Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 18/8/2017 17:49

Não são jóias da coroa, mas brevemente a Mota deverá vender mais qualquer coisa, empecilhos que nada trazem ao seu negócio core e que apenas são pedras no sapato.
Quanto aos resultados, vamos aguardar para ver, mas de certeza que se irão notar no curto prazo.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por F.Ferreira1 » 18/8/2017 14:10

Ja nao tens posicao na Mota Engil?

Pelo que me recordo, detinha uma posicao bem generosa na Mota Engil.
 
Mensagens: 287
Registado: 29/11/2007 3:11

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 18/8/2017 13:41

Compra no rumor, vende na notícia :mrgreen:

Os resultados estão já ali ao lado.

Vou gostar de ver o desenvolvimento da dívida...

E, quanto queimaram em cash, neste semestre...

Sem vendas recorrentes, o que geraram...

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 18/8/2017 11:47

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... 61-milhoes

Vale o que vale, não é nenhuma fortuna, o contrato claro que é bem melhor depois de pago, etc., mas parece-me uma boa notícia pois entram num novo mercado.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 2/8/2017 21:15

JohnyRobaz Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Eu não vou ter sempre razão como não tive em pensar que BCP não subiria tanto devido aos fundamentais.

Exponho sempre a minha visão com aqueles que são os meus argumentos.

Muitas vezes tenho razão outras não e outras tenho razão quanto ao futuro mas antes do tempo.

Acredito que mercado vai corrigir com base em fundamentos.

Possivelmente após outubro ou correcao aos 4900 no psi adotarei visão mais otimista.

NÃO ataco alguém por ter visão otimista.

Posso colocar argumentos contrários.


Bom, se para ti chamar aos longos de meninos, pardais ou simples elementos de manada não é atacar...

Eagle, se estás de férias como dizes, relaxa o espírito...


Serei sempre correto com qualquer comentário otimista que não SINTA ser um ataque pessoal só por eu ter uma opinião diferente
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 2/8/2017 21:05

EAGLETRADER20 Escreveu:Eu não vou ter sempre razão como não tive em pensar que BCP não subiria tanto devido aos fundamentais.

Exponho sempre a minha visão com aqueles que são os meus argumentos.

Muitas vezes tenho razão outras não e outras tenho razão quanto ao futuro mas antes do tempo.

Acredito que mercado vai corrigir com base em fundamentos.

Possivelmente após outubro ou correcao aos 4900 no psi adotarei visão mais otimista.

NÃO ataco alguém por ter visão otimista.

Posso colocar argumentos contrários.


Bom, se para ti chamar aos longos de meninos, pardais ou simples elementos de manada não é atacar...

Eagle, se estás de férias como dizes, relaxa o espírito...
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 2/8/2017 20:35

Eu não vou ter sempre razão como não tive em pensar que BCP não subiria tanto devido aos fundamentais.

Exponho sempre a minha visão com aqueles que são os meus argumentos.

Muitas vezes tenho razão outras não e outras tenho razão quanto ao futuro mas antes do tempo.

Acredito que mercado vai corrigir com base em fundamentos.

Possivelmente após outubro ou correcao aos 4900 no psi adotarei visão mais otimista.

NÃO ataco alguém por ter visão otimista.

Posso colocar argumentos contrários.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 2/8/2017 20:22

Eagle nao te ataquei nem ataco ninguém.

isto não é uma guerra é um fórum.

Não leves tudo tão a peito.

Mas convinha seres um pouco mais humilde, olha que os miudos que por aqui andam podem ter a escola toda.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 2/8/2017 20:00

salvador_guru Escreveu:Eagle mas assim continuas a arranjar desculpas para tudo o que acontece...ia descer até aos 1,60/1,80...

Hoje ja dizes que sobe porque vai testar os 2,52...mas vejam só...o Eagle diz que se passar os 2,52 então aí sim ira subir.

Tens razão meu caro Eagle, tu assim certamente terás smp razão.


Isso é CONVERSA da treta de quem tem argumentos da treta e falta de análise ou substância e mentalidade foguete.
E vem com conversa da treta quando não tem argumentos.
Vou fazer um desenho para miúdos
Embora isto nem merecesse resposta.

1. Target 1.80 e Target longo prazo até outubro não é para amanhã
2. As cotações não caem a pique tem sempre pullback para testar níveis técnicos ou ofuscar pardais
3. Obviamente quem não entende importância da Ltd e teste ocasional a mesma que já ocorreu várias vezes na descida nem devia fazer comentários destes só para atacar
4. Claro que se ultrapassar a Ltd para cima em força a Ltd ficaria invalidada
5 . Cotada tem 30 dias para ajustar cotação até saírem resultados reais. É óbvio não era hoje ia ajustar tudo. Vai ser um processo descendente gradual

E nem vou falar análise fundamental que aí então falava chinês

É triste ter que explicar tudo como se fossem miúdos

Mas a próxima conversa da treta sem nexo só para atacar nem respondo

Passo a ignorar como faço com outros users
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 2/8/2017 19:41

Eagle mas assim continuas a arranjar desculpas para tudo o que acontece...ia descer até aos 1,60/1,80...

Hoje ja dizes que sobe porque vai testar os 2,52...mas vejam só...o Eagle diz que se passar os 2,52 então aí sim ira subir.

Tens razão meu caro Eagle, tu assim certamente terás smp razão.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 2/8/2017 16:13

EAGLETRADER20 Escreveu:
5640533 Escreveu:Não percebo mesmo. A Corticeira, com resultado positivo embora inferior ao estimado, cai mais de 2% e a Mota, com prejuízo crónico, sobe mais de 2%. Para não falar na violenta queda da JM. Estou fora do mercado mas não deixo de ficar perplexa.


No caso da MOTA o ano passado teria prejuízos operacionais sem venda dos negócios .

Para 2017 ainda são só as expectativas do HAITONG que penso não devem andar muito longe do real .

Resultados efetivos só dia 30 de agosto


Então aguardamos. Depois, depois o mercado é soberano e cada um tem as suas ferramentas para se safar nesta selva.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 2/8/2017 16:12

5640533 Escreveu:Não percebo mesmo. A Corticeira, com resultado positivo embora inferior ao estimado, cai mais de 2% e a Mota, com prejuízo crónico, sobe mais de 2%. Para não falar na violenta queda da JM. Estou fora do mercado mas não deixo de ficar perplexa.


No caso da MOTA o ano passado teria prejuízos operacionais sem venda dos negócios .

Para 2017 ainda são só as expectativas do HAITONG que penso não devem andar muito longe do real .

Resultados efetivos só dia 30 de agosto
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por pacheco1979 » 2/8/2017 16:09

5640533 Escreveu:Não percebo mesmo. A Corticeira, com resultado positivo embora inferior ao estimado, cai mais de 2% e a Mota, com prejuízo crónico, sobe mais de 2%. Para não falar na violenta queda da JM. Estou fora do mercado mas não deixo de ficar perplexa.


mota ainda nao apresentou resultados....
 
Mensagens: 565
Registado: 17/8/2013 23:25

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 2/8/2017 16:08

5640533 Escreveu:Não percebo mesmo. A Corticeira, com resultado positivo embora inferior ao estimado, cai mais de 2% e a Mota, com prejuízo crónico, sobe mais de 2%. Para não falar na violenta queda da JM. Estou fora do mercado mas não deixo de ficar perplexa.


Mas a Mota já apresentou resultados e eu sou o único que não sei? Só bruxos e adivinhos.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por 5640533 » 2/8/2017 16:05

Não percebo mesmo. A Corticeira, com resultado positivo embora inferior ao estimado, cai mais de 2% e a Mota, com prejuízo crónico, sobe mais de 2%. Para não falar na violenta queda da JM. Estou fora do mercado mas não deixo de ficar perplexa.
 
Mensagens: 1974
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por manuelfaf » 2/8/2017 15:48

Em geral o Eagle tem razão. Acredito ainda numa subida após o anuncio do arranque de uma das obras em carteira.
No entanto quando saírem os resultados (ou antes um pouco) vai por ai abaixo.
Também temos que ter em atenção que obras em carteira não significa lucros.
No exterior a concorrência já é grande e as margens já não o que eram.
Não acredito em milagres, subidas repentinas raramente são sustentáveis, podemos arriscar e ir na onda. Mas mesmo com cuidado podemos bater com o queixo nas rochas.
Eu prefiro estudar os fundamentais e verificar na AT para apanhar o momento certo (ainda a aperfeiçoar a técnica).
Há muita gente na bolsa, muitos analistas, muitos gestores, etc, e raramente se descobre ouro no quintal de um dia para o outro sem que ninguém veja.
É mais fácil o ouro afinal ser latão e apanhar muita gente desprevenida.
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 2/8/2017 15:29

salvador_guru Escreveu:Eagle só les o que te interessa.

O teu pessimisto tolda-te o raciocínio.


O mercado vai dar-te a resposta, é só esperares.

Eu os teus posts já nem consigo ler...pareces um disco riscado, todos os dias dizes o mesmo.


O mercado já me deu a resposta …
No gráfico da MOTA há muito respeito pela LTD e MM50

A LTD está para a MOTA como os 5350 estão para o PSI.

Estas barreiras enquanto não forem ultrapassadas a cotada e o índice , NÃO VÃO A LADO NENHUM.

A FIXAR : LTD e MM50 2.52 , a ultrapassar em fecho

No caso da cotada é mais complicado pois a meu ver os fundamentais perspetivados da empresa não justificam de todo uma valorização este ano de 40%, tendo a cotada vivido nos últimos meses de :
1. Euforia PSI
2. Dividendo razoável distribuído
3. Elevados resultados extraordinários de 2016 resultantes das vendas dos negócios em 2016
4. Como ainda não existiam resultados ou previsões para 2017 cotada vivia ainda de resultados passados

Estes fatores já deram o que tinham a dar.
Agora durante este mês e até dia 30 mercado provavelmente vai ajustar as expectativas aos novos resultados na cotação.
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 2/8/2017 17:47, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 2/8/2017 15:26

EAGLETRADER20 Escreveu:"O mercado vai dar-te a resposta, é só esperares."


O Mercado para me dar a resposta é simples , a LTD e MM50 está lá nos 2.52 , é só quebrar no fecho acima deste valor e aguentar no dia seguinte e é bom sinal para a cotada .

Caso contrario é porque tem muito respeito pelo gráfico e pela LTD e Pufff, deve continuar a tendência descendente .


No curto prazo o mercado hoje em dia só olha para o gráfico e é o que interessa e reage primeiro.

E a LTD e os 2.52 é o que interessa no presente momento.

Mas não tenho duvida absolutamente nenhuma que no medio prazo , o gráfico converge para os fundamentais das empresas .
Eu apenas antecipo o futuro pelos fundamentais e depois vou acompanhando o desenrolar imediato pelo gráfico e os pontos chave que todo o mercado segue .

É obvio que mercado foi testar a LTD, e não ultrapassando provavelmente vai continuar a tendência descendente convergindo para os resultados que deverão aparecer daqui a 30 dias .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 2/8/2017 15:18

Thoth Escreveu:Um gráfico só para ilustrar.

Cumprimentos e bons negócios

MOTA-ENGIL.png


Ao menos não sou o único a olhar para "o que interessa" 8-)
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thoth » 2/8/2017 14:35

Um gráfico só para ilustrar.

Cumprimentos e bons negócios

MOTA-ENGIL.png
MOTA-ENGIL.png (31.32 KiB) Visualizado 7564 vezes
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 2/8/2017 14:25

"O mercado vai dar-te a resposta, é só esperares."


O Mercado para me dar a resposta é simples , a LTD e MM50 está lá nos 2.52 , é só quebrar no fecho acima deste valor e aguentar no dia seguinte e é bom sinal para a cotada .

Caso contrario é porque tem muito respeito pelo gráfico e pela LTD e Pufff, deve continuar a tendência descendente .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 2/8/2017 14:13

Eu não leio so o negativo , leio o que para mim condiciona os resultados da empresa.

A receita e o EBITDA sobem ligeiramente , mas depois o resultado liquido é negativo, ou seja não fica nenhum lucro ou riqueza acumulada na empresa .

A divida de 1.2 MIL MILHÔES é gigante e come enormes recursos financeiros .

O EBITDA cresce , mas depois custos financeiros , amortizações , impostos e outras rubricas comem tudo .

O que acrescenta riqueza e permite distribuir dividendos é o resultado acrescentado adicionado. Que aqui é nulo ou perspetivado negativo.

A nível operacional no 1º SEMESTRE de 2016 e 2017 aparentemente é negativo e não justifica uma valorização do titulo de 40%, nem penso que seja sustentável.

COmo digo há meses muita parra e pouca uva.

Muita obra , mas depois o que fica na empresa é muito pouco ou quase nada e isso não tem mudado nos últimos 2 anos e o próprio HAITONG ( Estas empresas são sempres positivistas nas analises ) diz , que para isto melhorar teria de ocorrer futura melhoria na execução de projetos e isso ainda está por provar.

"Com uma forte carteira de encomendas (1,9 mil milhões de euros), estimamos que esta unidade [da América Latina] continue a reportar os crescimentos mais acentuados de receitas, sendo que para atingir a meta de 10% de margem EBITDA terá de ocorrer uma melhoria na execução dos projectos",



A LTD e MM50 está lá nos 2.52 vamos ver se é quebrada com consistência em fecho e sobe acima disso nos próximos dias . Seria sinal que mercado estaria muito otimista .

Se não for acima disso e respeitar LTD , Pufffff
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 2/8/2017 14:06

Eagle só les o que te interessa.

O teu pessimisto tolda-te o raciocínio.


O mercado vai dar-te a resposta, é só esperares.

Eu os teus posts já nem consigo ler...pareces um disco riscado, todos os dias dizes o mesmo.
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por FredericoRocha » 2/8/2017 14:00

Nessa mesma notícia:

"Apesar de perspectivar prejuízos, o Haitong está optimista com a evolução dos resultados da Mota-Engil ao nível operacional, já que antecipa uma subida nas receitas (5% para 1.090 milhões de euros) e no EBITDA (14% para 170,1 milhões de euros)."

"Esperamos que os resultados do primeiro semestre mostrem alguma recuperação operacional ao nível do EBITDA, mas tal deverá ser parcialmente anulado pelas linhas abaixado do EBITDA, pelo que estimamos resultados líquidos perto de zero ou negativos"

"Com uma forte carteira de encomendas (1,9 mil milhões de euros), estimamos que esta unidade [da América Latina] continue a reportar os crescimentos mais acentuados de receitas, sendo que para atingir a meta de 10% de margem EBITDA terá de ocorrer uma melhoria na execução dos projectos"

"Ao nível da dívida, o Haitong estima uma redução de 145 milhões de euros para 1,2 mil milhões de euros, com a construtora a beneficiar com um dividendo especial que foi pago pela Ascendi"
 
Mensagens: 235
Registado: 11/8/2016 14:08

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 2/8/2017 12:35

Não , subiu 40% porque o mercado foi atras do dividendo simpático possível com venda extraordinária de negócios e devido a grande parte do mercado seguir AT ao fazer rutura do retângulo em que andou meses , posicionou-se tudo na compra e o titulo subiu forte para este patamar .

Mas com prejuízo expectável , não vejo rendimento para distribuir dividendo próximo ano a não ser vendam mais negócios ( lá se vão os aneis ), ou distribuam dividendos com mais passivo e com 1.2 MIL MILHÕES de divida, que tantos encargos financeiros tem não me parece aconselhável.

"Os resultados financeiros negativos terão agravado 33% para -40 milhões"

É perfeitamente visível no gráfico que fez máximos nos 2.75 em finais de maio e desde ai apresenta uma calma tendência descendente já pronunciada e com uma LTD nitidamente marcada e a qual já não voltou a ultrapassar estando neste momento abaixo da mesma . Agora provavelmente irá seguir a tendência nos próximos meses e aos poucos mercado deve ir aliviando posições até 30 de agosto.

Mas não há milagres e o gráfico pode correr e saltar que no medio prazo o gráfico tem de se ajustar aos fundamentais da empresa .

A minha expectativa é que face aos fundamentais e expectáveis resultados a apresentar prejuízos este movimento seja revertido nos próximos meses e volte até Outubro para o retângulo em que andou durante meses .

Neste momento é so olhar para o gráfico e sentido descendente e LTD é visível por qualquer 1 . Não engana. Só quem quiser ser enganado

A LTD e MM50 está neste momento sensivelmente nos 2.52. Vamos ver a reacção do titulo se for a essa zona

Observando o volume fez picos de volume inicio de maio na forte subida e inicio junho ainda em valores elevados e agora o volume tem vindo a diminuir significativamente tornando a tendência descendente mais suave , mas a forte apetência do mercado para compras já se foi há muito , conforme é nitidamente visível no volume e na tendência .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Arlos, bento.jp13, Bing [Bot], DR_R, Garfield, latbal, malakas, MPCapital, MR32, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Shimazaki_2, TheKuby, VALHALLA e 169 visitantes