Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 5/4/2018 14:39

Uma cotada que sobe num ano 100%, não reflete de todo no mesmo período , uma queda dos resultados líquidos expectáveis de 90% a 100% com uma divida liquida de 1.000 MILHÕES de euros .
Reflete só o anuncio de obras , que depois não geram nenhuma riqueza acrescida a nível operacional .

A partir dai o mercado paga o que quiser.

Agora o gráfico não reflete de todo os resultados expectáveis da actividade no ultimo ano, as condições da divida e balanço , nem os resultados operacionais nulos ou negativos nos últimos 3 anos .
Esta conjugação de resultados nulos ou negativos operacionais a nível fundamental é estrutural sem alterações visíveis presentes ou futuras .

Depois na especulação o mercado paga o que quiser , até um dia ajustar aos fundamentais
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 5/4/2018 14:34

EAGLETRADER20 Escreveu:A Motinha está neste ponto a fazer de conta que aguenta o suporte da MM200, com esta pequena recuperação do mercado , sendo das mais especulativas nas recuperações .

Resultados saem amanha.

Depois dos resultados maravilhosos com uma faturação de mais de 2 MIL MILHÕES de euros , veremos se vai em definitivo para baixo da Mm200 e como se vai comportar abaixo desse crucial ponto.

Se acompanhar os fundamentais a probabilidade é escorregar por ai abaixo .

E do ponto de vista da AT , ficando abaixo da MM200 , provavelmente vai por ai abaixo .


E se o gráfico já estiver descontado resultados menos bons?
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 5/4/2018 14:07

A Motinha está neste ponto a fazer de conta que aguenta o suporte da MM200, com esta pequena recuperação do mercado , sendo das mais especulativas nas recuperações .

Resultados saem amanha.

Depois dos resultados maravilhosos com uma faturação de mais de 2 MIL MILHÕES de euros , veremos se vai em definitivo para baixo da Mm200 e como se vai comportar abaixo desse crucial ponto.

Se acompanhar os fundamentais a probabilidade é escorregar por ai abaixo .

E do ponto de vista da AT , ficando abaixo da MM200 , provavelmente vai por ai abaixo .
Anexos
EGL  050410.jpg
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 5/4/2018 13:58

Se ele fosse coerente com alguma coisa, não é a falar. Era a shortar para suportar a sua visão de mercado.
Só não o bloqueio para ver se algum dia ele lá apresenta um short que executou.


Até lá é mais um treinador de bancada.


O facto de haver bears, prova que a cotada não entrou em euforias.



Só não reforcei neste dip porque os resultados são amanhã. Com um bounce geral no mercado se sair um guidance minimamente decente no ER, EGL vai testar novamente os highs.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Garf » 3/4/2018 23:24

EAGLETRADER20 Escreveu:
Garf Escreveu:Eagle, quando vais comentar os fundamentais da Ibersol no respectivo tópico? Gostava de saber a tua opinião sobre essa cotada :wink: .
A tua opinião dos fundamentais da Mota já é mais que conhecida :mrgreen: Não vale a pena continuar a bater no ceguinho :wall: .

BN


É obvio que os fundamentais da IBS são ótimos .
E é uma acção com pouca liquidez .
Está num suporte , sem nenhum interesse de comentários imediatos , vai depender de como evoluir o mercado geral a partir daqui.

Faço alguns comentários mais recorrentes em cotadas que para mim não justificam nem de perto as valorizações e cujos argumentos de subida de alguns para mim têm pouca consistência .


Se são ótimos poderias expor o porque dessa opinião no respectivo tópico :wink: , ou só gostas de olhar para o copo meio vazio :mrgreen: .

Tu valorizas muito a coerência, mas nunca fostes coerente com o que escreves, pois para fazer comentários em AF, a afirmação "que está num suporte, sem interesse de comentários imediatos" não faz o menor sentido :shock: . E nas cotadas com pouca/muito pouca liquidez, os comentários em AF são muito mais pertinentes que em AT. Por outro lado, aplicando essa afirmação neste tópico e para AT, então não devias fazer comentários, pelo menos por enquanto, pois a Mota está num suporte :mrgreen: .

Quando afirmas que fazes "alguns comentários mais recorrentes em cotadas que para mim não justificam nem de perto as valorizações e cujos argumentos de subida de alguns para mim têm pouca consistência", mais uma vez não estás a ser coerente, pois a maioria dos comentários aqui na EGL são em AT. É verdade que há um ou outro relacionado com fundamentais, mas a grande maioria é em AT, e contra argumentar AT com AF é no mínimo incoerente. Faria mais sentido que argumentasses AT com AT, mas tu é quem sabes.

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 13:07

Garf Escreveu:Eagle, quando vais comentar os fundamentais da Ibersol no respectivo tópico? Gostava de saber a tua opinião sobre essa cotada :wink: .
A tua opinião dos fundamentais da Mota já é mais que conhecida :mrgreen: Não vale a pena continuar a bater no ceguinho :wall: .

BN


É obvio que os fundamentais da IBS são ótimos .
E é uma acção com pouca liquidez .
Está num suporte , sem nenhum interesse de comentários imediatos , vai depender de como evoluir o mercado geral a partir daqui.

Faço alguns comentários mais recorrentes em cotadas que para mim não justificam nem de perto as valorizações e cujos argumentos de subida de alguns para mim têm pouca consistência .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Garf » 3/4/2018 12:55

Eagle, quando vais comentar os fundamentais da Ibersol no respectivo tópico? Gostava de saber a tua opinião sobre essa cotada :wink: .
A tua opinião dos fundamentais da Mota já é mais que conhecida :mrgreen: Não vale a pena continuar a bater no ceguinho :wall: .

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 11:19

Queria dizer que a empresa vale o mesmo e não o titulo.

No dia 6 de ABril quando saírem os resultados ANUAIS , já vamos ver em quanto o mercado avalia o titulo.

Para mim fico sempre de pé atrás num titulo que decide não publicar resultados trimestrais .
Pode fazê-lo pelas regras , mas eu não gosto de um titulo que decide não publicar resultados , quando quase todo o mercado o faz e quando o titulo vive de anúncios de obras que depois não geram resultados Liquidos significativos .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 3/4/2018 11:15

EAGLETRADER20 Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Quem estiver disposto a correr riscos elevados e comprar o titulo acima de 3 euros , quando na minha opinião, continua a não justificar a valorização acima dos 2 euros , está ainda a tempo de entrar no comboio e arriscar uma desvalorização


Ninguém fala dos 3€, eu, pelo menos, falo de quando criticavas as entradas longas a 1.80 ou 2.00, com os rompimentos com altos volumes que houve. Sim, Eagle, tu andas bear em todas as acções há meses e meses.


Há um ano durante um longo período o mercado avaliava o titulo em 2 euros , antes das euforias .
E nessa altura nada alterou estruturalmente para duplicar de valor
Passado um ano , os fundamentais estão idênticos ou até piores , se as expectativas se concretizarem e resultados saírem negativos, pois anteriormente fruto da venda de empresas a coisa foi passando e não têm sido negativos .

Em termos fundamentais está igual e a avaliação do mercado nos 2 euros seria o racional.

Quem aproveitou e vendeu na especulação fez bem se fez mais valias.
Agora nunca ninguém me viu dizer que o valor do titulo era 4 euros , era uma maravilha e passados 3 meses eu vir dizer que agora o provável seria o titulo ir para 2 euros , sem os fundamentais se terem alterado.

Eu quando quiser especular na subida especulo , mas não venho para aqui dizer que o titulo vale o dobro.
O titulo vale o mesmo , eu é posso decidir especular .

Em termos fundamentais os 2 euros continua a ser o valor mais racional
E uma questão de tempo até mercado ajustar


- O título vale o que o mercado pagar por ele.

- O valor de um título varia no tempo, não é uma constante.

São duas frases que recomendo humildemente que mantenhas.

Cumps.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 11:10

JohnyRobaz Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Quem estiver disposto a correr riscos elevados e comprar o titulo acima de 3 euros , quando na minha opinião, continua a não justificar a valorização acima dos 2 euros , está ainda a tempo de entrar no comboio e arriscar uma desvalorização


Ninguém fala dos 3€, eu, pelo menos, falo de quando criticavas as entradas longas a 1.80 ou 2.00, com os rompimentos com altos volumes que houve. Sim, Eagle, tu andas bear em todas as acções há meses e meses.


Há um ano durante um longo período o mercado avaliava o titulo em 2 euros , antes das euforias .
E nessa altura nada alterou estruturalmente para duplicar de valor
Passado um ano , os fundamentais estão idênticos ou até piores , se as expectativas se concretizarem e resultados saírem negativos, pois anteriormente fruto da venda de empresas a coisa foi passando e não têm sido negativos .

Em termos fundamentais está igual e a avaliação do mercado nos 2 euros seria o racional.

Quem aproveitou e vendeu na especulação fez bem se fez mais valias.
Agora nunca ninguém me viu dizer que o valor do titulo era 4 euros , era uma maravilha e passados 3 meses eu vir dizer que agora o provável seria o titulo ir para 2 euros , sem os fundamentais se terem alterado.

Eu quando quiser especular na subida especulo , mas não venho para aqui dizer que o titulo vale o dobro.
A empresa vale o mesmo , eu é posso decidir especular .

Em termos fundamentais os 2 euros continua a ser o valor mais racional
E uma questão de tempo até mercado ajustar
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 3/4/2018 11:15, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AntónioManuel » 3/4/2018 11:03

SFT Escreveu:
AntónioManuel Escreveu:Há outro cenário possível


Por que é que não pões o suporte na zona do 2.71 EUR (onde fez o topo do triângulo antes da subida aos 4 EUR)?


:arrow:
Anexos
MOTA.png
SEMANAL
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 3/4/2018 10:57

EAGLETRADER20 Escreveu:Quem estiver disposto a correr riscos elevados e comprar o titulo acima de 3 euros , quando na minha opinião, continua a não justificar a valorização acima dos 2 euros , está ainda a tempo de entrar no comboio e arriscar uma desvalorização


Ninguém fala dos 3€, eu, pelo menos, falo de quando criticavas as entradas longas a 1.80 ou 2.00, com os rompimentos com altos volumes que houve. Sim, Eagle, tu andas bear em todas as acções há meses e meses.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Garf » 3/4/2018 10:57

Para mim as zonas dos 3,20/3,30 e 2,70/2,80 (mais coisa, menos coisa) são as zonas de suportes que devemos olhar com cautela.

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 3/4/2018 10:30

AntónioManuel Escreveu:Há outro cenário possível


Por que é que não pões o suporte na zona do 2.71 EUR (onde fez o topo do triângulo antes da subida aos 4 EUR)?
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AntónioManuel » 3/4/2018 10:17

Há outro cenário possível
Anexos
MOTA.png
SEMANAL
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 10:08

Quem estiver disposto a correr riscos elevados e comprar o titulo acima de 3 euros , quando na minha opinião, continua a não justificar a valorização acima dos 2 euros , está ainda a tempo de entrar no comboio e arriscar uma desvalorização
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AntónioManuel » 3/4/2018 10:07

Pode reagir já aqui na SMA50, ou ir á SMA200 estou mais pelo segundo cenário
Anexos
MOTA.png
SEMANAL
Editado pela última vez por AntónioManuel em 3/4/2018 10:11, num total de 2 vezes.
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 3/4/2018 10:02

EAGLETRADER20 Escreveu:Nunca teve justificação uma subida de 100% no titulo com queda dos resultados de mais de 90%, apenas entradas técnicas e especulação.


Esse "apenas" valeu a subida que teve. Claro que podes sempre criticá.la mas fazer pouco de quem fez dinheiro... é desnecessário.

ME.jpg
ME diario


Uma acção que sobe cerca de 100%, num ano, à custa daquilo que chamas "apenas entradas técnicas" não é um bom activo? Quem fica de fora do comboio só pode fazer duas coisas: ficar à espera do próximo e, entretanto, mandar bocas a quem apanhou o primeiro...

Abc.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 9:56

maceirafernandesjose Escreveu:Divída de 1000 milhões é mau sim,mas as vendas não são más,quanto a seres optimista por quereres comprar a 2 euros. :P


Na minha opinião , o crescimento do volume de negócios é bom, se criar riqueza adicional para empresa e acionistas .

Agora a acção valorizar 100% , só porque fatura mais não faz sentido nenhum.

QUe mantivesse o valor onde andou meses nos 2 euros , e o crescimento da faturação desse alento a melhorias num futuro distante e segurasse a cotação num nível estável , faz sentido , agora duplicar a cotação só porque ganha obras , faz parte da especulação mas não do racional .

E os mercados em queda com receio , olham melhor para os balanços e não estão dispostos a pagar um premio excessivo em relação aos fundamentais.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 3/4/2018 9:50

Divída de 1000 milhões é mau sim,mas as vendas não são más,quanto a seres optimista por quereres comprar a 2 euros. :P
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 9:37

maceirafernandesjose Escreveu:Eagle e se estimativas baterem certo é bom ou mau. :-k


Depende da visão de cada um.

Na minha opinião sempre disse que tirando resultados extraordinários , desde há 3 anos que resultados operacionais são maus e a mim parece-me um problema estrutural que não está ultrapassado.
Resultados Negativos , ou quase nulos , com divida de 1.000 Milhões é mau

Mas eu sempre fui coerente e disse que na minha carteira não compro acima da zona de 2 euros , e já é ser otimista .
A subida aos 4 euros não passou de especulação no titulo, pseudo bull e entradas técnicas .
Nunca teve justificação uma subida de 100% no titulo com queda dos resultados de mais de 90%, apenas entradas técnicas e especulação.

Quando mercado está em euforia tudo sobe , quando mercado está em correcção , as acções ajustam aos fundamentais
E aqui têm sido complicados tirando a venda de boas empresas que saem do balanço.
Mas a divida de 1.000 Milhºoes fica sempre lá
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 3/4/2018 9:30

Eagle e se estimativas baterem certo é bom ou mau. :-k
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 3/4/2018 8:51

Dia 6 Abril , a empresa dará a conhecer os resultados anuais ( Esperados Prejuizos pelas análises banco investimento )
Anexos
mota 0304.PNG
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Garf » 2/4/2018 20:48

urtiga Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:então não esta a empresa a tal, que os fundamentais não interessavam, a que ia subir pa platinum é que era mesmo estupido não se estar nela :mrgreen:


Espero que ela faça muitas outras ondas como esta antes de ir à falência. Só não entro short porque não dá com o meu psicológico. A MOTA é muito técnica e fácil de perceber a tendência. Verifico que é quase sempre um indicador avançado do sentido do PSI20. ... 2017 foi muito bom sem olhar a fundamentais.

JohnyRobaz Escreveu:Caro urtiga, nem mais... Acho uma certa piada a quem vem gozar com quem comprou no rompimento dos 2.00€ e que vendeu na quebra dos 3.60€, o que foi por exemplo o trade seguindo a minha estratégia de AT. Mas mesmo quem ainda se mantém longo está a ganhar bastante, mas enfim, parece que não se pode ganhar dinheiro com lixo, mas a verdade é que pode. Quem quiser continuar a olhar apenas para os mercados à espera da hecatombe devido aos maus fundamentais, mas claro, sem meter dinheiro "porque o mercado pode ficar mais tempo irracional do que a carteira solvente", está a vontade, mas não vale a pena gozar com quem ganha dinheiro seguindo estratégias de AT totalmente válidas.

BN.


Concordo com ambos :clap: , a não ser pela "falência", conforme grifei no comentário do urtiga. Penso que essa hipótese foi no sentido irónico :mrgreen: .
A EGL, ao meu ver, sempre se comportou muito bem em AT e em ciclos quase que perfeitos :wink: . Ela também "funciona" muito bem em função das notícias que passa para o mercado :mrgreen: .

Para amenizar os ânimos, por onde será que anda o Paulinho das Feiras :?: :mrgreen: .

Contractbuster.JPG
Contractbuster.JPG (9.79 KiB) Visualizado 3052 vezes

Voltando à AT, partilho abaixo a minha opinião:

* Nada alterou na minha perspectiva. Continua à acentuar a quebra da LTA primária (médio/longo prazo).
* Estamos numa zona agora de surporte que deu muita luta quando foi resistência em Outubro 2017.
* Acredito que a onda de correção (Elliott), agora com projeção nos 61,80% Fibo na zona dos 3,20 poderá ser quebrada em direção a zona dos 2,90 (50,00% Fibo).
* A única situação para mim um tanto "preocupante" :-k , com relação ao sentido da tendência nessa zona de suporte, é a atual "posição qualificada dos curtos" :roll: . Até o passado dia 28/03, não havia posição relevante a descoberto e acredito que assim se manteve até a última sessão do mês (29/03) :shock: . Amanhã teremos a confirmação se Março terminou sem posições a descoberto relevantes.

Essas próximas sessões até a apresentação dos resultados prometem :mrgreen: .

BN

EGL Diário - 2018.04.02 (Elliott).JPG
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por urtiga » 2/4/2018 20:18

Como petróleo em queda e Mercados dos USA. Amanha será um "bom tombo" na Mota. Tanto estou preparado para comprar mais abaixo ou mais acima. Tem é de me dar sinais técnicos. Um topo e um fundo mais altos.
 
Mensagens: 29
Registado: 29/11/2007 14:05
Localização: Setúbal

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, bento.jp13, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Xacal e 192 visitantes