Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jgut » 2/12/2014 12:29

Limonov Escreveu:
Ferraria Escreveu:Bom dia

Para os mais experientes...vocês acham que está cotada respeita alguma da componente técnica? Nunca consigo perceber para onde caminha. . .Os será que "vive" apenas das notícias?
Obrigado



Olá Ferraria,

Eu não sou nenhum artista do pensamento especulativo, nem tenho grande experiência, negociar canais é o que tento fazer, e a EGL está muito bem canalizada. A médio/longo prazo, é fácil ver para onde caminha. Entradas longas serão apenas para aproveitar ressaltos enquanto a linha superior do canal não for quebrada em alta.

Abraço,

Bom dia,
Hoje fui stopado com um bom lucro, pois estava curto. Tal situação deveu-se à quebra de uma regra que tenho na colocação do stop, a qual não respeitei por querer aproveitar ao máximo a % de lucro, levando-me a esquecer a tendência principal. :x
Neste momento aguardo o timing para nova entrada, tudo indica que seja novamente curto, pois até ao momento não vejo sinais de inversão, antes pelo contrário.
De referir também a situação do SP500 (padrão ao qual fiz referencia no respetivo tópico), e à situação do Psi 20 (neste caso 2 situações possíveis: 1- vem fechar o gap fechando o dia em negativo e continua a tendência descendente; 2- fecha em alta e forma um belo padrão de inversão de tendência...), :-k
Fica o gráfico 1h da mota.

Limonov
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 2/12/2014 11:13

Resina Escreveu:
trend=friend Escreveu:
Resina Escreveu:Quanto é que voçês pagaram em comissões?
É sempre um ganho, tudo o que vier acima de 0€ é bom, só acho absurdo é esta tamanha comissão.
Mas eu já decidi o que vou fazer, vou a uma agência ver o custo e se estiver correcto, vou apresentar uma reclamação ao Banco de Portugal e tratar da papelada para fechar a conta... Isto é uma comissão de quase 50%, o que não faz qualquer sentido.

Abc


os tais 2%+IVA (sobre o bruto), e já foi muito. Representou "a olho" 3% do valor depositado na conta

Olá,

Ontem fui ao banco e foi um erro informático que cobrou os valores de forma errada.
Através da sala de mercados consegui verificar que a comissão sobre os rendimentos é de 2.30% mais Iva.
Fizeram-me hoje o extorno do montante cobrado e retiraram o valor correcto.

Abraço


Boa! abraço!
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Resina » 2/12/2014 11:09

trend=friend Escreveu:
Resina Escreveu:Quanto é que voçês pagaram em comissões?
É sempre um ganho, tudo o que vier acima de 0€ é bom, só acho absurdo é esta tamanha comissão.
Mas eu já decidi o que vou fazer, vou a uma agência ver o custo e se estiver correcto, vou apresentar uma reclamação ao Banco de Portugal e tratar da papelada para fechar a conta... Isto é uma comissão de quase 50%, o que não faz qualquer sentido.

Abc


os tais 2%+IVA (sobre o bruto), e já foi muito. Representou "a olho" 3% do valor depositado na conta

Olá,

Ontem fui ao banco e foi um erro informático que cobrou os valores de forma errada.
Através da sala de mercados consegui verificar que a comissão sobre os rendimentos é de 2.30% mais Iva.
Fizeram-me hoje o extorno do montante cobrado e retiraram o valor correcto.

Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Limonov » 2/12/2014 10:59

Ferraria Escreveu:Bom dia

Para os mais experientes...vocês acham que está cotada respeita alguma da componente técnica? Nunca consigo perceber para onde caminha. . .Os será que "vive" apenas das notícias?
Obrigado



Olá Ferraria,

Eu não sou nenhum artista do pensamento especulativo, nem tenho grande experiência, negociar canais é o que tento fazer, e a EGL está muito bem canalizada. A médio/longo prazo, é fácil ver para onde caminha. Entradas longas serão apenas para aproveitar ressaltos enquanto a linha superior do canal não for quebrada em alta.

Abraço,

Limonov
Anexos
EGL Semanal.jpg
A liberdade que há no capitalismo é a do cão preso de dia e solto à noite.
Fonte - Espólio, Autor - Silva , Agostinho
 
Mensagens: 1402
Registado: 7/2/2014 18:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 2/12/2014 9:31

Yeap, só não são é habituais na Mota. No BCP, etc, etc é todos os dias, este tipo de "paredes"
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RMA33 » 2/12/2014 9:15

trend=friend Escreveu:Como ontem disse, parece que algum peixe mais graúdo está a querer sair - 260.000 nos cofres a 3,2 (mas quer na compra quer na venda nunca foi habitual...)


Já vi muito disto na Bolsa, por vezes são jogadas para fazer descer a acção, acontece o mesmo no sentido inverso.

Abraço.
 
Mensagens: 36
Registado: 18/3/2014 17:46

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 2/12/2014 9:09

Aliás, quando saírem, se saírem, ui ui...

Para os que estiverem a começar, não esquecer que isto é um ETF alavancado x5 ou x6 sobre o PSI :wink: basta olhar para a história
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 2/12/2014 9:04

Como ontem disse, parece que algum peixe mais graúdo está a querer sair - 260.000 nos cofres a 3,2 (mas quer na compra quer na venda nunca foi habitual...)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ferraria » 2/12/2014 9:00

Bom dia

Para os mais experientes...vocês acham que está cotada respeita alguma da componente técnica? Nunca consigo perceber para onde caminha. . .Os será que "vive" apenas das notícias?
Obrigado
 
Mensagens: 64
Registado: 15/4/2014 11:27

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Resina » 1/12/2014 14:28

trend=friend Escreveu:os tais 2%+IVA (sobre o bruto), e já foi muito. Representou "a olho" 3% do valor depositado na conta

Assim sendo a olho 3% sobre o valor bruto
10.86 X 11.5 = 124.89€
124.89€ X 0.03 = 3.74 €

3.74 diferente de 49€
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 1/12/2014 14:16

AntonioR. Escreveu:Sinceramente não compreendo o que está a passar. Por um lado, o comportamento da semana passada pareceu-me um pouco excessivo mas lógico depois de olhar com atenção para os resultados apresentados. Hoje não parece existir um factor que explique o que se está a passar. A questão das taxas de comissões e a Martifer são hipóteses interessantes mas parece-me que o que se está hoje a passar com a Martifer é exactamente o contrário - são os accionistas da Mota a liquidar posições nessa empresa para tentar fortalecer a posição da Mota.


António, as comissões não têm a ver com quedas ou subidas da ME.
Trata-se apenas do que é cobrado pelos Bancos pela atribuição do dividendo em espécie correspondente a acções da Mota África (ou qualquer outro dividendo). Ninguém as gosta de pagar, mas penso que na generalidade dos casos não aconteceu o mesmo que na situação do Resina, onde o Montepio levou praticamente o montante das acções da Mota África que ele tem... E Resina, atenção que faltam as comissões de venda quando as quiseres despachar (no meu caso muito mais altas por ser AEX...).
Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AntonioR. » 1/12/2014 14:03

Sinceramente não compreendo o que está a passar. Por um lado, o comportamento da semana passada pareceu-me um pouco excessivo mas lógico depois de olhar com atenção para os resultados apresentados. Hoje não parece existir um factor que explique o que se está a passar. A questão das taxas de comissões e a Martifer são hipóteses interessantes mas parece-me que o que se está hoje a passar com a Martifer é exactamente o contrário - são os accionistas da Mota a liquidar posições nessa empresa para tentar fortalecer a posição da Mota.
 
Mensagens: 111
Registado: 6/11/2014 13:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 1/12/2014 13:57

Yurca Escreveu:Boa tarde a todos,

Podem estas descidas estar relacionadas com os resultados da Martifer? Mota Engil pelas ultimas noticias que vi..."A Mota-Engil é a segunda maior accionista com 37,50%".

Se é este o motivo ...é possível medir o impacto no valor das acções da ME? Qual o valor da Martifer nas contas da ME?

Obrigado pelos vossos comentários.

Yurca


Apesar de actualmente ser algo marginal no grupo, não foi nada que não tivesse já pensado, necessidade de AC esmagador do género SONI... Mas influenciar a cotação da ME desta maneira não parece, atendendo à pequenez actual da Martifer.

A FCC desce 30%, e também já vem da semana passada. Os despejos na Mota são um pouco atípicos, para quem se dá ao trabalho de ver os cofres... Parece um grande accionista a despachar um bloco significativo. Aliás, quem comprou aqueles 11% de acções próprias no ano passado?

De outro ponto de vista, se a Martifer ainda tiver ponta de viabilidade, deixá-la descer e depois retirá-la de bolsa pode não ser mal pensado...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Rags » 1/12/2014 13:48

g.a.
Anexos
egl 01-11-2014 diário.png
Cumprimentos
Rags
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 1/12/2014 13:32

Boa tarde a todos,

Podem estas descidas estar relacionadas com os resultados da Martifer? Mota Engil pelas ultimas noticias que vi..."A Mota-Engil é a segunda maior accionista com 37,50%".

Se é este o motivo ...é possível medir o impacto no valor das acções da ME? Qual o valor da Martifer nas contas da ME?

Obrigado pelos vossos comentários.

Yurca
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 12:54
Localização: Cascais

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por zguibz » 1/12/2014 13:12

trend=friend Escreveu:
zguibz Escreveu:Recordo-me agora que foi precisamente pela incógnita de não se ter a certeza do que se iria passar com a separação da EGL África, que me desfiz da Mota antes dos direitos ás novas acções.

Era incerteza a mais; como não gosto de operações confusas lá me desfiz delas; e pelos vistos em boa hora, diga-se de passagem.


Então mas se vendeste antes do direito às novas acções fizeste mal...
Elas foram distribuídas com a casa-mãe algures perto dos 4 euros, depois esta ainda foi aos 6,399... E ainda deu o direito ao dividendo da MEÁfrica de cerca de mais 0,7 euro líquidos por acção em números redondos...


Já não me recordo dos contornos da operação; recordo-me que na altura estava com uma mais valia na ordem dos 100% e não estava na disposição de correr riscos que não conhecia.
Agora vou lendo por aqui estas queixas de comissões e afins, fico a pensar como seria se não as tivesse vendido; provavelmente estaria agora a queixar-me do mesmo.

Sou apologista de quando não me sentir bem com uma posição dar à sola; como não estava a sentir-me bem com aquela operação confusa, dei à sola. :)

Abraços
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 489
Registado: 30/8/2006 19:09
Localização: No meio da selva...

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 1/12/2014 12:58

Resina Escreveu:Quanto é que voçês pagaram em comissões?
É sempre um ganho, tudo o que vier acima de 0€ é bom, só acho absurdo é esta tamanha comissão.
Mas eu já decidi o que vou fazer, vou a uma agência ver o custo e se estiver correcto, vou apresentar uma reclamação ao Banco de Portugal e tratar da papelada para fechar a conta... Isto é uma comissão de quase 50%, o que não faz qualquer sentido.

Abc


os tais 2%+IVA (sobre o bruto), e já foi muito. Representou "a olho" 3% do valor depositado na conta
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por apires2 » 1/12/2014 12:54

Resina Escreveu:Boas,

Do pessoal que recebeu titulos da Mota Engil africa esclarecam-me uma coisa...
Hoje apareceu-me na conta umas comissões brutais que estou escandalizado...
Recebi poucas acções da Mota Engil Africa e hoje cobraram-me 49€ de comissões que nem sei de que é!!!
Mas de que me serve ter recebido as ações se paguei impostos sobre as mesmas e ainda me cobram comissões que são quase o valor das acçoes que recebi.
Alguem verificou isso?

Abc


É normal cobrarem comissões superiores por operações em bolsas estrangeiras.
Aliás foi isso mesmo que me fez saltar fora da mota, pois isso só interessa a "tubarões", o facto de pagar taxas mais elevadas.
Para além disso as comissões de guardas de títulos, tipo trimestral também será bem mais elevada, pelo que para pequenos acionistas não compensa.
Daí que muitos pequenos acionistas se queiram ver livres da MEAFR, fazendo cair o preço dela, mais o ajuste dessa saída de 20% da ME, mais os que repararam que não tinham direito a dividendo, tudo junto faz a ME cair o que se vê.
Acredito mais nisso do que a relação com a queda do preço do petróleo.
De qualquer modo estou fora e assim pretendo ficar.
 
Mensagens: 18
Registado: 2/2/2014 12:16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Resina » 1/12/2014 12:51

Quanto é que voçês pagaram em comissões?
É sempre um ganho, tudo o que vier acima de 0€ é bom, só acho absurdo é esta tamanha comissão.
Mas eu já decidi o que vou fazer, vou a uma agência ver o custo e se estiver correcto, vou apresentar uma reclamação ao Banco de Portugal e tratar da papelada para fechar a conta... Isto é uma comissão de quase 50%, o que não faz qualquer sentido.

Abc
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 1/12/2014 12:32

zguibz Escreveu:Recordo-me agora que foi precisamente pela incógnita de não se ter a certeza do que se iria passar com a separação da EGL África, que me desfiz da Mota antes dos direitos ás novas acções.

Era incerteza a mais; como não gosto de operações confusas lá me desfiz delas; e pelos vistos em boa hora, diga-se de passagem.


Então mas se vendeste antes do direito às novas acções fizeste mal...
Elas foram distribuídas com a casa-mãe algures perto dos 4 euros, depois esta ainda foi aos 6,399... E ainda deu o direito ao dividendo da MEÁfrica de cerca de mais 0,7 euro líquidos por acção em números redondos...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por zguibz » 1/12/2014 12:27

Recordo-me agora que foi precisamente pela incógnita de não se ter a certeza do que se iria passar com a separação da EGL África, que me desfiz da Mota antes dos direitos ás novas acções.

Era incerteza a mais; como não gosto de operações confusas lá me desfiz delas; e pelos vistos em boa hora, diga-se de passagem.
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 489
Registado: 30/8/2006 19:09
Localização: No meio da selva...

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Resina » 1/12/2014 12:23

trend=friend Escreveu:
Resina Escreveu:
trend=friend Escreveu:Vê o detalhe das comissões cobradas pelo Banco e o preçário (existirá comissão mínima independente do valor aquando do pagamento de quaisquer dividendos? Pagamento de 49 euros sejam 10 acções sejam 1000?). Não vejo outra justificação...
Alguma corretora fora de PT?

É o Montepio.
Tive a olha para o preçario e não encontro nada que se pareça!
Isto é o que tem o extracto:

2014-12-01 2014-12-01 CD/DRIP MOTA-ENG -9,24
2014-12-01 2014-12-01 CD/DRIP MOTA-ENG -40,17
2014-12-01 2014-12-01 CD/DRIP MOTA-ENGREEMB 5,06
2014-12-01 2014-12-01 CD/DRIP MOTA-ENGCSHIRS -33,27
2014-12-01 2014-12-01 CD/DRIP MOTA-ENGCSHIRS 33,27


Se são 10 acções isso é um escândalo. Pede-lhes o detalhe/justificação, pode ter havido algum erro (parecem ter existido estornos pelo meio)...

Para receber 70€ em acções levam-me cerca de 50€, é vergonhoso...
Acho que tenho de ir a uma agência pedir justificações e pedir o livro de reclamações para o Banco de Portugal e acho que vou fechar a conta.
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 1/12/2014 12:17

Resina Escreveu:
trend=friend Escreveu:Vê o detalhe das comissões cobradas pelo Banco e o preçário (existirá comissão mínima independente do valor aquando do pagamento de quaisquer dividendos? Pagamento de 49 euros sejam 10 acções sejam 1000?). Não vejo outra justificação...
Alguma corretora fora de PT?

É o Montepio.
Tive a olha para o preçario e não encontro nada que se pareça!
Isto é o que tem o extracto:

2014-12-01 2014-12-01 CD/DRIP MOTA-ENG -9,24
2014-12-01 2014-12-01 CD/DRIP MOTA-ENG -40,17
2014-12-01 2014-12-01 CD/DRIP MOTA-ENGREEMB 5,06
2014-12-01 2014-12-01 CD/DRIP MOTA-ENGCSHIRS -33,27
2014-12-01 2014-12-01 CD/DRIP MOTA-ENGCSHIRS 33,27


Se são 10 acções isso é um escândalo. Pede-lhes o detalhe/justificação, pode ter havido algum erro (parecem ter existido estornos pelo meio)...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Resina » 1/12/2014 12:06

trend=friend Escreveu:Vê o detalhe das comissões cobradas pelo Banco e o preçário (existirá comissão mínima independente do valor aquando do pagamento de quaisquer dividendos? Pagamento de 49 euros sejam 10 acções sejam 1000?). Não vejo outra justificação...
Alguma corretora fora de PT?

É o Montepio.
Tive a olha para o preçario e não encontro nada que se pareça!
Isto é o que tem o extracto:

2014-12-01 2014-12-01 CD/DRIP MOTA-ENG -9,24
2014-12-01 2014-12-01 CD/DRIP MOTA-ENG -40,17
2014-12-01 2014-12-01 CD/DRIP MOTA-ENGREEMB 5,06
2014-12-01 2014-12-01 CD/DRIP MOTA-ENGCSHIRS -33,27
2014-12-01 2014-12-01 CD/DRIP MOTA-ENGCSHIRS 33,27
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 1/12/2014 12:01

Resina Escreveu:
trend=friend Escreveu:
Resina Escreveu:Boas,

Do pessoal que recebeu titulos da Mota Engil africa esclarecam-me uma coisa...
Hoje apareceu-me na conta umas comissões brutais que estou escandalizado...
Recebi poucas acções da Mota Engil Africa e hoje cobraram-me 49€ de comissões que nem sei de que é!!!
Mas de que me serve ter recebido as ações se paguei impostos sobre as mesmas e ainda me cobram comissões que são quase o valor das acçoes que recebi.
Alguem verificou isso?

Abc


Quanto às comissões brutais estás certo. Cobram comissão pelo recebimento de dividendos sobre valor bruto + IVA (como nos normais dividendos).

Não me faz sentido é o valor das comissões ser idêntico ao das acções... de todo... A menos que no preçário do Banco exista alguma surpresa (generalidade dos casos são 2%). Diria que te levassem no máximo 3 ou 4% do valor total líquido...

Deveria ter recebido 10 acções. Com os impostos fico apenas com 7 acções, e em comissões levaram-me 49€, quer dizer que com as 7 acções que tenho ao preço actual são 70€, se as vender agora pago cerca de 9€ em comissão de venda, vou ficar com 12€ de saldo positivo. Se deixar cair um pouco mais ainda vou pagar para receber as acções que tenho???
Isto é absurdo, não faz qualquer sentido!


Vê o detalhe das comissões cobradas pelo Banco e o preçário (existirá comissão mínima independente do valor aquando do pagamento de quaisquer dividendos? Pagamento de 49 euros sejam 10 acções sejam 1000?). Não vejo outra justificação...
Alguma corretora fora de PT?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot] e 317 visitantes