Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 27/11/2018 14:32

Jéssica Maria Escreveu:
EAGLE BULLMARKET Escreveu:
maceirafernandesjose Escreveu:Eagle não ligues a esta jéssica e ainda por cima maria,pareçe ter vindo a mando de alguem para te levar ao altar. :)
~

EU acho que é um personagem inventado para dizer todos os dias que determinada cotada vai subir porque sim .

Se for verdadeira , é mau demais para ser verdade , a atitude de total desconhecimento dos mercados e ficar muito feliz porque comprou uma acção .

É demasiado festival , não me parece uma personagem , verdadeira , mas criada


Oh EGL \:D/ \:D/ \:D/ Não é determinada cotada, já te disse :pray: é só a MotaEngil e o BCP!! Posso ter um grande desconhecimento dos mercados, mas olha a Mota em q eu apostei? Hoje mais 6%......... \:D/ \:D/ \:D/ \:D/
Tu falas falas falas, mas não mostras resultados. Se tivesses ouvido o Álvaro tinhas apanhado a ação a 1,5€ e estavas a ganhar mais de 15%. Mas a verdade é q a tua análise fundamentada n te permitiu comprar lá em baixo e ag estás c mau perder. :wall: :wall: :wall: :wall:
Agora olha bem p o gráfico q tens na página anterior :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: c o dia de hoje e c mais um tração verde n achas q os 1,5€ era o fundo do poço? Olha o teu gráfico ajudou-me imenso e por isso agradeço-te. Hoje comprei de manhã na primeira hora mais 3000 ações

da Mota Engil a 1,69€ só p q saibas.

Jéssica


Boa tarde Jéssica,

Pelo que percebo és nova no Caldeirão.

Um conselho, se aceitares, faz os teus investimentos pela tua cabeça, se fores na conversa de alguns users que por aqui andam não chegas a lado nenhum.

Por mais que a cotação oscile os comentários desses users são sempre os mesmos, diria até que, se a cotação fosse a zero o discurso seria o mesmo.

Dito isto, muito boa sorte no mercado das acções.

Cumps,

Salvador
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por manuelfaf » 27/11/2018 13:48

A Mota tem um enorme potencial, mas o problema é que já o tem há muito tempo sem que isso se converta em resultados. Acredito que com alguns contratos que geram rendas a coisa fica menos insegura.
O facto de a procura do empréstimo ter sido um sucesso demonstra que muita gente confia (também houve uma publicidade tremenda), mas no entanto o que me preocupa mais (curto prazo) é a razão de procurar este tipo de empréstimo e não a um financiamento bancário geralmente mais barato. Mas a longo prazo parece-me ser uma aposta, claro que com grandes saltos e mergulhos, euforias e desesperos exagerados.
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 27/11/2018 13:09

Deixem-se dessas trocas de piropos pessoais. Se querem entrar por aí, teremos que apagar os vossos posts.

Centrem-se nos argumentos. Os interesses pessoais de cada um são completamente irrelevantes.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Jéssica Maria » 27/11/2018 13:06

EAGLE BULLMARKET Escreveu:
maceirafernandesjose Escreveu:Eagle não ligues a esta jéssica e ainda por cima maria,pareçe ter vindo a mando de alguem para te levar ao altar. :)
~

EU acho que é um personagem inventado para dizer todos os dias que determinada cotada vai subir porque sim .

Se for verdadeira , é mau demais para ser verdade , a atitude de total desconhecimento dos mercados e ficar muito feliz porque comprou uma acção .

É demasiado festival , não me parece uma personagem , verdadeira , mas criada


Oh EGL \:D/ \:D/ \:D/ Não é determinada cotada, já te disse :pray: é só a MotaEngil e o BCP!! Posso ter um grande desconhecimento dos mercados, mas olha a Mota em q eu apostei? Hoje mais 6%......... \:D/ \:D/ \:D/ \:D/
Tu falas falas falas, mas não mostras resultados. Se tivesses ouvido o Álvaro tinhas apanhado a ação a 1,5€ e estavas a ganhar mais de 15%. Mas a verdade é q a tua análise fundamentada n te permitiu comprar lá em baixo e ag estás c mau perder. :wall: :wall: :wall: :wall:
Agora olha bem p o gráfico q tens na página anterior :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: :shock: c o dia de hoje e c mais um tração verde n achas q os 1,5€ era o fundo do poço? Olha o teu gráfico ajudou-me imenso e por isso agradeço-te. Hoje comprei de manhã na primeira hora mais 3000 ações da Mota Engil a 1,69€ só p q saibas.

Jéssica
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 35
Registado: 19/11/2018 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 27/11/2018 11:01

Agora começam os adivinhos da dívida: ah e tal isto não pode ser, com esta dívida vai falir e mais não sei quê. Pois é, o que penso e pelo que vejo, mesmo que faça aqui uma correcção poderá partir depois em alta fazendo o rompimento deste nível a que se encontra. Quanto mais ela avançar mais o Artista e o Eagle aparecem por aqui. Quanto mais aparecerem mais forte será o sinal.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 27/11/2018 8:33

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... estaquestrêsnotícias
A
Ja dizia no tesourinho deprimente o tipo que matou o cunhado queimadelas de cigarro sao lexadas. A mota com a divida que tem ja parte atras, muito atras face as empresas financeiramente saudaveis como um forista o richardj penso disse e bem. Nao faz mal eles vao fazer o aeroporto de luanda diz que e os podengos saltam todos contentes, no fim recebem em tremocos ou em gpl....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 27/11/2018 2:47

CEO da Mota-Engil : "Estamos confortáveis com a dívida do grupo"

Será para rir : : : ) ou para chorar !!!???
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 27/11/2018 1:07

maceirafernandesjose Escreveu:Eagle não ligues a esta jéssica e ainda por cima maria,pareçe ter vindo a mando de alguem para te levar ao altar. :)
~

EU acho que é um personagem inventado para dizer todos os dias que determinada cotada vai subir porque sim .

Se for verdadeira , é mau demais para ser verdade , a atitude de total desconhecimento dos mercados e ficar muito feliz porque comprou uma acção .

É demasiado festival , não me parece uma personagem , verdadeira , mas criada
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 27/11/2018 1:05

Eagle não ligues a esta jéssica e ainda por cima maria,pareçe ter vindo a mando de alguem para te levar ao altar. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 27/11/2018 0:58

GOING DOWN , DOWN , DOWN …..


Jéssica Maria Escreveu:
EAGLE BULLMARKET Escreveu:Os fundamentais , divida e ( FALTA DE ) resultados da MOTA já são bem conhecidos .

Fica o PER da MOTA e varias outras cotadas , segundo o site investing.com

https://pt.investing.com/stock-screener ... 0.68,133.1>eq_pe_ratio;1


Eagle á uma coisa q não percebo :oh: , se não compras ações, se não compras ações da Mota pq estás tão preocupado em alertar dos perigos? És algum anjo da guarda ou Padre?
Quanto a esse quadro não me impressiona de todo. Basta informar-te q á grandes empresas como a UBER e a Tesla q devem milhões não dão lucro e os acionistas q apostam nelas ganham imenso dinheiro. Devias saber destas coisas =; . Eu sei q te custa não ter comprado no 1,5€ mas n compraste pq te falta coragem. :wall:
Acho q tens vocação p descrever os problemas e a analisar as empresas e por isso devias mandar o teu CV p os jornais. Tens vocação de jornalista analista. Mas de investidor =; ...............

JÉSSICA MARIA
Anexos
mota 2611 chart.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Jéssica Maria » 27/11/2018 0:54

EAGLE BULLMARKET Escreveu:Os fundamentais , divida e ( FALTA DE ) resultados da MOTA já são bem conhecidos .

Fica o PER da MOTA e varias outras cotadas , segundo o site investing.com

https://pt.investing.com/stock-screener ... 0.68,133.1>eq_pe_ratio;1


Eagle á uma coisa q não percebo :oh: , se não compras ações, se não compras ações da Mota pq estás tão preocupado em alertar dos perigos? És algum anjo da guarda ou Padre?
Quanto a esse quadro não me impressiona de todo. Basta informar-te q á grandes empresas como a UBER e a Tesla q devem milhões não dão lucro e os acionistas q apostam nelas ganham imenso dinheiro. Devias saber destas coisas =; . Eu sei q te custa não ter comprado no 1,5€ mas n compraste pq te falta coragem. :wall:
Acho q tens vocação p descrever os problemas e a analisar as empresas e por isso devias mandar o teu CV p os jornais. Tens vocação de jornalista analista. Mas de investidor =; ...............

JÉSSICA MARIA
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 35
Registado: 19/11/2018 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 27/11/2018 0:31

Os fundamentais , divida e ( FALTA DE ) resultados da MOTA já são bem conhecidos .

Fica o PER da MOTA e varias outras cotadas , segundo o site investing.com

https://pt.investing.com/stock-screener ... 0.68,133.1>eq_pe_ratio;1
Anexos
mota per.PNG
mota per.PNG (28.24 KiB) Visualizado 5865 vezes
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rg7803 » 26/11/2018 23:45

EAGLE BULLMARKET Escreveu:A mim falta-me o Killing Instinct desde os 4 euros , em compensação tenho o capital intacto e não " KIlled", como provavelmente a maioria que está no titulo.

Eu não confundo Facturação com LUCROS .

A maioria é que se ilude com Faturação e acha que LUCROS são uma coisa esotérica , pelo menos nesta empresa em que nos últimos anos os LUCROS operacionais da atividade são quase nulos , HÁ 5 ANOS .

E lucros de 2017 = 2 Milhões, e 6 meses de 2018 = 6 milhões , é sofrível , para quem fatura 2500 Milhões de euros / Ano , e tem uma divida liquida de 1000 Milhões .

Os lucros reinvestidos seriam corretos , mas para isso TINHA de existir lucros , aqui LUCROS NÃO EXISTEM ou são insignificantes .
Dividendos então , nem pensar desde 2018 , e com esta divida , só se fizerem mais divida para pagar dividendos .
É melhor esquecer sequer os dividendos

Em contrapartida tem divida BRUTA de 1600 Milhões e DIVIDA LIQUIDA de 1000 Milhões .

LUCROS QUASE ZERO , DIVIDA COLOSSAL , sempre a crescer .

E se estivesse bem, sem situação ser complexa , ia á banca , e banca financiava 110 Milhões com uma perna ás costas , bem mais barato que 4.50% e sem custo de 2 Milhºoes .
Ver comentários do Artista Romeno sobre financiamento na banca . Ele explica as coisas clarinho .

Pode ter Rebound Especulativo ocasionalmente , agora fundamentais , não tem nada positivo por onde se pegue.


Com tantas certezas seguramente entraste curto pelos 4€, que foi o nível onde aparentemente viste "a luz", certo ?
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 26/11/2018 22:59

A mim falta-me o Killing Instinct desde os 4 euros , em compensação tenho o capital intacto e não " KIlled", como provavelmente a maioria que está no titulo.

Eu não confundo Facturação com LUCROS .

A maioria é que se ilude com Faturação e acha que LUCROS são uma coisa esotérica , pelo menos nesta empresa em que nos últimos anos os LUCROS operacionais da atividade são quase nulos , HÁ 5 ANOS .

E lucros de 2017 = 2 Milhões, e 6 meses de 2018 = 6 milhões , é sofrível , para quem fatura 2500 Milhões de euros / Ano , e tem uma divida liquida de 1000 Milhões .

Os lucros reinvestidos seriam corretos , mas para isso TINHA de existir lucros , aqui LUCROS NÃO EXISTEM ou são insignificantes .
Dividendos então , nem pensar desde 2018 , e com esta divida , só se fizerem mais divida para pagar dividendos .
É melhor esquecer sequer os dividendos

Em contrapartida tem divida BRUTA de 1600 Milhões e DIVIDA LIQUIDA de 1000 Milhões .

LUCROS QUASE ZERO , DIVIDA COLOSSAL , sempre a crescer .

E se estivesse bem, sem situação ser complexa , ia á banca , e banca financiava 110 Milhões com uma perna ás costas , bem mais barato que 4.50% e sem custo de 2 Milhºoes .
Ver comentários do Artista Romeno sobre financiamento na banca . Ele explica as coisas clarinho .

Pode ter Rebound Especulativo ocasionalmente , agora fundamentais , não tem nada positivo por onde se pegue.
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 26/11/2018 18:38

Na minha opinião a emissão do empréstimo obrigacionista tem as seguintes conclusões a nível fundamental :

1. Provável dificuldade em financiar este montante na banca , o que será um mau sinal financeiro , senão penso que o teriam feito , poupando 2 Milhões de euros custos e com juros adicionais menores .
2. Acresce á Colossal divida já existente mais 110 Milhões de euros
3. Se tudo correr bem , os obrigacionistas vão receber montes de dinheiro em juros , com juros de 4,50%, acionistas vão pagá-los com os lucros .
4. É mais um forte encargo de 2 Milhões de euros de custo de emissão e mais enormes juros adicionais elevados a pagar por este montante , retirando a maioria dos já exíguos lucros .
5. Se tudo correr bem , muito bom para obrigacionistas , mau para acionistas que continuam só a ver pagamento de juros e aumento de custos , e lucros quase nulos ( Veremos se resultados de 2018 lucros não serão ainda menores e divida maior )

6. Para uma empresa que teve de Lucros em 2018 1º SEM , 6 Milhões de euros, e em 2017 Lucros de 2 Milhões de euros vai ter só com este empréstimo :
2 Milhões de Euros de custos iniciais
5 Milhões de Euros em Juros anuais até 2022 = 20 Milhões Juros na totalidade , para não falar nos encargos totais com juros na Divida Bruta existente no ultimo relatório de 1600 MILHÕES de euros
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Jéssica Maria » 26/11/2018 18:33

Oi,

Posso dizer sem querer ser arrogante q entrei c o pé direiro \:D/ \:D/ \:D/ \:D/ \:D/ \:D/ já no Bcp não foi tão boa mas c o dia de hoje estou super feliz \:D/ \:D/ \:D/ \:D/

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... _Destaques

Acho q esta noticia é mt positiva p a Mota, se a procura por estas obrigações duplicou o q se oferecia isto só pode ser mesmo muito positivo e revela a confiança dos investidores nesta empresa. Se pedem-te 1 e por esse 1 querem dar-te 2x é pq confiam. Isto n é preciso perceber mt de bolsa e de economia, é preciso ter 2palmnos de testa lol \:D/ :-#

Jéssica
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 35
Registado: 19/11/2018 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jmatos0808 » 26/11/2018 17:36

Este acordo do Brexit ditou as fortes subidas de hoje, mas quando a "euforia" passar... Amanhã vai seguir o panorama europeu, quer o PSI quer a Mota mas acredito piamente que venha novamente a 1,50€ ou menos quando voltar a guerra comercial e Italia a continuar a dar baile à Europa. Isto foi mero ressalto com base num RSI baixo e amanha é capaz de ainda subir, mas dos 1,67€ não deverá passar em fecho. Tocou no topo da LTD, se amanha passar em força... mas acredito mais na pressão vendedora de tomada de mais valias, mas se apanhar a ganhar algo em torno dos 2%
 
Mensagens: 333
Registado: 19/11/2015 13:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Aqui_Vale » 26/11/2018 16:11

lfhm83 Escreveu:Não falaria de touros, este tipo de reacção é normal em cotadas sobre vendidas e extremamente difícil de antever.

Tem aspecto de querer restestar a resistência dos 2 euros.


Estou a referir-me a TOUROS :shame: dentro do CURRO,...CANAL... :shock:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA.canal.26Nov..png
MOTA.canal.26Nov..png (102.33 KiB) Visualizado 6457 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2896
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ativo » 26/11/2018 16:09

lfhm83 Escreveu:Não falaria de touros, este tipo de reacção é normal em cotadas sobre vendidas e extremamente difícil de antever.

Tem aspecto de querer restestar a resistência dos 2 euros.

Este tipo de reação é próprio de títulos em que se aposta como se de uma roleta se tratasse e visa atrair mais apostadores ... :-"
Editado pela última vez por Ativo em 26/11/2018 16:12, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por BearManBull » 26/11/2018 15:57

Não falaria de touros, este tipo de reacção é normal em cotadas sobre vendidas e extremamente difícil de antever.

Tem aspecto de querer restestar a resistência dos 2 euros.
“It is not the strongest of the species that survives, nor the most intelligent, but rather the one most adaptable to change.”
― Leon C. Megginson
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8739
Registado: 15/2/2011 11:59
Localização: 22

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 26/11/2018 15:35

valeaquilino Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Podes mandar mais no fim de semana que eu 2.ª feira vou fazer mais massa para rebocar a placa que serve de suporte a um modesto 1.º andar a contar vindo do céu. :wall:


Vamos ter um Fim de Semana calmo e de meditação. Na 2ª. feira arranjar-se-à com boa vontade o material adequado à época. :mrgreen: :-"

CumPrim/
ValeAquilino


Está tudo,... :oh: no boneco. Não precisa de mais "combersa",... :wall:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA.horário.png
MOTA.horário.png (112.02 KiB) Visualizado 6578 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2896
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 26/11/2018 15:31

Manuel_13 Escreveu:E se compreendêssemos que as cotações evoluem na expectativa de lucros futuros e não de maus resultados do passado?
Isso seria ouro sobre azul.


As expectativas de lucros futuros , são idênticas ás dos últimos anos , com base no balanço, atividade e DIVIDA e custo da mesma ( E pagamento dos clientes das obras ), expectativas baixíssimas .

A empresa fatura mais de 2 MIL MILHÕES há pelo menos 5 anos e RESULTADOS operacionais são quase nulos há 5 ANOS .

Os poucos lucros que gera são absorvidos na maioria pelo pagamento de encargos da divida .

E para alem dos juros , no 4º TRI 2018 tem mais 2 MILHÕES de CUSTOS com emissão empréstimo obrigacionista.

Nada mudou , resultados futuros em ABRIL de 2019 , serão provavelmente mais do mesmo e DIVIDA até potencialmente a aumentar .

LUCROS provavelmente quase nada .

Continuam a iludir-se com obras , obras qualquer um faz , pagamento de DIVIDA e LUCROS é que poucos conseguem .
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 26/11/2018 15:24

E se compreendêssemos que as cotações evoluem na expectativa de lucros futuros e não de maus resultados do passado?
Isso seria ouro sobre azul.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 26/11/2018 15:16

Manuel_13 Escreveu:O ideal seria comprar a Mota por zero euros. Ou seja, ter uma carteira de encomendas de 5 mil milhões mas valer zero em bolsa. Isso é que seria um negócio sem risco.


O ideal seria compreendermos que é expectável para um acionista que participa no capital , esperar participar no incremento de lucros e riqueza da empresa e não só no aumento da divida .

As empresas cotadas não são Instituições de solidariedade e Carater Social , de quem não se espera que tenha lucros .

As cotadas devem aumentar a riqueza e lucros e não somente aumento de divida e emissão de empréstimos obrigacionistas .
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 26/11/2018 15:05

O ideal seria comprar a Mota por zero euros. Ou seja, ter uma carteira de encomendas de 5 mil milhões mas valer zero em bolsa. Isso é que seria um negócio sem risco.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Barão de Soestrova, Bing [Bot], Ferreiratrade, MP65, PAULOJOAO, Tx9262, Xacal, zorro2009 e 224 visitantes