Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 19/3/2021 11:42

António Vieira Escreveu:Se os minoritários impugnarem a decisão, caso a família Mota vote, lá se vao os Chineses pois já garantiram que não havia OPA.

Pena ser as 15h 00 porque deve acabar depois do fecho do mercado.

Estou curioso. Mas guerras não ajudam nada


Por acaso guerras até costumam ajudar a subidas de preço, há vários exemplos históricos.

Mas aqui dificilmente será assim, pois os pequenos, por muito que queiram, não mandam nada, só conseguirão mesmo atrapalhar via litigância aquilo que vier a ser hoje aprovado (aprovado sem sombra de dúvida, claramente...).

Isto podia ter sido feito com bom senso, com uma OPA parcial da CCCC a 2 euros e tal (até a Flexdeal acho que fez OPA parcial de 19% sobre a Raize, num campeonato diferente), seguida de AC tradicional por todos (porque a empresa precisa do cash com a crise...) que até podia ser a este preço de 1,5. Mas aí os ganhos não seriam só para a MGP mas para todos os acionistas, pois provavelmente a cotação ajustaria logo para o preço da OPA.

Por causa do caminho que preferiram, segue o ram ram na cotação até ao AC e agora com processos em perspectiva, pois não só querem vender as suas acima de 3 como fazer um AC acima do preço de mercado...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Vieira » 18/3/2021 23:05

Se os minoritários impugnarem a decisão, caso a família Mota vote, lá se vao os Chineses pois já garantiram que não havia OPA.

Pena ser as 15h 00 porque deve acabar depois do fecho do mercado.

Estou curioso. Mas guerras não ajudam nada
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 18/3/2021 22:48

Importante para perceber o que está em jogo. E não é coisa pouca:
https://expresso.pt/economia/2021-03-18 ... --7eaf96a4
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 17/3/2021 16:55

Boas.
amim até me dá dores de cabeça olhar para a nossa bolsa.
que miseria.
mudei de ares à dois anos, mas devia ter sido á 10anos ou mais.
agora só me quero livrar dos esqueletos que tenho no armário, mas não sei quando.
Mota, Estoril sol, impresa, etc......
é a vida.
PSI já meeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeeee.

abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 17/3/2021 16:24

Há anos que andamos a ser papados :wall: :oops: . O PSI, que já foi 20, não passa do quintal/ horta de uns quantos,... :mrgreen: :-"

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2897
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por XxxTOP GUNxxX » 17/3/2021 15:51

trend=friend Escreveu:Só se fosse depois OPA dos 2 para a retirar de bolsa :lol:


uma séria possibilidade... :?:

controlarem o preço depois do AC, já que a diluição será residual, pois os 2 maiores accionistas vão ao AC para papar o pato do accionista privado/institucional, que tem preços médios superiores....

depois, manipularem as contas 27, entre outras, já que o supervisor, apenas supervisiona o bolso dele, (legislação feita à medida, antes de assumir funções, salários/benefícios);

enfim..... mais um caso brilhante de como ludibriar gansos/patos :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 866
Registado: 16/3/2021 21:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 17/3/2021 12:06

kidd Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Outra vez essa questão? O aumento de capital será a 1.5 ponto final. Se não valorizarem antes do aumentam valorizarão depois uma vez que os grandes acionistas vão em força ao aumento. portanto a dúvida não faz sentido. Aquilo a que assistimos resulta de fundos americanos que especulam num não aumento de capital, provavelmente queren o brigar os chineses a lançarem OPA.


Havendo OPA seria pelo preço de 3,08€ que eles pagaram ao Mota?


Parece-me que deveria até ser superior, pois em qualquer OPA que tenha como target um domínio mais amplo, por ex acima de 50% ou acima de maioria qualificada, há prémio de controlo...

Mas é esquecer isso, pois OPA é coisa que não vai haver (pelo contrário, sempre foi referido como condição para o negócio não avançar, quase uma condição resolutiva). E a cmvm já se pronunciou. Só se fosse depois OPA dos 2 para a retirar de bolsa :lol:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 17/3/2021 11:16

Sim, o preço deveria ser esse, não vejo razão para haver tratamento discriminatória para com os pequenos acionistas.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por kidd » 17/3/2021 0:23

Àlvaro Escreveu:Outra vez essa questão? O aumento de capital será a 1.5 ponto final. Se não valorizarem antes do aumentam valorizarão depois uma vez que os grandes acionistas vão em força ao aumento. portanto a dúvida não faz sentido. Aquilo a que assistimos resulta de fundos americanos que especulam num não aumento de capital, provavelmente queren o brigar os chineses a lançarem OPA.


Havendo OPA seria pelo preço de 3,08€ que eles pagaram ao Mota?
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 16/3/2021 22:59

Outra vez essa questão? O aumento de capital será a 1.5 ponto final. Se não valorizarem antes do aumentam valorizarão depois uma vez que os grandes acionistas vão em força ao aumento. portanto a dúvida não faz sentido. Aquilo a que assistimos resulta de fundos americanos que especulam num não aumento de capital, provavelmente queren o brigar os chineses a lançarem OPA.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Vieira » 16/3/2021 22:38

Em princípio não corrige porque:

Capitaliz bolsista atual é sensivelmente 356 M euros com 237,5 M ações.

No futuro como vão entrar 150 M euros com o AC. Capital bolsista será de 506 M euros : 337,5 M ações = 1,5 euros por ação.

Concl. Sem ajuste de cotação e em melhores condições de valorizar
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ninonina » 16/3/2021 22:23

Vejo aqui comentarem que a açao apos o aumento de capital vai corregir o valor??corregir para que valor? Ela so corregia o valor se esse aumento de capital fosse inferior ao valor da cotacao.sera que nao estou a ver bem este aumento.vai é haver mais acoes em bolsa..
 
Mensagens: 11
Registado: 1/1/2019 20:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 15/3/2021 19:40

A questão é que não deverá ser legal fazer isso. Está na secção de economia no Expresso on line. Refere o desacordo dos pequenos investidores. Mas mesmo sem opa quando os grandes forem ao aumento a coisa dispara.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Vieira » 15/3/2021 19:03

Álvaro, estou no barco e acredito na empresa.

Olha, não consigo ler o link que colocaste.
Seria possível copiar para aqui?
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 15/3/2021 18:21

António Vieira, não há diluição nenhuma, o que há são fundos americanos a dar-lhe do lado curto, obviamente que um dia vai estoirar para cima, mas só apanha esse movimento quem tiver paciência. O objetivo a norte é acima de 1.70. A sul é são só tiros de pólvora seca, patadinhas de urso. :wink:
Isto ainda vai à OPA, talvez os fundos americanos especulem por aí porque poderiam lançar uma contra OPA:
https://leitor.expresso.pt/semanario/se ... -estatutos
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Vieira » 15/3/2021 12:16

OK claro.

Era importante saber, qual a percentagem necessaria para serem aprovados a alteração dos estatutos na proxima 6a f dia 19.

Alguem sabe?
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 15/3/2021 11:52

António Vieira Escreveu:Trend ainda não consegui perceber uma coisa. qual diluição? Então se acompanharmos o AC a 1,5 vamos ter diluição?


Se acompanhares o AC exercendo os teus direitos não tens qualquer diluição, seja a que preço for.

Agora se a cotação estiver entre algures 1,45-1,50 como tem estado nos últimos tempos, condicionada como muito bem tens dito, nenhum agente económico racional vai comprar algo a 1,50 quando por ex pode comprar a 1,45 (excepto, como tenho dito, se quiser comprar uma posição massiva não disponível no mercado e aí só no AC). Portanto fica com direitos a valer tendencialmente zero, pois cotação inferior ao valor do AC, e é inevitavelmente diluído porque não acompanha a operação
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Vieira » 15/3/2021 11:44

Trend ainda não consegui perceber uma coisa. qual diluição? Então se acompanharmos o AC a 1,5 vamos ter diluição?
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 15/3/2021 11:34

António Vieira Escreveu:Trend, consegues perceber o que a ATM ganham com esta posição? Nada é só cria confusão.
No futuro os peq investidores também ganham, assim.... Não dá para entender.

Se a CCCC desistir quero ver o que os peq ganham....

Se não andassem a controlar a cotação como se tem visto abaixo de 1,5 e já estivesse a 2 ou mais euros os minoritários nada faziam. Assim, a Mota arranja lenha


Realmente não ganha nada, mas percebe-se a indignação... Provavelmente até ficam pior se levarem essas intenções adiante (evitam a diluição mas lá se vai a CCCC...).

Simplesmente querem demonstrar que não são patos, como o outro fundo acho que belga, o que é legítimo
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por joao garcao » 15/3/2021 11:27

Atendendo que o comunicado da ATM sobre AG é de 8 Março corrente, e desde então o mercado não reagiu negativamente e hoje até está subir para o valor do aumento de capital, parece não ter sido levado a sério as ameaças da ATM, pelo que para já não há que temer que o rumo dos acontecimentos possam sofrer alteração.
 
Mensagens: 51
Registado: 4/7/2008 14:11
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Vieira » 15/3/2021 11:09

Volto a dizer a mesma coisa. se a cotação estivesse no lugar que devia de estar, bem acima de 1,5 , os minoritarios não estariam descontentes pois faziam um AC a 1,50 e os minoritarios exerciam os direitos ou vendiam-nos . Assim....existem obrigaçoes iguais e direitos diferentes.

Eu escrevi para a CMVM e acho que deviamos demonstrar o nosso descontentamento com este controle desde agosto da cotação, que é bem visivel. Não gosto de teorias de conspiração, nem de desculpas mas é bem visivel o controle abaixo de 1,50 para desta forma a CCCC comprar os milhoes de direitos a ZERO para completar os 7% que lhe falta para atingir os 30%

Emails :

comportamental@cmvm.pt
investidor@cmvm.pt
mercados@cmvm.pt
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por manuelfaf » 14/3/2021 21:35

Tanta confusão e manifestamente, lamentavelmente, miseravelmente, a tradicional chico-espertisse tuga. A ME teve sempre negócios de milhões, e lucros qd os há, são de lupa em mão. Muitas obrigações emitidas a tx elevadas para a EGL pagar e a MEP receber. Até pensei que com a vinda da CCCC as coisas ficariam menos manhosas e finalmente os lucros ficavam na rubrica contabilística correta. Acho que amanhã vou colocar a ordem de venda a 3.00, A CCCC é bem vinda a comprar as mesmas com desconto.
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 14/3/2021 21:22

Quanta bagunca por um lado e quanto Silencio Por outro.. Tou fora
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Vieira » 14/3/2021 20:42

Trend, consegues perceber o que a ATM ganham com esta posição? Nada é só cria confusão.
No futuro os peq investidores também ganham, assim.... Não dá para entender.

Se a CCCC desistir quero ver o que os peq ganham....

Se não andassem a controlar a cotação como se tem visto abaixo de 1,5 e já estivesse a 2 ou mais euros os minoritários nada faziam. Assim, a Mota arranja lenha
Editado pela última vez por António Vieira em 14/3/2021 22:54, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 14/3/2021 20:37

Ui...

ATM é a associação dos pequenos investidores.

Litigância era agora o que faltava. Percebo os pontos deles, como aqui tenho exposto há vários meses.

Mas o ponto 4 parece-me excessivo se for verdade. Então se houver acionistas pequenos que concordam com isto, porque não estão a ver bem o filme, são solidariamente responsáveis se votarem favoravelmente? Ou se simplesmente quiserem os chineses pela evolução futura da cotação e nem se importam com o prémio à MGP? E vão responsabilizá-los efectivamente em juízo...? E o prejuízo é a diferença até aos 3,08? Como se calcula? E os que ficarem calados e consentirem, que são a larga maioria dos pequenos?

Seria o fim da picada. Os 2 grandes até percebo, e até ações contra a administração e a anulação disto tudo,, mas os outros pequenos que vão atrás? Class actions no mercado em Portugal não me chocam, mas com esta abrangência parece-me exagerado... mais barulho sem necessidade para a Mota
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Andre vez, Bing [Bot], Google [Bot], Google Adsense [Bot], Kooc, Shimazaki_2 e 345 visitantes