Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Resina » 16/6/2014 12:23

trend=friend Escreveu:Se esta é confusa - de facto é muita coisa... - então no DE chegava a dizer-se na notícia que quem comprasse acções da SGPS até amanhã, na sexta já tinha da Mota África :D :D :D Não sei se já corrigiram.

Boas,

Afinal os direitos que já tenho para que servem?
E aquilo que vou obter amanha são novos direitos??? Afinal qual é a distinção!

Abc
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 16/6/2014 10:48

Se esta é confusa - de facto é muita coisa... - então no DE chegava a dizer-se na notícia que quem comprasse acções da SGPS até amanhã, na sexta já tinha da Mota África :D :D :D Não sei se já corrigiram.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4014
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Resina » 16/6/2014 10:17

Negócios Escreveu:Terça-feira é o último dia para comprar acções da Mota-Engil e participar no IPO da unidade de África
16 Junho 2014, 07:44 por Sara Antunes | saraantunes@negocios.pt

2Enviar por emailReportar erro
4

inShare



A Mota-Engil vai prosseguir com a oferta pública inicial (IPO) da unidade de África. Os accionistas da casa-mãe que quiserem participar na oferta preferencial terão de comprar acções até ao dia 17 de Junho.
A Mota-Engil vai avançar com o IPO da unidade de África, cotando a empresa na bolsa de Londres, depois de já ter obtido as aprovações necessárias, tal como noticia esta segunda-feira, 16 de Junho, o Negócios.

Esta operação vai ser realizada através de duas ofertas, uma "preferencial" e outra "institucional", explica a empresa liderada por Gonçalo Moura Martins em comunicado emitido para a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Assim, na oferta preferencial "a Mota-Engil África oferecerá novas acções a emitir à subscrição prioritária por investidores que estejam registados como titulares de acções ordinárias da Mota-Engil SGPS no dia 20 de Junho de 2014", adianta a mesma fonte. Mas para se beneficiar das condições da oferta preferencial, os investidores terão de adquirir acções da Mota-Engil SGPS até ao dia 17 de Junho, ou seja, amanhã.

Em paralelo decorre uma oferta institucional, que poderá ver o número de acções aumentar se a procura por acções na preferencial não cobrir toda a oferta.

"O conselho de administração da Mota-Engil África pretende adoptar uma política progressiva de distribuição de dividendos, mantendo um nível de cobertura adequado e tendo actualmente a intenção de atingir um rácio de payout de no mínimo 50% e no máximo 75%", adianta o mesmo comunicado.

"A Sociedade e a Mota-Engil África têm como objectivo atingir um ‘free float’ de pelo menos 25% do capital social da Mota-Engil África na data de admissão à negociação", acrescenta a construtora.

Garantido está o dividendo em espécie de 20%, já aprovado pelos accionistas da Mota-Engil.

A empresa explica, num segundo comunicado, que, tal como já tinha sido definido, "a cada detentor de direitos ao dividendo em espécie serão atribuídas 0,10334084 acções da Mota-Engil África por cada direito de atribuição condicional detido."

Mas os beneficiários deste dividendo extraordinário poderão ter acesso a condições especiais de venda. "Os beneficiários do direito à atribuição condicional do dividendo em espécie que assim o desejarem poderão habilitar a Sociedade para alienar, no contexto da Oferta Institucional compreendida no IPO da Mota-Engil África, um número de acções igual a todas ou parte das acções da Mota-Engil África a que tenham direito no âmbito daquela atribuição, ficando os referidos beneficiários com o correspondente direito a receber da Mota-Engil SGPS o produto da respectiva alienação, líquido do valor da retenção na fonte que porventura venha a ser aplicável e de outros custos que sejam devidos. Conforme habitual neste tipo de processos, o preço de alienação das acções no IPO apenas será fixado no final do período da oferta, baseando-se num processo de bookbuilding e tendo em consideração diversos factores, incluindo o nível e a natureza da procura pelas acções e o objectivo de encorajamento do desenvolvimento de um mercado eficiente e líquido após a admissão."

Para tal, os detentores de direitos à atribuição condicional do dividendo em espécie que queiram beneficiar destas condições, terão de, "no período compreendido entre as 8h30 do dia 19 de Junho de 2014 e as 15h00 horas do quinto dia após o início do período da Oferta Preferencial compreendida no IPO da Mota-Engil África (ou o dia útil seguinte a este, no caso de o quinto dia após o início da referida Oferta Preferencial não ser um dia útil), dirigir-se ao Intermediário Financeiro junto do qual se encontram registados os seus direitos à atribuição condicional do dividendo em espécie e comunicar por escrito que desejam receber o produto líquido da venda pela Sociedade desse número de acções no âmbito do IPO, indicando para tal o número total de direitos ao dividendo em espécie subjacentes às acções a alienar, que poderá não corresponder à totalidade dos direitos de que são detentores", adianta a mesma fonte.

Caso o número de acções vendidas seja inferior às ordens dadas, "o valor das acções alienadas pela Mota-Engil SGPS será repartido proporcionalmente a todas as acções a alienar por esta, incluindo aos pedidos de acesso ao mecanismo efectuados, de acordo com um factor de atribuição sucessivo que nessa circunstância será comunicado ao mercado, o que poderá determinar a eventual entrega de acções Mota-Engil África mesmo àqueles titulares que tenham solicitado acesso ao mecanismo de liquidez."

(Notícia actualizada às 08h00 com mais informação)

Boas,

Basicamente o que eu entendi disto foi: ZERO!

Informação muito confusa...

Abc
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 16/6/2014 9:22

Mas se amanhã é o último dia para deter acções da Mota-Engil "válidas" para o aumento de capital na Mota África, saber mais uns pormenores sobre esta operação não seria mau... 8-)

Ainda assim, se o AC for apenas de 15 milhões de euros, como dizia a notícia de Abril, penso que se pode presumir já um rateio estrondoso... especialmente se esta for a última oportunidade de receber acções da Mota África em condições aproximadas às que virão a receber os titulares do dividendo em espécie.

Uma operação relativamente complexa, mas a meu ver poderá ser tremendamente inteligente, já o disse aqui várias vezes ao longo do último ano. Só falta confirmação do volume do aumento de capital, preço a que este se fará e a banda de preços do IPO para a confirmação...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4014
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 16/6/2014 9:08

Relembro primeiro esta noticia antiga. O AC não deverá exceder os 15 milhões de euros.

http://www.publico.pt/economia/noticia/ ... os-1634166

Entretanto, de acordo com as notícias de hoje, confirma-se os 65% a 70% de participação da casa mãe e um free float mínimo de 25%.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... julho.html

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... frica.html

Sendo assim, para além de o AC parecer não ter de ser nada de extraordinário, para o free float contará inevitavelmente a larga maioria dos 20% que são distribuídos (dividendo em espécie) e ficarão negociáveis.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4014
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Storgoff » 16/6/2014 4:06

-
Mota-Engil África começa a ser cotada em
Londres em Julho

16 Junho 2014, 00:01 por Maria João Babo | mbabo@negocios.pt


O grupo português já obteve aprovação dos reguladores para lançar uma oferta pública inicial
que contempla um aumento de capital. Ficará com 65% a 70% da participada.


A Mota-Engil já obteve as aprovações necessárias dos reguladores português, inglês e holandês
para cotar a Mota-Engil África na Bolsa de Valores de Londres, sabe o Negócios. A operação ...


Será que após o dito AC, os 20M de acções a distribuir gratuitamente ainda valem alguma coisa que se veja?
Acho que este AC vai diluir fortemente o capital actual da Mota Africa.
Alias é a única forma da EGL ficar a controlar os ditos 70% e ainda fazer um encaixe substancial na IPO
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 15/6/2014 17:34

Parece que mais qualquer coisita no México (não o daquela Riviera):

http://www.bnamericas.com/news/privatiz ... concession

Edit: Afinal estava no pacote dos 520 milhões!
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4014
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AntónioManuel » 15/6/2014 11:43

Coloco vários cenários:

1-Vai subir e fazer reteste àquela resistência no Gráfico a 4h e vai para baixo como mostrei no primeiro Gráfico (Diário)
2-Vai subir e quebra esta resistência no Gráfico a 4h e vai mesmo para cima com um movimento ascendente significativo
3-Menos provável faz um gap Down na abertura de segunda feira e vai para aquela zona da MM50 no primeiro Gráfico que apresentei
4-É possível também um gap up acima da resistência que refiro no ponto 2
Para já é o que eu perspectivo. Mas nos mercados temos que estar conscientes que tudo pode acontecer.
Anexos
mota1.png
Gráfico 4h
mota3.png
Gráfico Diário
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por mmrmm » 15/6/2014 11:38

AntónioManuel Escreveu:Será que também pode ser assim, ou estou a inventar?
Seja como for estou como um crocodilo com a mota.
Quieto, á espera que a presa se aproxime do meu ponto para lhe ferrar as mandíbulas.


Bem visto!
Não tinha concebido a possibilidade da formação de um H&S que no caso parece ser de continuação (ver http://surfaratendencia.blogspot.pt/200 ... ao-um.html e viewtopic.php?t=64209&p=533184). Assim sendo, pode estar uma bom negócio em perspectiva. :D :D :D
Muito obrigado.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 376
Registado: 27/2/2014 20:36

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AntónioManuel » 15/6/2014 11:20

drupa tinha-me escapado esse gap mas bem visto, isso só me deixa mais optimista com a minha análise é mais uma coisa.
Mas também pode começar a subir já depois desta pequena retração, vamos ver!
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por drupa » 15/6/2014 11:12

AntónioManuel Escreveu:Será que também pode ser assim, ou estou a inventar.
Seja como for estou como um crocodilo com a mota.
Quieto, á espera que a presa se aproxime do meu ponto para lhe ferrar as mandíbulas.



No fundo o que diz é que ela vem fechar o gap de 5 de Junho. Foi essa a minha aposta quando entrei curto, mas com SL apertado e atento às próximas movimentações para ver se confirma a vinda para baixo...
 
Mensagens: 17
Registado: 11/12/2013 0:45

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AntónioManuel » 15/6/2014 11:02

Será que também pode ser assim, ou estou a inventar?
Seja como for estou como um crocodilo com a mota.
Quieto, á espera que a presa se aproxime do meu ponto para lhe ferrar as mandíbulas.
Anexos
mota.png
Gráfico Diário
Editado pela última vez por AntónioManuel em 15/6/2014 11:16, num total de 1 vez.
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 13/6/2014 21:10

Storgoff, descobri isto, não sei se ainda terá efectividade, mas como debatemos a coisa há uns dias... Abraço!

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... icana.html
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4014
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Jorge Fr. » 13/6/2014 1:37

Neste momento estou sem liquidez.. hoje inclusive fiz um trade intraday nesta cotada que me rendeu 2% do ivnestimento 8-) Mas começo a pensar que talvez devesse ter esperado pelo dia de amanhã
 
Mensagens: 103
Registado: 7/5/2014 13:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Pedro » 12/6/2014 22:16

sim Adam Hedge mas invertido...a confirmar-se nas próximas sessões...é uma opinião!
Estou dentro e longo!
Anexos
MOTA ENGIL.png
MOTA ENGIL.png (29.74 KiB) Visualizado 5589 vezes
 
Mensagens: 135
Registado: 29/11/2007 2:01
Localização: Porto

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Adam hedge » 12/6/2014 20:56

António Pedro Escreveu:pode se estar a formar um IH&S...


boa noite caro Antonio Pedro,meu parceiro de curtos no bes... :wink:

o srº refere-se a um cabeça e ombros? obrigado
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Pedro » 12/6/2014 20:28

pode se estar a formar um IH&S...
 
Mensagens: 135
Registado: 29/11/2007 2:01
Localização: Porto

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Adam hedge » 12/6/2014 19:45

amanha é sexta fecha a semana quem está longo possivelmente devia ver que tipo de vela vai desenhar no semanal
Anexos
mota31.PNG
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Adam hedge » 12/6/2014 13:31

... realmente a volatilidade na mota é enorme,coraçoes fortes

gráfico 4h diario
Anexos
mota30.PNG
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 12/6/2014 12:50

Incrível, como mesmo com um stop largo, o meu stop foi caçado e a cotação nem veio fechar o gap, porque depois encontrou suporte nos 5,70.

E a zona dos 5,97~6,01 foi re-quebrada sem dificuldade e sem volume diga-se.


Agora não faço a mínima ideia. Estou completamente baralhado. Acho que tivemos muito perto de fechar o gap e não o fez, mesmo assim ressaltou de forma incrível.


Mas ter levado a banhada mesmo com o stop assim tão largo, tou mesmo aziado. :evil:
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 12/6/2014 8:53

Ora bem a EGL não conseguiu chegar à minha take profit.

Eu sabia da existência do pennant, estava desenhado e no entanto não actualizei o stop de protecção de lucros. = -7% desde a quebra do pennant e penso que irá mais abaixo pois isto não tem suportes até aos 5,5X.

Grande erro não ter actualizado o stop. Mas como a quebra do pennant estava perto dos 6, pensei que pudesse ressaltar aí e dar uma banhada na quebra do pennant, tal não aconteceu.



Estarei atento a nova entrada, pois confio que tecnicamente o take profit ainda está vivo, apenas saí para não perder mais lucros se a curto prazo vier mais abaixo, fechar o gap e encontrar suporte para o preço.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Resina » 11/6/2014 10:17

katolo Escreveu:Tenho pena de não ter aproveitado esta onda da Mota-Engil, mas, para mim, já ultrapassa o razoável...

Pura especulação, parece-me!

No entanto, tenho as minhas ações Mota Engil África em carteira e, nessas sim, além de oferecidas :D acredito no seu potencial de valorização.

Amigo,

Na Bolsa a racionalidade ultrapassa todos os limites... Aprendi muito que devemos não ir contra a irracionalidade, mas sim ao sabor dela...
Se um titulo está a subir porque razão ser "teimoso", a suposta "teimosia" já me deu vários dissabores...

Em relação ao titulo em si, a Mota Engil tem um movimento muito interressante, as quedas são fortes, mas os movimentos de recuperação são ainda maiores...
A subida foi quase de 2 euros, claro que estava na altura de correcção, qualquer entrada acima dos 6€ seria com muito risco (por o movimento estar muito esticado e estarmos a falar de uma zona praticamente de máximos históricos de 7 anos...

Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Storgoff » 10/6/2014 19:45

Esta operação de atribuição gratuita de acções da Mota Africa está cheia de nuances.
Aquilo que à primeira vista parece pode não ser bem assim.

Convém ler com muito cuidado o que é dito neste comunicado do final do ano passado:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/d ... V47795.pdf

Pontos a ter em conta:

- A atribuição das acções fica sujeita retenção de imposto. Não percebo bem como isto será feito mas suponho que será tido em conta o preço de mercado na altura. Assim sendo o valor das acções oferecidas sofre logo um corte de 28% ( taxa liberatória) .

-Serão oferecidas 20% do capital social da Mota África à data da deliberarão da proposta, o que corresponde a 20M acções da Mota Africa.
No entanto pelo que diz o comunicado a Mota Africa pode fazer um aumento do nº de acções antes da IPO atraves de AC.
Este AC teria de ser feito pela EGL mas socorrendo se dos seus próprios accionistas.
Uma operação um bocado estranha que não estou a perceber bem como seria feita.
Depois desta operação o nº de acções da Mota África poderá aumentar brutalmente diluindo fortemente os 20% inicialmente oferecidos.
Os 20 % iniciais poderão representar apenas 10% , 5% ou menos do nº total de acções da Mota África no momento da IPO.
O Valor de 4000M€ lançado pelo DE pode já estar a levar em linha de conta o AC que venha a ter lugar e nesse caso as acções oferecidas poderão valer muitíssimo menos do que se poderia pensar à partida.

Este eventual AC poderá estar também a suportar a EGL em alta já que é uma forma indirecta dos accionistas da EGL se exporem à Mota Africa
 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Storgoff » 9/6/2014 23:57

 
Mensagens: 1932
Registado: 21/5/2009 18:43

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 9/6/2014 23:20

Storgoff Escreveu:Essa informação já tem barbas brancas


Não sabia! Mas fico muito satisfeito se tiveres razão :wink:
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: acintra, afcapitao, Akinfiev, Bing [Bot], chico_laranja, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, lito, m-m, malakas, MPAM, nicolau2019, novato, Nuno V, NUPY, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, silva_39, trend=friend e 383 visitantes