 4t, o que distorce o resultado anual e consequentemente o PER. Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AntonioR. » 3/12/2014 14:59

trend=friend Escreveu:António, no PER extrapolaste para um cenário anual ou usaste earnings apenas de 9 meses? Obg Abraço


Utilizei os earnings de apenas 9 meses. Não creio que seja possível estimar um valor anual, dado que depende do net income da empresa e o PER anual também será afectado por esta baixa do Stock Price.

No entanto, compreendo a lógica - com os earnings per share demasiado baixos (por exemplo no Q1) o PER pode ter um valor extremamente elevado. Como resolver este problema? :-k
 
Mensagens: 111
Registado: 6/11/2014 13:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 3/12/2014 13:56

ricardmag Escreveu:Uma entrada perto dos 2,80-2,90-3,00€ até pode ser uma boa entrada para aproveitar um ressalto mas toda a gente consegue ver que a tendência de curto, médio e longo prazo é descendente. Convinha que fizesse um máximo relativo para dar algumas indicações de mudança de tendência. O volume destas últimas quedas é assustador.

Cumprimentos

MOTA-ENGIL-03122014.png


Cada vez mais me inclino para um player a aliviar posições (não esquecer por exemplo que tinham sido vendidas acções próprias há algum tempo, num grande lote).
Se for mesmo para despachar, numa acção com pouco volume, é inevitável... Sem ninguém a segurar...
Aliás, nunca a Mota nos últimos anos figurou entre o Top 5 do volume diário como o tem feito regularmente nos últimos dias. E teve grandes quedas percentuais nos últimos tempos, a par das grandes subidas (2,4 aos 1,7 ainda na leg up, 6,4 aos 3,8 em mês e meio Junho/Agosto). Este volume diário anormal dá que pensar...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por silvaj. » 3/12/2014 13:45

ela esta aprecisar fazer um martelinho no final da sessao, enquanto isso nao acontecer nao ha ressalto ,na minha opiniao :-k
 
Mensagens: 7
Registado: 12/11/2014 12:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ricardmag » 3/12/2014 13:10

Uma entrada perto dos 2,80-2,90-3,00€ até pode ser uma boa entrada para aproveitar um ressalto mas toda a gente consegue ver que a tendência de curto, médio e longo prazo é descendente. Convinha que fizesse um máximo relativo para dar algumas indicações de mudança de tendência. O volume destas últimas quedas é assustador.

Cumprimentos

MOTA-ENGIL-03122014.png
MOTA-ENGIL-03122014.png (35.92 KiB) Visualizado 6587 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por penas2013 » 3/12/2014 13:09

Espero que não seja preciso sorte :) Obrigado
 
Mensagens: 21
Registado: 27/12/2013 12:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Calius » 3/12/2014 12:52

penas2013 Escreveu:
Calius Escreveu:
penas2013 Escreveu:Acabo de entrar
Meu Objetivo - 3,55


Bom dia penas2013
Queres explicar a tua entrada?
Não percebi o porquê de entrar agora (Entraste nos 2,92?), nem percebi a saída nos 3,55. As duas resistências que vejo com -alguma- relevância estão nos +/-3,35 e nos +/-3,70.

Se quiseres elaborar, a malta agradece ;)
Bons trades


Foram algumas entradas por volta desses valores (entre 2,90 e 2,95). É impossível prever até quando vai cair e até quando vai subir. Normalmente as minhas entradas e saídas são antes de suportes e resistências.
Embora o risco seja bastante alto nesta cotada, penso que a probabilidade de uma recuperação até à casa dos 3,60 é bem superior à continuação da queda a curto prazo. Faço sempre os investimentos com base nas probabilidades.

Já agora, devo salientar que embora tenha já recuperado bastante, ainda estou a perder no global, face ao que perdi em 2008....

Está explicado :)
Também concordo que faça uma recuperação para a casa dos +/-3,70 e depois.... incógnita. Mas a probabilidade é que volte às quedas.
Boa sorte na recuperação das perdas de 2008. Com esta cotada, todo o cuidado é pouco.
 
Mensagens: 171
Registado: 23/5/2014 12:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por pcm1979 » 3/12/2014 12:46

Estes targets até estão engraçados:
http://www.4-traders.com/MOTA-ENGIL-5820/consensus/
:mrgreen:
 
Mensagens: 971
Registado: 26/7/2014 12:37
Localização: Braga

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por penas2013 » 3/12/2014 12:36

Calius Escreveu:
penas2013 Escreveu:Acabo de entrar
Meu Objetivo - 3,55


Bom dia penas2013
Queres explicar a tua entrada?
Não percebi o porquê de entrar agora (Entraste nos 2,92?), nem percebi a saída nos 3,55. As duas resistências que vejo com -alguma- relevância estão nos +/-3,35 e nos +/-3,70.

Se quiseres elaborar, a malta agradece ;)
Bons trades


Foram algumas entradas por volta desses valores (entre 2,90 e 2,95). É impossível prever até quando vai cair e até quando vai subir. Normalmente as minhas entradas e saídas são antes de suportes e resistências.
Embora o risco seja bastante alto nesta cotada, penso que a probabilidade de uma recuperação até à casa dos 3,60 é bem superior à continuação da queda a curto prazo. Faço sempre os investimentos com base nas probabilidades.

Já agora, devo salientar que embora tenha já recuperado bastante, ainda estou a perder no global, face ao que perdi em 2008....
 
Mensagens: 21
Registado: 27/12/2013 12:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por silvaj. » 3/12/2014 12:30

esta muitissimo sobrevendida ,os idicadores indicam-no
 
Mensagens: 7
Registado: 12/11/2014 12:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Calius » 3/12/2014 12:26

penas2013 Escreveu:Acabo de entrar
Meu Objetivo - 3,55


Bom dia penas2013
Queres explicar a tua entrada?
Não percebi o porquê de entrar agora (Entraste nos 2,92?), nem percebi a saída nos 3,55. As duas resistências que vejo com -alguma- relevância estão nos +/-3,35 e nos +/-3,70.

Se quiseres elaborar, a malta agradece ;)
Bons trades
 
Mensagens: 171
Registado: 23/5/2014 12:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por paul_invest » 3/12/2014 12:19

penas2013 Escreveu:Acabo de entrar
Meu Objetivo - 3,55

ainda deverá cair até perto de 2.80 e depois terá um ressalto não esquecendo que em 5 dias ja desceu mais de 24% e com o dia de hoje chegará a mais de 30%
Anexos
mota engil.PNG
 
Mensagens: 338
Registado: 15/5/2014 15:51

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por penas2013 » 3/12/2014 12:06

Acabo de entrar
Meu Objetivo - 3,55
 
Mensagens: 21
Registado: 27/12/2013 12:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ragas » 3/12/2014 10:27

zorro2009 Escreveu:Boa noite a todos!

Quem entrou a 5,04€, deve assumir as perdas, ou esperar a não ter menos valias?

Desde já muito Obrigado



Eu entrei a 3.60 e aos 3.30 assumi logo as perdas.... Quando não dá, não vou ficar à espera que ainda fique pior. Parte-se para outra....
 
Mensagens: 83
Registado: 27/12/2007 22:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 3/12/2014 8:38

AntonioR. Escreveu:Vou deixar o meu estudo referente a alguns indicadores calculados com respectiva fonte no relatório trimestral. Deixarei ao vosso critério a decisão a tomar e que espero que ajude a compreender porque é que a Mota-Engil perdeu tanto valor nos últimos dias. Como esta é a primeira vez que faço um exercício deste genéro, agradeço que caso encontrem erros ou informação incompleta que digam para poder posteriormente editar - não pretendo induzir ninguém em más decisões. Acima de tudo, o meu objectivo é fazer um exercício de análise da empresa mas espero com isto também poder ajudar outros.

Para possíveis comparações com outras empresas deste sector - quer a nível nacional quer a nível internacional - terão de fazer o vosso próprio estudo ou consultar algum sítio que disponibilize tal informação. Não me importo de fazer uma ou outra comparação, caso seja requisitado.

A base de todo este estudo assenta nos príncipios referidos neste site. Aconselho a ler se ainda não estiverem familiarizados.
http://www.investopedia.com/articles/fundamental-analysis/09/five-must-have-metrics-value-investors.asp

1. Price to Earnings Ratio

Stock Price (27 de Novembro de 2014): 3,948€

Earnings per Share [Pág. 21]: 0,243€

Price to Earnings Ratio: 16.25
Formula de Cálculo = Stock Price / Earnings per Share

O que este valor indica é que o potencial de returno é baixo. No entanto, este indicador é bastante simplista sem olhar para outros.

2. Price to Book Value Ratio

Stock Price (27 de Novembro de 2014): 3,948€

Book Value per Share: 1,836
Formula de Cálculo = (Total Assets - Intangible Assets and Liabilities) / Total Shares Outstanding
em que Total Assets é Total do Activo[Pág. 23]
em que Intangible Assets são Goodwill e Activos Intangíveis[Pág. 23]
em que Liabilities é Total do Passivo[Pág. 23]

Price to Book Value Ratio: 2,15
Formula de Cálculo = Stock Price / Book Value per Share

Aqui verifica-se uma fraca solidez de segurança do investimento. Podia ser compensado por um P/E ratio mais baixo, mas não é este o caso.

3. Debt to Equity

Debt to Equity: 2,45 (ou 245%)
Formula de Cálculo = (Current Portion of Long Debt + Long Debt) / Total Equity
em que Current Portion of Long Debt é Endividamento Passivo Corrente[Pág. 23]
em que Long Debt é Endividamento Passivo Não-Corrente[Pág. 23]
em que Total Equity é Total de Capital Próprio[Pág. 23]

Este valor dispensa de Stock Price e é um excelente indicador da situação financeira da empresa. Um dos mais cruciais em momentos cíclicos da economia.

Isto, associado a um EBITDA que quase que metade é consumido por amortizações e afins, não representa de todo uma saudável finança.

4. Free Cash Flow

Estes dados encontram-se na página 26.

Descobre-se que:
Fluxos das actividades operacionais: Negativos na ordem de 45.074 milhões de EURs
Fluxos das actividades operacionais: Negativos na ordem de 135.655 milhões de EURs
Fluxos das actividades de financiamento: Positivos na ordem de 105.233 milhões de EURs

Gerando um cash flow negativo de 75.496 milhões de EURs que é suportado pela caixa.

Na minha modesta opinião, a empresa vai precisar de apresentar melhores resultados ou reduzir significativamente a sua exposição à dívida líquida se se quiser tornar atractiva. O seu volume de negócios em países que possam estar extremamente vuneráveis a quedas do preço de petróleo também não favorece a posição futura da empresa dado que o cash flow é um dos desafios que apresenta.


António, no PER extrapolaste para um cenário anual ou usaste earnings apenas de 9 meses? Obg Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nmprc » 3/12/2014 1:27

AntonioR. Escreveu:Vou deixar o meu estudo referente a alguns indicadores calculados com respectiva fonte no relatório trimestral. Deixarei ao vosso critério a decisão a tomar e que espero que ajude a compreender porque é que a Mota-Engil perdeu tanto valor nos últimos dias. Como esta é a primeira vez que faço um exercício deste genéro, agradeço que caso encontrem erros ou informação incompleta que digam para poder posteriormente editar - não pretendo induzir ninguém em más decisões. Acima de tudo, o meu objectivo é fazer um exercício de análise da empresa mas espero com isto também poder ajudar outros.

Para possíveis comparações com outras empresas deste sector - quer a nível nacional quer a nível internacional - terão de fazer o vosso próprio estudo ou consultar algum sítio que disponibilize tal informação. Não me importo de fazer uma ou outra comparação, caso seja requisitado.

A base de todo este estudo assenta nos príncipios referidos neste site. Aconselho a ler se ainda não estiverem familiarizados.
http://www.investopedia.com/articles/fundamental-analysis/09/five-must-have-metrics-value-investors.asp

1. Price to Earnings Ratio

Stock Price (27 de Novembro de 2014): 3,948€

Earnings per Share [Pág. 21]: 0,243€

Price to Earnings Ratio: 16.25
Formula de Cálculo = Stock Price / Earnings per Share

O que este valor indica é que o potencial de returno é baixo. No entanto, este indicador é bastante simplista sem olhar para outros.

2. Price to Book Value Ratio

Stock Price (27 de Novembro de 2014): 3,948€

Book Value per Share: 1,836
Formula de Cálculo = (Total Assets - Intangible Assets and Liabilities) / Total Shares Outstanding
em que Total Assets é Total do Activo[Pág. 23]
em que Intangible Assets são Goodwill e Activos Intangíveis[Pág. 23]
em que Liabilities é Total do Passivo[Pág. 23]

Price to Book Value Ratio: 2,15
Formula de Cálculo = Stock Price / Book Value per Share

Aqui verifica-se uma fraca solidez de segurança do investimento. Podia ser compensado por um P/E ratio mais baixo, mas não é este o caso.

3. Debt to Equity

Debt to Equity: 2,45 (ou 245%)
Formula de Cálculo = (Current Portion of Long Debt + Long Debt) / Total Equity
em que Current Portion of Long Debt é Endividamento Passivo Corrente[Pág. 23]
em que Long Debt é Endividamento Passivo Não-Corrente[Pág. 23]
em que Total Equity é Total de Capital Próprio[Pág. 23]

Este valor dispensa de Stock Price e é um excelente indicador da situação financeira da empresa. Um dos mais cruciais em momentos cíclicos da economia.

Isto, associado a um EBITDA que quase que metade é consumido por amortizações e afins, não representa de todo uma saudável finança.

4. Free Cash Flow

Estes dados encontram-se na página 26.

Descobre-se que:
Fluxos das actividades operacionais: Negativos na ordem de 45.074 milhões de EURs
Fluxos das actividades operacionais: Negativos na ordem de 135.655 milhões de EURs
Fluxos das actividades de financiamento: Positivos na ordem de 105.233 milhões de EURs

Gerando um cash flow negativo de 75.496 milhões de EURs que é suportado pela caixa.

Na minha modesta opinião, a empresa vai precisar de apresentar melhores resultados ou reduzir significativamente a sua exposição à dívida líquida se se quiser tornar atractiva. O seu volume de negócios em países que possam estar extremamente vuneráveis a quedas do preço de petróleo também não favorece a posição futura da empresa dado que o cash flow é um dos desafios que apresenta.


António, esses cálculos estão todos muito bem, mas deves compará-los com os períodos anteriores para analisar a evolução, assim como com outras empresas do sector.

Abraço
 
Mensagens: 531
Registado: 29/11/2007 10:48
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AntonioR. » 3/12/2014 1:11

Vou deixar o meu estudo referente a alguns indicadores calculados com respectiva fonte no relatório trimestral. Deixarei ao vosso critério a decisão a tomar e que espero que ajude a compreender porque é que a Mota-Engil perdeu tanto valor nos últimos dias. Como esta é a primeira vez que faço um exercício deste genéro, agradeço que caso encontrem erros ou informação incompleta que digam para poder posteriormente editar - não pretendo induzir ninguém em más decisões. Acima de tudo, o meu objectivo é fazer um exercício de análise da empresa mas espero com isto também poder ajudar outros.

Para possíveis comparações com outras empresas deste sector - quer a nível nacional quer a nível internacional - terão de fazer o vosso próprio estudo ou consultar algum sítio que disponibilize tal informação. Não me importo de fazer uma ou outra comparação, caso seja requisitado.

A base de todo este estudo assenta nos príncipios referidos neste site. Aconselho a ler se ainda não estiverem familiarizados.
http://www.investopedia.com/articles/fundamental-analysis/09/five-must-have-metrics-value-investors.asp

1. Price to Earnings Ratio

Stock Price (27 de Novembro de 2014): 3,948€

Earnings per Share [Pág. 21]: 0,243€
Adjusted Earnings Per Share [*]: 0,322

* calculado a partir da diferença percentual entre Q32013EPR e A2013EPR (32,6%)

Price to Earnings Ratio: 12,26
Formula de Cálculo = Stock Price / Earnings per Share

O que este valor indica é que o potencial de returno é baixo. No entanto, este indicador é bastante simplista sem olhar para outros.

2. Price to Book Value Ratio

Stock Price (27 de Novembro de 2014): 3,948€

Book Value per Share: 1,807
Formula de Cálculo = (Total Assets - Intangible Assets and Liabilities) / Total Shares Outstanding
em que Total Assets é Total do Activo[Pág. 23]
em que Intangible Assets são Goodwill e Activos Intangíveis[Pág. 23]
em que Liabilities é Total do Passivo[Pág. 23]
em que Total Shares Outstanding é Número de Acções em circulação[Pág.30]

Price to Book Value Ratio: 2,18
Formula de Cálculo = Stock Price / Book Value per Share

Aqui verifica-se uma fraca solidez de segurança do investimento. Podia ser compensado por um P/E ratio mais baixo, mas não é este o caso.

3. Debt to Equity

Debt to Equity: 2,45 (ou 245%)
Formula de Cálculo = (Current Portion of Long Debt + Long Debt) / Total Equity
em que Current Portion of Long Debt é Endividamento Passivo Corrente[Pág. 23]
em que Long Debt é Endividamento Passivo Não-Corrente[Pág. 23]
em que Total Equity é Total de Capital Próprio[Pág. 23]

Este valor dispensa de Stock Price e é um excelente indicador da situação financeira da empresa. Um dos mais cruciais em momentos cíclicos da economia.

Isto, associado a um EBITDA que quase que metade é consumido por amortizações e afins, não representa de todo uma saudável finança.

4. Free Cash Flow

Estes dados encontram-se na página 26.

Descobre-se que:
Fluxos das actividades operacionais: Negativos na ordem de 45.074 milhões de EURs
Fluxos das actividades operacionais: Negativos na ordem de 135.655 milhões de EURs
Fluxos das actividades de financiamento: Positivos na ordem de 105.233 milhões de EURs

Gerando um cash flow negativo de 75.496 milhões de EURs que é suportado pela caixa.

Na minha modesta opinião, a empresa vai precisar de apresentar melhores resultados ou reduzir significativamente a sua exposição à dívida líquida se se quiser tornar atractiva. O seu volume de negócios em países que possam estar extremamente vuneráveis a quedas do preço de petróleo também não favorece a posição futura da empresa dado que o cash flow é um dos desafios que apresenta.
Editado pela última vez por AntonioR. em 15/12/2014 14:28, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 111
Registado: 6/11/2014 13:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por zorro2009 » 2/12/2014 19:22

Boa noite a todos!

Quem entrou a 5,04€, deve assumir as perdas, ou esperar a não ter menos valias?

Desde já muito Obrigado
 
Mensagens: 310
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por etfmelhor » 2/12/2014 12:54

A Mota Engil é uma empresa cuja a volatilidade é fácil de explicar: o seu futuro está dependente de paíse cujas fontes de receita provém do petróleo. Se o valor deste baixa há a percepção de que a Mota pode passar por dificuldades.

O mesmo com a GALP (e as petrolíferas em geral)

http://www.bloombergview.com/articles/2 ... oil-prices

Yet it would be foolish to ignore the risks of lower oil prices. For one thing, they lead to immediate cuts in energy companies’ investment budgets, both in the traditional sector and among promising alternative technologies. As a result, longer-term energy potential will be undermined, both overall and in its more environmentally friendly components.
 
Mensagens: 7
Registado: 2/12/2014 12:43

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ferraria » 2/12/2014 12:32

Limonov Escreveu:
Ferraria Escreveu:Bom dia

Para os mais experientes...vocês acham que está cotada respeita alguma da componente técnica? Nunca consigo perceber para onde caminha. . .Os será que "vive" apenas das notícias?
Obrigado




Olá Ferraria,

Eu não sou nenhum artista do pensamento especulativo, nem tenho grande experiência, negociar canais é o que tento fazer, e a EGL está muito bem canalizada. A médio/longo prazo, é fácil ver para onde caminha. Entradas longas serão apenas para aproveitar ressaltos enquanto a linha superior do canal não for quebrada em alta.

Abraço,

Limonov


Obrigado pela ajuda. A médio longo prazo está bem marcada. O curto prazo é que é muito difícil perceber. . .Para mim pelo menos.
 
Mensagens: 64
Registado: 15/4/2014 11:27

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot] e 525 visitantes