Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 14:50

" Interesses que não controlam " , são conceitos contabilísticos , relevados em consolidação financeira grupos empresariais e demasiado complexos para serem aqui descriminados e a sua complexidade descrita.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 14:47

O resultado foram 40 Milhões .

35 Milhões pertencentes á rubrica " Interesses que não controlam" derivado da consolidação financeira de grupos empresariais .

Esses 35 milhões não têm relevância na atribuição direta ao Grupo pois não irão ficar imputados aos valores acumulados da cotada

Os resultados diretamente atribuídos ao GRUPO e diretamente imputáveis ás contas da cotada e diretamente acumulados como riqueza para os acionistas são somente 5 milhões

Esses 5 milhões são a única coisa que fica disponível na empresa para distribuição como resultado aos acionistas.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 30/8/2017 14:46

SFT Escreveu:O resultado não foram 5 milhões.

Gostava que alguém sério comentasse a página 15 do Relatório e Contas semestral, sff.

Sobretudo a atribuição do Resultado Líquido do Exercício.


Fiquei curioso e fui buscar para aqui essa página. Dirias que são 39 milhões em vez de 5? Eu tenho dificuldade em ler estes documentos mas gostava de ir aprendendo aos poucos. Abateram também 90 milhões na dívida?
Anexos
egl.jpg
egl.jpg (150.56 KiB) Visualizado 6539 vezes
Editado pela última vez por JohnyRobaz em 30/8/2017 14:48, num total de 1 vez.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 30/8/2017 14:41

O resultado não foram 5 milhões.

Gostava que alguém sério comentasse a página 15 do Relatório e Contas semestral, sff.

Sobretudo a atribuição do Resultado Líquido do Exercício.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 30/8/2017 12:30

Os resultados foram maus na perspetiva que uma empresa que fatura mais de 1000 milhões não pode apenas ter 5 milhões de resultado líquido.
Agora, dizer que foram Idênticos ao esperado pelas casas de Investimento já é outra conversa. Nem uma casa de investimento apontou para este resultado, sugeriam todas resultados bem piores, algumas até um resultado líquido negativo. E nesse aspecto foi melhor que o esperado. Reduziu um bom bocado a dívida. A carteira de encomendas lá segue robusta.
Estou bem mais otimista do que estava antes da apresentação de resultados. Mas quero ver mais? Claro que sim.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 30/8/2017 11:37

Continuo a ver uma bandeira, e continuo a apostar nos 3 euros ainda este ano.

Vamos esperar para ver.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 11:36

Só poderei explicitar os argumentos simples visíveis para toda a gente . Nunca irei explicitar todas as variáveis depois implícitas no pensamento, até para não escrever testamentos .

Mas o que interessa para mim é EU perceber se a minha analise está correta e se vou lucrar com isso no futuro.

O resto é só partilha como todos o fazem e faz parte de dezenas de opiniões . É só mais uma opinião como as outras .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 30/8/2017 11:36

A humildade é o primeiro passo para se triunfar no mercado.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 30/8/2017 11:28

EAGLETRADER20 Escreveu:Johny Robaz , eu percebo a visão gráfica explicitada e a visão que a vela de hoje é positiva se fechar nestes níveis a quebrar a LTD.

Mas eu não me tenho enganado tantas vezes como isso nas analises de medio prazo, ( Talvez um pouco na fase eufórica do mercado, porque sou racional e euforias extrapolam um pouco a realidade ).

Mas eu tento estar sempre um passo á frente na analise e tento perceber o que todo o mercado está a ver quando olha para o gráfico.

Hoje todos olham para o gráfico e tiram quase as mesmas conclusões e os grandes fundos e investidores também conhecem bem a analise gráfica ou alguém que o faça por eles.

POr isso eu tento perceber o que o mercado está a ver no gráfico, e um pouco mais á frente.

Há uns tempos disse que esta cotada não voltava a ultrapassar os 2.52 e nunca mais o fez desde ai.

Por isso apesar de perceber o otimismo no intraday de hoje , mantenho a minha analise :

Penso poderá não ultrapassar os 2.52 Resistencia atual
Penso que provavelmente deverá quebrar os 2.30 para valores bastante inferiores nos próximos 2 meses


Entendo o que dizes, mas essa visão à frente que dizes que tens, tens que a argumentar com algo que nós consigamos ver, não é dizer: "a vela está a rebentar com a LTD, mas EU ACHO que não irá mais acima". O que quero saber é o que no gráfico te diz isso.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 11:10

Johny Robaz , eu percebo a visão gráfica explicitada e a visão que a vela de hoje é positiva se fechar nestes níveis a quebrar a LTD.

Mas eu não me tenho enganado tantas vezes como isso nas analises de medio prazo, ( Talvez um pouco na fase eufórica do mercado, porque sou racional e euforias extrapolam um pouco a realidade ).

Mas eu tento estar sempre um passo á frente na analise e tento perceber o que todo o mercado está a ver quando olha para o gráfico.

Hoje todos olham para o gráfico e tiram quase as mesmas conclusões e os grandes fundos e investidores também conhecem bem a analise gráfica ou alguém que o faça por eles.

POr isso eu tento perceber o que o mercado está a ver no gráfico, e um pouco mais á frente.

Há uns tempos disse que esta cotada não voltava a ultrapassar os 2.52 e nunca mais o fez desde ai.

Por isso apesar de perceber o otimismo no intraday de hoje , mantenho a minha analise :

Penso poderá não ultrapassar os 2.52 Resistencia atual
Penso que provavelmente deverá quebrar os 2.30 para valores bastante inferiores nos próximos 2 meses
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 30/8/2017 11:01

EAGLETRADER20 Escreveu:Na minha modesta opinião face aos fracos resultados operacionais da atividade apresentados , a cotação poderá não ter potencial de elevada valorização.

Olhando para o gráfico .
Vem numa tendência descendente que se mantem valida, a LTD até agora tem estado válida .
O spike de hoje para mim não passa momento otimista com resultados, por parte alguns compradores.

Penso que titulo está a tentar quebrar a LTD , mas penso que não terá consistência no movimento .

Para alem tendência descendente cotada movimenta-se numa lateralização entre 2.30 - 2.52 ( suporte - resistência atual)
Penso não conseguirá ultrapassar a crucial resistência dos 2.52 e a seu tempo poderá visitar níveis inferiores aos 2.30 derivado da sazonalidade e fundamentais .


Eagle, eu entendo que estejas bearish a nível fundamental, mas a nível gráfico, só mesmo no curto prazo, e mesmo assim, com a vela de hoje (e aquilo que se vê até agora não é nenhum spike, é uma vela verde bem jeitosa e com volume, até ao fim da sessão não se sabe), a quebrar a LTD com volume, dá sinais positivos no curto prazo. O que houve nos últimos tempos foi uma ligeira correcção das fortes subidas anteriores, algo normalíssimo. Isto formou uma espécie de triangulo, que no entanto perdeu a validade por estar tão próximo do canto, mas este breakout se se mantiver até ao final da sessão é muito positivo. A nível fundamental tu lá saberás, mas a nível técnico não me parece adequada a tua visão.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 10:49

Na minha modesta opinião face aos fracos resultados operacionais da atividade apresentados , a cotação poderá não ter potencial de elevada valorização.

Olhando para o gráfico .
Vem numa tendência descendente que se mantem valida, a LTD até agora tem estado válida .
O spike de hoje para mim não passa momento otimista com resultados, por parte alguns compradores.

Penso que titulo está a tentar quebrar a LTD , mas penso que não terá consistência no movimento .

Para alem tendência descendente cotada movimenta-se numa lateralização entre 2.30 - 2.52 ( suporte - resistência atual)
Penso não conseguirá ultrapassar a crucial resistência dos 2.52 e a seu tempo poderá visitar níveis inferiores aos 2.30 derivado da sazonalidade e fundamentais .
Anexos
mota 3008.PNG
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fjcbolsa » 30/8/2017 10:40

Se a semana fechar acima de 2,40€.????
Vejo indicadores aliviados, e possivelmente novas subidas???????
Anexos
D.png
D.png (108.55 KiB) Visualizado 7146 vezes
S.png
S.png (93.86 KiB) Visualizado 7146 vezes
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 10:23

E com venda dos aneis a divida de facto diminuiu.

Mas não esquecer que :

Facturação Sem : 1.200 Milhões
R.L. Semestre : 5 Milhões

DIVIDA : 1.000 Milhões


Teve lucro de 5 milhões no semestre , mas apesar da venda de muitos aneis continua com uma divida de 1.000 Milhões para R.L. semestral de 5 Milhões ( É uma diferença abismal )
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 10:11

No meu entender uma empresa até pode faturar 5 MIL MILHÕES .

Se depois o lucro e riqueza acrescentada que fica na empresa para os accionistas em termos operacionais e sem venda dos aneis ( Que também deixam de proporcionar rendimento futuro ), são 5 milhões , para mim serão sempre maus resultados , pois tem uma atividade gigante e não gera lucro quase nenhum na atividade para os accionistas , e para remuneração futura do investimento , para mim isso não tem grande valor e riqueza acrescentada .

Como diz o ditado " MUITA PARRA e POUCA UVA"
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por pacheco1979 » 30/8/2017 10:08

EAGLETRADER20 Escreveu:Só porque desde ontem não consigo editar os posts. E tinha esquecido de colocar o link. Só colocando nova mensagem e repetindo.

Quando á subida ou spike acima da LTD é demasiado obvia e nem vou comentar esta subida de inicio de manhã.

Quanto aos resultados , sem extraordinários são maus como habitualmente , independente dos floreados .

Faturar mais de mil milhões e ganhar menos de 5 milhões , não considero grandes resultados .
E não é com 5 milhões que se pagam os gordos dividendos como os últimos derivados de resultados extraordinários.

ATé considero o Ptarget do Caixa BI de 2.20 mencionado demasiado otimista , mas em agosto com pouca liquidez e poucos intervenientes e enquanto não chegar a fase volátil do mercado, dá para umas subidinhas , pode ser que convença alguns participantes no mercado a comprar.


Impressionante como se têm a capacidade de só ir buscar partes negativas de forma a tentar demonstrar o seu ponto de vista...
 
Mensagens: 565
Registado: 17/8/2013 23:25

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 30/8/2017 10:01

"O volume de negócios do grupo cresceu 15% e a carteira de encomendas atingiu os 4,9 mil milhões. "

"...um valor que representa um recuo de 93,6% face ao mesmo período de 2016, altura em que o grupo obteve lucros de 72 milhões, com os ganhos extraordinários de 77 milhões da venda dos negócios da logística (Tertir) e das águas (Indáqua)"

"De acordo com os resultados apresentados esta quarta-feira, o volume de negócios da Mota-Engil subiu 15,4% até Junho, influenciado pelo crescimento de 37% na América Latina, e o EBITDA 25,2%."

"Na Europa, o volume de negócios atingiu nestes seis meses os 380 milhões de euros, tendo a margem EBITDA aumentado de 11% para 16%."

"Em África o grupo cresceu 4% conseguindo um volume de negócios de 349 milhões de euros e um EBITDA de 78 milhões, com a margem a fixar-se nos 22%."


"Na América Latina a Mota-Engil alcançou um volume de negócios de 469 milhões de euros e um EBITDA de 38 milhões. Esta região, onde a carteira de encomendas soma 1.700 milhões, contribui agora com 39% do volume de negócios consolidado do grupo."

"A Mota-Engil, que deixou de apresentar resultados trimestrais, reduziu ainda a dívida líquida em 139 milhões de euros, melhorando o rácio dívida líquida/EBITDA para 2,7 vezes."



Para bom entendedor meia palavra basta.

Bons negocios!
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 9:40

No ano transato distribuíram 30 Milhões em dividendo , distribuindo um dividendo interessante derivado dos extraordinários.
No próximo ano podem voltar a distribuir o mesmo dividendo .
Mas mais uma vez é ganhar 5 milhões e distribuir 30 milhões o que considero politica que já foi provada contraproducente noutras empresas .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 30/8/2017 9:35

Para ja esta a ressaltar bem.
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 9:29

Só porque desde ontem não consigo editar os posts. E tinha esquecido de colocar o link. Só colocando nova mensagem e repetindo.

Quando á subida ou spike acima da LTD é demasiado obvia e nem vou comentar esta subida de inicio de manhã.

Quanto aos resultados , sem extraordinários são maus como habitualmente , independente dos floreados .

Faturar mais de mil milhões e ganhar menos de 5 milhões , não considero grandes resultados .
E não é com 5 milhões que se pagam os gordos dividendos como os últimos derivados de resultados extraordinários.

ATé considero o Ptarget do Caixa BI de 2.20 mencionado demasiado otimista , mas em agosto com pouca liquidez e poucos intervenientes e enquanto não chegar a fase volátil do mercado, dá para umas subidinhas , pode ser que convença alguns participantes no mercado a comprar.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 30/8/2017 9:21

Eagle repetiste o mesmo quote 3x por alguma razão?

Só sei que dispara 4% com forte volume, se é pelos resultados ou não...
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 9:17

"Num comentário posterior à apresentação dos resultados, o Caixa BI manifesta uma "opinião preliminar (...) globalmente positiva," ressalvando que a rubrica de minoritários absorveu o essencial das melhorias operacionais e "impediu o resultado líquido de apresentar uma subida mais expressiva," lê-se na nota assinada por José Mota Freitas e Artur Amaro, a que o Negócios teve acesso. "

http://www.jornaldenegocios.pt//mercado ... _Destaques
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 9:17

Normalmente os Ptarget têm sempre uma componente otimista de valorização para o futuro, e eu também considero este incorporando uma visão muito otimista .

"Nesta nota, o banco de investimento mantém o preço-alvo nos 2,20 euros (que pressupõe uma desvalorização potencial de 7,17%) e a recomendação de "vender"."

"Num comentário posterior à apresentação dos resultados, o Caixa BI manifesta uma "opinião preliminar (...) globalmente positiva," ressalvando que a rubrica de minoritários absorveu o essencial das melhorias operacionais e "impediu o resultado líquido de apresentar uma subida mais expressiva," lê-se na nota assinada por José Mota Freitas e Artur Amaro, a que o Negócios teve acesso. "

Num comentário posterior à apresentação dos resultados, o Caixa BI manifesta uma "opinião preliminar (...) globalmente positiva," ressalvando que a rubrica de minoritários absorveu o essencial das melhorias operacionais e "impediu o resultado líquido de apresentar uma subida mais expressiva," lê-se na nota assinada por José Mota Freitas e Artur Amaro, a que o Negócios teve acesso.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 30/8/2017 7:49

Resultados Liquidos 1 SEM 2017 queda de 94% de 72 para 5 Milhões de euros .

Idênticos ao esperado pelas casas de Investimento . Maus resultados como esperado.

http://www.jornaldenegocios.pt//empresa ... _Destaques
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por manuelfaf » 26/8/2017 8:36

Boas pessoal. Acredito que os resultado vão ser mais do mesmo em termo operacionais.
Não sei de nada, mas desconfio que devo estar para sair alguma notícia boa, nem que seja para agitar por momentos.
Foram muitas transacções feitas a valores elevados ontem. Por muito pouco que fosse o volume das ordens no sentido descendente, a coisa não vinha por ai abaixo e não descolava dos 2.4 - 2.395. Havia sempre alguém a manter-la lá em cima.
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Alfa Trader, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], jlmt, latbal, MP65, PAULOJOAO e 203 visitantes