Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 11/3/2015 15:46

Boa tarde a todos,

Queria só deixar aqui uma pequena critica a algumas análises que se têm vindo a fazer no tópico da Mota-Engil. Vejo vários gráficos: 15 min, 1h, 4h, ou seja super curto-prazo. Parece que estamos a analisar um par de forex. Julgo que trazem mais ruído do que sumo. Obviamente, é uma opinião pessoal, mas o mais útil seria ver gráficos diários ou semanais, pois as tendências não duram horas (o último bull da mota durou 2 anos!). Por último, não creio que seja uma vela horária na ME que nos vai dar um sinal de entrada ou saída.

Dito isto, creio que seria mais útil ver uma análise ao sector e compará-la com a mota-engil:
O sector europeu onde se insere é o seguinte:
http://www.stoxx.com/indices/index_info ... ymbol=BCNE

A ME contrariou o sector, que sobe desde outubro do ano passado. Porquê? Além de estar no psi20, tem muita exposição a países dependentes do Petróleo, houve um aumento da dívida, o lançamento da mota-engil áfrica em bolsa não permitiu o encaixe financeiro por via de aumento de capital, como esperado pela ME, o consórcio SUMA + ME ainda está a ser investigado para que possa ficar com a EGF, e a obra dos camarões ainda não tem financiamento aprovado.

Outra análise interessante é a compração dos preços do petróleo com a evolução da ME.
O ano passado, entre Setembro e Dezembro houve uma correlação muito forte na cotação da ME com e com o preço do crude/brent. A recente estabilização de preços permitiu a ME ir subindo.

Ontem lançaram os resultados preliminares. Algumas boas notícias, mas o volume de negócios não diz tudo. Houve mais faturação, é certo, houve reduação da dívida, mas pronto. Faltam os resultados.

Em suma, a Mota subirá quando tiver de subir e às vezes é quando menos se espera. Tecnicamente está a aguentar-se na casa dos 3,3 (já esteve a 2,3!). Fundamentalmente, além dos pontos acima, performance regular, etc, e temos um QE em marcha. Julgo que está mais para subir do que para descer.

Cumprimentos
 
Mensagens: 249
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jgut » 11/3/2015 14:59

Julgo que hoje será possível chegar a uma das seguintes conclusões_
. rompimento do topo do JAlves;
. falso rompimento do topo do JAlves;
. Duplo topo do JGut;
. Confirmação do canal descendente do JGut;
:wink: :)
Bons negócios,
MOTA.jpg
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jgut » 11/3/2015 12:50

A correlação é mais com o Psi em geral e não só com a mota especificamente.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J Alves » 11/3/2015 12:47

jgut Escreveu:Também não nos podemos alhear dos futuros, os quais estão a antecipar uma abertura em ligeira alta do Sp500 (que até é aceitável face às ultimas quedas e realização do pullback), contudo, a figura, não está lá muito bonita....



sp500 vs mota... hum...

aquilo que me parece é que o sector da construção tem um potencial enorme de subida pelo que vejo nos gráficos. quem acredita mete carne no assador, quem não acredita vai pra outras bandas... 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jgut » 11/3/2015 12:42

Também não nos podemos alhear dos futuros, os quais estão a antecipar uma abertura em ligeira alta do Sp500 (que até é aceitável face às ultimas quedas e realização do pullback), contudo, a figura, não está lá muito bonita....
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 11/3/2015 12:41

É interessante, mas vê o volume nos maiores spikes desse mesmo teu gráfico (já para não falar na combinação de toda a subida) Esse para mim é ainda mais interessante.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J Alves » 11/3/2015 12:39

nos breakouts o volume é o mais importante
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jgut » 11/3/2015 12:35

A minha escolha daquele topo e não do anterior está relacionado com a sua importância, uma vez que foi o topo mais proximo da resistência e com RSI mais alto.
Mas não acham isto do volume interessante???
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 11/3/2015 12:28

J Alves Escreveu:
jgut Escreveu:JAlves,

Até pode acontecer, mas no meu gráfico diário está assim :wink:



o preço é que vai mandar. fica tb o semanal que dá pra ver bem a importância desta zona. se a estourar acho que talvez até os 3.70 vai ser como manteiga :shock:


Num dia de Verão (antecipado) :lol:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 11/3/2015 12:27

Jgut, acho que estão a olhar para o mesmo (ainda que a tua linha uns pozitos acima). Se passar os 3,37 ou os 3,40 ou os 3,42, vai ser um vê se te avias até ao próximo patamar
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J Alves » 11/3/2015 12:24

jgut Escreveu:JAlves,

Até pode acontecer, mas no meu gráfico diário está assim :wink:



o preço é que vai mandar. fica tb o semanal que dá pra ver bem a importância desta zona. se a estourar acho que talvez até os 3.70 vai ser como manteiga :shock:
Anexos
mota.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jgut » 11/3/2015 12:18

JAlves,

Até pode acontecer, mas no meu gráfico diário está assim :wink:
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J Alves » 11/3/2015 11:09

pegando na ideia do bogos, o que importa é o preço e sse está cada vez a ficar com melhor aspecto pra proporcionar um breakout
Anexos
mota.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jtsilvamoura » 11/3/2015 3:35

FYI
Anexos
mota.PNG
mota.PNG (169.43 KiB) Visualizado 4102 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 84
Registado: 10/12/2014 11:29

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por bininho » 11/3/2015 2:45

Hoje num dia de fortes quedas a ME até se aguentou muito bem... vamos ver amanhã!
 
Mensagens: 69
Registado: 29/11/2007 2:16
Localização: Algures por aí

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por penas2013 » 10/3/2015 23:02

É isso mesmo, eu só entro longo na mota (m/prazo) quando está quebrar esse canal descendente. Mas vendi toda a posição a média de 3,20 em que vinha desde os 2,95 (primeira compra) e 2,43 (segunda compra)...a estratégia a c/p era agarrá-la outra vez na sma50 (por volta de 2,95), mas quem a suportou foi a ema50 (3,10)...vou continuar de fora a ver...

Neste momento estou muito líquido e satisfeito, pois nestes últimos meses recuperei muito do que tinha perdido em 2008 (mas mesmo assim com perdas) :(

Onde recuperei muito? Em BCP, Mota, Sonae e BPI...

O que ainda tenho? Bcp (50% do que tinha), Banif, Sonae Capital (poucas), Nos
 
Mensagens: 21
Registado: 27/12/2013 12:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jgut » 10/3/2015 22:39

penas2013 Escreveu:
jgut Escreveu:Pensando em probabilidades.... (isto feito assim muito rapidamente, porque não houve tempo para mais...)


Jgut, desculpa, mas qual o teu pensamento para c/p e para m/p (apenas para ver se estamos em sintonia)?


Boa Noite,
Relativamente em estarmos em sintonia, não posso comentar, uma vez não conheço a tua ideia...
Quanto ao futuro de curto prazo, apresento a ideia nos gráficos abaixo. Acrescentar apenas que, o movimento, ficará mais claro quando fechar o próximo fundo no gráfico de 1h. As noticias poderão fazer mover a ação amanhã mas....
Depois vejo uma figura no gráfico de 1h, a qual não sei se é válida ou não, uma vez que, ainda não dediquei muito tempo de estudo a este tipo de figura...
No gráfico diário vamos ver se o canal será ou não validado... porque nisto dos mercados, vejo sempre como probabilidades e não certezas. Será necessário ir acompanhando e alterar os planos a qualquer momento...
Bons negócios.
MOTA.jpg
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jgut » 10/3/2015 21:53

Jorge Fr. Escreveu:\:D/ \:D/ \:D/



Muita atenção às noticias..... não comparando mas, o BES também era o MELHOR.... nos negócios. :wink:
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Jorge Fr. » 10/3/2015 20:26

\:D/ \:D/ \:D/
 
Mensagens: 103
Registado: 7/5/2014 13:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/3/2015 20:05

Para fechar o dia (site CMVM):

MOTA-ENGIL informs about its main indicators (non-audited) regarding the economic and financial performance during 2014:
• Turnover reached €2.4 Bn with increasing weight of non-European markets;
• EBITDA margin in 2014 was above 17%;
• Net debt at December 2014 was down 7% from September 2014;
• Current backlog stands at €4.4 Bn.
Although following the activity seasonality profile and the deceleration of activity in some markets, Turnover grew to €2.4 Billion on the back of an excellent operating performance.
As expected consolidated net debt came down during the fourth quarter, mainly due to working capital improvement during the period.
Backlog of €4.4 Billion (1) with a diversified profile and a significant contribution from the Latin America region.
Porto, 10 March 2015
THE INVESTOR RELATIONS DIRECTOR
LUÍS SILVA
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jtsilvamoura » 10/3/2015 19:15

np40af Escreveu:
trend=friend Escreveu:Quando sairem os resultados da Mota, há que ver qual a percentagem do pipeline nos vários continentes em dólares.

É que creio que só mesmo obras na Europa serão em euros (cerca de 20% do Grupo)...

Quase 30% de valorização do dólar desde finais de Agosto, com reflexo em 80% do pipeline, servem para atenuar e bem o efeito da desvalorização do petróleo (ainda que significativa, com reflexo apenas num país que representa cerca de 25% das encomendas - Angola).


Será que a Mota não se tenha protegido contra o risco cambial?
Ou seja, nesse caso, estas variações do dólar não terão efeito nos resultados do grupo.
Abraço.


Qualquer variação no valor do câmbio terá efeito nos resultados do grupo...mesmo que possam ser residuais.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 84
Registado: 10/12/2014 11:29

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 10/3/2015 17:59

trend=friend Escreveu:Quando sairem os resultados da Mota, há que ver qual a percentagem do pipeline nos vários continentes em dólares.

É que creio que só mesmo obras na Europa serão em euros (cerca de 20% do Grupo)...

Quase 30% de valorização do dólar desde finais de Agosto, com reflexo em 80% do pipeline, servem para atenuar e bem o efeito da desvalorização do petróleo (ainda que significativa, com reflexo apenas num país que representa cerca de 25% das encomendas - Angola).


Será que a Mota não se tenha protegido contra o risco cambial?
Ou seja, nesse caso, estas variações do dólar não terão efeito nos resultados do grupo.
Abraço.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/3/2015 17:22

Quando sairem os resultados da Mota, há que ver qual a percentagem do pipeline nos vários continentes em dólares.

É que creio que só mesmo obras na Europa serão em euros (cerca de 20% do Grupo)...

Quase 30% de valorização do dólar desde finais de Agosto, com reflexo em 80% do pipeline, servem para atenuar e bem o efeito da desvalorização do petróleo (ainda que significativa, com reflexo apenas num país que representa cerca de 25% das encomendas - Angola).
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por penas2013 » 10/3/2015 16:32

jgut Escreveu:Pensando em probabilidades.... (isto feito assim muito rapidamente, porque não houve tempo para mais...)


Jgut, desculpa, mas qual o teu pensamento para c/p e para m/p (apenas para ver se estamos em sintonia)?
 
Mensagens: 21
Registado: 27/12/2013 12:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jgut » 10/3/2015 15:54

Pensando em probabilidades.... (isto feito assim muito rapidamente, porque não houve tempo para mais...)
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], PAULOJOAO e 210 visitantes
cron