Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Aurora » 28/6/2007 14:35

Eu tenho pouca experiencia mas a mim parece-me que há um gap para fechar nos 6.75, encostado a mm50.
Uma questão de bom senso,rigor e disciplina.
 
Mensagens: 31
Registado: 3/1/2007 23:29
Localização: 16

por JOSE DUARTE » 28/6/2007 14:10

A correcção da Mota poderá encontrar um suporte na zona dos 7,20€....

- Possível toque na MM20 dias que poderá impulsionar o titulo.

- Os 38,2% de Fibonacci Retracement que estão nos 7,20€.

Não detenho Mota-Engil, mas poderá estar num bom ponto de entrada.
Anexos
mata.PNG
mata.PNG (0 Bytes) Visualizado 12870 vezes
Saudações Alentejanas
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 516
Registado: 25/5/2005 16:00
Localização: Moura

por jabreu » 28/6/2007 14:09

Os títulos da construtora portuguesa encontram-se a perder mais de 4%, com a tomada de mais-valias por parte dos investidores, depois de já ter valorizado 55% desde o início do ano, tendo beneficiado da entrada em bolsa da sua participada Martifer.

DE

Até à colocação em bolsa da Martifer, a Mota-Engil valorizou muito e este movimento de hoje é sobretudo uma tomada de mais-valias", disse um operador.

Para Pedro Pintassilgo, gestor do fundo de acções nacionais da F&C, “terá havido alguma transferência de investimento, por parte dos fundos, de Mota Engil para Martifer, até porque em termos de rácios as empresas contam como uma, pelo que a aposta em Martifer obrigaria a desinvestimento na Mota”, justificou

No entanto, a correcção dos títulos não alterou as perspectivas da maioria dos analistas quanto à evolução das acções da empresa de António Mota.

John dos Santos, analista da Lisbon Brokers, está confiante quanto à construtora. “Os negócios internacionais, em mercados com maior potencial de crescimento que o português, bem como o aumento das grandes obras públicas, são ‘drivers’ operacionais para as acções”, referiu.

A mesma opinião é partilhada por Pedro Pintassilgo que afirmou que “a diversificação das operações, nomeadamente para o sector aeroportuário, deixam-nos confortáveis quanto às perspectivas para a Mota Engil”.

Apesar de ainda existir uma correlação entre a evolução dos títulos das construtoras, os analistas acreditam que esta se venha a esbater.

“O preço da Mota Engil é consistente com o valor da Martifer, pelo que a subida da Mota Engil estará parcialmente dependente da evolução da Martifer”, explicou Bruno Miguel Silva, analista do BPI. No entanto, no futuro “essa correlação entre os dois títulos deverá diluir-se”, concluiu Nuno Matias, analista do Banco Big.

Os títulos da empresa liderada por António Mota seguem a desvalorizar 4,40% para os 7,17 euros, tendo cedido um máximo de 4,53% durante a negociação de hoje, mantendo a tendência negativa das duas últimas sessões.

À mesma hora, os papéis da Martifer desvalorizavam 0,86% para os 10,41 euros com 750 522 acções
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1167
Registado: 18/8/2004 12:26
Localização: Porto

por Ulisses Pereira » 28/6/2007 14:07

Jabreu, já viste algum gráfico sempre a subir? Ou algum sempre a descer? Os mercados não funcionam assim. Se funcionassem, era tão fácil...

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por lutav » 28/6/2007 14:07

Jabreu Escreveu:Pq este movimento é contra-natura...

Qnd te contam uma piada( se for boa) ris ou choras?

É que a mota esta a chorar... e devia estar a rir


:lol: 8-)


concordando-se ou nao, bom exemplo....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por jabreu » 28/6/2007 13:59

Pq este movimento é contra-natura...

Qnd te contam uma piada( se for boa) ris ou choras?

É que a mota esta a chorar... e devia estar a rir
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1167
Registado: 18/8/2004 12:26
Localização: Porto

por Ulisses Pereira » 28/6/2007 13:35

Jabreu, porque é que sempre que as acções caem é porque são empurradas e quando sobem é normal?

Entendes? Acho que há claramente uma tendência "bullish" na maior parte dos investidores capazes de aceitar que o mercado é feito de subidas e quedas.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por jabreu » 28/6/2007 13:30

Ulisses..tudo bem..

Valorizou bastante é certo mas tbém tem feito por isso. Tertir, expansão da martifer, etc, etc.

Há acções por ai que valorizaram mais e nem metade do potencial da mota tem . Altri, Teixeira Duarte etc. E não as vejo a corrigir desta maneira ainda por cima no dia em que tem o sucesso que é o IPO da Martifer.

Há qq coisa que não está bem..

É o mercado..tudo bem.. mas foi empurrada para baixo..

Ainda há pouco vi a pouca vergonha que foi na JMT. Aliás, fui dos primeiros a denunciar aqui no caldeirão.. tava dentro e sai logo
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1167
Registado: 18/8/2004 12:26
Localização: Porto

por lutav » 28/6/2007 13:04

é como ja disse no topico da martifer (e vou acrescentar mais qq coisa), com frases soltas:

a especulacao/expectativa em torno fez a mota subir, e permitiu, as mais valias do "sell on news" qdo martifer entrou em bolsa...

BCP faz recomendacao de 6,30 euros e recomenda vender.

Lotes de 50, estão a parar a subida da martifer; nem toda a gente tem paciencia para gastar 20comissoes * 50 accoes para ter 1000 acoes martifer (exemplo)

qdo acabarem os lotes de 50 e 100, qualquer noticia de investimento, noticia de, noticia de qq coisa, sobre a martifer, voltará a faze-la subir (até porque o free float, é bastante curto).

E aí, alguem virá dizer, "ah e tal, afinal, isto da martifer, confirma-se ser mto bom... e confirma-se, que Mota deverá ser revista e bla bla, está barata...."


e nem acrescento os fundamentais da Mota, nem os varios concursos/investimentos em curso, ja esplanados, neste e noutros topicos Mota!

My 5 cents

beijos e abraços
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2174
Registado: 22/9/2006 22:36
Localização: 14

por Deal » 28/6/2007 12:58

Resina Escreveu:
Deal Escreveu:Em três dias e meio a MOTA foi dos 8,35 aos 7,20 ... a debanda é geral :evil: :evil: !!!

Eu acredito nesta acção e se esta for aos 7 hoje ou amanhã é de estar atento!!! Neste momento os reforços nos momentos certos são a melhor opção!! Á muitos milhões acima dos 7,50 ... e terá de reagir !!!

Vamos ver como se comportará os antigos suportes antes das subidas eufóricas ... caution :? .

ab + bn

Caro Deal,
E em quantos dias não veio dos 7.20 aos 8.35?
A subida foi sustentável? A subida foi completa especulação.... Concordo contigo quando dizes que há muitos milhões acima dos 7.50, mas não te esqueças que tambem pode ter havido muitas vendas...
Eu acredito que o titulo não passe dos 7.10-7.20, deve ser o ponto de equilibrio...
Se ela for aos 7€, é optimo para reforçar, reduzir B.P ou mesmo entrar no titulo...
Abraço


Boas Resina,
tens razão quanto ao título estar especulativo ... afinal é a especulação que alimenta o mercado com estes valores.

A realização de mais-valias a estes níveis é que "atirou" a MOTA para a cotação actual.

Acredito contudo que os antigos suportes (realçando o de 7 euros) aguente com a cotação! E se este suporte se vier a confirmar, é reforçar e esperar ...

ab + bn
É calando que se aprende a ouvir; é ouvindo que se aprende a falar; depois, é falando que se aprende a calar.
 
Mensagens: 54
Registado: 23/3/2007 13:15

Mota-Engil recua mais 4% e anula parte dos ganhos...

por tek » 28/6/2007 12:31

A Mota-Engil está novamente em queda. Depois de desvalorização de mais de 5% na sessão de ontem, a construtora volta a perder 4% e já anulou mais de metade dos ganhos conquistados durante a oferta pública de subscrição (OPS) da Martifer.

Os títulos da empresa liderada por António Mota [Cot] seguem a desvalorizar 4,27% para cotar nos 7,18 euros, tendo cedido um máximo de 4,53% durante a negociação de hoje, mantendo a tendência negativa das duas últimas sessões.

Ontem as acções da Mota-Engil, empresa que controla 37,5% do capital da Martifer, perderam mais de 5%. Com a queda registada até ao momento, a empresa já anulou mais de metade dos ganhos obtidos no período em que decorreu a oferta pública de subscrição (OPS) da Martifer.

A forte procura pelas acções da sua subsidiária deu o mote para as valorizações da Mota-Engil. A antevisão de um elevado rateio levou a que os investidores aproveitassem para reforçar na construtora como forma de conseguir exposição à Martifer, levando o papel a somar 17% no período da OPS.

Com a entrada da Martifer para o mercado de capitais, em forte alta (as acções estrearam-se nos 12 euros, 50% acima dos 8 euros a que foram vendidas), a Mota-Engil perdeu o suporte e entrou numa fase descendente.

O Millennium bcp Investimento foi o último banco a actualizar a sua avaliação para a Mota-Engil. No início da semana subiu o "target" de 6,25 euros para 6,30 euros, mas manteve a recomendação de "vender".

Tendo em conta o preço-alvo definido pelo banco de investimento, a construtora apresenta, à cotação actual, um potencial de queda de mais de 12%.

http://www.negocios.pt/default.asp?Sess ... tId=298342
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 546
Registado: 28/12/2004 14:51
Localização: Porto

por Cali » 28/6/2007 12:05

é claro que o exemplo da Pararede é exagerado e absurdo. Mas sabem que há muita gente que por aqui anda, e que porventura tem Mota-Engil, e que não faz ideia que um dia, no passado, a Pararede valeu mais de 10 euros? É com os exemplos absurdos e extremos, que mais facilmente se demonstra o perigo da palavra "acredito". Porque quando se "acredita" têm-se "fé", e ter fé, em Bolsa, é das piores coisitas para se ter. É pior que ter sarna. Eu não sou imune há "fé"! Ás vezes tambem me entalo, e fico agarrado á "fé". Mas odeio isso, e a minha fé nunca dura mais do que o estritamente necessário. :)

Epá, desculpem lá estas coisas, ás vezes parece que estou a dar sermões, mas não é essa a ideia. É que de facto custa-me ver a malta (especialmente os novatos) a sofrer assim, em pleno Bull Market. É só por isso...
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

por masterpro » 28/6/2007 12:03

AgeOfDawn Escreveu:...até ao momento em que a deixaram ir para baixo :( lá se foram as minhas num stop :(


Acho que no mei disto tud foi o melhor que te terá acontecido pelo menos no que concerne á mota pois deverá estar a cotar bem abaixo do teu stop.


8-) 8-) 8-) 8-)
 
Mensagens: 673
Registado: 13/3/2007 14:42
Localização: 17

por Enslaved » 28/6/2007 12:02

Resina Escreveu:
Jabreu Escreveu:Desculpem lá..

A mota engil é das empresas portuguesas melhor geridas.

Que está a crescer exponencialmente e diversificar e bem os seus negócios..

Comparar a pararede com a mota engil é pura brincadeira

Vai acabar por inverter pq não faz sentido esta queda

Boas,
Exactamente o que eu disse...
Nem sei pq a referência à Pararede, havia melhores exemplos... lol :lol:
A Tdu quando o Joe Berardo caiu bastante, foi ao "fundo" e deu a volta, não é bem parecido com isto mas dava melhor exemplo... Essa até sei o que me doeu, e digo que se fosse neste momento um ac. da Mota, o que faria era sim comprar e não vender!
Basta sairem noticias a dizer que a Mota lucrou
"X" com a MTF e o titulo logo sobe... E nem nos podemos esquecer que a Mota e uma das grandes concorrente ao novo aeoroporto...
Abraço


Não posso estar mais de acordo com vocês, e penso que quando saírem noticias de quanto a Mota ganhou com a entrada da Martifer na bolsa que elas suba (talvez seja por isso que agora estão a puxa-la para baixo), mas também não podemos esquecer que os mercados actualmente parecem indecisos e que se houver alguma correcção que a Mota também poderá cair ainda mais. Temos outro factor que é a própria Martifer porque se ela cair muito a própria Mota também se recente. Não esquecer as possíveis subidas das taxas de juro, etc, etc.

Resumindo continuo achar que há condições para ela dar a volta por cima, mas que também há factores que a podem mandar ainda mais para baixo.

Isto tudo, só para dizer que não há certezas no mercado e por isso não vale a pena perdermos as nossas férias ou outros compromissos com as nossas certezas, porque como vimos nós tínhamos quase a certeza que ela iria subir e afinal não subiu.

P.S. Acho piada a especulação que o MOHAMED criou ao dizer que iria subir até aos 10 euros (até abriu um novo tópico) e que após esta correcção não diga nada para defender a sua posição :roll:. Espero que ela suba até aos 10 euros, porque ainda tenho Mota mas há maneiras de dizerem as coisas e para vermos telenovelas temos sempre a televisão.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Ulisses Pereira » 28/6/2007 11:56

A mota engil é das empresas portuguesas melhor geridas.

Que está a crescer exponencialmente e diversificar e bem os seus negócios..


Jabreu, mas não estará isso já mais do que reflectido no facto da acção ter quadruplicado o seu valor praticamente em ano e meio?

Que é bem gerida não coloco dúvidas. Mas isso não basta para ser uma boa compra em Bolsa. Um BMW é um excelente carro mas comprá-lo está dependente do preço a que me vendem.

Não estou com isto a dizer que a Mota é uma boa ou má compra. Não analiso "small capps". Apenas realçar de que o argumento de que é uma boa empresa em Bolsa negligencia o aspecto principal: O preço.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Resina » 28/6/2007 11:41

Jabreu Escreveu:Desculpem lá..

A mota engil é das empresas portuguesas melhor geridas.

Que está a crescer exponencialmente e diversificar e bem os seus negócios..

Comparar a pararede com a mota engil é pura brincadeira

Vai acabar por inverter pq não faz sentido esta queda

Boas,
Exactamente o que eu disse...
Nem sei pq a referência à Pararede, havia melhores exemplos... lol :lol:
A Tdu quando o Joe Berardo caiu bastante, foi ao "fundo" e deu a volta, não é bem parecido com isto mas dava melhor exemplo... Essa até sei o que me doeu, e digo que se fosse neste momento um ac. da Mota, o que faria era sim comprar e não vender!
Basta sairem noticias a dizer que a Mota lucrou
"X" com a MTF e o titulo logo sobe... E nem nos podemos esquecer que a Mota e uma das grandes concorrente ao novo aeoroporto...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por jabreu » 28/6/2007 11:36

Desculpem lá..

A mota engil é das empresas portuguesas melhor geridas.

Que está a crescer exponencialmente e diversificar e bem os seus negócios..

Comparar a pararede com a mota engil é pura brincadeira

Vai acabar por inverter pq não faz sentido esta queda
"Herói não aquele que não cai, Herói é aquele que cai e se levanta" - Confúcio
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1167
Registado: 18/8/2004 12:26
Localização: Porto

luciano, a correlação entre fé e bolsa, não sei, mas...

por msoares36 » 28/6/2007 11:31

deve estar proxima de zero. :shock:
Talvez fosse melhor, limitares a " porrada" que estás diposto a "apanhar", evitando desde já, não só não passares férias este ano, como hipotecares as do próximo... :evil:
Cumprimentos.
FSoares.
 
Mensagens: 285
Registado: 3/12/2002 19:50
Localização: Guimarães

por Resina » 28/6/2007 11:28

Deal Escreveu:Em três dias e meio a MOTA foi dos 8,35 aos 7,20 ... a debanda é geral :evil: :evil: !!!

Eu acredito nesta acção e se esta for aos 7 hoje ou amanhã é de estar atento!!! Neste momento os reforços nos momentos certos são a melhor opção!! Á muitos milhões acima dos 7,50 ... e terá de reagir !!!

Vamos ver como se comportará os antigos suportes antes das subidas eufóricas ... caution :? .

ab + bn

Caro Deal,
E em quantos dias não veio dos 7.20 aos 8.35?
A subida foi sustentável? A subida foi completa especulação.... Concordo contigo quando dizes que há muitos milhões acima dos 7.50, mas não te esqueças que tambem pode ter havido muitas vendas...
Eu acredito que o titulo não passe dos 7.10-7.20, deve ser o ponto de equilibrio...
Se ela for aos 7€, é optimo para reforçar, reduzir B.P ou mesmo entrar no titulo...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por luciano silva » 28/6/2007 11:19

Ola carissimos:
Nunca pensei levar tanta porrada num titulo em apena 2 dias chiça.....
Mas ha que ter confiança vamos acreditar que ela vai dar a volta por cima :lol: :lol: :lol:
E que ainda nos vai dar mais valias para umas boas férias :lol: :lol: :lol:
good businesse´s....€€€€€€€
 
Mensagens: 23
Registado: 7/8/2006 22:24
Localização: coimbra

por Deal » 28/6/2007 11:16

Em três dias e meio a MOTA foi dos 8,35 aos 7,20 ... a debanda é geral :evil: :evil: !!!

Eu acredito nesta acção e se esta for aos 7 hoje ou amanhã é de estar atento!!! Neste momento os reforços nos momentos certos são a melhor opção!! Á muitos milhões acima dos 7,50 ... e terá de reagir !!!

Vamos ver como se comportará os antigos suportes antes das subidas eufóricas ... caution :? .

ab + bn
É calando que se aprende a ouvir; é ouvindo que se aprende a falar; depois, é falando que se aprende a calar.
 
Mensagens: 54
Registado: 23/3/2007 13:15

por Resina » 28/6/2007 11:15

Mariachi Escreveu:Bem isto nao ta mau, ta pessimo!!!
O efeito da Martifer ja se tinha feito sentir muito antes de entrar em bolsa, quando muita gente pensava o contrário...
Vemos ver o que isto vai dar, mas que doi, doi!
Não sei porque tenho a sensação que a REN nao vai ter o mesmo efeito na EDP e tambem tenho a sensação que a REN não vai ter tanta procura quanto a Martifer...

Abraço

Boas,
è bem possível que sim, só não fiques à espera de ver a Ren a subir 30% no primeiro dia, se subir deve ficar pelo máximo de 5%, e nem acredito muito nisso, mas nunca se sabe...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Resina » 28/6/2007 11:13

Cali Escreveu:
cloud Escreveu:Bom dia a todos!
Eu estou dentro da mota engil e estou a perder tb, mas na verdade eu não vendo, pk acredito no titulo.


Independentemente de, em termos de longo prazo, não haver ainda motivos para vender a Engil, e de ser expectável que ela até venha a recuperar, este tipo de afirmação do Cloud, é regra geral, a desgraça do investidor em Bolsa. Existem muitos accionistas de longo prazo de Pararede que disseram exactamente o mesmo, há meia duzia de anos atrás. Mas enfim... não estou a dizer nada que vocês não saibam já. :wink:

Boas,
Aproveitares o exemplo do Cloud para aplicar na Pararede é um pouco "absurdo"...
Não compares a Mota-Engil, a outros titulos sem qualquer "razão lógica" para subir... A Mota-Engil subiu pela especulação, mas tambem porque no meu ponto de vista ela, é uma boa empresa, talvez seja dificil voltar ao valor máximo (no curto prazo), mas garanto-te que quem não volta ao máximo é a Pararede...
O Cloud pode ter de esperar algum tempo para voltar a sorrir, mas quem investe sabe os riscos que corre. Agora duvido que quem tenha comprado pararede a 4, 5, 6€ volte a tê-la nesse valor...
Abraço
Se não podes vencê-los, o melhor mesmo é juntares-te a eles!
Porquê ir contra o mercado? Perdemos sempre!
És fraco, junta-te aos fortes!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5769
Registado: 9/11/2005 17:56
Localização: Lisboa

por Mariachi » 28/6/2007 11:10

Bem isto nao ta mau, ta pessimo!!!
O efeito da Martifer ja se tinha feito sentir muito antes de entrar em bolsa, quando muita gente pensava o contrário...
Vemos ver o que isto vai dar, mas que doi, doi!
Não sei porque tenho a sensação que a REN nao vai ter o mesmo efeito na EDP e tambem tenho a sensação que a REN não vai ter tanta procura quanto a Martifer...

Abraço
 
Mensagens: 444
Registado: 25/6/2007 11:05

por Cali » 28/6/2007 10:59

cloud Escreveu:Bom dia a todos!
Eu estou dentro da mota engil e estou a perder tb, mas na verdade eu não vendo, pk acredito no titulo.


Independentemente de, em termos de longo prazo, não haver ainda motivos para vender a Engil, e de ser expectável que ela até venha a recuperar, este tipo de afirmação do Cloud, é regra geral, a desgraça do investidor em Bolsa. Existem muitos accionistas de longo prazo de Pararede que disseram exactamente o mesmo, há meia duzia de anos atrás. Mas enfim... não estou a dizer nada que vocês não saibam já. :wink:
------------------------------------------------
* Trilogia de Cali-nadas *

- "Não deixe para amanhã o que pode perder hoje!"
- "Quem tem medo, compra um certificado de aforro."
- "Mais vale ser um trader idiota bem sucedido, do que um investidor genial falido"
 
Mensagens: 839
Registado: 9/12/2002 13:40
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Google [Bot], Shimazaki_2 e 394 visitantes