Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 13/12/2015 3:34

Enquanto a malta vai mandando bitaites do valor da empresa, a familia Mota vai comprando desalmadamente e ja tem quase 50% da companhia. Faz-me lembrar o tipo da Altri. Enquanto andavam a ver os graficos e se ia para cima ou para baixo ele la se foi enchendo. Tivesse eu mais dinheiro...
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 12/12/2015 21:45

A divida deve estar a baixar. Estao a vender ativos nao estrategicos. Parece que a seguir é parte da Ascendi
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por richardj » 12/12/2015 21:30

Sinedrio Escreveu:O que eu observo é que a divida da Mota-Engil está a atingir cada vez mais, contornos assustadores !!


A mota não está a reduzir os custos financeiros?

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sinedrio » 12/12/2015 19:22

O que eu observo é que a divida da Mota-Engil está a atingir cada vez mais, contornos assustadores !!
 
Mensagens: 231
Registado: 20/11/2015 17:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por groo99 » 12/12/2015 3:37

Está aqui um dos mistérios do PSI18.
Durante o dia alguém andou a comprar direitos que com a cotação a preços de hoje não valem nada....
Ou o tipo é burro ou existe aqui alguma coisa.
É de ir observando.
 
Mensagens: 10
Registado: 23/8/2014 0:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 11/12/2015 13:02

Então não é que não posso vender os meus direitos porque a bolsa exige uma ordem mínima no valor de 100€!!!!
Para isso, aos preços actuais dos direitos, tinha que deter uns 20 000.
A pensar que ainda ia arranjar dinheiro para um jantarzito...

Edit - Afinal são mariquices da plataforma. Resolvido!
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 11/12/2015 11:34

zguibz Escreveu:Gostava que alguém mais inteligente do que eu, me explicasse nem que seja através de desenho; porque é que alguém compra o "direito de adquirir acções" a um preço muito superior ao valor de mercado, quando pode adquirir pura e simplesmente as mesmíssimas acções por um valor muito mais baixo?

Será com a intenção de negociar esses mesmos direitos?
Ok, mas que perspectivas existem de valorização desses direitos, quando esses direitos, só dão direito a perder dinheiro?

Se os pequenos accionistas não estiverem interessados em participar no AC, o que acontece às acções que não forem subscritas?

Não sei porquê, mas acho este AC bastante estranho...


Podem existir duas justificações:
- conseguir tomar uma posição na empresa muito superior à que a normal liquidez da acção permite (ex: comprar 10% da sociedade). Ainda assim, esse eventual comprador estaria a pagar um prémio de 20% para poder aceder a esse bloco...;
- o que não for subscrito não será subscrito por ninguém, creio que está nas condições. O AC não é verdadeiramente necessário para pôr dinheiro na empresa, é apenas para "igualizar" accionistas.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por zguibz » 11/12/2015 11:26

Gostava que alguém mais inteligente do que eu, me explicasse nem que seja através de desenho; porque é que alguém compra o "direito de adquirir acções" a um preço muito superior ao valor de mercado, quando pode adquirir pura e simplesmente as mesmíssimas acções por um valor muito mais baixo?

Será com a intenção de negociar esses mesmos direitos?
Ok, mas que perspectivas existem de valorização desses direitos, quando esses direitos, só dão direito a perder dinheiro?

Se os pequenos accionistas não estiverem interessados em participar no AC, o que acontece às acções que não forem subscritas?

Não sei porquê, mas acho este AC bastante estranho...
O caminho para cima e o caminho para baixo, são um único caminho!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 489
Registado: 30/8/2006 19:09
Localização: No meio da selva...

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 11/12/2015 10:46

trend=friend Escreveu:
Diacono Escreveu:Estava convencido que era hoje o inicio da negociação, mas afinal enganei-me. Começa dia 11.
Ainda assim, não antevejo grande oscilações no valor.
Qual o interesse em subscrever direitos para comprar acções mais caras do que no mercado?
Estar-me-á a escapar algo?


É interessante acompanhar este AC do ponto de vista teórico, acho que é realmente único...

- Em termos gerais, a atribuição de direitos num AC destina-se a possibilitar o nivelamento de todos os accionistas pré-AC. Ou seja, compensa parte da diluição resultante do AC, visto terem uma posição de x% e com a ampliação do capital passarão para y%;

- O exercício dos direitos, por seu lado, visa impedir a diluição e fazer com que a posição acionista em % fique a mesma, fazendo equivaler x e y no que toca ao equity na empresa.

Assim, quem acorre a um AC junta ao valor económico atribuído pelo simples facto de ser acionista potencialmente diluído (direitos) uma nova contribuição (materializada com o seu exercício) que visa evitar precisamente a diluição. Neste AC, em que não se justifica acorrer a ele de um ponto de vista económico, e ainda que a matemática dos tradicionais AC pareça dizer outra coisa por isso mesmo, resta saber se existirá o reconhecimento do valor do primeiro parágrafo, ou seja, a diluição potencial que um acionista irá sofrer.


Pelos vistos existe o reconhecimento do valor do primeiro parágrafo...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Negocios Mendes » 11/12/2015 10:44

Bom dia!

os direitos já começaram mesmo a negociar?

Alguém tem conta no Bigonline? eu tenho e não existe sequer nenhuma menção aos direitos da Mota.

Obrigado!
Cumprimentos,
Alex Tomás
 
Mensagens: 539
Registado: 3/5/2005 12:47
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fff » 11/12/2015 10:15

A Mota deve estar a subir 2% animada pelos MOTA-ENGIL DS15 que sobem imenso para 0.008, embora exista neste momento vendedor a 0.004
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 11/12/2015 10:09

Bom dia a todos,

Dia 11 já chegou.

Já aparece na minha conta uma opção extra que não existia antes assim que...há que tomar decisões. Mas quais decisões?

Tanta mensagem mas nada de concreto. Sinceramente esperava que alguém fizesse uma análise mais detalhada desta operação.

Em ultimo caso, como já tinha solicitado anteriormente, e creio Ulisses, que cabe a ti de dar um ajudinha aqui ao fórum. Também seria uma bom tema de noticia.

Uma vez mais obrigado antecipadamente pelos vossos comentários.

Cumprimentos,
Yurca
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 12:54
Localização: Cascais

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 11/12/2015 1:36

Pode ser que amanhã disparem 50% :mrgreen:
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por hbranco74 » 10/12/2015 19:39

NM_2 Escreveu:
Diacono Escreveu:Sim, este AC tem essa particularidade de as novas acções terem a cotação superior à actual. Ninguém tem conhecimento de semelhante noutros mercados, para que possamos ter um termo de comparação?
Estou curioso para saber como irá ajustar aquando da entrada no mercado das novas acções.
Se num AC "normal" as acções corrigem para baixo, como será neste?

Diria que corrige para cima. Quem tenha ações compradas ao valor superior há-de ter interesse em fazer a cotação subir para aumentar o interesse pelo título mesmo que a curto prazo tenha menos valias penso eu de que.... :-k :-k
Agora a percentagem dessa subida ninguem sabe. Depende do equilibrio entre os acionistas pre aumento de capital e pos AC....


Mas quem vai comprar ações a 2,4814 EUR quando as pode comprar agora a 1,9€ !!!!
 
Mensagens: 8
Registado: 7/11/2014 13:21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 10/12/2015 18:07

Vodka7 Escreveu:Liguei hoje para a Mota-Engil e dizem que vai iniciar cotação a 0?!


e só não começa a negativo porque não pode... pela formula de cálculo o valor dá negativo
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Vodka7 » 10/12/2015 16:30

Liguei hoje para a Mota-Engil e dizem que vai iniciar cotação a 0?!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 857
Registado: 10/11/2005 21:53
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por yaya » 9/12/2015 18:48

Diacono Escreveu:
yaya Escreveu:O AC foi aprovado a 30 Nov., mas alguém sabe quando é o AC ou seja quando poderão entrar em bolsa as novas ações?


Segundo o comunicado lançado ontem http://www.mota-engil.pt/Investidores/Comunicados a previsão é para 4 de Janeiro.

Será que alguém é capaz de avançar com um preço teórico dos direitos com base na cotação de hoje?


Agradecido Diacono.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1824
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NM_2 » 9/12/2015 13:28

Diacono Escreveu:Sim, este AC tem essa particularidade de as novas acções terem a cotação superior à actual. Ninguém tem conhecimento de semelhante noutros mercados, para que possamos ter um termo de comparação?
Estou curioso para saber como irá ajustar aquando da entrada no mercado das novas acções.
Se num AC "normal" as acções corrigem para baixo, como será neste?

Diria que corrige para cima. Quem tenha ações compradas ao valor superior há-de ter interesse em fazer a cotação subir para aumentar o interesse pelo título mesmo que a curto prazo tenha menos valias penso eu de que.... :-k :-k
Agora a percentagem dessa subida ninguem sabe. Depende do equilibrio entre os acionistas pre aumento de capital e pos AC....
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 9/12/2015 11:45

Sim, este AC tem essa particularidade de as novas acções terem a cotação superior à actual. Ninguém tem conhecimento de semelhante noutros mercados, para que possamos ter um termo de comparação?
Estou curioso para saber como irá ajustar aquando da entrada no mercado das novas acções.
Se num AC "normal" as acções corrigem para baixo, como será neste?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 9/12/2015 11:12

Diacono Escreveu:Estava convencido que era hoje o inicio da negociação, mas afinal enganei-me. Começa dia 11.
Ainda assim, não antevejo grande oscilações no valor.
Qual o interesse em subscrever direitos para comprar acções mais caras do que no mercado?
Estar-me-á a escapar algo?


É interessante acompanhar este AC do ponto de vista teórico, acho que é realmente único...

- Em termos gerais, a atribuição de direitos num AC destina-se a possibilitar o nivelamento de todos os accionistas pré-AC. Ou seja, compensa parte da diluição resultante do AC, visto terem uma posição de x% e com a ampliação do capital passarão para y%;

- O exercício dos direitos, por seu lado, visa impedir a diluição e fazer com que a posição acionista em % fique a mesma, fazendo equivaler x e y no que toca ao equity na empresa.

Assim, quem acorre a um AC junta ao valor económico atribuído pelo simples facto de ser acionista potencialmente diluído (direitos) uma nova contribuição (materializada com o seu exercício) que visa evitar precisamente a diluição. Neste AC, em que não se justifica acorrer a ele de um ponto de vista económico, e ainda que a matemática dos tradicionais AC pareça dizer outra coisa por isso mesmo, resta saber se existirá o reconhecimento do valor do primeiro parágrafo, ou seja, a diluição potencial que um acionista irá sofrer.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 9/12/2015 10:56

Diacono Escreveu:Estava convencido que era hoje o inicio da negociação, mas afinal enganei-me. Começa dia 11.
Ainda assim, não antevejo grande oscilações no valor.
Qual o interesse em subscrever direitos para comprar acções mais caras do que no mercado?
Estar-me-á a escapar algo?

Só há duas formas de terem valor:
1- a cotação subir acima do valor do aumento de capital
2- a família Mota (ou outro grande acionista) querer comprar uma posição acima daquilo que conseguiria comprar no mercado

Dito isto não me acredito na segunda hipótese e a primeira não é do interesse deles até ao fim do aumento de capital
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 9/12/2015 10:49

Estava convencido que era hoje o inicio da negociação, mas afinal enganei-me. Começa dia 11.
Ainda assim, não antevejo grande oscilações no valor.
Qual o interesse em subscrever direitos para comprar acções mais caras do que no mercado?
Estar-me-á a escapar algo?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 9/12/2015 10:35

Diacono Escreveu:
Diacono Escreveu:
yaya Escreveu:O AC foi aprovado a 30 Nov., mas alguém sabe quando é o AC ou seja quando poderão entrar em bolsa as novas ações?


Segundo o comunicado lançado ontem http://www.mota-engil.pt/Investidores/Comunicados a previsão é para 4 de Janeiro.

Será que alguém é capaz de avançar com um preço teórico dos direitos com base na cotação de hoje?


Cá estão eles, os direitos, a valer o valor estrondoso de 0 - ZERO!
O que já era bastante previsível.


Não surpreende, de facto, porque naquela fórmula que indiquei daria negativo... Mas consegues perceber se essa indicação de 0 não tem a ver com o facto de ainda não estarem em negociação?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 9/12/2015 10:31

Diacono Escreveu:
yaya Escreveu:O AC foi aprovado a 30 Nov., mas alguém sabe quando é o AC ou seja quando poderão entrar em bolsa as novas ações?


Segundo o comunicado lançado ontem http://www.mota-engil.pt/Investidores/Comunicados a previsão é para 4 de Janeiro.

Será que alguém é capaz de avançar com um preço teórico dos direitos com base na cotação de hoje?


Cá estão eles, os direitos, a valer o valor estrondoso de 0 - ZERO!
O que já era bastante previsível.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 4/12/2015 12:14

yaya Escreveu:O AC foi aprovado a 30 Nov., mas alguém sabe quando é o AC ou seja quando poderão entrar em bolsa as novas ações?


Segundo o comunicado lançado ontem http://www.mota-engil.pt/Investidores/Comunicados a previsão é para 4 de Janeiro.

Será que alguém é capaz de avançar com um preço teórico dos direitos com base na cotação de hoje?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, JFDIL, JoeP, latbal, Masterchief, maturidade, Minsk, Mmmartins, mpaquim, MR32, nfaz, nunorpsilva, Pageup, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, ze couves e 208 visitantes