Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 6/4/2018 23:00

Velaverde Escreveu:Olá Artista Romeno, antes de mais, gosto muito das tuas análises, revelas conhecimentos bem acima da média... os meus são bem abaixo ;-)


Conheces alguma empresa em que a distribuição dos lucros seja nesta proporção, em que o Grupo principal fica só com 3% dos lucros ?


PS - Não tenho dúvidas que as Contas são marteladas, e bem :-)

bem, isso so seria possivel, caso as unidades detidas a 100% perdessem muito dinheiro mesmo......
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Velaverde » 6/4/2018 22:56

Olá Artista Romeno, antes de mais, gosto muito das tuas análises, revelas conhecimentos bem acima da média... os meus são bem abaixo ;-)


Conheces alguma empresa em que a distribuição dos lucros seja nesta proporção, em que o Grupo principal fica só com 3% dos lucros ?


PS - Não tenho dúvidas que as Contas são marteladas, e bem :-)
 
Mensagens: 35
Registado: 5/2/2008 11:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 6/4/2018 22:42

Velaverde Escreveu:Caro GooPrime, permita-me responder-lhe também.

É um facto que as Vendas aumentaram 18%.
O cash aumentou 170 % ( incluindo mais de 150M em divida publica angolana , triple AAA, como diz o Artista...) diminuindo assim a divida liquida.
É um facto que o EBITDA cresceu 19%.
É um facto que o EBT subu 45 % !

No entanto, o mercado, depois de conhecer estes resultados, fez cair a cotação em mais de 7%. Estranho ?

Não ! Com tantos crescimentos nas vends e lucros, o lucro DO GRUPO MOTA caiu 97 % !

O EV/EBITDA é de cerca de 4, o que é considerado "barato".

No entanto, de que vale um alto EBITDA ( o EV até desceu), se o que interessa para os accionistas, os lucros, ficam em mais de 97 % para "interesses que não controlam" ? O grupo MOTA ficou com menos de 3 % dos lucros de 2017 gerados pelo Grupo Mota. Isto é, para mim, inédito, nunca tinha visto algo assim.
É esse o ponto!....

assumindo que as contas eram normais, tem muito EBITDA, mas o D&A come mais de metade, logo ai era ilusorio, depois o atribuivel ao grupo e baixo.......pelo que se ve,
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Velaverde » 6/4/2018 22:38

Caro GooPrime, permita-me responder-lhe também.

É um facto que as Vendas aumentaram 18%.
O cash aumentou 170 % ( incluindo mais de 150M em divida publica angolana , triple AAA, como diz o Artista...) diminuindo assim a divida liquida.
É um facto que o EBITDA cresceu 19%.
É um facto que o EBT subu 45 % !

No entanto, o mercado, depois de conhecer estes resultados, fez cair a cotação em mais de 7%. Estranho ?

Não ! Com tantos crescimentos nas vends e lucros, o lucro DO GRUPO MOTA caiu 97 % !

O EV/EBITDA é de cerca de 4, o que é considerado "barato".

No entanto, de que vale um alto EBITDA ( o EV até desceu), se o que interessa para os accionistas, os lucros, ficam em mais de 97 % para "interesses que não controlam" ? O grupo MOTA ficou com menos de 3 % dos lucros de 2017 gerados pelo Grupo Mota. Isto é, para mim, inédito, nunca tinha visto algo assim.
É esse o ponto!....
Anexos
Mota 2016_2017.jpg
Mota 2016_2017.jpg (34.28 KiB) Visualizado 4472 vezes
 
Mensagens: 35
Registado: 5/2/2008 11:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 6/4/2018 22:21

GooPrime Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:só acrescento uma coisa a divida caiu, pois caiu o tanas antes era clientes, agora tem titulos da republica de angola que são não A, mas triple AAA :mrgreen:


Foram uns milhãozitos, não veio tudo daí.



Já agora Artista, como tenho ideia que percebes alguma coisa de fundamentais, ao contrário de outros usuários.

Até que multiplo EV/EBITDA é para ti aceitável. Ou melhor, em que multiplo dás de desconto para comprar.


o meu problema com esta empresa é a accounting e earnings quality, essa é que é essa........ multiplo de coisa nenhuma, ativo especulativo até nao dar mais. Eu pelos tesouros que ia encontrar até pagava so pa fazer uma DD real a esta empresa ia ser lindo de morrer :-" , a começar nas royalties reais e acabar nos incobraveis :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 6/4/2018 20:18

Artista Romeno Escreveu:só acrescento uma coisa a divida caiu, pois caiu o tanas antes era clientes, agora tem titulos da republica de angola que são não A, mas triple AAA :mrgreen:


Foram uns milhãozitos, não veio tudo daí.



Já agora Artista, como tenho ideia que percebes alguma coisa de fundamentais, ao contrário de outros usuários.

Até que multiplo EV/EBITDA é para ti aceitável. Ou melhor, em que multiplo dás de desconto para comprar.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 6/4/2018 19:25

Velaverde Escreveu:Os lucros da Mota não diferem muito dos do ano passado, de 67,5M (2016) para 61M (2017).
A grande diferença é a distribuição desses lucros.
Se em 2016 os Interesses que não controlam ficaram com 17M do bolo (sobrando 50 M para o Grupo Mota),
em 2017, dos 61M, ficaram com 59-60M, sobrando os 2M para o Grupo Mota.

Ou seja, os resultados do Grupo estão a ir para Interesses que não controlam, accionistas de empresas do Grupo,
mas que são exteriores ao Grupo Mota.

Assumindo um lucro de 61M, o PER da Mota seria de 13.
Com um lucro real de 2, o PER é de 386 !

Bons negócios !

só acrescento uma coisa a divida caiu, pois caiu o tanas antes era clientes, agora tem titulos da republica de angola que são não A, mas triple AAA :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ricardmag » 6/4/2018 19:13

O que te leva a concluir que já está em bear marcket?
Para mim só se quebrar em baixa os três euros.

Cumprimentos

transferir.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 6/4/2018 18:28

salvador_guru Escreveu:Bom dia meus caros,

A meu ver a Mota acaba de entrar em bear market.

Foi bom enquanto durou e sem duvida que foi das minhas melhores apostas em 2017.

A quem otpou por ficar dentro boa sorte, mas prevejo ida aos 2,30.

Cumps,
Salvador



Bear market confirmado hoje.

Cumps

Salvador
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por peaners » 6/4/2018 18:18

Vejo no mensal um possível teste à MM20 (situa-se +- ali nos 2.60)
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 6/4/2018 18:06

Eagle concordo com o que tu dizes.

A leitura que faço é que apresentas os números que melhor sustentem a tua teoria de desvalorização potencial da empresa face ao preço de mercado. Ora metes o valor, ora analisas apenas uma rubrica, ora pintas de amarelo.

Não acho coerente criticar o resultado por apresentar vendas extraordinárias e depois servir o mesmo resultado para dizer que o comparativo é uma desgraça... Mas pode ser um problema de interpretação meu.

Acho que já toda gente percebeu que os 2 eur são o alerta :) Cabe.me respeitar isso, sobretudo depois do comportamento do preço nas últimas semanas.

Com a leitura que faço do gráfico, devido ao rompimento que atrás apontei no tempo-gráfico de 60 minutos (bem como do suporte diário), acredito que o caminho é para baixo.

Abc.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 6/4/2018 17:48

SFT Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:Com queda nos resultados de 97% para 2 Milhões e divida de 800 Milhões justifica bem uma valorização de 100% na cotação do titulo no ultimo ano.


Eagle não é perseguição, mas atrás dizes que os resultados de 2016 eram negativos, se tirarmos o efeito da alienação, mas agora esses mesmos resultados deixam de ser negativos e passam a contar para os comparativos.

Fico com dúvidas se a tua participação é séria. Não é por mal. A coerência e a honestidade são valores que prezo. E se tenho a certeza da tua fragilidade em termos de análise gráfica, agora fico sem saber se posso confiar na tua capacidade de fazer análise fundamental. Há falta de consistência argumentativa constante. É uma pena.


Não é falta de coerência argumentativa .
Depende de quem é o publico que está a analisar os resultados

Sempre disse que para mim nos últimos 3 anos os resultados operacionais foram sempre negativos ou nulos , tirando a venda dos aneis extraordinários .
E que é um problema estrutural que não está solucionado
E que para mim nos tempos mais próximos ate ver uma mudança estrutural vai ser mais do mesmo nos resultados .

Agora para o mercado resultados anteriores com produto da venda extraordinária forma muito bons e justificavam subida da cotação de 100%
Se mercado considerou valores dos aneis para subida de 100% , agora tem de considerar baixa de 97% nos resultados para refletir o valor da cotação
( não serão as obras que justificam a subida pois as obras não deixam resultado liquido na empresa no final do ano ) e dividendos o ano passado foram distribuídos com venda de empresas e não resultados operacionais .
Vão-se as empresas e parte dos resultados anuais

Claro que vendidas as empresas depois o que fica em Interesses que não controlam é enorme e não fica quase nada na empresa para acionistas .

Para mim a situação sempre foi clara e de onde vinham os resultados apresentados e as debilidades estruturais .

Agora o mercado paga o que quiser .

Já disse , na minha carteira acima zona de 2 euros não. Agora cada um paga o que quiser e assume as desvalorizações que mercado impuser
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 6/4/2018 17:44

Esta cotada desde há umas semanas para cá, deixou de estar Bull,
e qd saiu aquela nota
a referir a previsão dos resultados fracos
ainda se ressentiu mais,
bom
e se ontem
n tivesse levado um daqueles puxões para cima,
então hoje
a queda
já de si feia,
já teria sido bem abaixo dos €3.
Prevejo no curto-médio prazo uma visita à zona dos €2, isto se entretanto n suceder nenhum evento inesperado e mais grave no mercado do petróleo... :-k
PS: Cuidado com essas entradas, isto de tentar apanhar facas a cair nunca deu bom resultado! :wall:
BN e BFS
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Garf » 6/4/2018 17:38

Em 02.04.2018:
Garf Escreveu:....
Voltando à AT, partilho abaixo a minha opinião:

* Nada alterou na minha perspectiva. Continua à acentuar a quebra da LTA primária (médio/longo prazo).
* Estamos numa zona agora de surporte que deu muita luta quando foi resistência em Outubro 2017.
* Acredito que a onda de correção (Elliott), agora com projeção nos 61,80% Fibo na zona dos 3,20 poderá ser quebrada em direção a zona dos 2,90 (50,00% Fibo).
* A única situação para mim um tanto "preocupante" :-k , com relação ao sentido da tendência nessa zona de suporte, é a atual "posição qualificada dos curtos" :roll: . Até o passado dia 28/03, não havia posição relevante a descoberto e acredito que assim se manteve até a última sessão do mês (29/03) :shock: . Amanhã teremos a confirmação se Março terminou sem posições a descoberto relevantes.
...

Continuo com a mesma opinião. Enquanto não houver posições curtas relevantes, a situação ainda é mais preocupante :-k . Até ontem (05/04) não havia, mas a partir da próxima semana saberemos se os ursos sairam da hibernação nessa cotada :mrgreen: .

BN
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 6/4/2018 17:35

EAGLETRADER20 Escreveu:Com queda nos resultados de 97% para 2 Milhões e divida de 800 Milhões justifica bem uma valorização de 100% na cotação do titulo no ultimo ano.


Eagle não é perseguição, mas atrás dizes que os resultados de 2016 eram negativos, se tirarmos o efeito da alienação, mas agora esses mesmos resultados deixam de ser negativos e passam a contar para os comparativos.

Fico com dúvidas se a tua participação é séria. Não é por mal. A coerência e a honestidade são valores que prezo. E se tenho a certeza da tua fragilidade em termos de análise gráfica, agora fico sem saber se posso confiar na tua capacidade de fazer análise fundamental. Há falta de consistência argumentativa constante. É uma pena.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 6/4/2018 17:08

Ah agora é AT.

Tou fora. Isso é fora da minha liga.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 6/4/2018 17:05

Aqui no fórum é o básico . POr isso já não comento cotadas .

Quando não têm argumentos , e o titulo cai porque os resultados foram efetivamente maus , partem para o ataque pessoal.

Shorta , faz isto , faz aquilo, em vez de discutirem porque o titulo caiu 8% com elevado volume e perdeu a MM200 de referencia .

Dizem para fazer isto e aquilo , como se eu fosse um pau mandado, ou ligasse alguma coisa na minha estratégia ao que dizem estas ilustres personagens .

Agora com fecho abaixo abaixo da MM200 para quem gosta de AT é ver até onde vai a queda .

Na minha carteira acima da zona dos 2 euros não entram.

Com resultados de 2 Milhões e uma divida de 800 Milhões e com a maior parte dos aneis todos vendidos ? NO WAY
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 6/4/2018 16:54

Como é que resultados nada, sales a CRESCER, margin a CRESCER, ebitda a CRESCER.


Como é que não vês isto. Só vais ver o resultado quando deixarem de pagar a dívida com o EBITDA e começaram a pagar lucros, mas aí já vais tarde. Porque a cotação vai estar nos 6€ nessa altura. :lol: :lol: :lol:

Epah, já te disse, SHORTA, se fosses um ás desta treta tinhas apanhado uma mão cheia delas a 4€ porque a empresa só vale 2€ na tua ótica, e já tinhas 25% no bolso com mais 25% a caminho... só que... não fizeste nada disso... fizeste uns posts. :mrgreen: :mrgreen:


Mas quando nem sabes o que são resultados operacionais, talvez também não sabes onde é o botão do short. Telefona para o support da corretora que ela ajuda-te, se tiveres uma conta.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 6/4/2018 16:49

Boa Desculpa a do mercado a cair .

Para as outras cotadas não deve ter caído , pois caíram todas menos que esta , para não falar das que subiram e não quiseram saber da queda do índice .

O Backlog já existe há vários anos e a faturação de 2 MIL Milhões já existe há vários anos .

Nos últimos 3 anos os lucros operacionais são nulos ou negativos .

A empresa tem um problema estrutural a gerar resultados e um esforço financeiro enorme na atividade e custos da divida .

Que com estes maus resultados desde há 3 anos a cotação estivesse estável á espera dos amanhãs que cantam até posso concordar .

Agora valorizar 100% com estes péssimos resultados nos últimos 3 anos e sem NENHUMA indicação que algo estrutural se alterou . Não .

E o mercado também já não compra esse conto de fadas dos fabulosos resultados futuros que se prometem há 3 anos e nunca aparecem

Era o 2020 e mais não sei o quê de objetivos apresentados há muito tempo ( So pesquisando ) e resultados nada .

Muita parra e pouca uva . Fatura Fatura Fatura e depois nunca deixa resultados operacionais na empresa para incrementar a riqueza da empresa e accionistas
Anexos
mercado 0604.PNG
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 6/4/2018 16:55, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 6/4/2018 16:40

Se o mercado fosse 100% eficaz, ninguém ganhava dinheiro.

Hoje cai porque o mercado cai, como ontem subiu porque o mercado subiu.
Num bear market quase totalidade das acções caiem (mesmo as que tem bons fundamentais) e num bull market a quase da totalidade das acções sobem (mesmo as que tem más fundamentais). Isto é o básico do básico.


Há duas maneiras de gerar riqueza para os accionistas, ou distribui-se dividendos ou sobe-se o valor da cotação.

E há duas maneiras de se gerar riqueza para uma empresa para ela gerar riqueza para os accionistas, ou aumenta-se o topline que é as vendas, ou aumenta-se a margem. A EGL aumenta as duas. Bastava fazeres contas de merceeiro para perceber que num backlog a crescer lá para os 5,5MM no mínimo e com o topline a aumentar como foi re-afirmou hoje, vá mesmo que não passe os 2750M mesmo com uma margem igual de 16% dá 440M... esta administração só não paga a dívida toda em 3/4 anos se não quiser.
3€ é peaners, é comprar na fraqueza e vender na força. Velha máxima dos grandes dos fundamentais.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 6/4/2018 16:24

Embora neste momento não esteja disponível para comentar cotadas ( Até porque eu não percebo nada disto ) , face aos comentários anteriores , abro aqui uma exceção nesta cotada .

Não compreendo como o mercado não consegue fazer uma boa leitura dos excelentes resultados e o titulo cai 8% com mínimo nos 3.04 , abaixo da MM200 nos 3.23

E já diz o aforismo “ ABAIXO da MM200 , normalmente nada de bom acontece no comportamento do titulo ou indice “
Ex: Ver JMT após quebrar em baixa recentemente a MM200.

Então o mercado não percebeu que a faturação de 2.6 MIL MILHÕES é excelente e o crescimento do EBITDA para 400 MILHÕES foi fabuloso, e uma divida de 800 Milhões com RL de 2 Milhões é ótima ?

Terá o mercado olhado para a insignificância do Resultado Liquido de 2 Milhões ? Faz Mal .
Com queda nos resultados de 97% para 2 Milhões e divida de 800 Milhões justifica bem uma valorização de 100% na cotação do titulo no ultimo ano.

As IPSS nem têm como objetivo o RL para o incremento de riqueza para os accionistas.
Já nas empresas cotadas no mercado talvez os accionistas pretendam atingir bons lucros .

Mas então o gráfico não dizia que agora que estava no suporte , era para subir ?
Vá-se lá perceber os critérios do mercado para desvalorização .
Anexos
egl 0604.PNG
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 6/4/2018 16:10

E ainda digo mais, o maior erro desta gestão é distribuir dividendos.

Não tem lógica nenhuma distribuir dividendos quando a dívida tem um cupão médio de 5.6%. Se tivessem parado de distribuir dividendos estes anos todos, a empresa estava ainda melhor agora, porque tinha pago mais dívida.

Mas como a única maneira de terem liquidez para continuar a comprar acções ao preço da uva mijona para as suas carteiras é a retirarem dinheiro da empresa em dividendos para re-aplicarem na compra de acções.
Os ordenados chorudos que têm não chegava para fazerem o insider buying às paletes que fizeram nos últimos anos.

Mas esqueceram-se que se a cotação vale-se 5€ hoje em vez de 3€ também estariam mais ricos mesmo com menos acções. São escolhas.
Editado pela última vez por Gonee111 em 6/4/2018 16:26, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por hugob0ss » 6/4/2018 16:10

Mas estes pseudo analistas de fundamentais só sabem ver o número final, aquele que faz manchetes, e depois dizem que de de vendas de 2,59MM não interessa para nada porque só apresentaram 2M de lucro líquido. E que a empresa não dá lucro e devia cotar a 0 para ter um PER aceitável.
Como é que uma pessoa pode vir aqui e não fazer simplesmente isto :wall: :wall: :wall: com estes comentários.


Realmente se análise fundamental fosse só dividir dois números era uma maravilha.

cumprimentos
O mercado tem sempre razão, a não ser que esteja obviamente errado.
 
Mensagens: 335
Registado: 23/10/2008 14:18
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 6/4/2018 15:46

AlanTejano Escreveu:Os resultados Liquidos são como o défice do estado :), onde tudo depende de como se afinam as cativações. Aqui depende do abatimento da divida.

Enfim, relevante mesmo é o EBITDA, e esse foi bom.


Mas estes pseudo analistas de fundamentais só sabem ver o número final, aquele que faz manchetes, e depois dizem que de de vendas de 2,59MM não interessa para nada porque só apresentaram 2M de lucro líquido. E que a empresa não dá lucro e devia cotar a 0 para ter um PER aceitável.
Como é que uma pessoa pode vir aqui e não fazer simplesmente isto :wall: :wall: :wall: com estes comentários.


Então os 38M de dividendos se não fossem distribuídos iam para onde?
Se em vez de reduzirem 282M de dívida apresentassem em lucros para pagar IRC ao estado, só para terem um título de jornal todo pomposo "lucros da mota engil subiram 400%"

Então vinham ai os paparocos a dizer que a cotação ia voar a 10% ao dia até ao final do ano.
Não sabem ler sequer um balance sheet, não sabem o que é um guidance, não sabem ver que só em recurring free cash flow a cotação nunca vale 2€. Não sabem ver que um EBITDA de 400M uma cotação de 3€ é peaners.
Mas pronto o que interessa é o PER de ontem que os motinhas manipulam como querem porque tem o controlo total da empresa.


Tenho pena que tenham perdido o buy signal na EGL.
Screenshot_8.jpg


Pintarem aqui cenários que não existem não faz o preço mexer, nem eu a dizer que os resultados são bons nem vocês a dizer que os resultados são maus, as instituições que estão dentro tem melhores analistas que qualquer um de nós e essas é que mandam. O resto é oscilações normais de mercado. Que são maiores aqui por causa do Beta mais elevado do papel.
Bem hajam eu volto cá no final do ano quando isto quebrar os 52 week highs.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AlanTejano » 6/4/2018 15:16

Os resultados Liquidos são como o défice do estado :), onde tudo depende de como se afinam as cativações. Aqui depende do abatimento da divida.

Tanto num caso como noutro, há também objetivos politicos.
No OE afinou tanto que, depois de somado o reforço de capital da CGD, acertou certinho nos 3%.
No caso da Mota, deu jeito "mostrar" um número positivo... e assim foi :D

Enfim, relevante mesmo é o EBITDA, e esse foi bom.
I love this game!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 11:50
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Apramg, bento.jp13, Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], iniciado1, niceboy, PAULOJOAO e 146 visitantes