Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 24/9/2018 22:44

no news, fake news..... that's all...
muito esoterismo, ou isotermismo :lol:

quem não conhece a mota :mrgreen:

a mota exacerba os movimentos do psi
a mota é o papel mais especulativo do psi

é divergências a apitar por todo o lado....

elas que desçam abaixo dos € 1,80, e talvez faça uma loucura, igual à de 2015 :mrgreen:

os filhos estão a vender ao desbarato :lol: :lol:
Anexos
Screen Shot 2018-09-24 at 22.34.01.png
Screen Shot 2018-09-24 at 22.34.01.png (134.79 KiB) Visualizado 6154 vezes
Screen Shot 2018-09-24 at 22.34.58.png
Screen Shot 2018-09-24 at 22.34.58.png (117.78 KiB) Visualizado 6154 vezes
Screen Shot 2018-09-24 at 22.35.41.png
Screen Shot 2018-09-24 at 22.35.41.png (102.14 KiB) Visualizado 6154 vezes
Screen Shot 2018-09-24 at 22.43.11.png
Screen Shot 2018-09-24 at 22.43.11.png (85.95 KiB) Visualizado 6154 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RenatormbCarvalho » 24/9/2018 22:18

Wuzzu. Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Pois a quebra do suporte cheirou-me a esturro. E é bem provável que nem as compras da empresa segurem o problema:
https://expresso.sapo.pt/dossies/diario ... gs.aLA4hMw

Vêm aí dias complicados para a Mota.


Ora aqui está a verdadeira razão para a quebra da Mota. Claro que alguem bem informado já sabia e está a jogar com o valor desta informação.
Porém muitas vezes o mercado responde com uma subida que contraria o efeito de inside trading de quem estava a pensar que ía ganhar dinheiro com o assunto. É bem provável que isso possa ocorrer pois a ligação à Mota é indirecta. No entanto admito que no médio prazo estas noticias vão refrear os animos de investidores em relação à Mota.

Qual o impacto económico que isto terá? É dificil de prever, e porventura poderá até ser muito pequeno para a Mota. Pode perder algumas obras na Argentina mas não creio que isso seja o bastante. Mas nestas coisas só quem sabe o que fez é que poderá ter uma ideia do perigo que correu.

wuzzu.

ps: se a Mota estiver certa e não houver por onde lhe possam pegar, pode ser que a recompra de ações seja uma ótima jogada, e nesse sentido a Mota ganhará no médio prazo...


Não consigo perceber como é que suspeitas de corrupção sobre uns sócios de um consórcio do qual a mota engil faz parte podem ter relacionamento com o evolução em bolsa. Alguém que consegue explicar como se eu fosse um menino muito pequenino?
If I Knew What I Know
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 478
Registado: 1/1/2014 0:21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/9/2018 19:02

Pois a quebra do suporte cheirou-me a esturro. E é bem provável que nem as compras da empresa segurem o problema:
https://expresso.sapo.pt/dossies/diario ... gs.aLA4hMw

Vêm aí dias complicados para a Mota.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Flavc » 24/9/2018 12:50

Outra empresa que na conjuntura atual me parece estar a ser demasiado penalizada. Eu sei que tem vários milhões de obras adjudicadas mas... em mercados que não dão todas as garantias necessárias. Para isso são necessários bons seguros de crédito, mecanismos financeiro de defesa das variações cambiais, boas relações políticas e ... até penso que o Mota Engil consegue lidar bem com esses aspetos. Estou dentro e bamos ber se´ e ou não para próximos reforços.
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 24/9/2018 12:19

Alvaro eu diria que este suporte dificilmente será quebrado muito tambem pela compra de acções por parte da empresa,se já era difícil ser quebrado com a empresa a comprar torna-sse quase impossivel. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por manuelfaf » 24/9/2018 12:18

A 4 euros era um preço super inflacionado para o momento atual.
A estes valores 2 - 2,20 parece ser um preço justo e com negócios futuros a assegurarem rendas tornam o título menos arriscado.
Para além do facto de o petróleo estar a subir e se prever crescimento económico a nível mundial.
O negócio da limpeza urbana (Portugal, Angola, Costa do Marfim, Moçambique, Polónia, Brasil e México), 5 hidroeléctricas no México, o aeroporto do Ruanda, diversas concessões rodoviárias.
Editado pela última vez por manuelfaf em 24/9/2018 12:24, num total de 3 vezes.
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 24/9/2018 11:54

Voltou para sul e quebrou um importante suporte, mas como a empresa está a comprar acções próprias pode ser que consiga evitar maiores quedas.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por sobeoudesce » 22/9/2018 17:11

Há muito negativismo eagleano

A Mota tem um VN significativo, a divida é gerivel,

o único senão será a rentabilidade,

mas com Dirigentes com o Eng. Coelho e o Dr. Portas, depressa atingirão obras mais rentáveis de modo a atingirem facilmente 100 M /ano

É de pôr a carne toda no assador!!
 
Mensagens: 58
Registado: 29/11/2007 13:13
Localização: Matosinhos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sacanitajose » 22/9/2018 15:11

:clap:
EAGLE BULLMARKET Escreveu:
Wuzzu. Escreveu:Eagle, eu acho que não percebes que ter dívida é bom, desde que seja boa divida. Ter divida de 1M é ter a capacidade de usufruir desse milhao para fazer dinheiro, sem o ter. Claro que há um custo que tem de estar contabilizado nas margens.

Para mim, as tuas posições mostram-me claramente que nunca terias investido na amazon ou no facebook, na altura certa que era quando não davam lucro, só prejuizo.
Ou seja, que andas a investir na bolsa numa perspectiva de ganhar mais que os juros dos depositos. Para mim isso é muito arriscado, pois é claro que tens muito menos informação sobre qualquer cotada que as pessoas que estão dentro do negócio (há muitas formas de lucrar com inside information sem ser proibido, e as empresas fazem-no).

Não estou a dizer que não seja possivel olhar para as contas das empresas como fazes, só que para mim é óbvio que é a forma de deixar escapar os bons negócios. A bolsa serve para minimizar o risco elevado, e não para garantir proveitos certos.

wuzzu.


A confusão vai mais por ai , não é minha .

Uma coisa é aumentar a divida para crescer e porque se tem um produto inovador e se precisa de recursos para crescer como as tecnológicas referidas .
E com a divida aumentam também exponencialmente os lucros todos os anos como a APPL e outras tecnológicas .
Estas empresas tinham divida e prejuízos nos primeiros anos de arranque .
A MOTA anda por cá há DEZENAS de anos e não tem nenhum produto inovador .
Contrução existe há centenas de anos

Outra coisa é aumentar constantemente a divida , para suprir os problemas correntes e passados , sem nenhuma inovação nos produtos ou estratégia .
Chama-se efeito bola de neve somente da divida a aumentar .

Olhando para o efeito semelhante numa família , é adquirir divida para consumir , e depois ir aumentando divida, cada vez mais para continuar a consumir e ir pagando a divida passada e eu conheço vários casos desses de famílias e pequenas empresas , em que efeito bola de neve da divida vai crescendo ate ser INSUSTENTAVEL.

Uma coisa são empresas tecnológicas e inovadoras .

Outra são empresas cheias de divida que já pelo menos há 4 anos faturam mais de 2 BILIÕES de euros por ano ( Não são milhões )
e apresentam lucros RIDICULOS de 2 milhões ou lucros operacionais quase NULOS há 4 anos .

Já demonstrou durante 4 anos que nem faturação cresce , nem lucros aparecem , e com tendência para piorar.

VN 2018 1 SEM 1200 Milhões ( Quase igual a 2017)
VN 2017 2600 Milhões euros
VN 2016 2200 MIlhoes euros
VN 2015 2400 Milhões euros
VN 2014 2400 Milhões euros

DIVIDA positiva foi o incremento brutal na IBERSOL para expandir o negocio em que divida salvo erro quintuplicou de um ano para o outro mas LUCROS ENORMES DUPLICARAM no ano seguinte e no ano seguinte já estavam a abater forte á divida .
Isto é BOA ESTRATEGIA e GESTÃO .
AQUI TER DIVIDA É BOM

Aqui na MOTA confundem os conceitos e alguns investidores provavelmente com os títulos em carteira e não atentos ao balanço nos últimos 4 anos tentam tapar o SOL com a peneira .

nota: :-k :mrgreen: quem vier atrás que feche a porta... :wall: Além da dívida, citada, têm os 14 Ordenados, aniaus+ 24,75% para Imposto Unico, além dos Patrões, " SACAREM, o DELES "!!!)
REALIDADE !?
E para lucros fraquíssimos em 2017 de 2 MILHÕES tem divida de 1 BILIÃO ( :idea: :oh: 1.000 MILHÕES , Não é divida de 1M )


:clap: :clap: Adorei e compreendo o EAGLE ! Pois ele " abre-nos, os olhos", para a situação ! Não censurem e escutem-no e pensem ! Bom fim de semana ;-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 545
Registado: 3/5/2014 21:03
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 22/9/2018 11:21

No caso da Mota, como não há lucros para distribuir, nem IPO para fazer (a menos que voltem à carga com a Mota África) a empresa arrisca tudo na compra de acções próprias. E não valerá a pena ter ilusões, trata-se de um trunfo terrível para os ursos.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 22/9/2018 11:14

Era uma vez uma pequena empresa portuguesa de construção que tinha muitos trabalhos e muitos afazeres e tirava também um razoável lucro. Veio a crise e a empresa teve que reduzir a sério, ficando apenas com os 20 melhores trabalhadores e o dono. A crise entretanto foi-se mas o dono decidiu manter a empresa como estava, com os mesmos trabalhadores e, portanto, o dono teve que aceitar apenas as melhores obras. Naturalmente que a empresa passou a ter muito menos trabalhos e afazeres e, também, muito menos chatices. O engraçado, e daí talvez não, é que a empresa passou a dar mais lucro do que dava antes, apesar de vender muito menos e de, provavelmente, pagar uma média de salários mais altos do que pagava antes.

Conclui-se daqui que mais obras e mais trabalhadores pode bem significar menor lucro.

Para correlação com a Mota Engil, sugiro que averiguem as margens EBITDA da Mota construção por área geográfica e comparem (nos mesmos anos) com as margens de outras empresas de construção (eventualmente mais pequenas) ano a ano nas mesmas áreas geográficas. Eu fiz isso há uns meses mas não tenho por aqui os resultados, mas asseguro que conseguem tirar algumas conclusões.


Edit: o exemplo foi-me revelado como real numa conversa em nada relacionada com a mota, mas não tenho como o confirmar
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 22/9/2018 10:49

IHS em formação - cheira-me - :lol:

o que colocaria a cotação na zona dos €3,70 ; €3,80
Anexos
97593FF8-A49E-4D89-8761-0D0D1DD3AFE8.jpeg
1D370FDE-44D9-419C-BEDA-B72BA05B2BB0.jpeg
A82EFF16-B8F4-46E4-AD51-9F44043D6DA6.jpeg
A9C0CB74-F2F1-4DE5-A5E1-2E5E7452176A.jpeg
A9C0CB74-F2F1-4DE5-A5E1-2E5E7452176A.jpeg (200.27 KiB) Visualizado 4220 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 22/9/2018 8:24

Respondendo ás questões enunciadas pelo Wuzzu :

1. Os resultados não têm sido na ordem das dezenas de milhões . Os resultados OPERACIONAIS da atividade da empresa são quase NULOS há 5 anos , isto é , há 5 anos que fatura mais de 2 BILIÕES por ano e os resultados decorrentes da atividade da empresa são quase ZERO há 5 anos e creio que até negativos num ano

2. Um ou outro ano que teve resultados de dezenas de milhões foi porque andou a vender algumas das melhores empresas que tinha . Isso foram resultados EXTRAORDINARIOS que serviram também para pagar dividendos . Mas parte dos melhores ativos foram vendidos e a DIVIDA COLOSSAL continua a crescer . Isto é que é mau , vai ficando sem os ativos quase todos e a DIVIDA não para de CRESCER . Nos anos em que teve esses resultados, maioritariamente foi por andar a vender as melhores empresas que tinha e NÃO porque estava a ter lucro na atividade .

3. Há 5 anos que os LUCROS OPERACIONAIS DA ATIVIDADE são quase NULOS .

4. E para mim é PESSIMO faturar-se 2 BILIÕES e no final ter lucros da atividade quase a ZERO ou 2 MILHÕES, é a mesma coisa . Conhecem mais alguma empresa com esta FATURAÇÂO , estes PESSIMOS LUCROS e uma DIVIDA de um BILIÃO ?

5. Os acionistas investem para ter participação nos lucros , aumento da riqueza e dividendos , aqui parece só têm participação na COLOSSAL DIVIDA .

6. ANGOLA é uma contingência permanente , se nem no futuro das contas de Portugal acredito ( Como se viu no passado recente e a divida de Portugal continua a mesma , está só a espera de uma crise ) que é uma democracia estável com euro e pertencente á UE, acredito muito menos em ANGOLA , ANGOLA será provavelmente um problema PERMANENTE. Só quem não conhecer os problemas de ANGOLA diz que assim que pague volta a ter lucros . E o pagamento HIPOTETICO ( Com eles para mim é sempre sem prazo definido ) , seria para abater á divida numa pequena proporção , nunca iria aumentar os lucros

7. Fazer obras a quem hipoteticamente possa não pagar é sempre um risco , mas cabia á empresa gerir os riscos e manter esses pagamentos de alto risco numa percentagem pequena

8. A MOTA não está a ser vitima dos pessimistas , está a ser vitima dos lucros OPERACIONAIS da atividade quase NULOS há 5 anos , da DIVIDA COLOSSAL na minha opinião provavelmente INSUSTENTAVEL , do seu balanço e das suas estratégias . E dos investidores terem aberto os olhos e perceberem que a faturar mais de 2 BILIôES há 5 anos e ter lucros operacionais quase NULOS há 5 anos não leva a lado nenhum.

9. Quanto ao crescimento a mota já provou durante 5 anos que a única coisa que cresce imenso é a divida , os resultados DA ATIVIDADE são quase NULOS há 5 anos . A Teixeira Duarte também tinha uma divida de 1.100 Milhões INSUSTENTAVEL e teve fazer acordo com bancos e está a vender quase tudo e a divida ainda vai nos 771 MILHÕES .

10. Mesmo Problema que a MOTA , os ativos vão quase todos embora mas a DIVIDA fica sempre .

11. O PATRIMONIO não cresce , nos últimos anos as melhores empresas foram quase todas vendidas TERTIR , LOGISTICA , INDAQUA , ASCENDI , ARDIAN e outras , o Patrimonio foi diminuindo fortemente , também pagaram dividendos com esses proveitos , e a DIVIDA continua em 1 BILIÃO

12. Para mim como investidor o pior sinal que a empresa podia ter dado foi passar a publicar resultados SEMESTRALMENTE em vez de trimestralmente como a maioria das cotadas do PSI . Embora siga os parâmetros legais , é um péssimo sinal não publicar as contas trimestralmente .

13. Como investidor quando sei que a empresa tem tido PESSIMOS resultados da atividade nos últimos 5 anos tirando venda EXTRAORDINARIA de algumas empresas , com uma DIVIDA COLOSSAL e tenho de ficar 6 MESES á espera de saber como estão a evoluir as contas , se estão a piorar , só em meados de 2019 fico a saber como estão as contas e a atividade ?

14. Não faz nenhum sentido e eu como investidor nunca arriscava o meu capital neste nível de preços na cotada para manter as acçoes e ficar 6 meses á espera de saber se a atividade ainda está a evoluir pior do que os PESSIMOS resultados atuais e dos últimos 5 anos .

15. Tem-se visto nos últimos dias mesmo com empresa a comprar acções próprias os volumes enormes e a cotação sempre a cair

16. Não são os pessimistas , é a realidade do balanço e das estratégias .

17. Quanto aos lucros extraordinários

Lucro 2016 50 Milhões ( lucro venda empresas 77 MIlhºoes ) - sem venda aneis tinha dado PREJUIZO OPERACIONAL.

Lucro 2015 19 Milhões ( lucro venda empresas 48 Milhºoes ARDIAN ) - sem venda aneis tinha dado PREJUIZO OPERACIONAL

Lucro 2014 50 Milhºoes ( lucro 19 milhões ligado ascendi e devem ter existido outros )

2014 50 MIlhºoes - com venda aneis
2015 19 MIlhºoes - com venda aneis - sem aneis prejuízo operacional
2016 50 milhões - com venda aneis -sem aneis prejuízo operacional
2017 2 Milhºoes ( SEM VENDA DE ANEIS )

Os aneis foram quase todos , a divida continua nos 1.000 Milhºoes .
Sem venda aneis quase todos anos poderia dar Prejuízo operacional
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 21/9/2018 23:09

Wuzzu. Escreveu:Eu até concordei contigo em muita coisa, menos nas pizzas... Dizer que a Ibersol é que é parece-me um mau exemplo.

No caso da Mota não acho que os teus argumentos estejam certos porque:
- os resultados têm sido tipicamente das ordens das dezenas de milhões e não acho que faça sentido nem falar da faturação nem da dívida, pelas razões que já apontei. Tu se fazes uma casa 200000 e depois vendes por 50000 tens ainda um lucro considerável mas tiveste que fazer divida para aceder a esse lucro. Para mim tens é que descontar os juros nos resultados e ver se o final é positivo.
- as contingencias actuais fazem com angola se tenha atrasado nos pagamentos mas assim que pague voltas a grandes lucros.
- nunca disse que não há riscos nestes negocios principalmente ao fazeres obras a quem pode nao pagar.

Para mim a mota está a ser vitima dos pessimistas nas bolsas que acreditam num colapso devido aos emergentes.

Eu acredito que até ao dito colapso a mota ainda vai crescer muito.
Nestas empresas o patrimonio tambem cresce e quando tens vendas de participacoes há resultados extraordinarios expressivos. Só contando com a evolução média é que podes tirar conclusoes...

wuzzu.


uma empresa que desde que foi pa bolsa multiplicou os lucros e o cash flow e o ebitda uma porrada de x é um mau exemplo quando comparada com a APPLE a berksheire a adidas ou UPS a mota engil um portento que teve lucros de 5 milhoes...... vs uma das empresas melhor geridas em portugal :wall: :wall: :wall: :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 21/9/2018 9:03

Wuzzu. Escreveu:Eagle, eu acho que não percebes que ter dívida é bom, desde que seja boa divida. Ter divida de 1M é ter a capacidade de usufruir desse milhao para fazer dinheiro, sem o ter. Claro que há um custo que tem de estar contabilizado nas margens.

Para mim, as tuas posições mostram-me claramente que nunca terias investido na amazon ou no facebook, na altura certa que era quando não davam lucro, só prejuizo.
Ou seja, que andas a investir na bolsa numa perspectiva de ganhar mais que os juros dos depositos. Para mim isso é muito arriscado, pois é claro que tens muito menos informação sobre qualquer cotada que as pessoas que estão dentro do negócio (há muitas formas de lucrar com inside information sem ser proibido, e as empresas fazem-no).

Não estou a dizer que não seja possivel olhar para as contas das empresas como fazes, só que para mim é óbvio que é a forma de deixar escapar os bons negócios. A bolsa serve para minimizar o risco elevado, e não para garantir proveitos certos.

wuzzu.


A confusão vai mais por ai , não é minha .

Uma coisa é aumentar a divida para crescer e porque se tem um produto inovador e se precisa de recursos para crescer como as tecnológicas referidas .
E com a divida aumentam também exponencialmente os lucros todos os anos como a APPL e outras tecnológicas .
Estas empresas tinham divida e prejuízos nos primeiros anos de arranque .
A MOTA anda por cá há DEZENAS de anos e não tem nenhum produto inovador .
Contrução existe há centenas de anos

Outra coisa é aumentar constantemente a divida , para suprir os problemas correntes e passados , sem nenhuma inovação nos produtos ou estratégia .
Chama-se efeito bola de neve somente da divida a aumentar .

Olhando para o efeito semelhante numa família , é adquirir divida para consumir , e depois ir aumentando divida, cada vez mais para continuar a consumir e ir pagando a divida passada e eu conheço vários casos desses de famílias e pequenas empresas , em que efeito bola de neve da divida vai crescendo ate ser INSUSTENTAVEL.

Uma coisa são empresas tecnológicas e inovadoras .

Outra são empresas cheias de divida que já pelo menos há 4 anos faturam mais de 2 BILIÕES de euros por ano ( Não são milhões )
e apresentam lucros RIDICULOS de 2 milhões ou lucros operacionais quase NULOS há 4 anos .

Já demonstrou durante 4 anos que nem faturação cresce , nem lucros aparecem , e com tendência para piorar.

VN 2018 1 SEM 1200 Milhões ( Quase igual a 2017)
VN 2017 2600 Milhões euros
VN 2016 2200 MIlhoes euros
VN 2015 2400 Milhões euros
VN 2014 2400 Milhões euros

DIVIDA positiva foi o incremento brutal na IBERSOL para expandir o negocio em que divida salvo erro quintuplicou de um ano para o outro mas LUCROS ENORMES DUPLICARAM no ano seguinte e no ano seguinte já estavam a abater forte á divida .
Isto é BOA ESTRATEGIA e GESTÃO .
AQUI TER DIVIDA É BOM

Aqui na MOTA confundem os conceitos e alguns investidores provavelmente com os títulos em carteira e não atentos ao balanço nos últimos 4 anos tentam tapar o SOL com a peneira .

E para lucros fraquíssimos em 2017 de 2 MILHÕES tem divida de 1 BILIÃO ( 1.000 MILHÕES , Não é divida de 1M )
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 20/9/2018 16:38

MOTA mesmo com elevado volume e pressão diária hoje de compra , provavelmente com compras da empresa , fechou nos 2.19.

Fecho habitual dentro do intervalo de compra da empresa nos 2.15 - 2.21 e não deve provavelmente passar muito disto para já
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 20/9/2018 13:03

Se a Mota pode subir no curto prazo? Pode. Se eu a compro agora? Nem pensar. Agora só daqui a bastante tempo, bem abaixo dos dois euros. Depois deixo o Eagle "tratar-me" mal(todos os longos leia-se), que a ação não tem fundamentais, que não tem lucros, etc. e depois vendo-a de novo bem lá em cima. E é assim que se deve fazer com a Mota.

Não concordo com o Eagle em algumas situações, mas ele aqui tem razão, os resultados são uma miséria, uma vergonha até para o nível de faturação, a dívida parecia que era para abater mas afinal não é, muita coisa negativa, pelo menos para os acionistas pequeninos, porque os Mota lhes garanto que vivem à grande antes que o dinheiro chegue ao resultado líquido.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ativo » 20/9/2018 11:46

maceirafernandesjose Escreveu:Activo tambem já compraste uma bicicleta para pedalar atrás da mota,pode arrancar neste suporte. :)

:shock:

Comprei uma bicicleta para pedalar atrás da mota?! Não compreendi o que disseste! O que é que quiseste dizer?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 20/9/2018 11:43

maceirafernandesjose Escreveu:Eagle mas a mota está num nivel de suporte com alguma significançia técnica ou este nivel de preços vale pouco. :)



2.15 é nível suporte compras empresa
2.00 NIvel psicológico
1.50 Zona onde andou durante meses e com melhores fundamentais que os atuais .

Potencial de subida muito acima do nível atual , acho pouco provável para próximos 2 meses
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 20/9/2018 11:40

Eagle mas a mota está num nivel de suporte com alguma significançia técnica ou este nivel de preços vale pouco. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 20/9/2018 11:33

maceirafernandesjose Escreveu:Activo tambem já compraste uma bicicleta para pedalar atrás da mota,pode arrancar neste suporte. :)


Não é por essas afirmações engraçadas que o titulo vai subir .

É preciso mais substancia e elevados lucros , que é coisa que não existe nesta cotada .

Quem as tiver mais caras , mete-as no bau e esquece até poderem um dia valorizar .

Quem comprar aqui sabe os riscos que corre e a partir dai cada um compra o que quiser .

Também muitos as compraram na zona dos 4 euros .
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 20/9/2018 11:29

Activo tambem já compraste uma bicicleta para pedalar atrás da mota,pode arrancar neste suporte. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ativo » 20/9/2018 11:17

maceirafernandesjose Escreveu:Eagle tu falas sempre nos maus fundamentais mas com esses maus fundamentais a acção já foi de 1,50 a 4 euros. :)

Lá está: tem dado para a roleta, como alguém diz ... E desde que vá dando para a roleta já a malta acha bom. O pior é se acaba por dar um estoiro, o que, de resto, não seria motivo para espanto. Esta empresa vai sobrevivendo porque a banca assim o quer: sempre vai pagando uns juritos ...

Uma dívida de cerca de 1000 milhões de euros, com resultados magros e a malta a querer dividendos, dá vontade de rir ... e de fugir do título! :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3675
Registado: 24/1/2014 17:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 20/9/2018 11:13

maceirafernandesjose Escreveu:Eagle e se a mota der sinais de querer arrancar metes-te em cima dela ou continuas com a bicicleta que tinhas há dias. :)


Bicicleta .

Até final de Outubro não acredito em grandes subidas no mercado , depois logo se vê o que faz o mercado .

Nesta cotada depois de Outubro, se entrasse nalguma subida de final de ano , claro mantinha até ver algum sinal de fraqueza , e vendia nos sinais de fraqueza , porque uma acção com fracos fundamentais , ao primeiro sinal de fraqueza numa subida , volta aos valores mais de acordo com os fundamentais , como aconteceu aqui na queda dos 4 euros de volta aos 2 euros .

Depois podem arranjar as desculpas que o mercado quiser , mas o Balanço e Demonstração de REsultados são o que são e aqui são complicados há 4 anos e com tendência para piorar .

Se ciclo económico abrandar e Juros subirem ( Provável a partir do próximo ano , Draghi já disse sobe juros a partir meados de 2019 ) , então muito mais complicado vai ficar com divida de 1.000 Milhºoes .
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 20/9/2018 11:06

Eagle e se a mota der sinais de querer arrancar metes-te em cima dela ou continuas com a bicicleta que tinhas há dias. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Goya777, iniciado1, JFDIL, JoeP, latbal, Masterchief, maturidade, Minsk, Mmmartins, mpaquim, MR32, nfaz, nunorpsilva, Pageup, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, VALHALLA e 205 visitantes