Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 10/12/2020 11:41

trend, parece-te uma notícia falsa?

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... -a-familia
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 10/12/2020 11:24

Acredito nos factos, em evidências. Então os chineses compra 30% do capital a 3 euros e a empresa vale 1? E os chineses ficam mesmo só com 30%? E a família Mota não aumenta a posição? E não haverá mais interessados no aumento? Sempre li 100 milhões de euros e não 100 milhões de açóes.
Então é bom para os atuais acionistas deixar entrar outros a um valor abaixo de 1.40? Essa é boa.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/12/2020 11:01

Àlvaro Escreveu:trend, o comunicado é público e está no site da Mota, mas esse paleio da incerteza foi chão que já deu uva. Então a Mota vai fazer um aumento de 100 milhões de euros, não são 100 milhões de ações. Faz sentido deixar cair o valor de cada ação? Para beneficiar quem? O que faz sentido é que suba para tornar o aumento no tal intervalo 1.40-1.60 apelativo. A probabilidade disto acontecer é que é mais certa que incerta.
Para mim que tenho posição até me interessa que entrem com posições curtas, pois é muito provável que tenham de fechá-las acima do que compraram. Tudo bem... :wink:


Lê outra vez Álvaro, se leres as coisas evitas perder tempo. O primeiro comunicado fala em 100 milhões de ações e o segundo em euros, mas é tranquilo porque é o valor nominal. Confesso que já cansa um pouco estar sempre a repetir. Ainda ontem um forista até transcreveu tudo.

Se o valor estiver baixo nesta fase quem tu achas que beneficia, diz-me lá... não é uma questão de curtos, esses foram saindo de mansinho com a sua mais valia...

Continuas a dar como bom os 1,40-1,60? Porque não a 2, se os chineses entraram a 3? Pode ser, mas não acredites em tudo o que lês porque é uma nota de um analista qualquer, a credulidade tem um preço... acreditas em price targets?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 10/12/2020 10:54

trend, o comunicado é público e está no site da Mota, mas esse paleio da incerteza foi chão que já deu uva. Então a Mota vai fazer um aumento de 100 milhões de euros, não são 100 milhões de ações. Faz sentido deixar cair o valor de cada ação? Para beneficiar quem? O que faz sentido é que suba para tornar o aumento no tal intervalo 1.40-1.60 apelativo. A probabilidade disto acontecer é que é mais certa que incerta.
Para mim que tenho posição até me interessa que entrem com posições curtas, pois é muito provável que tenham de fechá-las acima do que compraram. Tudo bem... :wink:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RogerR » 10/12/2020 10:52

trend=friend Escreveu:
zorro2009 Escreveu:Bom dia a todos tenho accoes M.E compradas a 5€ lol e 2€ lol e hoje recebo sms da CGD a dizer que tenho ate 29 de dezembro para exercer a compra de direitos caso queira, mas nao encontro em lado nehum data do a.c, sendo a A.G em 7 de janeiro, alguem me pode ajudar sff ?

desde ja obrigado


???

“Exercer a compra de direitos”? Então mas eles são-te atribuídos. E como comunicam já uma coisa que nem se sabe?

Podes colocar o texto exacto pf?



Bom dia, também tenho ações da Mota e depositadas na CGD e não recebi qualquer mensagem. Nesta fase não faz sentido. Só depois da AG. Deve ser phishing.
 
Mensagens: 150
Registado: 9/5/2016 10:18

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/12/2020 10:49

forza algarve Escreveu:https://www.capitalmadrid.com/2020/12/9/58282/china-pone-en-jaque-a-las-constructoras-espanolas-en-portugal-y-en-el-mundo.html

Lo cierto es que la eventual adjudicación del HLO a una Mota Engil bajo la influencia china, cambiaría las reglas del juego en el negocio de la construcción y de las concesiones, teniendo además en cuenta la ola de proyectos anunciados para los próximos años: la construcción de media docena de otros hospitales; la reanudación de la línea de alta velocidad entre Lisboa y Oporto; el nuevo aeropuerto internacional en Montijo; la expansión de los metros de Lisboa y Oporto; y obras de gran calado en sectores estratégicos como la energía, medio ambiente, transportes urbanos, etc.

En ese contexto, la ahora capitalizada Mota Engil sigue además con su deuda bruta de 1.869 millones de euros y tiene casi 300 millones en deuda morosa en moratorias bancarias, una tercera parte además está en manos españolas,

Lo llamativo es que en ningún momento se escuchan abiertamente en Portugal comentarios oficiales en contra de la “invasión” público-privada de capital chino.Cuando Bruselas invitó a los países comunitarios a poner tarjeta roja a la inversión de China (país que la UE tacha de “rival sistémico”), lo que hicieron las autoridades lusas fue mirar para otro lado


Isto é uma vergonha pois não há mercado mais proteccionista que o espanhol para as respectivas construtoras. Quantas obras da Mota e da Teixeira Duarte há em Espanha? Nunca conseguem ganhar concursos relevantes, seja a que preço for... Vergonhoso
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/12/2020 10:47

zorro2009 Escreveu:Bom dia a todos tenho accoes M.E compradas a 5€ lol e 2€ lol e hoje recebo sms da CGD a dizer que tenho ate 29 de dezembro para exercer a compra de direitos caso queira, mas nao encontro em lado nehum data do a.c, sendo a A.G em 7 de janeiro, alguem me pode ajudar sff ?

desde ja obrigado


???

“Exercer a compra de direitos”? Então mas eles são-te atribuídos. E como comunicam já uma coisa que nem se sabe?

Podes colocar o texto exacto pf?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 10/12/2020 10:43

agora vamos virar a mesa e ganhar na casa deles..nao como aconteceu nos ultimos anos que levavamos porrada em casa...
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 10/12/2020 10:37

Claro que os espanhóis não gostam, queriam sufocar a Mota e a Mota libertou-se desse garrote. De há muito se sabe que os financeiros espanhóis queria comer a economia portuguesa e o PS entregou-lhe uma fatia. Agora levam com os chineses par amaciarem o pêlo. È deixá-los chiarem.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por moritz » 10/12/2020 10:33

forza algarve Escreveu:https://www.capitalmadrid.com/2020/12/9/58282/china-pone-en-jaque-a-las-constructoras-espanolas-en-portugal-y-en-el-mundo.html

artigo = encomenda política + inveja
 
Mensagens: 97
Registado: 27/4/2011 10:24
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 10/12/2020 10:29

https://www.capitalmadrid.com/2020/12/9 ... mundo.html

Lo cierto es que la eventual adjudicación del HLO a una Mota Engil bajo la influencia china, cambiaría las reglas del juego en el negocio de la construcción y de las concesiones, teniendo además en cuenta la ola de proyectos anunciados para los próximos años: la construcción de media docena de otros hospitales; la reanudación de la línea de alta velocidad entre Lisboa y Oporto; el nuevo aeropuerto internacional en Montijo; la expansión de los metros de Lisboa y Oporto; y obras de gran calado en sectores estratégicos como la energía, medio ambiente, transportes urbanos, etc.

En ese contexto, la ahora capitalizada Mota Engil sigue además con su deuda bruta de 1.869 millones de euros y tiene casi 300 millones en deuda morosa en moratorias bancarias, una tercera parte además está en manos españolas,

Lo llamativo es que en ningún momento se escuchan abiertamente en Portugal comentarios oficiales en contra de la “invasión” público-privada de capital chino.Cuando Bruselas invitó a los países comunitarios a poner tarjeta roja a la inversión de China (país que la UE tacha de “rival sistémico”), lo que hicieron las autoridades lusas fue mirar para otro lado
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por zorro2009 » 10/12/2020 10:24

Bom dia a todos tenho accoes M.E compradas a 5€ lol e 2€ lol e hoje recebo sms da CGD a dizer que tenho ate 29 de dezembro para exercer a compra de direitos caso queira, mas nao encontro em lado nehum data do a.c, sendo a A.G em 7 de janeiro, alguem me pode ajudar sff ?

desde ja obrigado
 
Mensagens: 310
Registado: 8/1/2008 11:47

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por E V V » 10/12/2020 10:22

Spiff69 Escreveu:A questão é que a empresa passará a ter acesso a novas linhas de crédito e bem mais baratas. Quando os chineses entraram na EDP e na REN facultaram linhas de crédito.

Quem compra ou vende uma empresa hoje, tem de projectar o futuro.

Assim como a novas obras , então se acederem ao mercado das obras públicas na China..
 
Mensagens: 57
Registado: 28/11/2020 17:42

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Spiff69 » 10/12/2020 10:16

A questão é que a empresa passará a ter acesso a novas linhas de crédito e bem mais baratas. Quando os chineses entraram na EDP e na REN facultaram linhas de crédito.

Quem compra ou vende uma empresa hoje, tem de projectar o futuro.
 
Mensagens: 220
Registado: 2/5/2020 20:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por joao garcao » 10/12/2020 9:56

NIRSUP
Podes indicar qual e o artigo para nós também podermos ler.
Obrigado
 
Mensagens: 51
Registado: 4/7/2008 14:11
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 10/12/2020 9:50

:lol: Pois explica, explica as posições curtas que estão aflitas. Espera pela Lagarde que até os baldes de massa andarão pelo ar. :mrgreen:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 10/12/2020 9:16

Li, ontem, um artigo na imprensa espanhola a defender a Sacir e a atacar a Mota. Tudo por causa de um concurso público para construir um hospital.
Dizem que a Mota está enterrada em dívidas e com moratórias à banca. De centenas de milhões de euros.
A ser isso verdade, explica muita coisa.
Bom dia a todos.

PS: Lamento (mas estou solidário!) que haja tanta gente neste fórum enterrada (e amarrada) em cotadas que não as comprava nem dadas. :wall: :wall: :wall:
Acreditem ou não gostava que ganhassem todos muitos euros na bolsa. Mas não é isso que parece acontecer.
Um abraço.
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 10/12/2020 1:37

forza algarve Escreveu:no entanto a Mota ganha mais um contrato de centenas de milhoes de euros..agora no Mexico



Contrato de Milhões ... a ganhar tostões...

O Mercado já não liga a isso !!!
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nunoand99 » 9/12/2020 23:31

Pronto, está dado!

Ordem de compra do break dos 1,444€ de hoje.

Tamanho habitual para compra de break.

Saudações & Bons Negócios

P.S. Já que tem andado em contraciclo, pode ser que agora mantenha :)
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 9/12/2020 23:11

Àlvaro Escreveu:trend, o mercado hoje mais uma vez te mostrou que estás errado, mas insistes em criar dúvida. Verás que sempre que a cotação se aproximar de 1.40 haverá compradores e muito ativos. Se fizeres uma contas simples perceberás que haverá escassez de oferta no aumento de capital. E os investidores sabem isso, como sabem que a Mota jogou a carta certa no momento certo. E mais, a carteira de encomendas já é brutal, mesmo antes dos chineses entrarem. A Mota tem tudo para ser a estrela de 2021. A comparação com a internacionalização da EDP faz todo o sentido.


Eu não disse ontem que há um número reduzido de ações em oferta para o aumento de capital? 7% dos chineses + acionistas core que têm de ir com 70% + restantes?
Mostrou que estou errado em quê? Em dizer que está espartilhada? Porque subiu 0,03 parece-te que não? É que nem precisas do ATR...
Até disse que a Mota não decepcionou os pequenos acionistas em operações passadas como a Mota áfrica no pre listing e nem isso te anima?
A partir do momento em que acreditas no diz que disse de uma qualquer casa de investimento penso que não há grande margem para conversa... Até podem acertar na mouche, mas não valem mais do que a tua própria opinião, a menos que acredites que têm acesso a informação e paradoxalmente a deixam vir para os jornais.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Punitor » 9/12/2020 22:46

Esta parceria luso-chinesa será boa sem dúvida, para uns e outros.
O volume de negócios está em máximos e isso também é excelente.
Mas, os resultados de 2020, na minha opinião serão muito miseráveis!!!
Prejuízos no primeiro semestre, e não conto com melhorias no segundo semestre...
Por isso, apesar das parcerias e do volume de negócios previstos, em termos fundamentais creio que a empresa continuará fraquita...
Talvez em 2021 tenhamos já resultados mais animadores...
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nunoand99 » 9/12/2020 20:20

Isto hoje não foi mauzinho por aqui.

Comprar o break para amanhã dos 1,444€ de hoje é uma opção.

Uma primeira peça, para começar, e se não subir e não entrar a ordem de compra, também não se perde nada.

Vantagens de comprar os breaks! :wink:

Saudações & Bons Negócios
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 9/12/2020 20:02

embora off topic....
este tópico está a tornar-se melhor que, OS CHARTERS DOS CHINESES... :mrgreen:

será que existe tanta gente de calças na mão? :lol:

SELL
SELL
SELL

https://www.youtube.com/watch?v=r-NQ9H5SlZ8
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/12/2020 19:57

trend, o mercado hoje mais uma vez te mostrou que estás errado, mas insistes em criar dúvida. Verás que sempre que a cotação se aproximar de 1.40 haverá compradores e muito ativos. Se fizeres uma contas simples perceberás que haverá escassez de oferta no aumento de capital. E os investidores sabem isso, como sabem que a Mota jogou a carta certa no momento certo. E mais, a carteira de encomendas já é brutal, mesmo antes dos chineses entrarem. A Mota tem tudo para ser a estrela de 2021. A comparação com a internacionalização da EDP faz todo o sentido.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pedro2018 » 9/12/2020 19:40

Com a entrada dos chineses da CCCC, a capacidade de concurso a grandes obras é bem maior. Já está a acontecer.
Assim como aconteceu com a EDP. É necessário ter paciência por eles não entram para perder mas sim com objetivo de crescimento.
A MOTA-ENGIL vai a médio prazo entrar no top 10 europeu.
 
Mensagens: 429
Registado: 4/4/2003 15:20
Localização: Beira Litoral

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], hbsilva e 374 visitantes