Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por 000nnn000 » 7/1/2016 21:07

rsacramento Escreveu:
000nnn000 Escreveu:Normalmente também me afasto de cotadas em tendência claramente descendente

a bolsa não acaba amanhã, de maneira que surge a questão: porque é que não procuras uma acção que tenha a tendência no sentido do negócio que pretendas realizar?


rsacramento compreendo a questão e tenho outras acções que estou a acompanhar, por exemplo a Portucel, que geralmente no inicio do ano me tem dado bons resultados, no entanto estou a ver como resulta a correcção da China, petróleo, entre outros até decidir entrar longo.

A Mota também acompanho à algum tempo e realmente pareceu-me ser uma boa entrada (relação risco/recompensa num possível ressalto), mas admito que possa ter caído no erro de tentar apanhar fundos...
 
Mensagens: 12
Registado: 24/3/2009 16:54
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 7/1/2016 20:53

000nnn000 Escreveu:Normalmente também me afasto de cotadas em tendência claramente descendente

a bolsa não acaba amanhã, de maneira que surge a questão: porque é que não procuras uma acção que tenha a tendência no sentido do negócio que pretendas realizar?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 7/1/2016 20:53

Quanto à Mota-Engil só digo isto: acham que a Familia Mota e outros administradores andam a reforçar as suas posições acçionistas no mercado, porque acham que as acções da companhia vão baixar? Para mim, é claro que têm alguma alguma informação, e que ainda n a passaram para o mercado,porque n podem...(o segredo é alma do negocio!) quando tal acontecer, a cotação da ME lá para abril-maio vai bater €2,40-€3. Eu já reforcei hoje a minha posição e tenciono adquirir outro lote nos próximos dias à espera de algum ressalto descendente, cm o do hoje.
O Negocio da Ascendi está indirectamente dependente e relacionado com a apresentação do OE de 2016, que este governo tarda em apresentar.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 7/1/2016 20:45

Já sigo este activo há mais de dez anos e se alguma coisa posso acrescentar é o seguinte:

- Numa perspectiva long, e quanto ao eventual arranque, mais do que zonas ou números "mágicos" é preferível tentar identificar sólidas bases/fundos em lateralização ou double bottoms. Os números "mágicos" às vezes funcionam, mas a probabilidade de acerto/relevância é muito mais baixa. Em inícios de Outubro fez uma eventual primeira perna de um duplo fundo, ali pelos 1,8, mas para dar resultado tem agora de ir rapidamente por aí acima e não andar a namorar os 1,6/1,7;

- Isto é como um ETF ultraleveraged sobre o PSI e normalmente antecipador dos movimentos do mesmo. Muita cautela porque é x3 ou x4, mas quem estiver disposto a deixar-se estar 1 a 2 anos sem se mexer/sem olhar/sem se emocionar (long ou short, é indiferente, mal consiga identificar a tendência..., veja-se os shorts neste último ano...), provavelmente conseguirá cumprir os seus objectivos.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3983
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por 000nnn000 » 7/1/2016 20:36

Normalmente também me afasto de cotadas em tendência claramente descendente, este trade é de grande risco e a apostar num ressalto muito próximo da cotação actual (que pode não acontecer).
O target de 2,00€ é difícil de alcançar sem sair brevemente alguma notícia positiva sobre a cotada, daí o ajuste do stoploss para 1,78€ no caso de passar os 1,80€, ficando o stoploss a funcionar como target perto dos 1,8€.

Agradeço os comentários, foi para ouvir outras opiniões e aprender que publiquei o trade
 
Mensagens: 12
Registado: 24/3/2009 16:54
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Youmeu » 7/1/2016 20:02

rsacramento Escreveu:o problema é que para ganhares os tais 16% precisas de chegar aos 2 euros, e aí tens de atravessar uma zona de alguma resistência, entre os 1.8/1.9; de qualquer maneira boa sorte

Partilho da mesma opinião :mrgreen: se tivesse na tua situação meteria o target nos 1,8. Não digo que não tenhas sucesso 000nnn000, mas deves estar com uma probabilidade de praí 1 para 10 (ou menos) de se chegar aos 2.00 sem antes ativares o stop loss.

Abraço e espero estar enganado
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fff » 7/1/2016 19:40

000nnn000 Escreveu:Boa tarde a todos,

É a primeira vez que participo no caldeirão, apesar de seguir o forum à vários anos, e ter aprendido bastante com o mesmo.

Apesar de concordar com a análise da Mota Engil que foi realizada na última edição dos discos pedidos, acho que neste momento a Mota Engil pode ser interessante para testar uma entrada longa, com um stop loss bem definido à partida.

Os motivos que me levam a arriscar um ressalto são os seguintes:
- vela diária interessante
- reacção na zona dos 1,65
- neste momento penso que existe um pouco de sobrevenda / panic sell (não só nesta cotada, mas em várias)
- existe a possibilidade de saírem noticias relativas à venda de activos da empresa (Ascendi)

Trade:
- Entrada a 1,716€
- Objectivo 2,00€
- Stop loss a 1,64€, se entretanto reagir com um ressalto ajustar o stop loss em 1,78€

Não pretendo influenciar ninguém a comprar este ou qualquer outro activo, apenas pretendo expor uma ideia e obter opiniões de outros utilizadores sobre a mesma.

Cumprimentos


Ao olhar para o grafico ocorrem-me os termos : Tendencia Descendente Longo Prazo , LTD , Velas Negras , Faca.

São conceitos que não entram na minhas opções de investimento enquanto o grafico não mudar, mas isso sou eu que não percebo nada disto.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 7/1/2016 19:39

bem-vindo ao fórum, em primeiro lugar

o problema é que para ganhares os tais 16% precisas de chegar aos 2 euros, e aí tens de atravessar uma zona de alguma resistência, entre os 1.8/1.9; de qualquer maneira boa sorte

quem já me conhece sabe que sou contra os trades contra a tendência, mas o J Alves se calhar vai aparecer com as suas ideias, as quais respeito
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por 000nnn000 » 7/1/2016 19:32

Boa tarde a todos,

É a primeira vez que participo no caldeirão, apesar de seguir o forum à vários anos, e ter aprendido bastante com o mesmo.

Apesar de concordar com a análise da Mota Engil que foi realizada na última edição dos discos pedidos, acho que neste momento a Mota Engil pode ser interessante para testar uma entrada longa, com um stop loss bem definido à partida.

Os motivos que me levam a arriscar um ressalto são os seguintes:
- vela diária interessante
- reacção na zona dos 1,65
- neste momento penso que existe um pouco de sobrevenda / panic sell (não só nesta cotada, mas em várias)
- existe a possibilidade de saírem noticias relativas à venda de activos da empresa (Ascendi)

Trade:
- Entrada a 1,716€
- Objectivo 2,00€
- Stop loss a 1,64€, se entretanto reagir com um ressalto ajustar o stop loss em 1,78€

Não pretendo influenciar ninguém a comprar este ou qualquer outro activo, apenas pretendo expor uma ideia e obter opiniões de outros utilizadores sobre a mesma.

Cumprimentos
 
Mensagens: 12
Registado: 24/3/2009 16:54
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 7/1/2016 18:27

chegou aos 1,646...já quebrou esses mínimos que falam. Só falta o tal ressalto...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 7/1/2016 16:34

Dr Tretas Escreveu:
trend=friend Escreveu:Ou um mínimo do anterior bull, de Abril de 2013, nos... 1,69.


Não, o mínimo do bear anterior foi em Junho de 2012 abaixo de 1€.


Isso tens razão, mas eu escrevi bull :wink: (falo da zona que aguentou a primeira grande correcção desse bull 2012/14)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3983
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dr Tretas » 7/1/2016 16:32

trend=friend Escreveu:Ou um mínimo do anterior bull, de Abril de 2013, nos... 1,69.


Não, o mínimo do bear anterior foi em Junho de 2012 abaixo de 1€.

edit: ah, ok reparei que estás a falar do primeiro mínimo do bull e não do bear. Sorry. Mas isso é um bocado optimista, pode bem ir ao 1€.
Editado pela última vez por Dr Tretas em 7/1/2016 16:36, num total de 1 vez.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 7/1/2016 16:19

Ou um mínimo do anterior bull, de Abril de 2013, nos... 1,69.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3983
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NM_2 » 7/1/2016 16:00

Ogratuito Escreveu:Olá:
Mas quando é que vai ser essa subida fantástica ? É que tenho algumas para vender...
Cumpts.

Quando atingir outro minimo do bear e der um ressalto...
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ogratuito » 7/1/2016 15:43

Olá:
Mas quando é que vai ser essa subida fantástica ? É que tenho algumas para vender...
Cumpts.
 
Mensagens: 503
Registado: 9/1/2012 12:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Punitor » 7/1/2016 14:55

Bem, no meu modesto entendimento a melhor coisa a fazer é o que a família Mota tem feito: COMPRAR.
Ir comprando enquanto ela desce.
Esta cotada tem alguma segurança razoável e os saldos devem ser aproveitados pois a volatilidade ascendente da acção a longo prazo compensará certamente.
O pessoal tem castigado a Mota sobretudo à conta do preço do petróleo e da situação em Angola, mas parece-me que o feitiço se virará contra o feiticeiro dentro em breve, pois a Mota encontra sempre negócios alternativos para o seu sucesso.
Hoje comprei mais 1000 a 1,67. Vou deixá-las guardadinhas com as outras... naquele sítio..., à espera... ;-)
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 7/1/2016 14:06

Por este andar, os Mota vao a caminho de uma posiçao a rondar os 70%... E o free float a diminuir consideravelmente...
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NM_2 » 7/1/2016 11:21

Diacono Escreveu:E os Mota continuam activos...

Possivelmente a aproveitar os saldos made in China...
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 7/1/2016 10:49

E os Mota continuam activos...
Anexos
Comunicado6janeiro2016MGP.pdf
(542.21 KiB) Transferido 187 Vezes
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 5/1/2016 13:38

BIG APPLE Escreveu:Quanto à Familia mota se ter enchido de acções em dezembro, só digo isto: existiam 15 proponentes para a aquisição de 60% da Ascendi da ME e NB, vão surgir novidades a curto prazo neste negocio e este papel vai disparar. Estou comprador da ME, já ouvi num possível cruzamento de participações da ME com uma grande Construtora Sul-americana, cm justificação para o reforço das participações da Familia Mota. Uma coisa é certa n estou a vêr a Familia mota a comprar acções em dezembro, se poderia ter oportunidade de as comprar mais baratas em janeiro? \:D/


E a questão também é que nunca conseguiriam comprar 30 milhões no mercado da forma "discreta". O aumento de capital, provou-se, não teve qualquer consequência negativa ou positiva para os restantes accionistas (excepto a diluição no equity global, mas essa já era esperada).
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3983
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 5/1/2016 13:29

Quanto à Familia mota se ter enchido de acções em dezembro, só digo isto: existiam 15 proponentes para a aquisição de 60% da Ascendi da ME e NB, vão surgir novidades a curto prazo neste negocio e este papel vai disparar. Estou comprador da ME, já ouvi num possível cruzamento de participações da ME com uma grande Construtora Sul-americana, cm justificação para o reforço das participações da Familia Mota. Uma coisa é certa n estou a vêr a Familia mota a comprar acções em dezembro, se poderia ter oportunidade de as comprar mais baratas em janeiro? \:D/
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 4/1/2016 20:24

Sim, eu sei que os Mota se têm andado a encher delas e também sei que já têm uma posição a rondar os 60%.
Estou muito curioso para ver no que é que isto vai resultar. Ate porque tenho uma serie delas e isto já fazia o favor de subir....
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 4/1/2016 20:19

Diacono Escreveu:entraram hoje em negociação as acções do AC...que mau começo :-"


Diacono creio que seria interessante fazeres um exercício, ver qual a quantidade de papeis que a família mota adquiriu em dezembro último.

Ogratuito Escreveu:
Pergunta de ignorante: para quem é pequeno trader é bom ou mau que a empresa compre ações próprias?
Obrigado


Ogratuito.

- Se os institucionais não vendem.
- Se a família mota não vende, pelo contrário, compra.
- Se os curtos não compram para fechar posições, pois ninguém vende.

A pergunta que deverás fazer é:

Mas, afinal o que se passa?

O que se passa, é o mercado a funcionar no seu melhor, é o que se passa. :mrgreen:

Algum dia a coisa vai estoirar, para onde.... Isso gostava eu de saber. :D

Todavia, porque razão a família mota terá comprado tanto em dezembro, se podia comprar a bem melhor preço se julgasse que os papéis iriam descer, ainda, mais?

Bom ano de 2016 :lol:

_Noah
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ogratuito » 4/1/2016 20:02

katolo Escreveu:
Diacono Escreveu:entraram hoje em negociação as acções do AC...que mau começo :-"


O mau começo foi generalizado no mercado. E o volume foi residual. Nao esquecer que as novas ações estão na mão da família Mota e não vêm para o mercado tão cedo.

E com esta brincadeira a família Mota já tem mais de 60% da empresa...


Pergunta de ignorante: para quem é pequeno trader é bom ou mau que a empresa compre ações próprias?
Obrigado
 
Mensagens: 503
Registado: 9/1/2012 12:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 4/1/2016 18:54

Diacono Escreveu:entraram hoje em negociação as acções do AC...que mau começo :-"


O mau começo foi generalizado no mercado. E o volume foi residual. Nao esquecer que as novas ações estão na mão da família Mota e não vêm para o mercado tão cedo.

E com esta brincadeira a família Mota já tem mais de 60% da empresa...
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Alfa Trader, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], iniciado1, JoaoMatosSilva, jorgemvm, m-m, macau5m, malakas, MR32, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Tx9262, VALHALLA, vasco007 e 134 visitantes