Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/3/2021 19:42

Rui, então acabou a indefinição e o caminho será certamente: norte, norte , norte. Sempre me pareceu estúpido insistir na OPA, quando muito provavelmente a pressão compradora dos chineses e dos Mota no aumento levará a cotação para próximo desses valores. Se a essa pressão acrescentarmos o fecho dos curtos teremos o caldo que justifica o tal Norte que referi. Segunda feira logo veremos se fecham ou não fecham as posições curtas. Bom fim de semana. :mrgreen:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 19/3/2021 19:38

Àlvaro Escreveu:Qual é o minoritário que avança com tentativa de impugnação quando o regulador dispensou de OPA se não houver outro interesse? Óbvio que os americanos estão a dar forte na Mota porque querem afastar os chineses.


Qualquer minoritário como aquele Fundo belga que tem a sua posição tranquilamente, por ex 1%, e de um dia para outro é confrontado com isto:

- quer manter o 1%, exactamente na mesma proporção (votos, dividendos, etc etc) ? Então tem de meter mais x num AC

- se não quer e pretende vender os direitos de subscrição no AC, eles valem zero ou próximo disso porque a cotação em mercado está abaixo do valor do AC

- o que ele queria mesmo é que lhe comprassem a mais do dobro do que está, como a cccc faz ao maior acionista a 3,08...

É este tipo de minoritário que pode avançar com a impugnação... Agora alguém com algumas dezenas/centenas de milhar realmente não vale o esforço, exceto por uma razão de princípio (como os que andarão na associação dos pequenos investidores, e quem sou eu para criticar, pois as queixas são as mesmas do belga, independentemente do cash de cada um)

PS Acho que os americanos não estão nem aí, apesar das ramificações geográficas da Mota... Mas era engraçado que existisse uma posição de alguém dos EUA com 15 a 20%, aí sim, a festa podia ser gira
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/3/2021 19:38

Rui, então é assim: acabou a indefinição e o caminho deverá ser norte, norte, norte. Seria estúpido não aceitarem, sempre me pareceu, a entrada dos chneses e o reforço da Mota poderão levar a ação perto preço da OPA. A pressão compradora ser´+a enorme quando os vendedores terão de fechar posições curtas. Ora isto tem o tal efeito norte que referi. Bom fim de semana, segunda veremos se fecham ou não as posições curtas. Ai, não fecham, até se atropelam...
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RuiGerente » 19/3/2021 19:28

"Acionistas da Mota-Engil aprovam alteração de estatutos que permite entrada da CCCC sem OPA"

https://jornaleconomico.sapo.pt/noticia ... opa-716066
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 412
Registado: 13/1/2020 7:43

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/3/2021 19:21

Sim, pode acontecer, mas a acontecer revela uma evidência: também na Mota americanos e chineses chocam de frente. Qual é o minoritário que avança com tentativa de impugnação quando o regulador dispensou de OPA se não houver outro interesse? Óbvio que os americanos estão a dar forte na Mota porque querem afastar os chineses.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 19/3/2021 17:42

Acho que não estarei enganado Álvaro, parece-me que uma eventual impugnação judicial das deliberações, por parte dos minoritários, não entrará ainda hoje em juízo...
Hoje são as aprovações em AG, a sua impugnação é logicamente subsequente
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/3/2021 17:03

trend, estás enganado, é mesmo hoje. Há um artigo interessante na pag de economia do "Expresso" sobre isso.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 19/3/2021 16:50

António Vieira Escreveu:Forza Algarve, não, não

A CCCC ainda não é acionista.

E os minoritarios pretendem contestar a Assembleia se a familia Mota votar, pois dizem que é abuso do poder que tem, numa decisão que foi feita à `medida. Daí alguma importancia ou muita


Mas nada disso dos minoritários será hoje.

Hoje vai ser tudo aprovadíssimo....
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/3/2021 16:44

Forza a questão é mesmo essa, há pequenos acionistas que consideram ilegal que a família Mota tenha direito a voto, uma vez que t^ªem acordo prévio. Penso que há interesses americanos a tentar inviabilizar o negócio. E os chineses sabem que se avançarem com uma OPA arriscam-se a uma contra OPA. Já alguém aqui disse e parece-me a saída: Chineses e Mota tirarem a empresa de bolsa.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Vieira » 19/3/2021 16:41

Forza Algarve, não, não

A CCCC ainda não é acionista.

E os minoritarios pretendem contestar a Assembleia se a familia Mota votar, pois dizem que é abuso do poder que tem, numa decisão que foi feita à `medida. Daí alguma importancia ou muita
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 19/3/2021 16:36

Não entendo qual excitação pela assembleia quando 2 detém quase o 70% dos votos...
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Vieira » 19/3/2021 16:16

Alguem consegue saber se antes das 16h30 exitem noticias?

PS: Festa existe na Sonae. Andava de mãos dadas com a Mota e decidi investir na Mota....
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/3/2021 16:02

Sim, é hoje. Se deixarem entrar os chineses temos festa.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 19/3/2021 15:50

Àlvaro Escreveu:Do resultado da Assembleia sairá a luz. Ou a escuridão... menos provável. :lol:


Boas.
é hoje a assembleia?

abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/3/2021 15:40

Do resultado da Assembleia sairá a luz. Ou a escuridão... menos provável. :lol:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/3/2021 13:08

Qual é aqui o ponto. Especular que não haverá aumento de capital e que os chineses deixam cair o aumento e não vão lançar OPA. Como se não houvesse americanos interessados.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ALEGRIA40 » 19/3/2021 12:23

A família Mota pode sempre comprar as ações de quem quiser vender a 2/2 e pouco. Eu gostaria muito de vender algo a 3 e depois ir comprar a mesma coisa a 2. Creio que já era um bom prémio!
 
Mensagens: 87
Registado: 5/3/2021 14:03

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 19/3/2021 12:06

António Vieira Escreveu:Sem dúvida Trend.

So existe um ponto que aceito. É que tem que haver um prémio pela família Mota perder o controle da empresa. Eles abdicam de 65 % para 40. Convenhamos que não deve ser fácil aceitar essa erda de posição. Mas foi mal gerido este processo.

Vamos aguardar serenamente.


Exactamente, é um ponto bastante pertinente o que acrescentas. Mas esse prémio poderia ser acautelado de alguma forma menos ostensiva.

O “Nós ficamos com 3 euros e vocês todos fiquem com a cotação onde está e ainda por cima subscrevam agora um AC acima do preço de mercado senão ainda levam com a diluição” é que é, no mínimo, risível... a acompanhar
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Vieira » 19/3/2021 12:01

Sem dúvida Trend.

So existe um ponto que aceito. É que tem que haver um prémio pela família Mota perder o controle da empresa. Eles abdicam de 65 % para 40. Convenhamos que não deve ser fácil aceitar essa perda de posição. Além disso, fica opavel a Mota.
Mas foi mal gerido este processo. Com bom senso os minoritários tinham aceite uma Opa parcial.

Vamos aguardar serenamente. Pode haver surpresas positivas.
Editado pela última vez por António Vieira em 19/3/2021 12:07, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 19/3/2021 11:42

António Vieira Escreveu:Se os minoritários impugnarem a decisão, caso a família Mota vote, lá se vao os Chineses pois já garantiram que não havia OPA.

Pena ser as 15h 00 porque deve acabar depois do fecho do mercado.

Estou curioso. Mas guerras não ajudam nada


Por acaso guerras até costumam ajudar a subidas de preço, há vários exemplos históricos.

Mas aqui dificilmente será assim, pois os pequenos, por muito que queiram, não mandam nada, só conseguirão mesmo atrapalhar via litigância aquilo que vier a ser hoje aprovado (aprovado sem sombra de dúvida, claramente...).

Isto podia ter sido feito com bom senso, com uma OPA parcial da CCCC a 2 euros e tal (até a Flexdeal acho que fez OPA parcial de 19% sobre a Raize, num campeonato diferente), seguida de AC tradicional por todos (porque a empresa precisa do cash com a crise...) que até podia ser a este preço de 1,5. Mas aí os ganhos não seriam só para a MGP mas para todos os acionistas, pois provavelmente a cotação ajustaria logo para o preço da OPA.

Por causa do caminho que preferiram, segue o ram ram na cotação até ao AC e agora com processos em perspectiva, pois não só querem vender as suas acima de 3 como fazer um AC acima do preço de mercado...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Vieira » 18/3/2021 23:05

Se os minoritários impugnarem a decisão, caso a família Mota vote, lá se vao os Chineses pois já garantiram que não havia OPA.

Pena ser as 15h 00 porque deve acabar depois do fecho do mercado.

Estou curioso. Mas guerras não ajudam nada
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 18/3/2021 22:48

Importante para perceber o que está em jogo. E não é coisa pouca:
https://expresso.pt/economia/2021-03-18 ... --7eaf96a4
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 17/3/2021 16:55

Boas.
amim até me dá dores de cabeça olhar para a nossa bolsa.
que miseria.
mudei de ares à dois anos, mas devia ter sido á 10anos ou mais.
agora só me quero livrar dos esqueletos que tenho no armário, mas não sei quando.
Mota, Estoril sol, impresa, etc......
é a vida.
PSI já meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.

abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 17/3/2021 16:24

Há anos que andamos a ser papados :wall: :oops: . O PSI, que já foi 20, não passa do quintal/ horta de uns quantos,... :mrgreen: :-"

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por XxxTOP GUNxxX » 17/3/2021 15:51

trend=friend Escreveu:Só se fosse depois OPA dos 2 para a retirar de bolsa :lol:


uma séria possibilidade... :?:

controlarem o preço depois do AC, já que a diluição será residual, pois os 2 maiores accionistas vão ao AC para papar o pato do accionista privado/institucional, que tem preços médios superiores....

depois, manipularem as contas 27, entre outras, já que o supervisor, apenas supervisiona o bolso dele, (legislação feita à medida, antes de assumir funções, salários/benefícios);

enfim..... mais um caso brilhante de como ludibriar gansos/patos :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 16/3/2021 21:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cali010201, Crissssx, Ferreiratrade, Google [Bot], JFDIL, Jmdm, ParaCima, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 292 visitantes