Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por joao garcao » 9/12/2020 10:35

MORITZ
Esta correto
 
Mensagens: 51
Registado: 4/7/2008 14:11
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/12/2020 10:21

forza, na Mota como em outras convirá que penses pela tua própria cabeça.
 
Mensagens: 9730
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 9/12/2020 10:07

passamos meses com pessoas a pregar derrocadas abaixo de 1 euro..agora que a empresa nao vai subir nunca..
emfim..

o mercado portugues ja esta perto dos 5 mil ponto e a Mota e' uma das grandes retrasadas desta arrancada das bolsas mundiais...
aguardemos mas com paciencia
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por moritz » 9/12/2020 10:04

joaogarcao Escreveu:E simples
O capital social e de 237 milhões de ações se dividires por 100 milhões de ações a emitir no aumento de capital da 2,37 direitos para subscrever 1 nova ação

obrigado pelo esclarecimento!
sendo que a cada ação actual corresponderá 0.42 direitos? 100M (ações novas) / 237.5M (açôes actuais) = 0.42
Este cálculo está correto ou não é assim?
mais uma vez obrigado
 
Mensagens: 97
Registado: 27/4/2011 10:24
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/12/2020 10:00

joao, é isso mesmo. Vamos ca então às outras dúvidas:

- Em termos fundamentais a MOta fez o que muitas empresas ambicionam fazer, juntar-se a um gigante do setor para ter lucros que mandem a dívida para o artigo cesto.

- Em relação ao preço: não sabemos exatmente, há uma referência num intervalo que se situa entre 1.40 e 1.60.

É bom para os atuais acionistas que baixe? Não, porque quantas mais ações houver no mercado menos lucro por ação.

Em qualquer dos casos, se o aumento é feito ao preço a que o mercado a avaliar os atuais acionistas não perdem se não acompanharem o aumento de capital. Poderão até vender os direitos.

Talvez a ação mais segura e mais promissora para 2021.
 
Mensagens: 9730
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por joao garcao » 9/12/2020 9:48

E simples
O capital social e de 237 milhões de ações se dividires por 100 milhões de ações a emitir no aumento de capital da 2,37 direitos para subscrever 1 nova ação
 
Mensagens: 51
Registado: 4/7/2008 14:11
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por moritz » 9/12/2020 9:25

joaogarcao Escreveu:Quanto a relação dos direitos atribuídos e as novas ações a subscrever não há duvidas.
Sera de 2,37 direitos 1 nova ação.

Joaogarcao, desculpa a minha falta de conhecimentos na matéria, podes explicar como chegaste a esse valor?
obrigado
 
Mensagens: 97
Registado: 27/4/2011 10:24
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nunoand99 » 8/12/2020 18:05

Pageup Escreveu:O mercado está muito parado hoje, até o homen dos breaks desapareceu.... :lol: :lol:

Se não sobe pode ser com a abertura da américa desca, mas que haja movimento.


Boas PageUp,

É verdade, também já tinha dado pelo desaparecimento desse personagem aqui deste tópico! :)

E já não é só de hoje, isso já tem uns dias.

Se calhar deviamos entender isso como um sinal... 8-)

Sem o conhecer de lado nenhum, e sem querer falar por ele, deixa-me cá tentar teorizar sobre a sua ausência:

1ª HIPOTESE: Ele só compra breaks para cima, e a MOTA tem estado a breakar para baixo...parece uma boa hipótese;
2ª HIPOTESE: Ele gosta de coisas com MOMENTUM, e o MOMENTUM na MOTA foi brincar ao quarto escuro...hum, também parece uma boa hipótese;
3ª HIPOTESE: Ele gosta de coisas em OVERPERFORM, O PSI 20 tem estado em OVERPERFORM em relação ao resto da EUROPA, e dentro do PSI 20 existem os titulos que estão em OVERPERFORM em relação ao PSI 20. E a MOTA? Está em grande contra ciclo! :P

Depois existem as coisas que eu sei, mesmo sem falar com ele, e que até um criança de 5 anos sabe...

(agora ando com esta da criança de 5 anos, mas podia ser um golden retriever :lol: )

Quando se faz um contrato entre duas partes, ainda para mais dois adultos (leia-se accionistas que em conjunto tem a maoria do capital) o que é que acontece?

As partes contratam aquilo que quiserem, e depois comunicam o que entenderem, com a maquilhagem que acharem conveniente.

E no fim?

Ficam os queixosos de que a CMVM é inexistente e não faz nada...pois...mas essa parte já todos nós sabemos!

E se amanhã desatar a subir 20%?

Bom, decidimos com base no que se sabe hoje, e o dia de amanhã aos mercados pertence!

Saudações & Bons Negócios

P.S. Pareceu-me encontrar esse personagem pelo tópico do BCP, talvez aí se andem a cumprir as 3 HIPOTESES em cima referidas. Digo eu... :idea: :arrow:
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 8/12/2020 17:43

Comprei a Mota ontem mas assim que puder livro-me delas, deve ser já amanhã, não estou para ficar com o dinheiro parado.

Hoje saiu-me uma pequena lotaria...dei uma ordem no grupo dia a 0,1221 quando estava a 0,1227, alguem despejou e quando a ordem entrou comprei a 0,1180, quando o minimo foi de 0,1179, grande galo mas também faz parte. :lol: :lol: :lol:
 
Mensagens: 730
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/12/2020 17:23

maturidade, o que anda é que de há muito há paletes de ursos convencidos que 3700 é o teto do Spx e que o PSI acompanhará essa derrocada. Andam nisso desde que o galo do azeite galo canta e não desistem da ideia. Ora, isso ajuda na subida. Se o Spx passa os 3700 até vão de Mota sem quererem. :P

Maturidade, não sei se foi por entrares, mas parece-me que vejo um fecho verde.
 
Mensagens: 9730
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 8/12/2020 17:14

joaogarcao Escreveu:No período de subscrição do aumento de capital o valor do direito ira oscilar entre o valor da ação no momento em bolsa e o valor a pagar por cada nova ação a subscrever, caso a cotação esteja a baixo do valor da nova ação os direitos não valem nada e são utilizados por quem tomou firme o aumento de capital.


Boas.
eu vou a jogo.
as contas finais fazem-se no fim do jogo.
anda aqui muito malabarismo no preço da cotação.
eles controlam a seu belo prazer a cotação até ser anunciado os valores exactos.
para vêm de quem não sei, mas as minhas cá vão ficar em carteira.

abraços
 
Mensagens: 2846
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por joao garcao » 8/12/2020 17:08

No período de subscrição do aumento de capital o valor do direito ira oscilar entre o valor da ação no momento em bolsa e o valor a pagar por cada nova ação a subscrever, caso a cotação esteja a baixo do valor da nova ação os direitos não valem nada e são utilizados por quem tomou firme o aumento de capital.
 
Mensagens: 51
Registado: 4/7/2008 14:11
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/12/2020 17:06

Ulisses, o aumento de capital será entre 1.40 - 1.60. Se é acima ou abaixo do valor das ações? Essa dúvida existe para todos os aumentos de capital, sendo que neste caso é pouco provável ser acima porque tanto os chineses como a família Mota estão com fome de ações e qtêm liquidez. Um pouco como o que se passa com a bolsa em geral. :wink:
 
Mensagens: 9730
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 8/12/2020 16:47

O que é ainda prematuro saber será o valor do direito....
 
Mensagens: 730
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por joao garcao » 8/12/2020 16:33

Quanto a relação dos direitos atribuídos e as novas ações a subscrever não há duvidas.
Sera de 2,37 direitos 1 nova ação.
 
Mensagens: 51
Registado: 4/7/2008 14:11
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por E V V » 8/12/2020 16:25

trend=friend Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Há uma dúvida enorme, o preço a que vai ser feito o aumento de capital. Abaixo ou acima do valor das acções. Alguns já explicaram muito bem neste mesmo tópico a importância desta facto. Portanto, há dúvidas e decisivas.


Obviamente... apenas classificaria antes como incerteza enorme/falta de informação enorme. As dúvidas concretas pressupõe o exame de informação, e ela ainda nem sequer foi disponibilizada. O tal detalhe.

E acrescentaria a relação entre direitos atribuídos e novas ações a subscrever


Eu tenho para mim que toda esta incerteza e ou falta de informação, assim é, para favorecer algum tipo de estratégia. E será sem dúvida a do maior ou dos dois maiores acionistas. A informacao poderia sempre sair como proposta sujeita a aprovação da assembleia geral.
E também acho que a CMVM poderia ter outro papel em prol do esclarecimento dos demais accionistas, o que não tem acontecido.
 
Mensagens: 57
Registado: 28/11/2020 17:42

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 8/12/2020 16:06

Ulisses Pereira Escreveu:Há uma dúvida enorme, o preço a que vai ser feito o aumento de capital. Abaixo ou acima do valor das acções. Alguns já explicaram muito bem neste mesmo tópico a importância desta facto. Portanto, há dúvidas e decisivas.


Obviamente... apenas classificaria antes como incerteza enorme/falta de informação enorme. As dúvidas concretas pressupõe o exame de informação, e ela ainda nem sequer foi disponibilizada. O tal detalhe.

E acrescentaria a relação entre direitos atribuídos e novas ações a subscrever
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 8/12/2020 15:57

Há uma dúvida enorme, o preço a que vai ser feito o aumento de capital. Abaixo ou acima do valor das acções. Alguns já explicaram muito bem neste mesmo tópico a importância desta facto. Portanto, há dúvidas e decisivas.
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 8/12/2020 15:53

Àlvaro Escreveu:Que detalhes? A família Mota vai ao aumento com a mais valia da venda aos chineses. Os chineses compraram e agora acompanham parte do aumento de capital, o resto será para acionistas a quem serão atribuídos direitos que permitirão comprar ações num intervalo definido... agora as dúvidas são nenhumas, se a procura for muita veremos o preço das ações, se fica no intervalo. Nºao esqueças que terás de somar o valor do direito a cada ação. Portanto, duvido que fiquem muito tempo por estes valores.


Tens razão Álvaro, que detalhes, já sabemos tudo.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/12/2020 15:48

Que detalhes? A família Mota vai ao aumento com a mais valia da venda aos chineses. Os chineses compraram e agora acompanham parte do aumento de capital, o resto será para acionistas a quem serão atribuídos direitos que permitirão comprar ações num intervalo definido... agora as dúvidas são nenhumas, se a procura for muita veremos o preço das ações, se fica no intervalo. Nºao esqueças que terás de somar o valor do direito a cada ação. Portanto, duvido que fiquem muito tempo por estes valores.
 
Mensagens: 9730
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 8/12/2020 15:37

Àlvaro Escreveu:trend, o que escreves revela que estás confuso. Qual é afinal a tua dúvida?


Obrigado pela preocupação Álvaro. Para já não tenho dúvidas, quem as pode ter se não há informação?

Quando sairem os detalhes da operação terei dúvidas
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/12/2020 15:28

trend, o que escreves revela que estás confuso. Qual é afinal a tua dúvida?
 
Mensagens: 9730
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Jkr1971 » 8/12/2020 15:25

Fiz um break. saí. contínuo a acreditar na mota e volto a entrar assim que possível. mas dinheiro parado até 7 janeiro não. trancaram a cotação. a acção não oscila. ficar parado a satisfazer interesses não pessoais não é comigo. ver outras accões com potencial sem fazer nada é que não. a acção deve manter se assim até 7 janeiro. espero até lá ter amealhado noutras oportunidades qualquer coisa a mais. depois na data vejo o que fazer. agora ficar na pasmaceira e a vida a continuar noutos lados é que não. Um break prolongado :D
 
Mensagens: 230
Registado: 23/9/2020 12:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 8/12/2020 15:18

Nir, deve ser como o teu provérbio do Galo.... :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Mensagens: 730
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 8/12/2020 15:17

nunoand99 Escreveu:Pronto :roll:

Já me comecei a encher delas novamente...

Entrou a ordem de 1,376€, e depois break dos 1,386€, e 1,396€, e continuo por ai fora com ordens de 6 em 6 até aos 1,426€.

TODO longo na MOTA again.

No fecho logo se vê.

Saudações & Bons Negócios



Pergunta ao Nuno.
 
Mensagens: 730
Registado: 1/4/2019 10:52

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Bing [Bot], Caelito Telles, ciliegino, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, iniciado1, JoeP, JotaFreitas1, m-m, Minsk, morinni, mquinaz, MR32, OCTAMA, PAULOJOAO, pbasto, peterteam2, Phil2014, Shift72, Shimazaki_2, TheKuby, Tx9262 e 223 visitantes