Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 13/11/2018 11:49

Suporte mais uma vez a dar o corpo ás balas,vamos a ver se usa o colete anti bala,tambem me pareçe exagerado anunciar já a sua morte. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por peaners » 12/11/2018 19:42

estive a ver uma simulação das obrigações ME e comparando com os certificados do tesouro dão um lucro ligeiramente superior (já descontado impostos e comissões bancárias). as obrigações têm a vantagem da maturidade 4 anos ser inferior aos 7 anos dos certificados.
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 12/11/2018 12:18

Mota acabou por reagir ao suporte,mas isto de reação violenta não tem nada. :?: =;
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 9/11/2018 18:14

Wuzzu. Escreveu:Talvez tenha cometido um ligeiro erro de apreciação pois a Mota e a Sonae deram mostras de força. Aguardemos quanto descerá os EUA e que mossa isso fará ao mercado globalmente na segunda. No médio prazo estimo que descidas nos EUA sejam boas para a nossa bolsa, porém pode haver um atraso na resposta. Por isso não consegui reentrar já.

wuzzu


Porque é que descidas fortes nos USA são boas para a nossa bolsa ?

Parece-me um contrasenso , até porque se há coisa que ficou provada nos últimos meses é que sempre que USA caem forte , todas as outras vão atrás .

Acho que qualquer pessoa no mercado conseguiu observar isso claramente

Quando as bolsas nos USA caem forte , todos os investidores entram em modo cautela e Risk-off e vendem primeiro e fazem perguntas depois .
Querem diminuir o risco em carteira

Quando as bolsas USA tiveram vários dias seguidos de queda a nossa bolsa caiu como as outras
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 9/11/2018 9:27

Ursos de novo ao ataque ao suporte 1,70 da mota,mas os touros vão vigiando as investidas suicidas dos ursos que teimam em não aprender a lição. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rg7803 » 8/11/2018 22:55

Sr_SNiper Escreveu:Tu és o forista que eu mais ouço e cuja opinião eu levo mais em conta.
Quem me dera a mim e a 98% da malta que cá anda ter os teus conhecimentos




Sniper, estás a falar da nossa gaivota :mrgreen: ?
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4199
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 8/11/2018 22:49

Os resultados operacionais nos últimos 4 anos são quase nulos .

Os resultados líquidos no 1º SEM 2018 são quase NULOS .

A divida liquida são 1.000 Milhões

A inexistencia de resultados , não é uma coisa transitória , tem vários anos e com esta divida e esta estrutura , pode tender a piorar .

Até a empresa dar provas em contrario , o investidor só pode assumir que não existem condições para nada mudar e que a realidade será mais do mesmo .

Quando a empresa DEMONSTRAR que a realidade vigente há 4 anos mudou , a visão pode mudar ( o que eu duvido ).

Acho que a realidade só vai tender a piorar assim que começarem a subir os juros com a divida astronómica.

A 4 euros , era mesmo cotação só para sonhadores com aqueles fundamentais há vários anos .

"O pior cego é aquele que não quer ver ."
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 8/11/2018 22:44

Artista Romeno Escreveu:
MarketGodzilla Escreveu:
DIXIE 2.0PLUS Escreveu:Eu prefiro esperar esta cotada no patamar do €1- €1,15,
já o fiz por duas vezes (neste últimos 10 anos)e n me dei nada mal!
Agora a questão de 1 milhão de dólares: qd irá lá?
Costuma-se dizer q n há 2
sem 3,
tudo de depende de n-factores:
um deles é a evolução do mercado do petróleo q pode muito ajudar...

Há q ter paciência e
saber esperar... :mrgreen:
BN


Sábias palavras.

A Mota está com um PER muito alto(tendo em conta os resultados do 1º semestre que é o que conhecemos), abaixo de 10 fica uma maravilha.
A nível de AT, mínimos mais baixos e altos também, significa isto tendência descendente, fácil de ver no gráfico.
É esperar por ela cá mais abaixo e depois surfar a onda. Mesmo que depois apareça gente a dizer trinta por uma linha dos fundamentais, entramos baratinho e esperamos sair com um bom lucro.

está bem escrito, mas per abaixo de 10 era 50 centimos prai :!: quanto ao resto é veridico no pressuposto de a empresa nao falir desde que nao venha uma crise a banca la os vai amparando e desdeque não te inebries como havia aqui muitos que se achavam os maiores com o papel a 4 euros e que eu era bué burro :mrgreen:


Não Artista, estás a basear-te apenas no preço, podem subir os lucros, os lucros da Mota é que baixaram bastante nos últimos tempos. Podem ter o valor de 1€ e pouco e aumentar os lucros que faz o tal PER abaixo de 10, como sucedeu no final de 2016, com lucros de 50 milhões. Não estou a dizer que será amanhã.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 8/11/2018 22:33

Tu és o forista que eu mais ouço e cuja opinião eu levo mais em conta.
Quem me dera a mim e a 98% da malta que cá anda ter os teus conhecimentos
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 8/11/2018 22:02

MarketGodzilla Escreveu:
DIXIE 2.0PLUS Escreveu:Eu prefiro esperar esta cotada no patamar do €1- €1,15,
já o fiz por duas vezes (neste últimos 10 anos)e n me dei nada mal!
Agora a questão de 1 milhão de dólares: qd irá lá?
Costuma-se dizer q n há 2
sem 3,
tudo de depende de n-factores:
um deles é a evolução do mercado do petróleo q pode muito ajudar...

Há q ter paciência e
saber esperar... :mrgreen:
BN


Sábias palavras.

A Mota está com um PER muito alto(tendo em conta os resultados do 1º semestre que é o que conhecemos), abaixo de 10 fica uma maravilha.
A nível de AT, mínimos mais baixos e altos também, significa isto tendência descendente, fácil de ver no gráfico.
É esperar por ela cá mais abaixo e depois surfar a onda. Mesmo que depois apareça gente a dizer trinta por uma linha dos fundamentais, entramos baratinho e esperamos sair com um bom lucro.

está bem escrito, mas per abaixo de 10 era 50 centimos prai :!: quanto ao resto é veridico no pressuposto de a empresa nao falir desde que nao venha uma crise a banca la os vai amparando e desdeque não te inebries como havia aqui muitos que se achavam os maiores com o papel a 4 euros e que eu era bué burro :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 8/11/2018 17:24

DIXIE 2.0PLUS Escreveu:Eu prefiro esperar esta cotada no patamar do €1- €1,15,
já o fiz por duas vezes (neste últimos 10 anos)e n me dei nada mal!
Agora a questão de 1 milhão de dólares: qd irá lá?
Costuma-se dizer q n há 2
sem 3,
tudo de depende de n-factores:
um deles é a evolução do mercado do petróleo q pode muito ajudar...

Há q ter paciência e
saber esperar... :mrgreen:
BN


Sábias palavras.

A Mota está com um PER muito alto(tendo em conta os resultados do 1º semestre que é o que conhecemos), abaixo de 10 fica uma maravilha.
A nível de AT, mínimos mais baixos e altos também, significa isto tendência descendente, fácil de ver no gráfico.
É esperar por ela cá mais abaixo e depois surfar a onda. Mesmo que depois apareça gente a dizer trinta por uma linha dos fundamentais, entramos baratinho e esperamos sair com um bom lucro.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 8/11/2018 17:18

Aqui penso que é mesmo uma questão de esperar .

Os fundamentais não mudam . A emissão de obrigações no retalho não muda . A divida liquida não muda .

A cotação não cai em linha reta , vai aos zigue zagues .

A minha opinião é que poderemos ainda ver a cotação nesse patamar 1.15 - 1.50 antes de terminar a queda .

Depois depende do que os próximos resultados da empresa ditarem .

Na minha opinião , nesta como nos CTT . é sempre mais do mesmo .

Quando vierem os resultados para ai daqui a 5-6 meses poderá ser mais do mesmo , sem uma resolução desta divida e fundamentais á vista .

E 5 -6 meses sem novidade , é muito tempo para investidores comprarem para assumir o risco de vir ai mais resultados do mesmo , e muito tempo para a cotação corrigir .
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 8/11/2018 17:13

Eu prefiro esperar esta cotada no patamar do €1- €1,15,
já o fiz por duas vezes (neste últimos 10 anos)e n me dei nada mal!
Agora a questão de 1 milhão de dólares: qd irá lá?
Costuma-se dizer q n há 2
sem 3,
tudo de depende de n-factores:
um deles é a evolução do mercado do petróleo q pode muito ajudar...

Há q ter paciência e
saber esperar... :mrgreen:
BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 8/11/2018 17:02

Ulisses Pereira Escreveu:Foca-te nos fundamentais. A sério, é aquilo que dominas.

Não uses só a AT quando te dá jeito.

Abraço,
Ulisses


Neste e na maioria dos casos a AT é clara , forte barreira nos 1.80 euros .

E por me focar nos fundamentais , é que percebo para onde vai o gráfico .

O gráfico acaba sempre por seguir os fundamentais .

Se fundamentais são complicados .
Se situação do PSI para já ainda é tendência de baixa .

São 2 fatores que propiciam mais quedas e não subidas nesta cotada .
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 8/11/2018 16:58

Foca-te nos fundamentais. A sério, é aquilo que dominas.

Não uses só a AT quando te dá jeito.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 8/11/2018 16:48

Ulisses Pereira Escreveu:Eagle, se a Mota quebrar essa resistência, o que concluis?


A nível fundamental , nada , e mantem-se a minha convicção que provavelmente vai visitar níveis inferiores a estes refletindo os fundamentais e o facto da empresa não apresentar nenhum plano detalhado convincente para o futuro , para alterar estes complicados fundamentais e investidores só voltarem a ter noticias da evolução da empresa provavelmente em ABRIL de 2019 ( Uma eternidade nos mercados financeiros - Correr riscos com estes fundamentais sem visibilidade ????? )


A nível AT se ultrapassasse os 1.80 poderia visitar a zona 1.93 - 2.00 , mas seria somente uma recuperação técnica , sem grande significado na evolução futura .
COm estes fundamentais , divida liquida de 1.000 Milhões e a preferir ter um custo de 2 milhões a financiar-se no retalho em vez de se financiar na banca ( ????) , naõ vai a lado nenhum.
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 8/11/2018 16:43

Eagle, se a Mota quebrar essa resistência, o que concluis?
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 8/11/2018 16:34

A MOTA após subir 1 dia está hoje novamente em queda , sendo a cotada do PSI18 que mais cai.

Não consegue para já ultrapassar a barreira de curto prazo na zona 1.80 euros .

Tal como a lei da gravidade , tudo que não sobe , normalmente acaba por voltar ás descidas .

Neste caso, a descida tem razão de ser , fundamentada sempre nos difíceis fundamentais .
Anexos
MOTA 0811.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 8/11/2018 14:02

Acho que todos percebem o gráfico do ano de 2018 , quando os investidores perceberam que :

1. O volume de faturação de mais de 2.000 Milhões há vários anos , deixa na empresa resultados operacionais quase nulos ( Trabalhar para aquecer e sem criar riqueza acrescida na empresa )
2. Que este ano já não existiam condições financeiras para dividendos
3. Que mesmo com venda de inúmeras empresas nos anos anteriores e dos melhores negócios que tinha a divida não parou de aumentar
4. A imensa divida angolana no balanço
5. A necessidade de emissão de obrigações e troca de obrigações
6. Os enormes encargos financeiros
7 A única coisa que cresce na empresa é a colossal divida

Ainda ninguém me conseguiu explicar como uma empresa que está nos 4 cantos do mundo não se financia na banca internacional ou nacional , e tem de se financiar no retalho com elevados custos de emissão ( A banca olha para os balanços - O retalho não ? )
( Acabou o dinheiro na banca nacional e internacional para financiar empresas ? )
Anexos
mota 2018 chart.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 8/11/2018 13:52

EAGLE BULLMARKET Escreveu:
Historias da carochinha .


ou estórias? :lol:

EAGLE BULLMARKET Escreveu:Eu perceber percebo tudo , mas não comento toda a situação que é possível compreender pelos últimos anos .


O que percebes dos gráficos eagle?

EAGLE BULLMARKET Escreveu:Como sempre os comentários mais esclarecidos sobre a real situação , são os do Artista Romeno , que compreende claramente o que se passa na situação financeira . Basta ler os comentários do AR .


vê lá tu que, o AR ainda não me conseguiu explicar o conceito de volume versus liquidez, que está atravessado do tempo dos ctt :mrgreen: :mrgreen:
Anexos
me d.JPG
me h.JPG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 8/11/2018 12:27

Os comentários do WUZZU , percebe-se que são comentários de quem provavelmente tem a cotada em carteira , e " ACARDITA "

Os investidores iludiram-se com a faturação de 2 Mil MIhões , que gera resultados operacionais quase NULOS há vários anos .

Alguem ainda me há de fazer compreender o mérito de uma empresa que fatura há vários anos mais de 2 Mil milhões e depois o que fica na empresa de resultados operacionais é quase nada .

Como é que tendo vendido a maioria das melhores empresas a divida não parou de subir .

Como com os juros mais baixos da historia de Portugal tem tantos encargos financeiros e uma divida monstruosa que não consegue reduzir .

Como precisa financiar-se no mercado retalho para uns meros 65 milhões com custos financeiros da operação de 2 milhões + os juros a pagar .

Como precisa solicitar ao mercado troca /expansão de 2 series de obrigações .

Eu perceber percebo tudo , mas não comento toda a situação que é possível compreender pelos últimos anos .

Como sempre os comentários mais esclarecidos sobre a real situação , são os do Artista Romeno , que compreende claramente o que se passa na situação financeira . Basta ler os comentários do AR .

Os investidores iludem-se e empurra-se a realidade com a barriga .

Mas basta vir a próxima crise e condições financeiras apertarem , para investidores sentirem qual o preço da cotada mais ajustado á realidade financeira .

E quem não vê que , com faturação há vários anos de 2 mil milhões não consegue gerar grande lucro operacional , vende varias empresas e divida continua a crescer , tem divida liquida de 1.000 Milhões para lucros insignificantes , ainda não percebeu o risco do investimento.

Mas vai perceber , mais adiante no tempo.

Já antigamente um ilustre dizia " A divida não é para se pagar , é para gerir "

Mas todos sabemos as consequências dessa divida para o povo português .

Acho engraçado , quando se diz que dividas colossais , não são para pagar , são para gerir .

Historias da carochinha .

Também devem ter dito isso á TDU quando estava com divida de 1.100 Milhões , mas depois fez um acordo com bancos e está a vender quase tudo e a baixar substancialmente a divida e ainda vai nos 700 Milhões

A MOTA " Não cresce para alem da divida " , a única coisa que cresce na MOTA é a divida , os resultados excecionais não crescem significativamente de certeza .
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 8/11/2018 12:17

Wuzzu. Escreveu:Eu faço hedging à minha maneira e por isso, o contexto é essencial. Mas posso-te dizer que nos últimos 6 meses estou a perder 10% em relação ao capital investido, mas bastante menos que as acções com que faço hedging, sendo que duas delas são a Mota e a Sonae. Mas tenho perdido essencialmente pela Sonae, e ganho pela Mota. Eu estou mesmo convencido que os comentários do Eagle não fazem sentido. Para mim a dívida é para ser ter e gerir. O que é importante perceber é se a Mota cresce para além da dívida. Eu estou convencido que sim, e mesmo o aparecimento do aeroporto no Montijo valorizou-a consideravelmente. Tenho receio, como todos, sobre a sua dívida para fazer obra nos emergentes e subdesenvolvidos. Mas eu creio que a Mota está bem habituada a trabalhar nesses mercados, pelo que salvo essa ressalva, diria que tendo conseguido chegar a 15ª construtora mundial mostra que não é só divida que cresce...

wuzzu.


Tranquilo. Não queria saber se ganhavas ou perdias.

O mais importante nos operacionais é se fazem dinheiro. Qualquer operacional que faça dinheiro é bom :) Depois é uma questão de saber maximizar os ganhos com stops e preços alvo e mais ou menos atenção ao comportamento do mercado (assumindo que se segue o preço).

Hoje vi uma notícia que falava que o novo aeroporto, em construção, da Cidade do Novo México foi parado por ordem do presidente do México. Ainda no outro dia falei nisto aqui.

Abc.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lfa » 8/11/2018 8:45

 
Mensagens: 591
Registado: 29/11/2007 9:41
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 8/11/2018 1:03

Wuzzu. Escreveu:Eu quanto à Mota tenho uma opinião bem diferente, como tenho já explicado. E, independentemente de opiniões, considero-a a melhor cotada para ganhar nas transações diárias.
E a subida de hoje, tendo tido uma queda a meio da manhã veio mesmo a calhar, num contexto mundial de subidas.
No final da sessão reduzi a minha exposição, e amanhã vou reavaliar.
A minha aposta 2 é a sonae que hoje ficou amorfa, mas que ainda deu para ganhar uns cobres antes de voltar aos valores de abertura.
Para mim estas são as cotadas que oferecem confiança para investir sem um risco desmesurado.
E aqui divirgo completamente da opinião dos demais no que respeita à Mota e as suas dívidas.

wuzz.


Tens operacional ou é sorte?

Tinha ideia que estavas dentro há uns dias, enquanto caia, mas ontem e hoje foi só facturar.

Não há problema nenhum em ser sorte, conheço malta que faz a vida toda em volta da sorte. É apenas uma questão, depois, de gestão de risco. (digo.o sem ironias ou sarcasmos)

Se tens operacional fico curioso.

Abc.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 7/11/2018 11:40

Perfil de credito ?

Com resultados operacionais quase NULOS há varios anos , Divida liquida de 1.000 MILHÕES de euros ? São trocos .

"Vale a pena investir na emissão de dívida da Mota?

Depois de vários anos marcados pela ausência de emissões de obrigações por parte das cotadas nacionais, a Mota-Engil reabriu este mercado. Apesar da taxa ser elevada, os analistas alertam que é preciso estar atento ao perfil de crédito da empresa. "

https://www.jornaldenegocios.pt/mercado ... taques3notíciascompatro
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: AAA_, Bing [Bot], cibernautix, Google [Bot], iniciado1, jcovas77, JFDIL, JoeP, karaya75, luislobs, m-m, malakas, MPAM, MR32, nfaz, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Sr.Marques, ç e 166 visitantes