Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 9/12/2020 19:08

1 acção = 1 euro de valor nominal

E o q exceder vai provavelmente ser prémio de emissão. Quanto é não se sabe, mas acho curioso que alguns foristas dêem como garantido aquele intervalo de 1,4-1,6 apenas porque veio de uma qualquer casa de investimento... Têm todo o direito de estimar, mas vale tanto como qualquer forista que diga que o AC é a 1 ou a 2.
Quando não há informação e há certezas...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por F63 » 9/12/2020 18:38

moritz Escreveu:imauroxavier

obrigado pela partilha do quadro, muito interessante.
No entanto, no comunicado da ME é mencionado a emissão de 100 M de novas ações, e não a obtenção de 100 MEuros no AC.
Não quererá isso dizer, que o AC pode ser feito com um prémio de emissão? O objectivo principal do AC é emitir ações para a CCCC chegar aos 30% e não angariar 100ME.
No final, poderá angariar muito mais do que isso, se houver prémio de emissão. Ou estou a avaliar mal a questão?


Comunicados:

Agosto
Também nos termos do Acordo, se concluído com sucesso — o que se espera que ocorra em breve — e
assumindo que as autorizações do regulador e várias outras condições precedentes serão cumpridas, o Novo
Parceiro:
 estabelecerá um acordo de parceria e investimento com o GRUPO MOTA-ENGIL para desenvolver
em conjunto oportunidades comerciais; e
 comprometer-se-á a subscrever uma participação relevante num aumento de capital social de
até 100 milhões de novas ações que será submetido brevemente a deliberação em Assembleia
Geral.


Dezembro
O Conselho de Administração fica autorizado a deliberar o aumento do capital social e a definir todos os seus
termos e características, com sujeição às limitações e regras constantes das alíneas seguintes:
a) A autorização compreende a deliberação de um aumento de capital, por uma única vez, por novas
entradas em dinheiro e mediante a emissão de novas ações ordinárias com o mesmo valor nominal das existentes;
b) O montante máximo do aumento do capital social será de mais 100.000.000 euros (cem milhões de euros);


BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por moritz » 9/12/2020 17:34

imauroxavier

obrigado pela partilha do quadro, muito interessante.
No entanto, no comunicado da ME é mencionado a emissão de 100 M de novas ações, e não a obtenção de 100 MEuros no AC.
Não quererá isso dizer, que o AC pode ser feito com um prémio de emissão? O objectivo principal do AC é emitir ações para a CCCC chegar aos 30% e não angariar 100ME.
No final, poderá angariar muito mais do que isso, se houver prémio de emissão. Ou estou a avaliar mal a questão?
 
Mensagens: 97
Registado: 27/4/2011 10:24
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por joao garcao » 9/12/2020 17:10

ALVARO
De facto pode passar dos 30% mas não pode atingir mais que 33% senão os chineses são obrigados a lançar uma OPA.
 
Mensagens: 51
Registado: 4/7/2008 14:11
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 9/12/2020 17:01

muito interessante...por tanto confirma a tua analise que os chineses torcem por um preço pre AC mais baixo
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/12/2020 16:58

joao, poderá passar 30%.
Agora vamos ver: fará sentido a empresa cotar abaixo de 1.40 que é o valor mínimo de referência do intervalo quando os atuais accionistas de referência nadam em liquidez? Absurdo. Podem tentar, mas assim que se aproxime de 1.40 haverá compradores. Como, aliás, se viu hoje, apesar das muitas dúvidas do Ulisses e do Trend.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por imauroxavier » 9/12/2020 16:56

É assim que eu vejo o negocio ME/CCCC, um trade-off entre o preço das novas ações e o premio a pagar pelos direitos de adquirir as novas ações.

Admintindo que;
1 - nenhum dos acionista de referencia vai diluir a sua posição,
2 - o numero de ações é determinado pelo preço unitário até perfazer 100M€.

A CCCC no cenário de 100M de novas ações (1€/ação), precisa convencer entre 66% a 87% dos pequenos acionistas a "largar" os direitos para conseguir comprar os 5,32% a 7% que ainda faltam para deter os 30%. A 1€ que percentagem dos pequenos acionistas vai ao AC? depende do premio a pagar pelos direitos.

A CCCC no cenário de 71.4M de novas ações (1,4€/ação), precisa de convencer 100% dos pequenos acionistas a "largar" os direitos para conseguir comprar os 5,32% a 7% que ainda faltam para deter os 30%. A 1,4€ que percentagem dos pequenos acionistas vai ao AC? depende do premio a pagar pelos direitos.

A CCCC no cenário de 55.5M de novas ações (1,8€/ação), precisa de convencer 100%!!! dos pequenos acionistas a "largar" os direitos para conseguir comprar os 5,32% a 7% que ainda faltam para deter os 30%, e comprar no mercado o que falta…

Imagem
 
Mensagens: 30
Registado: 23/4/2015 17:00

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por joao garcao » 9/12/2020 16:53

EVV
A família mota já não tem mais ações que possa vender aos chineses-
Apos a venda de 23% ficou com 41% e para ficar com 40% apos aumento de capital, conforme foi acordado entre ambos, terá de exercer os direitos das respectivas ações que possui.
Os chineses é que teem de ir ao mercado comprar ações ou direitos, para atingirem os cerca de 30% conforme acordado.
 
Mensagens: 51
Registado: 4/7/2008 14:11
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/12/2020 16:51

Talha, o que parece que há de novo (ainda não confirmei) é um contrato de concessaõ no Peru de 240 milhões. Será mais um peru de Natal?! :mrgreen:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 9/12/2020 16:41

Álvaro,

FOMO,

já foste :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/12/2020 16:28

EVV. A tranche que falta aos chineses para passar de 30% será adquirida no aumento de capital.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 9/12/2020 16:19

EVV, os chineses e a Mota não precisam de fazer isso em Bolsa.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 9/12/2020 16:18

no entanto a Mota ganha mais um contrato de centenas de milhoes de euros..agora no Mexico
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por E V V » 9/12/2020 16:05

F63 Escreveu:
E V V Escreveu:Esta bloqueada nos 1.4 , num dia como o de hoje não sobe. Isto ha- de servir os interesses dos dois maiores accionistas. Qual? Um dia perceberemos.
Estabilizar o preço antes dum aumento de capital eu percebo numa lógica de estarem para sair más noticias e assim este preço de 1.4 permitiria o sucesso do mesmo a um preço que desconhecemos mas que serviria aos dois maiores acionistas. Outra hipótese seria os chineses ao precisarem de comprar direitos, uma cotação baixa origina preços de direitos mais baixos ...


Pelas razões que disse em posts anteriores, penso que o preço das ações novas deverá ser inferior ao intervalo 1,4 - 1,6.
No entanto, acreditando nesse intervalo e sabendo que os chineses terão que ir ao mercado comprar mais de 50M de direitos para atingir a participação de 30%, quererão pagar o mínimo por eles.
Logo, se a cotação for controlada até ao AC em valores que estejam perto do preço das ações novas, o preço dos direitos será mais baixo e a CCCC terá de pagar menos por eles. Parece ser esta a lógica.

BN


F63, e a hipótese de os chineses estarem a comprar à família Mota a um preço de 1.4 , agora em bolsa , transação combinada como.forma de chegarem aos 30% ????
 
Mensagens: 57
Registado: 28/11/2020 17:42

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/12/2020 16:02

forza, pensar um pouco às vezes ajuda a tomar decisões mais sensatas, ir com "a Maria vai com as outras" até pode dar certo, mas é raro isso acontecer. :mrgreen:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 9/12/2020 13:55

Espero que em Janeiro o AC não tenha Que ocorrer no Meio de outra tempestade porque está tudo super esticado
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por F63 » 9/12/2020 13:44

E V V Escreveu:Esta bloqueada nos 1.4 , num dia como o de hoje não sobe. Isto ha- de servir os interesses dos dois maiores accionistas. Qual? Um dia perceberemos.
Estabilizar o preço antes dum aumento de capital eu percebo numa lógica de estarem para sair más noticias e assim este preço de 1.4 permitiria o sucesso do mesmo a um preço que desconhecemos mas que serviria aos dois maiores acionistas. Outra hipótese seria os chineses ao precisarem de comprar direitos, uma cotação baixa origina preços de direitos mais baixos ...


Pelas razões que disse em posts anteriores, penso que o preço das ações novas deverá ser inferior ao intervalo 1,4 - 1,6.
No entanto, acreditando nesse intervalo e sabendo que os chineses terão que ir ao mercado comprar mais de 50M de direitos para atingir a participação de 30%, quererão pagar o mínimo por eles.
Logo, se a cotação for controlada até ao AC em valores que estejam perto do preço das ações novas, o preço dos direitos será mais baixo e a CCCC terá de pagar menos por eles. Parece ser esta a lógica.

BN
Editado pela última vez por F63 em 9/12/2020 13:59, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por E V V » 9/12/2020 13:15

Esta bloqueada nos 1.4 , num dia como o de hoje não sobe. Isto ha- de servir os interesses dos dois maiores accionistas. Qual? Um dia perceberemos.
Estabilizar o preço antes dum aumento de capital eu percebo numa lógica de estarem para sair más noticias e assim este preço de 1.4 permitiria o sucesso do mesmo a um preço que desconhecemos mas que serviria aos dois maiores acionistas. Outra hipótese seria os chineses ao precisarem de comprar direitos, uma cotação baixa origina preços de direitos mais baixos ...
 
Mensagens: 57
Registado: 28/11/2020 17:42

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Abilioferreira » 9/12/2020 13:03

F63 Escreveu:
Abilioferreira Escreveu:Bom dia,
Precisava de um ajuda vossa.
Como se chega ao valor dos direitos, caso eles existam.

Obrigado.


Eles vão existir e o seu valor será aproximadamente a diferença entre a cotação do título no momento e o preço das ações novas.

EX: Se o preço da ação nova for de € 1,30 e a cotação estiver nesse momento em € 1,60, o preço dos direitos nesse momento será aproximadamente de € 0,30.

BN


Muito obrigado pelo esclarecimento.
 
Mensagens: 2
Registado: 3/6/2019 12:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 9/12/2020 12:47

Valuation post money (mais 100m ações). Não é tanto mas é largamente superior ao actual
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por F63 » 9/12/2020 12:46

Abilioferreira Escreveu:Bom dia,
Precisava de um ajuda vossa.
Como se chega ao valor dos direitos, caso eles existam.

Obrigado.


Eles vão existir e o seu valor será aproximadamente a diferença entre a cotação do título no momento e o preço das ações novas.

EX: Se o preço da ação nova for de € 1,30 e a cotação estiver nesse momento em € 1,60, o preço dos direitos nesse momento será aproximadamente de € 0,30.

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por F63 » 9/12/2020 12:42

trend=friend Escreveu:
F63 Escreveu:
joaogarcao Escreveu:Tenho lido muitas teorias sobre a evolução futura da empresa e respetiva cotação vou também expor a minha.
Situação acionista atual
Familia Mota 64,5 ações próprias 2,5 posições qualificadas 5,5 outros 27,5 ações = 100%

Situação apos aumento de capital
Familia mota 40 chineses 30 ações próprias 2,5 posições qualificadas 5.5 outros 22 = 100%

Como os chineses compraram 23% a família mota precisam adquirir mais 7 a 8% ou seja cerca de 20 milhões de ações atuais
ou cerca de 55milhões de direitos no futuro.

A minha teoria e que os chineses vão contratar um sindicato bancário para tomada firme do aumento capital, como consta as novas ações veem
entre 1,4 a 1,6 euros, sendo assim quanto mais baratas estiverem no bolsa menos pequenos acionistas vão ao aumento de capital assim os chineses ficam com direitos de borla e vão atingir 0s 30% acordados.


Pelas minhas contas, os chineses terão que ir ao mercado comprar mais de 50M de direitos para atingirem a posição anunciada pós AC.
Por outro lado, também terão que adquirir as ações novas tal como a família que não precisa de comprar direitos pois irá manter a posição.
Por outro lado ainda, dará uma imagem muito negativa à cotada ir para AC com as ações novas a preço igual ou superior ao preço a que estiverem a cotar nesse momento.
Então parece-me mais credível que as ações novas sejam postas à venda a valores que rondem 1,00€ ou pouco mais, pois assim tanto a família como os chineses gastam menos na compra das ações novas, mesmo tendo a CCCC que pagar pelos direitos.
Encaixam um pouco menos com o AC, mas parece-me que isso até nem é o mais importante, sendo realmente o mais importante o rácio entre o encaixe e o valor que ambos os principais acionistas têm que despender no AC.

BN


Concordo plenamente na parte inicial, mas não quanto ao preço do AC, a menos que seja uma manobra dos accionistas maiores para diluirem todos os demais, mas aí então escusavam de fazer comunicados com valuations de referência de 750m (e que até agora foram respeitados, atenção).
E o cash que entra pode não ser despiciendo do ponto de vista operacional, quanto mais baixo for o AC mais descredibiliza face aos 3,08 dos chineses e ... menos entra!


Se essa valuation tivesse a ser respeitada o valor da ação atualmente seria mais do dobro do preço atual:
750M / 237.505.141 = € 3,15

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Abilioferreira » 9/12/2020 12:42

Bom dia,
Precisava de um ajuda vossa.
Como se chega ao valor dos direitos, caso eles existam.

Obrigado.
 
Mensagens: 2
Registado: 3/6/2019 12:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por F63 » 9/12/2020 12:35

moritz Escreveu:
joaogarcao Escreveu:E simples
O capital social e de 237 milhões de ações se dividires por 100 milhões de ações a emitir no aumento de capital da 2,37 direitos para subscrever 1 nova ação

obrigado pelo esclarecimento!
sendo que a cada ação actual corresponderá 0.42 direitos? 100M (ações novas) / 237.5M (açôes actuais) = 0.42
Este cálculo está correto ou não é assim?
mais uma vez obrigado


Não. Cada ação atual corresponde a 1 direito.
Precisas de 2,37 ações atuais para teres 2,37 direitos e subscrever 1 ação nova.

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 9/12/2020 12:34

trend=friend Escreveu: Chinesas ainda não acho recomendável, alibaba não tem andado famosa atenção


Verdade. As chinesas estão no limbo. À espera do Godot.
A Alibaba e a JD.com têm tido um comportamento em bolsa miserável para todo o potencial que apresentam.
Tenho fé, temperada com uma boa dose de bom senso, de que as coisas se vão resolver. Algum entendimente terá de haver entre a China e os EUA. Porque ambos têm razão mas não têm ambos toda a razão. E depois não se pode autorizar a entrada de uma empresa na bolsa com determinadas regras (pressupostos) e a meio do jogo mudam-se as regras e atiram-se borda fora. Isto levanta, inclusive, questões legais.
Conversem e cheguem a um acordo.
Estou firmemente convencido que a Alibaba vai fazer de mim rico. :wall: :wall: :wall:
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], Google [Bot], iniciado1, jlmt, latbal, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 401 visitantes