Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 12/11/2014 9:19

katolo Escreveu:http://economico.sapo.pt/noticias/mota-engil-africa-vai-dispersar-capital-na-praca-de-amesterdao_205832.html

Alguém me explica se esta operação é só destinada a quem tem o dividendo extraordinário em carteira ou se é também aberta a atuais acionistas após a atribuição do dividendo extraordinário?


Destina-se apenas a quem tem o dividendo extraordinário em carteira. Penso que não estará previsto qualquer outro.

Algumas questões:
- Qual o preço a que serão colocadas e sua relação com o intervalo de preço em libras que estava previsto para o IPO;
- Esse preço será relevante designadamente para efeitos fiscais (já que as acções entrarão líquidas do imposto devido pela sua atribuição, como estava previsto) - será o "preço de aquisição" futuro para todos os efeitos;
- Quais as consequências de um free float muito mais reduzido - muito maior volatilidade ou que tipo de "estabilização" ocorrerá?
- Quais as consequências na cotação da casa-mãe em resultado de uma eventual maior volatilidade na filha?
- Como se fará o novo IPO - antes os accionistas da SGPS que tivessem acções em carteira (num dia creio que do mês de Maio ou Junho, o que provocou um enorme spike) iriam ter possibilidade de ir ao respectivo aumento de capital. Em 2015, se ocorrer, terá as mesmas condições para os accionistas da SGPS ou as "preferências" passarão apenas para os accionistas da Mota África?
- A política de dividendos na Mota-Engil África (BV, acrescente-se) será com a dimensão que estava a ser ponderada?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 12/11/2014 1:42

http://economico.sapo.pt/noticias/mota- ... 05832.html

Alguém me explica se esta operação é só destinada a quem tem o dividendo extraordinário em carteira ou se é também aberta a atuais acionistas após a atribuição do dividendo extraordinário?
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gil Rumor » 4/11/2014 22:28

Ansinuno Escreveu:Olá a todos,

esclareçam-me um assunto, tenho reparado que existe alguém que por vezes introduz ordens de venda com volumes estranhamente reduzidos, ontem eram usuais tipo volumes de 10, hoje 25, 50, 40 e aparentemente, digo aparente para não afirmar que o é... para baixar o valor da acção..

Ora se eu que pouco ou nada percebo disto acho estranho como é que a CMVM deixa que isto aconteça e nunca mas nunca intervenha?
Isto não é claramente manipulação de mercado ou que provas é que são necessárias para que a dona inércia, que definitivamente se mudou para os lados da CMVM, intervenha?

Cumprimentos a todos.


Não gastes energias a tentar em perceber esses tipo de ordens.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ansinuno » 4/11/2014 15:36

Olá a todos,

esclareçam-me um assunto, tenho reparado que existe alguém que por vezes introduz ordens de venda com volumes estranhamente reduzidos, ontem eram usuais tipo volumes de 10, hoje 25, 50, 40 e aparentemente, digo aparente para não afirmar que o é... para baixar o valor da acção..

Ora se eu que pouco ou nada percebo disto acho estranho como é que a CMVM deixa que isto aconteça e nunca mas nunca intervenha?
Isto não é claramente manipulação de mercado ou que provas é que são necessárias para que a dona inércia, que definitivamente se mudou para os lados da CMVM, intervenha?

Cumprimentos a todos.
 
Mensagens: 2
Registado: 11/6/2014 17:35

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Apolo33 » 3/11/2014 14:32

Apolo33 Escreveu:
tncm Escreveu:Saída hoje de manhã da posição aberta ontem... oxalá todos os trades fossem assim :mrgreen:


A MOTA é terrivel! Limpa os stops e depois sobe a pique!Desde os 3,727 até máximos de hoje foi uma corrida valente!

Há um gap up entre os 3,942 e 5,04 para fechar por isso não sei se uma entrada longa hoje será boa opção!


LISBOA, 31 Out (Reuters) - O Credit Suisse iniciou a cobertura da Mota-Engil , com uma recomendação de 'Outperform' e um preço-alvo de 5,3 euros por acção, que confere à maior construtora portuguesa um potencial de valorização de 38
pct. "Vemos exposição ao desenvolvimento crescente de infraestruturas na África subsariana, continuação da
desalavancagem e uma avaliação atraente", justificou esta casa de investimento.
Realçou que vê a empresa bem posicionada para continuar a expandir na África subsariana, suportada num backlog de cerca de 1,7 mil milhões de euros (ME) e um pipeline de projectos de cerca de 5 mil ME.
A construtora está a preparar a dispersão na bolsa de Londres da sua subsidiária, Mota-Engil África, o 'motor' de
crescimento do grupo, que já 50 pct da actividade total. Esta é a segunda vez que a Mota-Engil tenta levar o negócio
de África para a bolsa, depois de no passado dia 11 de Julho ter anunciado que a interrupção da Oferta Pública Inicial da
subsidiária africana, devido à deterioração das condições de mercado.
"A Europa parece estar a estabilizar e o backlog na America Latina aumentou três vezes desde 2011", referiu o Credit Suisse. Acrescentou que vê o processo de desalavancagem a descer para 2,2 vezes o estimado para 2016 e prevê uma taxa média anual composta do lucro por acção (EPS CAGR) de 21 pct, a cinco anos, no crescimento do top-line e na desalavancagem.
"Temos no modelo de payout de 55 pct nas estimativas de 2018, sugerindo uma yield de 8 pct em 2018", frisou.
O Credit Suisse identifica a divulgação de resultados, a 27 de Novembro, como catalisador para a acção, na medida em que
poderão ser dados mais pormenores sobre aquele IPO, "que poderá reconhecer valor e suportar a desalavancagem".
Negociaram-se 512 mil acções da Mota-Engil a subirem 5,38 pct para 4,154 euros.

Nota: Esta Recomendação de Investimento foi distribuída aos clientes do Credit Suisse a 31 de Outubro de 2014.
O leitor deve consultar este documento de research integralmente, nomeadamente quanto ao 'disclaimer',
solicitando-o à casa de investimento que o elaborou.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 106
Registado: 29/4/2014 0:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Apolo33 » 31/10/2014 14:24

tncm Escreveu:Saída hoje de manhã da posição aberta ontem... oxalá todos os trades fossem assim :mrgreen:


A MOTA é terrivel! Limpa os stops e depois sobe a pique!Desde os 3,727 até máximos de hoje foi uma corrida valente!

Há um gap up entre os 3,942 e 5,04 para fechar por isso não sei se uma entrada longa hoje será boa opção!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 106
Registado: 29/4/2014 0:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tncm » 31/10/2014 11:20

Saída hoje de manhã da posição aberta ontem... oxalá todos os trades fossem assim :mrgreen:
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tncm » 30/10/2014 17:23

Entrada hoje de manhã a 3,8... podia ter entrado mais abaixo mas dei a ordem ontem com validade para 3 dias... acredito num swing up de curto prazo
"There are two times in a man's life when he should not speculate: when he can't afford it and when he can."
Pudd'nhead Wilson's New Calendar
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 746
Registado: 7/3/2010 16:49
Localização: Portugal

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Apolo33 » 30/10/2014 14:56

goten Escreveu:mais alguém ve um ih&s no grafico de 4hrs? ontem foi a quebra da neckline e hoje o teste.
por outro lado, nao sei se será válido pelo volume do dia de hoje e por a neckline nao ter aguentado... (?)



stoppado! ainda não foi desta!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 106
Registado: 29/4/2014 0:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por goten » 29/10/2014 16:28

mais alguém ve um ih&s no grafico de 4hrs? ontem foi a quebra da neckline e hoje o teste.
por outro lado, nao sei se será válido pelo volume do dia de hoje e por a neckline nao ter aguentado... (?)
 
Mensagens: 79
Registado: 5/8/2013 13:37

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gil Rumor » 29/10/2014 15:27

carparagones Escreveu:
Dinamicadomercado Escreveu:Hoje a EGL ao quebrar 4.10€,que era o maximo da vela da semana passada no gráfico semanal, não ficaria nada surpreendido se viesse ainda hoje testar novos valores acima 4.1090€.

Agradecia a data resultados do 3tri. se souber muito obrigada
Anexos
eglca.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por carparagones » 29/10/2014 15:14

Dinamicadomercado Escreveu:Hoje a EGL ao quebrar 4.10€,que era o maximo da vela da semana passada no gráfico semanal, não ficaria nada surpreendido se viesse ainda hoje testar novos valores acima 4.1090€.

Agradecia a data resultados do 3tri. se souber muito obrigada
 
Mensagens: 2
Registado: 5/2/2014 6:58

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gil Rumor » 28/10/2014 11:35

Hoje a EGL ao quebrar 4.10€,que era o maximo da vela da semana passada no gráfico semanal, não ficaria nada surpreendido se viesse ainda hoje testar novos valores acima 4.1090€.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 28/10/2014 11:04

trend=friend Escreveu:
afcapitao Escreveu:Boa noite,

Esta notícia está subvertida. Não se trata de uma obra ganha, mas sim de um investimento que a MotaEngil vai fazer no México, juntamente com outros empresários, no valor de 1500Milhoes. Servirá no futuro para concessionar e vender camas. Portanto, atenção ao conteúdo da notícia. Nada disto interfere com a carteira de encomendas.

Cumprimentos e bons negócios


Bom dia afcapitao, podes explicar-nos melhor de que maneira está subvertida? Não conheço as nuances do project finance e posteriores concessões, mas como é possível que não interfira com a carteira de encomendas?

"A Mota-Engil vai desenvolver o projecto turístico nos próximos dez anos em conjunto com sócios locais e o turismo do México, incluindo as obras "todas as infra-estruturas do empreendimento" e o início da "construção de quatro hotéis que irão ser a concessionados a exploradores".

Não é que se trate propriamente de uma novidade, visto já se falar disto desde Agosto, mas crês que não será a Mota a fazer as obras?

PS Outras fontes, eventualmente mais claras:

http://www.publico.pt/economia/noticia/ ... co-1674348
http://economico.sapo.pt/noticias/motae ... 04701.html
http://expresso.sapo.pt/mota-engil-ganh ... es=f895558


Bom dia trend.

A notícia dá a ideia de que se trata de mais uma obra ganha, mas tudo aponta ser um projeto diferente. É um investimento conjunto em que a MotaEngil entra com capital e know-how (obras), e que resultará num empreendimento a ser explorado pelo mesmo grupo de empresários. Não sei sequer qual a fatia atribuida à Mota.

Ou seja, a meu ver não faz sentido isto ficar na carteira de encomendas, pois é um investimento (é como se eu tivesse ganho a autorização para construir uma casa para alugar ou vender). Esta é a minha interpretação das notícias.

Agora, não quer dizer que seja um mau investimento, até porque o mercado está a reagir muito bem

Cumprimentos
 
Mensagens: 242
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 28/10/2014 8:35

afcapitao Escreveu:Boa noite,

Esta notícia está subvertida. Não se trata de uma obra ganha, mas sim de um investimento que a MotaEngil vai fazer no México, juntamente com outros empresários, no valor de 1500Milhoes. Servirá no futuro para concessionar e vender camas. Portanto, atenção ao conteúdo da notícia. Nada disto interfere com a carteira de encomendas.

Cumprimentos e bons negócios


Bom dia afcapitao, podes explicar-nos melhor de que maneira está subvertida? Não conheço as nuances do project finance e posteriores concessões, mas como é possível que não interfira com a carteira de encomendas?

"A Mota-Engil vai desenvolver o projecto turístico nos próximos dez anos em conjunto com sócios locais e o turismo do México, incluindo as obras "todas as infra-estruturas do empreendimento" e o início da "construção de quatro hotéis que irão ser a concessionados a exploradores".

Não é que se trate propriamente de uma novidade, visto já se falar disto desde Agosto, mas crês que não será a Mota a fazer as obras?

PS Outras fontes, eventualmente mais claras:

http://www.publico.pt/economia/noticia/ ... co-1674348
http://economico.sapo.pt/noticias/motae ... 04701.html
http://expresso.sapo.pt/mota-engil-ganh ... es=f895558
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 28/10/2014 0:32

Boa noite,

Esta notícia está subvertida. Não se trata de uma obra ganha, mas sim de um investimento que a MotaEngil vai fazer no México, juntamente com outros empresários, no valor de 1500Milhoes. Servirá no futuro para concessionar e vender camas. Portanto, atenção ao conteúdo da notícia. Nada disto interfere com a carteira de encomendas.

Cumprimentos e bons negócios
 
Mensagens: 242
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Apolo33 » 28/10/2014 0:26

Mais uma e não é pequena! A Mota tem vindo a surpreender pelo volume e magnitude das obras que lhe são adjudicadas! Esta é de 1.330 milhões, no México onde tem vindo a ganhar várias e importantes obras este ano! O mercado está bear mas a Mota pode surpreender! Está a fazer o percurso no canal dos 3,40€ e 6,40€ em que arrancou em Setembro de 2013...se a IPO arrancar vai seguramente ao topo do canal! Depois dos máximos de Junho tem vindo a fazer lower highs num canal descendente que só será retificado se ultrapassar com consistência os 5,25€! Próxima resistência forte está bem definida nos 4,41!

Nota: estou dentro!

http://www.jn.pt/PaginaInicial/Economia ... id=4204970

Mota-Engil ganhou projeto turístico milionário no México
27.10.2014 - 20:58
O presidente da Mota-Engil, António Mota, anunciou esta segunda-feira que ganhou um contrato para o desenvolvimento de um grande empreendimento turístico nos próximos 10 anos no México, num valor de 1.500 milhões de dólares (1.330 milhões de euros).

O anúncio foi feito por António Mota em Guadalajara, no âmbito da delegação portuguesa ao México liderada pelo vice-primeiro-ministro, Paulo Portas, e ministro da Economia, António Pires de Lima, que integra cerca de 50 empresas portuguesas.

A Mota-Engil vai desenvolver o projeto turístico nos próximos dez anos em conjunto com sócios locais e o turismo do México, incluindo as obras "todas as infraestruturas do empreendimento" e o início da "construção de quatro hotéis que irão ser a concessionados a exploradores".

"Depois [vamos] vender ao longo do tempo os apartamentos e as tais 5.000 a 7.000 chaves", disse António Mota.

De acordo com o empresário, este "é um investimento grande, a dez anos, com impacto grande no país", e será desenvolvido em Nayarit, a praia mais próxima de Guadalajara.

"O que fizemos hoje foi a apresentação do que estivemos a trabalhar nos últimos meses nesse projeto e assinar o contrato do primeiro arranque das primeiras concessões. É um processo que vai começar a ter visibilidade no local dentro de um ano ou ano e meio", adiantou.

As obras arrancam no início de 2015.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 106
Registado: 29/4/2014 0:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por hexagonoperfeito » 27/10/2014 23:04

np40af Escreveu:Quem toma as suas decisões com base na análise fundamental e num prazo longo, parece-me que está aqui um bom ponto de entrada, os 3.50€.
Claro que não é para todos porque pode cair ainda mais. Mas os fundamentais da empresa está lá.
Concentra-te não no placard mas no terreno de jogo, é lá que se ganham ou se perdem as partidas, como diria o Buffet...


Hmm... :-k ... Esses 3.5€ não serão mais do que arriscados? Se voltar aos 3.5€ no curto prazo é para vir por aí abaixo... De qualquer maneira, parece-me que este titulo irá com mais ou menos dificuldades, pelo menos, aos 4.5€ -mais coisa, menos coisa-(também no curto prazo!

Mas é só uma opinião...

Abraço
 
Mensagens: 56
Registado: 8/10/2014 23:25

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gil Rumor » 27/10/2014 20:39

g.a
Anexos
egldiariodd.png
Gráfico diário
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por perdidolx » 26/10/2014 19:10

E neste momento com tudo em stand by... aproxima-se mais uma semana... Vamos ver as noticias que se aproximam....
 
Mensagens: 3
Registado: 31/8/2009 15:36
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Apolo33 » 23/10/2014 11:15

Raposo Tavares Escreveu:Dada a panorâmica lamentável, até aceito que a Mota esteja acima da média. Mas já agora, auditavam os panfletos a que chamam contas trimestrais, semestrais ou anuais...
Pelo menos por desfastio, caramba!

Aposto que até o mercado do gado das quintas feiras do Burkina Faso tem preocupações quanto à qualidade dos animais apresentados. Podem não ter auditores, podem não ter um veterinário, mas certamente terão quem ateste a qualidade dos produtos aos compradores.


Quanta desilusão com a Mota e com o PSI em geral Raposo Tavares - hoje até está um lindo dia de Sol em Outubro! :D

Concordo com a afirmação que as empresas nacionais prestam informação insuficiente e por vezes pouco fidedigna! A comunicação social económica está ao serviço de uns quantos senhores feudais e debita o que é preciso mas vamos agarrar os fundamentais da coisa e acreditar que se a economia está a melhorar, os resultados das nossas empresas irão ter reflexo nas cotações! Porque se acredita que o PSI volta para níveis iguais ou inferiores ao da crise de divida pública?

Portugal volta a ser intervencionado? Vamos reestruturar a divida pública? Há mais países na Europa a necessitar de intervenção? A Europa não está a fazer os possíveis por estimular a economia?

A Mota irá fazer o seu caminho. É um player importante em Africa e tem vindo a crescer a sua actividade na América Latina e Central ( até já li analistas a defender que poderá avançar com IPO da Mota América porque a carteira no México já começa a justificar ).

Estou certo que o momento actual é dificil para avançar com o IPO da Africa ou qualquer outro IPO na Europa, pois foram vários os que já foram adiados pela Europa mas não estou a ver que a Mota não venha a recompensar os seus accionistas pelo delay, quer seja em desconto nas novas acções a emitir quer na forma de dividendos adicionais!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 106
Registado: 29/4/2014 0:05

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RaposoTavares » 23/10/2014 0:30

Dada a panorâmica lamentável, até aceito que a Mota esteja acima da média. Mas já agora, auditavam os panfletos a que chamam contas trimestrais, semestrais ou anuais...
Pelo menos por desfastio, caramba!

Aposto que até o mercado do gado das quintas feiras do Burkina Faso tem preocupações quanto à qualidade dos animais apresentados. Podem não ter auditores, podem não ter um veterinário, mas certamente terão quem ateste a qualidade dos produtos aos compradores.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 22/10/2014 19:06

Parece-me que terás razão quanto ao site da CMVM não ser devidamente "alimentado" no que respeita à Mota África, mas como dizes e bem, a informação está disponível se procurarmos. Também tive essa dificuldade há umas semanas e realmente não podem ser as empresas a obrigar a CMVM a fazer o seu trabalho. Por outro lado, se a operação está suspensa desde Julho, não há muito a dizer enquanto durar a suspensão...

Ou seja, compreendo plenamente o desabafo e até a frustração quanto à CMVM, especialmente em face de casos recentes, mas parece-me que a Mota está até acima da média na quantidade de informação fornecida aos investidores (por ela própria). Quanto à qualidade e escrutínio dos números, pouco mais temos que os auditores, é um facto. E nós próprios! Para um investidor médio, isso será insuficiente, reconheço, o que provoca um afastamento cada vez maior das pessoas do mercado de capitais (fenómeno não apenas nacional, diga-se).

Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RaposoTavares » 22/10/2014 18:28

Experimenta abril os links desta página:

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/e ... %3DA%3F%0A

Na CMVM, na página da Mota Engil lá encontrei este panfleto...
http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/FR52375.pdf

Alguém toma decisões com base nisto? A CMVM pode assegurar a fiabilidade deste 'documento'?
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RaposoTavares » 22/10/2014 18:20

http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/PCS51904.pdf

As continhas da empresa completamente por auditar (sim, sei que não é obrigatório... mas é devido) e quanto a informações sobre a tão propalada operação africana depois de julho: assobiem-lhe às botas. http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/emit_fact.cfm?num_ent=%26%23%24W%5D%21%3DA%3F%0A
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], Cem pt, Google [Bot], hugob0ss, João 87, Lisboa_Casino, PAULOJOAO, roques10, ZéManuel e 130 visitantes