Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por cjclm7 » 3/3/2021 9:44

https://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/FR78283.pdf

Mota-Engil tem 237 505 141 ações. Vai proceder à emissão de 100 000 000 novas ações (Aumento de Capital). Os actuais accionistas (é o meu caso) têm o direito de comprar mais ações ao valor nominal de 1,50€.

Relativamente ao Aumento de Capital:
    Qual o último dia para exercer o direito de comprar mais ações?
    Há algum limite para o accionista comprar novas ações?
    Pode comprar mais ações do que as que já detém?
    As novas ações não podem ser negociadas por um período de tempo. Qual esse período de tempo (até data ex-dividend)? Isto é importante pois, no caso de o valor da ação cair a pique (após inevitável Diluição provocado pelo AC: https://en.wikipedia.org/wiki/Stock_dilution), os accionistas que compraram a 1,50€ não as podem vender...

Relativamente a anteriores Aumentos de Capital (se os houve):
    Qual foi a data?
    O valor cotado da Mota-Engil foi muito desvalorizado na sequência do Aumento de Capital?
 
Mensagens: 17
Registado: 19/12/2019 8:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por joao garcao » 2/3/2021 18:17

Queria dizer longo prazo
 
Mensagens: 51
Registado: 4/7/2008 14:11
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por joao garcao » 2/3/2021 18:11

Johnny Ballack

Sendo os chineses a quarta maior empresa de construção do mundo, certamente fizeram uma analise pormenorizada de situação atual da MOTA e ao comprarem aos preços que se diz,
é porque concluiram que ´e empresa viável e com futuro.por sua vez a MOTA irá beneficiar muito com este novo acionista que não só dá credibilidade, solidez e liquidez para resolver alguns problemas financeiros que tenha neste momento, no meu entender parece ser empresa a apostar para médio e lingo prazo.
 
Mensagens: 51
Registado: 4/7/2008 14:11
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 2/3/2021 18:07

Ballack,

Peço desculpa, pensei errado.
Não concordo com adiamentos de pagamentos, mas também não percebo o que leva isso a margens menores. Pode é levar a que fique sem dinheiro na gaveta.
Há quem pague mais a horas, no entanto, a margem é menor. O contrário também se aplica.

Ainda estou fora da ME, ainda ...
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Johnny Ballack » 2/3/2021 17:52

RFPB Escreveu:
Johnny Ballack Escreveu:
joaogarcao Escreveu:Johnny Ballak
Admitindo que a tua opinião e analise há carteira de encomendas da empresa está correta como admites que os chineses paguem 3.08 por ação por 23% do capital e ainda vão ao aumento de capital a 1.50 euros.


Na minha opinião tem tudo a ver com uma estratégia de entrada ainda mais agressiva nalguns países de África e América Latina por parte dos Chineses... indo de encontro à política expansionista do país e das empresas de construção Chinesas.

A China quer meter as mãos a longo prazo em todos os recursos naturais destes países... O que eles compram na MOTA? Influência nesses mercados sem dúvida e um veículo Europeu para legitimar muitas coisas "menos transparentes" que nesses mercados se faz...

Pode ser que seja uma coisa boa para a MOTA esta entrada dos chineses... pôr a casa em ordem!

Mas de tudo e isto é um facto a MOTA não tem liquidez neste momento e em PT é reconhecida como uma má pagadora aos seus fornecedores... conheço vários casos de pagamentos a +180 dias.

É uma empresa de muita faturação mas rentabilidade muito baixa...


Ballack,

Eu também estou dentro deste mercado e não percebi bem a intervenção há pouco.
Mas agora já percebi, és ou trabalhas para um fornecedor/subempreiteiro, da Mota Engil. Agora entendi a mágoa.
Eu só novo, mas já levo 2 décadas de obras e isso é prática comum em todo o lado, tens de aceitar ou não.
Os contratos são para serem lidos na integra.

PS. - Não trabalho na Mota Engil, nem para nenhuma empresa agregada à ME, mas já fiz subempreitadas para eles, sei o que o são os prazos de pagamento e os fechos de obra com eles, bem como, com o resto do mercado. Ou mordes ou és mordido. :wink:


Não sou nenhum dos dois e apenas estou a dar a minha opinião. Podes ter uma distinta...

Agora não acredito que aches normal teres adiamentos de pagamento dessa ordem de grandeza. Existem muitos competidores que pagam bem mais a horas :/ -> Isto conduz a melhores preços de fornecedores -> Que conduz a margens mais interessantes
 
Mensagens: 15
Registado: 19/2/2021 17:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RFPB » 2/3/2021 17:35

Johnny Ballack Escreveu:
joaogarcao Escreveu:Johnny Ballak
Admitindo que a tua opinião e analise há carteira de encomendas da empresa está correta como admites que os chineses paguem 3.08 por ação por 23% do capital e ainda vão ao aumento de capital a 1.50 euros.


Na minha opinião tem tudo a ver com uma estratégia de entrada ainda mais agressiva nalguns países de África e América Latina por parte dos Chineses... indo de encontro à política expansionista do país e das empresas de construção Chinesas.

A China quer meter as mãos a longo prazo em todos os recursos naturais destes países... O que eles compram na MOTA? Influência nesses mercados sem dúvida e um veículo Europeu para legitimar muitas coisas "menos transparentes" que nesses mercados se faz...

Pode ser que seja uma coisa boa para a MOTA esta entrada dos chineses... pôr a casa em ordem!

Mas de tudo e isto é um facto a MOTA não tem liquidez neste momento e em PT é reconhecida como uma má pagadora aos seus fornecedores... conheço vários casos de pagamentos a +180 dias.

É uma empresa de muita faturação mas rentabilidade muito baixa...


Ballack,

Eu também estou dentro deste mercado e não percebi bem a intervenção há pouco.
Mas agora já percebi, és ou trabalhas para um fornecedor/subempreiteiro, da Mota Engil. Agora entendi a mágoa.
Eu só novo, mas já levo 2 décadas de obras e isso é prática comum em todo o lado, tens de aceitar ou não.
Os contratos são para serem lidos na integra.

PS. - Não trabalho na Mota Engil, nem para nenhuma empresa agregada à ME, mas já fiz subempreitadas para eles, sei o que o são os prazos de pagamento e os fechos de obra com eles, bem como, com o resto do mercado. Ou mordes ou és mordido. :wink:
"Se alguém se jogasse para o fundo de um poço, também te jogavas?" - Os meus pais
 
Mensagens: 1432
Registado: 26/5/2016 13:28
Localização: Marginal para Marrocos

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Johnny Ballack » 2/3/2021 17:13

joaogarcao Escreveu:Johnny Ballak
Admitindo que a tua opinião e analise há carteira de encomendas da empresa está correta como admites que os chineses paguem 3.08 por ação por 23% do capital e ainda vão ao aumento de capital a 1.50 euros.


Na minha opinião tem tudo a ver com uma estratégia de entrada ainda mais agressiva nalguns países de África e América Latina por parte dos Chineses... indo de encontro à política expansionista do país e das empresas de construção Chinesas.

A China quer meter as mãos a longo prazo em todos os recursos naturais destes países... O que eles compram na MOTA? Influência nesses mercados sem dúvida e um veículo Europeu para legitimar muitas coisas "menos transparentes" que nesses mercados se faz...

Pode ser que seja uma coisa boa para a MOTA esta entrada dos chineses... pôr a casa em ordem!

Mas de tudo e isto é um facto a MOTA não tem liquidez neste momento e em PT é reconhecida como uma má pagadora aos seus fornecedores... conheço vários casos de pagamentos a +180 dias.

É uma empresa de muita faturação mas rentabilidade muito baixa...
 
Mensagens: 15
Registado: 19/2/2021 17:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por joao garcao » 2/3/2021 16:55

Johnny Ballak
Admitindo que a tua opinião e analise há carteira de encomendas da empresa está correta como admites que os chineses paguem 3.08 por ação por 23% do capital e ainda vão ao aumento de capital a 1.50 euros.
 
Mensagens: 51
Registado: 4/7/2008 14:11
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 2/3/2021 14:06

forza algarve Escreveu:
MCMAD1977 Escreveu:Há uma questão muito importante por resolver.

A obrigatoriedade de lançamento de OPA ou não, até la tudo na mesma como a lesma.

Se forem obrigados a lançarem OPA, os chineses desistem.


E. Se desistem cai também a cotação.. A pique


Ou sobe a pique, pois podem encontrar em conjunto um meio mais adequado e compensador para os pequenos acionistas de conseguirem os seus objetivos sem aumentos de capital feitos ao preço de mercado (com direitos de subscrição a valerem quase zero como em 2016...)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 2/3/2021 13:58

MCMAD1977 Escreveu:Há uma questão muito importante por resolver.

A obrigatoriedade de lançamento de OPA ou não, até la tudo na mesma como a lesma.

Se forem obrigados a lançarem OPA, os chineses desistem.


E. Se desistem cai também a cotação.. A pique
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Vieira » 2/3/2021 13:52

por isso é que a cotação está a 1,4xxx. O mercado avalia em função de tudo isso. se fosse um exemplo de contratos, margens, etc estaria a cotar a 6 eur como já esteve.

Existem empresas nos Usa, ainda aqui atrasado um forense escreveu ( não sei se foi o Nirsupp??, peço desculpa se não), ligada ás energias renovaveis, que esteve perto da falencia e subiu 1000 %. a mota está tb ligada ´à parceria do H2 Sines e alguem duvida que as obras se forem para avaçar, ela não estará na linha da frente?

Quanto á OPA ou não, é lamentavel que neste pais, a Cmvm demore tanto a pronunciar-se
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Johnny Ballack » 2/3/2021 13:26

Goya777 Escreveu:Qual a margem? Desses 150 quanto ganha realmente? nem 5 se calhar...


Esquece... eu diria 0...

Estou dentro deste mercado e posso-te dizer com alguma certeza que destes contratos todos malucos em países em desenvolvimento que a Mota anuncia mais de metade têm cash-flows negativos quando realmente são concluídos, quanto mais margem!! Ok de vez em quando há um ou outro que corre bem e tem margens brutais, mas o risco é mesmo muito grande. A qualidade da carteira da Mota é deplorável!

Por exemplo na Polónia sei que o buraco que lá têm é tão grande, que nunca mais poderão sair de lá... vão empurrando com a barriga e ganhando uns concursos e tal porque se tivessem que realmente considerar as imparidades, fechavam...

Por último esta entrada dos chineses, para mim a única razão é só mesmo porque a MOTA não tem dinheiro para fazer face à gestão corrente e ninguém no seu perfeito juízo empresta dinheiro a uma empresa que paga aos fornecedores a 180+ dias... Ainda andaram uns anos a financiarem-se com bancos em África, depois com o dinheiro aí da malta que vai atrás das obrigações... No final têm mesmo de recorrer à diluição de capital.
 
Mensagens: 15
Registado: 19/2/2021 17:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MCMAD1977 » 2/3/2021 12:54

Há uma questão muito importante por resolver.

A obrigatoriedade de lançamento de OPA ou não, até la tudo na mesma como a lesma.

Se forem obrigados a lançarem OPA, os chineses desistem.
 
Mensagens: 305
Registado: 25/2/2008 17:23

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 2/3/2021 11:48

pancada atras de pancada...hoje tambem..
sem sentido nenhum :wall:
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 1/3/2021 17:27

Estou tão confortável a andar de Mota que nem ligo aos contratos. Só voltarei a olhar para a Mota quando houver procura à séria e isso é daqui a algum tempo. Até lá são minudências.
 
Mensagens: 9729
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Vieira » 1/3/2021 16:59

:wink:
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 1/3/2021 16:01

pois..esta' na hora de mostrar lucros consistentes e baixar a divida
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Goya777 » 1/3/2021 15:37

Qual a margem? Desses 150 quanto ganha realmente? nem 5 se calhar...
 
Mensagens: 2802
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 1/3/2021 15:32

Mais 150 milhoes da Polonia...
E mais ganhamos menos sobe a cotação
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 27/2/2021 12:49

De salientar, a consagração da obrigatoriedade de distribuição de 50% do lucro do exercício, até ao limite de metade do lucro consolidado (salvo deliberação em contrário tomada por maioria de três quartos dos votos correspondentes ao capital social, qualquer que seja o capital detido pelos acionistas que votem contra, ou deliberação tomada por simples maioria, desde que sem votos contra de acionistas titulares de pelo menos 5% do capital social), o que manifestamente robustece o direito ao dividendo dos acionistas"

ESCLARECIMENTO DA MOTA ENGIL DE ONTEM :clap:
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Goya777 » 26/2/2021 12:39

Goya777 Escreveu:
reditt caralhop Escreveu:podes comprar a € 1,40 e tal??? :lol:

onde? :lol:

compravas hoje, amanhã compras "nêsperas" :mrgreen:


Afinal hoje, para além de nesperas, tambem se comprava Mota a menos de 1.50...


E hoje pelos vistos também...
 
Mensagens: 2802
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por António Vieira » 26/2/2021 12:37

Infelizmente a nossa bolsa é miseravel.

As outras bem podem corrigir depois de tanto subirem. A nossa , além de não ter subido como as congereneres, é sempre a campea das descidas.

Lamnetalvel.

A Mota vai atras e o CCCC aproveita
 
Mensagens: 241
Registado: 14/12/2014 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 26/2/2021 12:29

Nada a faz subir :wall:
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Goya777 » 25/2/2021 18:00

reditt caralhop Escreveu:podes comprar a € 1,40 e tal??? :lol:

onde? :lol:

compravas hoje, amanhã compras "nêsperas" :mrgreen:


Afinal hoje, para além de nesperas, tambem se comprava Mota a menos de 1.50...
 
Mensagens: 2802
Registado: 17/7/2014 22:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 25/2/2021 17:42

forza algarve Escreveu:Desilusão... Nem se aguenta acima dos 1.50


Se tivesses uma sociedade com outro sócio (ambos 70%) e uma sério de pequenos tivessem 30% todos somados, e tivesses oportunidade de emitir novas ações, diluindo em consequência os 30% porque lhes seria pedido para meterem a um valor proporcional superior ao que valia a empresa, preferias pagar muito ou pouco pelas novas ações e pelos direitos dos pequenos?
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Ferreiratrade, Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, JoeP, m-m, mquinaz, MR32, OCTAMA, Olhar Leonino, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Shimazaki_2, Tx9262 e 244 visitantes