Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 23/10/2015 14:51

Negocios Mendes Escreveu:Boa tarde,

saiu alguma noticia???
ha sempre gente que sabe mais que o comum dos mortais.
Isto passou a subir 12% e o mexilhão nao sabe nada?


Também fiquei espantado ao ver a cotação, será um short squezze apenas ou algo mais que o "mexilhão" não sabe?
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Negocios Mendes » 23/10/2015 14:43

Boa tarde,

saiu alguma noticia???
ha sempre gente que sabe mais que o comum dos mortais.
Isto passou a subir 12% e o mexilhão nao sabe nada?
Cumprimentos,
Alex Tomás
 
Mensagens: 539
Registado: 3/5/2005 12:47
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por KoLmi » 21/10/2015 19:59

Alguma informação acerca do AC que vai ser realizado, datas e quantas accoes se terá direito.

Visto que a cotação está tão baixa mas o preço do AC é superior, posteriormente será compensado? Neste momento não haverá muito interesse em ter accoes para ter de ir a um AC com accoes mais caras, o que leva a pensar que será tipo um dividendo mas ao contrário, no dia seguinte ao AC as accoes subirão uma percentagem a considerar esse valor que entra, será isto?

Alguém com ideias sobre esta situação.
 
Mensagens: 111
Registado: 15/3/2006 16:07
Localização: Sacavem

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 21/10/2015 11:46

Deixo os gráficos actualizados da Mota-Engil, que permanece sob o domínio dos ursos em todos os horizontes temporais.

Abraço,
Ulisses
Anexos
mota1.png
mota2.png
mota3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Triplano » 13/10/2015 11:03

katolo Escreveu:Por acaso podia ter fechado a posição curta com ganhos devido à incerteza política....


:wall: :wall: :wall: :wall: no comment...
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 12/10/2015 18:24

Por acaso podia ter fechado a posição curta com ganhos devido à incerteza política....
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 12/10/2015 17:27

McDuck Escreveu:
katolo Escreveu:
McDuck Escreveu:
É isso mesmo! Mas sendo o AC na ordem de 110 milhões e o número de ações da ME de 204,64M, por cada ação vai ter que haver um pagamento por parte dos acionistas de um valor de cerca de 0,54€/ação... ou seja, especulo que seja este o valor que amanhã a ação vai cair... lá vai para os 1,71€...


Obviamente que nada disso que disseste faz sentido, como ja te deves ter apercebido. Belo especulador que me saíste :mrgreen:

Uma coisa são AC's para tapar buracos, outra coisa são AC's para gerar valor!


:oops: :oops: De facto, katolo, reconheço que sou péssimo especulador... :oops: :oops: estava curto e tive que accionar uma ordem stop para evitar males maiores, mas da perda não me livrei... :cry: :cry: :cry: Ou seja, errei duas vezes: na análise que fiz e, pior do que isso, na perda que tive... :oops: :cry: :wall:


Eu diria talvez leres/aprenderes ...Muito Mais 8-) ...
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Triplano » 12/10/2015 10:57

katolo Escreveu:
McDuck Escreveu:
É isso mesmo! Mas sendo o AC na ordem de 110 milhões e o número de ações da ME de 204,64M, por cada ação vai ter que haver um pagamento por parte dos acionistas de um valor de cerca de 0,54€/ação... ou seja, especulo que seja este o valor que amanhã a ação vai cair... lá vai para os 1,71€...


Obviamente que nada disso que disseste faz sentido, como ja te deves ter apercebido. Belo especulador que me saíste :mrgreen:

Uma coisa são AC's para tapar buracos, outra coisa são AC's para gerar valor!


:oops: :oops: De facto, katolo, reconheço que sou péssimo especulador... :oops: :oops: estava curto e tive que accionar uma ordem stop para evitar males maiores, mas da perda não me livrei... :cry: :cry: :cry: Ou seja, errei duas vezes: na análise que fiz e, pior do que isso, na perda que tive... :oops: :cry: :wall:
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 12/10/2015 10:38

McDuck Escreveu:
É isso mesmo! Mas sendo o AC na ordem de 110 milhões e o número de ações da ME de 204,64M, por cada ação vai ter que haver um pagamento por parte dos acionistas de um valor de cerca de 0,54€/ação... ou seja, especulo que seja este o valor que amanhã a ação vai cair... lá vai para os 1,71€...


Pois é, hoje já tocou nos € 2,40, agora talvez o "mercado" a leve para os € 1,71. :mrgreen:

_Noah
Anexos
123.jpg
123.jpg (37.76 KiB) Visualizado 5464 vezes
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 12/10/2015 8:51

McDuck Escreveu:
É isso mesmo! Mas sendo o AC na ordem de 110 milhões e o número de ações da ME de 204,64M, por cada ação vai ter que haver um pagamento por parte dos acionistas de um valor de cerca de 0,54€/ação... ou seja, especulo que seja este o valor que amanhã a ação vai cair... lá vai para os 1,71€...


Obviamente que nada disso que disseste faz sentido, como ja te deves ter apercebido. Belo especulador que me saíste :mrgreen:

Uma coisa são AC's para tapar buracos, outra coisa são AC's para gerar valor!
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 12/10/2015 8:07

Bernie Madoff Escreveu:[

Eu não dei conta do efeito contrário quando as MEA saiu da esfera da ME a cotar no PSI. Também não entendo bem porque vai subir vertiginosamente para depois tudo se passar por um AC normal (vamos comprar como se não houvesse amanhã para exercer direito de compra de novas acções a 2,48?)


Mas existiu, não sei agora precisar a quanto estava no momento em que foram dados os direitos, mas a casa-mãe rondava 5 euros e perdeu cerca de 0,5 nesse dia. Discutiu-se bastante se se tratava de um destaque dos dividendos convencional ou não, se o ajuste corresponderia ao dividendo, mas faz sentido prever um aumento de valor da casa-mãe, pelos 18% de participação e por 18% dos dividendos que tornam a ela (e que terão justificado no ano passado por exemplo serem reduzidos de 12,35 para 12 cêntimos...)


O acionista maioritário não anda nada preocupado, vende a 12 e recompra a 6 com aumento de capital de todos os accionistas, porque não gosta do free float que ela própria distribuiu no mercado. Posso estar enganado, mas um aumento de capital não tem lá muita piada...


Ele não vendeu (não chegou a ocorrer IPO), entregou a título de dividendo, e agora procura recuperar
[/b][/b][/b]Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 12/10/2015 0:11

McDuck Escreveu:
trend=friend Escreveu:
katolo Escreveu:Trend=friend, :-$ :-$ :-$

O free-float da ME África está reduzido a 5%. O resto é da família!


É verdade, isso mesmo
In site Público:
"A estratégia é facilitada por via do encaixe com os cerca de 13% dos títulos da Mota-Engil ÁFrica que estáo nas mãos da Mota Gestão e Participações (a holding do grupo domina outros 82%, ficando assim dispersos apenas cerca de 5%). De acordo com o comunicado enviado à CMVM, a Mota Gestão e Participações vai alinhar no aumento de capital da holding, “predispondo-se a aplicar nessa subscrição um montante equivalente à receita que obtiver com a alienação das acções da Mota-Engil África”."

Mas o que influi isso no AC da holding? O AC são cerca de 110M. 79,5M serão entrada da família com o dinheiro recebido por 13% da Mota África. Sobram mais 30,5 M a cargo dos restantes accionistas que terão de ter uma boa razão para acompanhar.


É isso mesmo! Mas sendo o AC na ordem de 110 milhões e o número de ações da ME de 204,64M, por cada ação vai ter que haver um pagamento por parte dos acionistas de um valor de cerca de 0,54€/ação... ou seja, especulo que seja este o valor que amanhã a ação vai cair... lá vai para os 1,71€...


Especulas que vai cair 20% ... :lol: :lol: :lol:
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Triplano » 11/10/2015 23:46

trend=friend Escreveu:
katolo Escreveu:Trend=friend,

O free-float da ME África está reduzido a 5%. O resto é da família!


É verdade, isso mesmo
In site Público:
"A estratégia é facilitada por via do encaixe com os cerca de 13% dos títulos da Mota-Engil ÁFrica que estáo nas mãos da Mota Gestão e Participações (a holding do grupo domina outros 82%, ficando assim dispersos apenas cerca de 5%). De acordo com o comunicado enviado à CMVM, a Mota Gestão e Participações vai alinhar no aumento de capital da holding, “predispondo-se a aplicar nessa subscrição um montante equivalente à receita que obtiver com a alienação das acções da Mota-Engil África”."

Mas o que influi isso no AC da holding? O AC são cerca de 110M. 79,5M serão entrada da família com o dinheiro recebido por 13% da Mota África. Sobram mais 30,5 M a cargo dos restantes accionistas que terão de ter uma boa razão para acompanhar.


É isso mesmo! Mas sendo o AC na ordem de 110 milhões e o número de ações da ME de 204,64M, por cada ação vai ter que haver um pagamento por parte dos acionistas de um valor de cerca de 0,54€/ação... ou seja, especulo que seja este o valor que amanhã a ação vai cair... lá vai para os 1,71€...
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 11/10/2015 23:28

A Mota ofereceu-me as açoes da filial africana ha um ano. Vendi-as no imediato, mas se ainda hoje as tivesse nao me preocupava se me davam 10 ou 1. Ao fim ao cabo, foi um dividendo muito generoso. A casa-mae ira subir, certamente. Os curtos nao podem ganhar sempre!
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Bernie Madoff » 11/10/2015 23:18

trend=friend Escreveu:Amanhã a Mota África começa o dia a subir 60 e tal %. Até aqui tudo bem.

E a Mota Engil? Aumento de capital acima do valor a que está só pode significar uma de duas coisas (para além deles próprios entenderem que a casa mãe está bastante desvalorizada, e aceitarem essa média dos últimos 6 meses para lançar a operação, mas isso não é novidade pelas últimas compras de acções próprias...):


O preço para mim só tem uma leitura: a que se faz no comunicado enviado à CMVM no ponto 2
http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR57324.pdf

trend=friend Escreveu:- vai subir vertiginosamente para incorporar o regresso total da Mota África à sua esfera, e aí os 2,48 passam a fazer sentido se estiver na altura por exemplo a cotar a 3 euros ou 3,5, e tudo se passa como num normal aumento de capital.


Eu não dei conta do efeito contrário quando as MEA saiu da esfera da ME a cotar no PSI. Também não entendo bem porque vai subir vertiginosamente para depois tudo se passar por um AC normal (vamos comprar como se não houvesse amanhã para exercer direito de compra de novas acções a 2,48?)

trend=friend Escreveu:- não sobe

Concordo, a CMVM vai exigir mais explicações, nem deve abrir até novos esclarecimentos...

trend=friend Escreveu:- e o accionista maioritário não estará preocupado, porque compra os direitos do AC da maior parte dos accionistas (que não querem comprar por 2,48 uma coisa que vale naquele dia no mercado por ex 2,25 e por isso não acorrem à operação), porque acreditam que os 2,48 são um preço suficientemente interessante para aumentar ainda mais a participação na holding. Se não são titulares de 18% da Mota África, estamos a falar de 18 milhões de acções x 6,12 = 110 milhões = valor do aumento de capital na casa mãe, ou seja, um bloco interessante de novas acções para tentar maximizar o número se de facto acreditam/sabem que em termos fundamentais está barata...

E aqueles curtos que têm 2% do capital...? Será que está tudo controlado?

Tudo isto com um punhado de anúncios de obras em África (ou na AL) até meados de Novembro pode ter a sua piada...


O acionista maioritário não anda nada preocupado, vende a 12 e recompra a 6 com aumento de capital de todos os accionistas, porque não gosta do free float que ela própria distribuiu no mercado. Posso estar enganado, mas um aumento de capital não tem lá muita piada...
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Triplano » 11/10/2015 23:16

katolo Escreveu:Trend=friend,

O free-float da ME África está reduzido a 5%. O resto é da família!


katolo: sendo o free float de 5% e tendo a Mota Gestão e Participações, SGPS, S.A. 13%, tudo somado dá 18%... Como a Mota Gestão e Participações, SGPS, S.A., de acordo com o comunicado, "manifestou disponibilidade para alienar as suas Ações em troca da contrapartida acima referida" (ou seja, os 6,1235€/ação da mota engil africa), a ME nacional vai ter que desenbolsar na mesma 110,2 milhões.

Desta forma, penso que o aumento de capital deverá ter de ser na ordem dos 110,2 milhões para conseguir financiamento para adquirir a ME Africa...
Editado pela última vez por Triplano em 11/10/2015 23:36, num total de 1 vez.
"You can't predict. You can prepare.", Howard Marks (cit. Mass Mutual's advertising campaign)
"Tudo deve ser tornado o mais simples possível, mas não mais simples do que isso", Albert Einstein
"É melhor estar aproximadamente certo, do que precisamente errado", Warren Buffett
"Tudo vem para aquele que abre caminho enquanto espera", Thomas Edison
"O Mundo é de quem tem "lata"!" (autor desconhecido)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 183
Registado: 29/11/2007 12:37
Localização: Europa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 11/10/2015 23:11

katolo Escreveu:Trend=friend,

O free-float da ME África está reduzido a 5%. O resto é da família!


É verdade, isso mesmo
In site Público:
"A estratégia é facilitada por via do encaixe com os cerca de 13% dos títulos da Mota-Engil ÁFrica que estáo nas mãos da Mota Gestão e Participações (a holding do grupo domina outros 82%, ficando assim dispersos apenas cerca de 5%). De acordo com o comunicado enviado à CMVM, a Mota Gestão e Participações vai alinhar no aumento de capital da holding, “predispondo-se a aplicar nessa subscrição um montante equivalente à receita que obtiver com a alienação das acções da Mota-Engil África”."

Mas o que influi isso no AC da holding? O AC são cerca de 110M. 79,5M serão entrada da família com o dinheiro recebido por 13% da Mota África. Sobram mais 30,5 M a cargo dos restantes accionistas que terão de ter uma boa razão para acompanhar.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 11/10/2015 22:57

Trend=friend,

O free-float da ME África está reduzido a 5%. O resto é da família!
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 11/10/2015 18:20

Amanhã a Mota África começa o dia a subir 60 e tal %. Até aqui tudo bem.

E a Mota Engil? Aumento de capital acima do valor a que está só pode significar uma de duas coisas (para além deles próprios entenderem que a casa mãe está bastante desvalorizada, e aceitarem essa média dos últimos 6 meses para lançar a operação, mas isso não é novidade pelas últimas compras de acções próprias...):

- vai subir vertiginosamente para incorporar o regresso total da Mota África à sua esfera, e aí os 2,48 passam a fazer sentido se estiver na altura por exemplo a cotar a 3 euros ou 3,5, e tudo se passa como num normal aumento de capital.

- não sobe, e o accionista maioritário não estará preocupado, porque compra os direitos do AC da maior parte dos accionistas (que não querem comprar por 2,48 uma coisa que vale naquele dia no mercado por ex 2,25 e por isso não acorrem à operação), porque acreditam que os 2,48 são um preço suficientemente interessante para aumentar ainda mais a participação na holding. Se não são titulares de 18% da Mota África, estamos a falar de 18 milhões de acções x 6,12 = 110 milhões = valor do aumento de capital na casa mãe, ou seja, um bloco interessante de novas acções para tentar maximizar o número se de facto acreditam/sabem que em termos fundamentais está barata...

E aqueles curtos que têm 2% do capital...? Será que está tudo controlado?

Tudo isto com um punhado de anúncios de obras em África (ou na AL) até meados de Novembro pode ter a sua piada...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 11/10/2015 17:45

espreita este
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por 4dalulz » 11/10/2015 17:40

Um bocado offtopic, mas que programa parecido ao Amibroker posso arranjar e que seja totalmente free?
 
Mensagens: 28
Registado: 6/9/2013 22:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J Alves » 11/10/2015 16:51

acho que o problema dos ajustes dos graficos nos dividendos está resolvido :D
Anexos
mota.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fj201 » 11/10/2015 16:50

ahaha foram lá buscar mil milhões. Agora aumento de capital para lá ir buscar os restos. Neste país os accionistas são tratados piores que animais. :lol:
fj201 Escreveu:http://eu.spindices.com/resource-center/thought-leadership/research/
2014 Fundos Activos de gestores profissionais altamente bem pagos esmagados pelo SP500: 86,44% (Oitenta e seis vírgula Quarenta e Quatro por Cento)
2008 (BEAR MARKET) Fundos activos atropelados pelo SP500: 54,34%
Fundos Activos Mid Cap foram cilindrados pelo etf do SP MidCap 400: 74,74% Esmagados;
Fundos Activos Small Cap foram cilindrados pelo etf do SP Small Cap 600: 83,77% Esmagados;

 
Mensagens: 305
Registado: 28/7/2015 9:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 11/10/2015 16:25

Aumento de capital da Mota com valor mínimo de 2.48€? Acima do valor actual? Não estou a ver o filme... :roll:

http://www.publico.pt/economia/noticia/ ... ao-1710824
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 10/10/2015 11:53

J Alves Escreveu:
rsacramento Escreveu:
J Alves Escreveu:Os gráficos desta plataforma estão ajustados a dividendos ( pois a Yahoo finance ajusta por defeito e ainda não arranjei forma de resolver esta situação)

fui lá e abri o da portucel, que NÃO está ajustado a dividendos:


O problema talvez esteja no meu programa o amibroker. Já comprei a licença há uns anos e depois não fiz updates. Este fdsemana vou ver se trato deste assunto definitivamente.

Já agora sacramento saca o da Mota e compara com o q eu coloquei

comparando com o meu não se vêem diferenças
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], PAULOJOAO, PXYC e 120 visitantes