Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 21/11/2017 10:26

Prezo em ver que agora os ptarget já são relevantes.

Sem comentários para tão falta de coerência.

Eu penso e analiso pela minha cabeça, não vou atras de caixabi nem de haitongs nem de aves.

Bons negócios
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 21/11/2017 9:59

salvador_guru Escreveu:Porque abaixo de 4 euros a acao esta barata, tão sumples quanto isso.


Alguem devia enviar uma analise completa para o CAIXA BI com os fundamentais e com as métricas a explicar-lhes porque está tão barata face aos fundamentais e aos riscos enunciados nos projetos pelo caixa bi e que o Ptarget deles está desatualizado e devia ser atualizado para 4 euros e que os 4 euros estão ai á porta .

Não é impossível, neste PSI bull nada é , mas é pouco provável.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 21/11/2017 9:57

Aqui acertaste em cheio. Com esta avaliação do Caixa BI a Mota vai de mota e é de ladeira abaixo.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 21/11/2017 9:23

Se por natureza os PTARGET são MUITO OTIMISTAS , o que dizer do Ptarget do Caixa BI para final de 2018 de 2.90 euros para esta cotada ????????

Provavelmente está muito barata e vai continuar a subir , o que até faz todo o sentido para uma acção com fracos fundamentais e que veio rapidamente dos 1.70 para 3.50 euros com subida de mais de 100%

Acho que faz todo o sentido esta valorização atual da cotada , pelo menos enquanto mercado estiver distraído :oh:

"O CaixaBI reviu as suas estimativas para a Mota-Engil e estabeleceu a avaliação da empresa para 2018, elevando o preço-alvo. Ainda assim, o potencial é de uma queda superior a 10%, o que justifica a recomendação de “reduzir”."

"Além destas actualizações, o preço-alvo estabelecido é para o final de 2018, quando anteriormente era até ao final deste ano.
Assim, a nova avaliação da empresa liderada por Gonçalo Mouta Martins (na foto) foi elevada para 2,90 euros, o que compara com os 2,20 euros anteriores. Este preço-alvo confere às acções um potencial de queda de 10,4% face à cotação de fecho das acções na segunda-feira (3,236 euros)."

"A casa de investimento realça que a empresa mais do que duplicou o seu valor em bolsa este ano, devido a vários factores"

"O CaixaBI considera que a Mota-Engil tem actualmente uma "carteira de encomendas muito interessante", mas que ainda assim [b]está num nível idêntico ao observado em 2016, com alguns dos projectos anunciados ainda por se materializarem." SPOILER ALERT :oh:

"Do lado negativo, e que representam riscos, o CaixaBI destaca, entre outras questões, [b][u]o facto de a construtora só reportar os resultados semestralmente e de haver muitos projectos com risco elevado"


[/u][/b][/b]

NÃO sou eu que o digo, é o CAIXABI :oh:

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... h_Destaque
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 18/11/2017 16:52

MOta gráfico semanal
Anexos
mota grafico semanal.PNG
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por P-Mendes » 18/11/2017 14:47

Tenho um sentimento misto:
Imagem
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Cardoso25 » 17/11/2017 23:18

EAGLETRADER20 Escreveu:
mota 17113.PNG


Neste momento a ME está a ter um comportamento exemplar após esta subida brutal.

Não percebo é a validade dessa Ltd (que não é nenhuma).
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 17/11/2017 12:43

mota 17113.PNG
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thoth » 17/11/2017 11:16

Tecnicamente a mota engil continua com o seu bull market sem dar sinais de inversão de tendência como se pode observar no gráfico do eaglerepeater :wink:

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 17/11/2017 11:07

mota 1711.PNG
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 17/11/2017 10:37

EAGLETRADER20 Escreveu:"As margens da Mota sempre foram "curtas" e encurtaram ainda mais. No entanto, salvo erro tem tido sempre lucros, o que não é mau :mrgreen: :mrgreen:. Pode-se juntar a este factor a média do PER que tem tido, e a ME ainda tem algum combustível para subir :lol:"

Não está correto .
Em 2016 sem a venda de negócios , os resultados operacionais deviam ser negativos , pois o valor da venda foi superior aos resultados líquidos .
Em 2016 só viveu dos 77 Milhões da venda dos aneis .

E qual é o PER que tem tido ?~
E esse PER foi calculado com a venda dos aneis de 77 Milhões ou este ano com resultados líquidos de 5 Milhões em 6 Meses ? :mrgreen: :mrgreen:
E qual o PER este ano com Faturação de 2 Mil milhões e Resultado Liquido de 5 Milhões em 6 meses ?

E o que é que a empresa faz á divida de 1.000 MILHÔES com resultados de 5 milhões .
Essa divida tem encargos financeiros astronómicos .

Já sei que num ambiente otimista a MOTA só vive de noticias e dos 77 Milhões de 2016 da venda dos aneis que pagou um dividendo razoável.
Este ano não há 77 Milhões venda aneis .

Se pagar mais em dividendos que RL , podem começar a olhar para CTT que tem distribuído mais dividendos que RL.

Quando o clima na bolsa for menos favorável e investidores olharem para balanço e não para ganhar obras , é que eu depois quero discutir esse otimismo todo da subida da MOTA .

A empresa até deixou de publicar resultados trimestrais , assim investidores não se distraiem com números e podem estar mais atentos ás noticias :mrgreen: :mrgreen:

Para já enquanto a festa durar , ela vai subindo com noticias .

Mas quando o ambiente da bolsa inverter , também poderá ser das mais penalizadas .

É das que mais sobe em BULL e das que mais cai em BEAR , é so olhar gráficos últimos anos.

Olhos abertos


...
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 17/11/2017 10:37

EAGLETRADER20 Escreveu:
jorgemvm Escreveu:que se passa com a Mota? Ultimamente é só queda atrás de queda...
Será que perdeu o gás?


MOTA na minha opinião só vive de noticias .
Não têm saído noticias de obras ganhas, não tem nada que a faça subir .
Nos fundamentais não tem nada que justifique subidas. Muito pelo contrario.
Comentário sobre MOTA noutra pagina do fórum sobre realidade da MOTA de Artista Romeno :

"Com 1.1 Bi de clientes e outros devedores, muito mais das vendas de 1 ano, não quero a mota nem por 1 euro façam bom proveito... sim o titulo orginal do artigo era mesmo CTT a história de uma Value Trap :mrgreen: e não é de hoje que digo isto, ao longo de meses e meses fui escrevendo aqui... de todas as minhas opinioes podes dizer que falhei na JMT claramente sim falhei porque a JMT recuperou na Polonia, agora A mota engil é uma empresa do piorzinho que há, então depois de vender as concessoes que era o que prestava..... especulem a vontade nisso :mrgreen: mesmo com essas aldrabices contabilisticas o ultimo lucro da ME no H1 foi quanto? e o market cap ah pois"

Ultimo lucro em 2017 1ºSEM foi 5 milhões
Divida 1.000 MILHÔES
Facturação 6 meses 1.196 Milhões
Market CAP 792 MILHÕES para lucro de 5 MILHÕES em 6 MESES


...
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por hugob0ss » 17/11/2017 10:33

pacheco1979 Escreveu:E não colocas a hipótese de o mercado estar a antecipar uma melhoria da economia? dos investimentos? das obras publicas?

Achas que o mercado deveria esperar pela confirmação como faz sempre e não tentar antecipar como nunca faz?

Parece-te que à três anos havia o mesmo volume de obras que agora? os momentos são idênticos? o preço das casas estava como estão agora?

Parece te que a Mota Engil não é um player importante para essas obras que vão aparecer com força?

Se ela sobe, diria que alguem, ou muitos estão a apostar nessa recuperação em grande, que eu também acho que vai acontecer...

Já agora, a descida dos 6€ para 1,5€ já te pareceu normal?


Esta também é a minha opinião, a ME tem sempre exacerbado os movimentos do mercado, tanto na descida como na subida, portanto esta parece-me uma recuperação razoável, num contexto mais optimista.

Cumps,
Hugo
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
 
Mensagens: 335
Registado: 23/10/2008 14:18
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Garf » 17/11/2017 9:44

SFT Escreveu:Garf, deixa-me apenas acrescentar o gráfico de 60'.

chart (3).png


Há uma divergência bull.
Está no suporte, como se estivesse no limbo.
Descida aos 3 EUR nos próximos dias? (há um gap abaixo dos 3 EUR)
A verdade é que o RSI do diário já está oversold.

Com um pouco de sorte, e mantendo a tendência actual dos tempos gráficos maiores, pode ser que se afigure um bom ponto de entrada para quem não apanhou o comboio na primeira estação.


Não penso que vá a 3,00 nos próximos dias. Na minha leitura poderá haver um ressalto nos próximos dias em torno dos 3,50 e depois sim uma ida aos 3,00. Eu não dou muita atenção a GAPS em movimentos temporais inferiores ao diário. Mas, sim é verdade que há um GAP entre 2,90-2,97 no 1h e 4h. Foi um GAP intradiário.
De qualquer forma a zona dos 2,90-3,00 é para se olhar com muita atenção, pois até aí, no meu entendimento, tecnicamente o título se mantém BULL se não houver uma quebra consistente nessa zona. Seria bom para o título, a se confirmar, que essa zona demorasse algum tempo para ocorrer, pois assim a consolidação seria mais eficaz.
Essa é a minha leitura puramente técnica sem considerar fundamentais.
Infelizmente essa cotada optou por colocar notícias no lugar dos balanços trimetrais :roll:

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 16/11/2017 23:11

Garf, deixa-me apenas acrescentar o gráfico de 60'.

chart (3).png
ME 60 minutos


Há uma divergência bull.
Está no suporte, como se estivesse no limbo.
Descida aos 3 EUR nos próximos dias? (há um gap abaixo dos 3 EUR)
A verdade é que o RSI do diário já está oversold.

Com um pouco de sorte, e mantendo a tendência actual dos tempos gráficos maiores, pode ser que se afigure um bom ponto de entrada para quem não apanhou o comboio na primeira estação.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Garf » 16/11/2017 22:24

:?: :-k
Anexos
EGL - Diário.png
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 13/11/2017 13:21

negociosdabolsa, portanto para ti um Bull Market é uma acção que sobe sempre? A Mota triplicou o seu valor em Bolsa, se isso não é um "Bull Market" o que é? Um dia o "Bull Market" acabará , mas os sinais têm que ser mais evidentes do que uma ou duas semanas a cair.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por negociosbolsa81 » 13/11/2017 12:26

Questiono mais uma vez o bull market desta ação porque neste momento não me parece nada e basta quebrar os 3,20 que já anda la perto para morrer....
Devagarinho devagarinho, vai enchendo o papo da galinha de ovos de ouro... :)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 461
Registado: 29/3/2012 18:17
Localização: Porto

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por pacheco1979 » 13/11/2017 12:22

E não colocas a hipótese de o mercado estar a antecipar uma melhoria da economia? dos investimentos? das obras publicas?

Achas que o mercado deveria esperar pela confirmação como faz sempre e não tentar antecipar como nunca faz?

Parece-te que à três anos havia o mesmo volume de obras que agora? os momentos são idênticos? o preço das casas estava como estão agora?

Parece te que a Mota Engil não é um player importante para essas obras que vão aparecer com força?

Se ela sobe, diria que alguem, ou muitos estão a apostar nessa recuperação em grande, que eu também acho que vai acontecer...

Já agora, a descida dos 6€ para 1,5€ já te pareceu normal?
 
Mensagens: 565
Registado: 17/8/2013 23:25

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 13/11/2017 11:48

jorgemvm Escreveu:
MarketGodzilla Escreveu:Surreal o que aqui se escreve, depois do que a Mota já subiu este ano, está há uns dias a consolidar, recuar ligeiramente e já é só quedas e tal... muito bom. Está-se sempre a aprender, no espaço de 12 meses subiu apenas 90%, realmente é pouco, que porcaria. :lol:

só constatei um facto. Na semana passada chegou aos 3,52 e agora está em 3,32.. não é propriamente um sobe/desce de 2-3% :roll: mas já aconteceu no passado, é ter fé!


Correto , de facto está a corrigir certinha há 8 dias .
No gráfico se quebrar suporte dos 3.20 , vejo potencial para potencialmente poder corrigir até ao suporte na zona 2.75-2.90
Anexos
mot 1311.PNG
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 13/11/2017 11:45

O que mudou desde Janeiro de 2016(qd a esta cotada bateu nos 1,15) nesta empresa que justifique esta subida de mais de 90%????

Dois factores importantes: a Subida do petróleo que cotava à altura(janeiro de 2016) nos 25 dólares. E as praças americanas que n param de somar máximos históricos.

Por isso considero que basta um destes dois factores acima referidos falharem, para se assistir a uma forte correção desta cotada(que só parará nos €1,50-€2), porque n existem fundamentais q a sustentem.
BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 13/11/2017 11:41

MarketGodzilla Escreveu:Eagle, o Jorge não falou em fundamentais, disse só que era queda atrás de queda, o que não é verdade.
Já entre a casa dos 2.75 e os 2.30, entre maio e o fim de agosto era o descalabro, pois, os shorts estavam a dar-lhe com razão, os fundamentais eram assim e assado, mas ela lá foi e já esteve na casa dos 3.60.


Mas então não percebo a admiração com as quedas , subidas de 90% sem fundamentais que o justifiquem é normal que depois entre em períodos prolongados de correcção , num ambiente menos otimista do mercado.

A correcção neste valores face aos fundamentais para mim é perfeitamente normal.
Subir acima destes valores face aos fundamentais é que para mim já não é normal. É subida especulativa e pode ocorrer mas sem sustentação.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jorgemvm » 13/11/2017 11:38

MarketGodzilla Escreveu:Surreal o que aqui se escreve, depois do que a Mota já subiu este ano, está há uns dias a consolidar, recuar ligeiramente e já é só quedas e tal... muito bom. Está-se sempre a aprender, no espaço de 12 meses subiu apenas 90%, realmente é pouco, que porcaria. :lol:

só constatei um facto. Na semana passada chegou aos 3,52 e agora está em 3,32.. não é propriamente um sobe/desce de 2-3% :roll: mas já aconteceu no passado, é ter fé!
 
Mensagens: 91
Registado: 26/8/2016 16:16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 13/11/2017 11:36

Eagle, o Jorge não falou em fundamentais, disse só que era queda atrás de queda, o que não é verdade.
Já entre a casa dos 2.75 e os 2.30, entre maio e o fim de agosto era o descalabro, pois, os shorts estavam a dar-lhe com razão, os fundamentais eram assim e assado, mas ela lá foi e já esteve na casa dos 3.60.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 13/11/2017 11:25

MarketGodzilla Escreveu:Surreal o que aqui se escreve, depois do que a Mota já subiu este ano, está há uns dias a consolidar, recuar ligeiramente e já é só quedas e tal... muito bom. Está-se sempre a aprender, no espaço de 12 meses subiu apenas 90%, realmente é pouco, que porcaria. :lol:



Não é a subida de 90% que é porcaria .

Questiona-se é onde estão os fundamentais e resultados e riqueza gerada para essa subida .

E num momento menos bom do mercado o que sustenta essa subida de 90% ? Noticias ?

E quanto a isso nada melhor que os comentários de valores fundamentais do Artista ROmeno que quanto a mim são esclarecedores e valiosos.

Alias como todas as analises fundamentais do Artista Romeno.

Alias podem ir ver como histórico aos resultados de há 3 anos para cá , tirando venda de empresas boas que renderam 77 milhões e agora as rodovias ( Estão a vender os aneis ), em termos operacionais , todos recentes anos , com facturação de 2 mil milhões na atividade construção têm resultados diminutos ou quase negativos .

Onde está a excelência dos resultados operacionais da atividade para justificar subida de 90%.

Na minha opinião a subida poderá dever-se a compra especulativa pelos investidores num mercado muito otimista , mas é só uma opinião .

Especular é comprar esperando que alguém compre a minha posição a um preço mais elevado sem olhar a fundamentais que justifiquem valor futuro.

Comprar numa perspetiva especulativa é perfeitamente normal , desde que se tenha a noção que o risco da compra é muito superior numa correcção.
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 13/11/2017 11:38, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot] e 143 visitantes