Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 7/9/2018 16:27

Contrariando os prognósticos mais pessimistas, acabo de entrar na Mota, acho sinceramente que está a desconto significativo, vamos aguardar pela evolução dos próximos dias.
Bons trades :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por richardj » 6/9/2018 21:42

A Mota está a sofrer com a crise do emergentes.

Umas das coisas que me preocupou nos resultados semestrais é que a Mota tem uma margem de EBITDA de 9% para os países da america latina, o que me parece muito baixo para o risco inerente. Para África o valor já é 20% e mesmo assim...

Outro aspecto, já referido são os 150 Milhões em divida Angola, pagos no dia de são nunca.

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 6/9/2018 16:59

DIXIE18 Escreveu:Tenho por opinião(n sustentado por qq elemento técnico) q se esta cotada, neste movimento recente, visitar valores abaixo de €2,
a hipótese de bater os valores inferiores aos de 2016 é cada vez mais provável(€1,15 é o valor q tenho por memória a 20 de janeiro de 2016) .

BN

Era de onde ela nunca devia ter saido uma empresa com rentabilidade mediocre problemas de liquidez e exposta a paises manhosos se calhar nem 1 euro valia.....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 6/9/2018 16:48

Grafico atualizado .

Os mínimos de 2016 andaram na zona 1.20 e bem visível no gráfico
Anexos
mota 0609 100.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 6/9/2018 16:23

DIXIE18 Escreveu:Tenho por opinião(n sustentado por qq elemento técnico) q se esta cotada, neste movimento recente, visitar valores abaixo de €2,
a hipótese de bater os valores inferiores aos de 2016 é cada vez mais provável(€1,15 é o valor q tenho por memória a 20 de janeiro de 2016) .

BN


EM anos anteriores com melhores fundamentais que os atuais a MOTA andou durante um ano na zona 1.50-1.60 , portanto se mercado corrigisse para estes valores 1.50- 1.60 ou ate abaixo , face aos atuais fundamentais , não seria nada de extraordinário nem inédito no titulo e completamente justificado pelos fundamentais atuais .

Quando titulo cotava a 4 euros , e eu dizia que face aos fundamentais nunca pagaria mais de 2 euros pelo titulo , no fórum dizia tudo que eu era maluco , que era so ganhar obras de biliões e ia aos 6 euros e quiçá 8 euros .

EU sempre disse para voltar aos 2 euros com aqueles fundamentais era uma questão de passar a euforia
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 6/9/2018 15:45

Sem qualquer elemento técnico, como afirmas, mas por que dizes isso? O importante não são as opiniões são os argumentos. Importantes e obrigatórios aqui.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 6/9/2018 15:28

Tenho por opinião(n sustentado por qq elemento técnico) q se esta cotada, neste movimento recente, visitar valores abaixo de €2,
a hipótese de bater os valores inferiores aos de 2016 é cada vez mais provável(€1,15 é o valor q tenho por memória a 20 de janeiro de 2016) .

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 6/9/2018 12:46

mota 0609.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 6/9/2018 0:29

Artista Romeno Escreveu:Nada que nao se soubesse os que a shortaram a 4 euros eram tolos ou genios e como nos correios


Artista,

preciso da tua ajuda, podes comentar o gráfico da ME abaixo, por favor? :lol:
por outro lado, ainda estou à espera dos teus ensinamentos sobre volume, e liquidez. questões deixadas há algum tempo atrás. :lol:
acontece que, só comentas aquilo que te interessa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Anexos
Screen Shot 2018-09-06 at 00.19.29.png
Screen Shot 2018-09-06 at 00.19.29.png (88.58 KiB) Visualizado 5418 vezes
Screen Shot 2018-09-06 at 00.23.51.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 5/9/2018 18:11

Nada que nao se soubesse os que a shortaram a 4 euros eram tolos ou genios e como nos correios
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por manuelfaf » 5/9/2018 17:45

DocinhoTrader Escreveu:
Sergon Escreveu:Docinho,
Boa tarde. Diz, pf, quais os indicadores em que te baseias para afirmar que "...revelou venda nos indicadores desde os 3.28€...".
É interessante para mim seguir os teus conselhos, mas nem sempre acompanho o teu raciocínio.
Obrg.


Olá Sergon,a venda parte baseada nos indicadores requerem situações especiais de mercado:

-As 3 linhas do DMI (movimento direcional) têm de sair do mesmo ponto,sendo que a linha amarela representa a força da tendência, esta tem de ser maior ou igual a 25 e em sentido crescente para inicio do movimento.
-o didi index (MMs) tem de estar em situação semelhante(agulhado) não interessando o valor numérico, a venda representa a linha vermelha a sair por cima.
-o obv confirmou rompimento do suporte em termos de saldo e volume.

Sempre que temos estas condições reunidas vem a pancada depois, em 80% das vezes.

Deixei mais 2 exemplos de agulhadas, desta vez de compra em março e setembro de 2017,depois foi o que se viu.Existem muitas mais.

Porque é que funciona?Não sei, mas estatisticamente é assim e mudou a minha forma de fazer trading.
Espero ter ajudado,um abraço.


Boas, além disso, poderemos também olhar para coisas insignificantes, nada importantes para uma empresa, digamos que, por exemplo, margens operacionais, Preço/lucro, dívida, etc. Claro que são coisas menores, toda a gente sabe que lucros não são o objectivo de uma empresa...
Mas que no futuro, a coisa poderá valer mais com a eléctrica do México, aeroporto do Ruanda, etc baseado em rendas certas e não em contratos esporádicos, incertos e não sustentáveis.
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 5/9/2018 12:38

RenatormbCarvalho Escreveu:

É mais de volta aos 4€ não tarda :mrgreen:


RenatormbCarvalho,

qual é o prazo temporal para a ME estar de volta aos € 4 ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 4/9/2018 14:16

mota 0409.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sergon » 4/9/2018 14:12

Docinho Trader, o meu obrigado pela amabilidade e qualidade das tuas intervenções.

Um abrç,
Sergon
 
Mensagens: 115
Registado: 8/12/2006 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por DocinhoTrader » 3/9/2018 23:12

Sergon Escreveu:Docinho,
Boa tarde. Diz, pf, quais os indicadores em que te baseias para afirmar que "...revelou venda nos indicadores desde os 3.28€...".
É interessante para mim seguir os teus conselhos, mas nem sempre acompanho o teu raciocínio.
Obrg.


Olá Sergon,a venda parte baseada nos indicadores requerem situações especiais de mercado:

-As 3 linhas do DMI (movimento direcional) têm de sair do mesmo ponto,sendo que a linha amarela representa a força da tendência, esta tem de ser maior ou igual a 25 e em sentido crescente para inicio do movimento.
-o didi index (MMs) tem de estar em situação semelhante(agulhado) não interessando o valor numérico, a venda representa a linha vermelha a sair por cima.
-o obv confirmou rompimento do suporte em termos de saldo e volume.

Sempre que temos estas condições reunidas vem a pancada depois, em 80% das vezes.

Deixei mais 2 exemplos de agulhadas, desta vez de compra em março e setembro de 2017,depois foi o que se viu.Existem muitas mais.

Porque é que funciona?Não sei, mas estatisticamente é assim e mudou a minha forma de fazer trading.
Espero ter ajudado,um abraço.
Anexos
mota.png
Semanal
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sergon » 3/9/2018 19:25

Docinho,
Boa tarde. Diz, pf, quais os indicadores em que te baseias para afirmar que "...revelou venda nos indicadores desde os 3.28€...".
É interessante para mim seguir os teus conselhos, mas nem sempre acompanho o teu raciocínio.
Obrg.
 
Mensagens: 115
Registado: 8/12/2006 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por DocinhoTrader » 3/9/2018 11:38

A Mota revelou venda nos indicadores desde os 3.28€ e continua vendida até agora sem jeito de abrandar.Temos um suporte em Gann nos 2.53€,que quanto a mim irá ser a fronteira bull/bear.Se reagir nesta zona a probabilidade de ir para novos máximos é grande.
Anexos
mota semanal.png
semanal
"Procure olhar a floresta e, não, as árvores mais próximas"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 767
Registado: 23/3/2015 20:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 3/9/2018 10:19

Leitura do gráfico semanal da Mota Engil (gráfico sujeito a alteração porque foi feito por volta das 10h de segunda, 03/09)

mota.jpg
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por P-Mendes » 1/9/2018 14:16

Por momentos pensei que estava no tópico do PSI20, pois pouco ou nada aqui se discutia sobre a MOTA :-"

Aproveito para deixar um boneco do diário:
Imagem
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 1/9/2018 12:54

Há uma notícia no caderno de economia do "Expresso" a propósito dos negócio da Mota na Argentina que não é nada positiva para a empresa.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thestockpicker » 31/8/2018 18:04

Por isso te meti um post de 2017 onde comentavas AQUELE momento particular. A tua perspectiva para os próximos meses era que a subida tinha terminado e era tempos de mais valias. Pelos vistos não foi.

Eu quando compro ações não é a pensar quanto elas valem hoje, mas no mínimo daqui a 1 ano.

No caso da Altri felizmente eu até comprei antes. Comprei na casa dos 4. Se as mantenho? Mantenho. Se as tivesse vendi nessa altura fazia 25% de lucro. Hoje levo 100% (e quando esteve quase a 9 ainda tinha mais). Ah e fora dividendos. Estou arrependido de não as ter vendido a 9? Nada.

Fazes isso em todas as ações? Não. No caso da Ramada por exemplo vendi grande o que investi quando foi vendida a Storax pois achei que foi um mau movimento. Apenas deixei a mais valia como investimento.

No caso da Altri, posso apenas considerar vender algumas apenas porque neste momento representa uma posição demasiado grande no meu portfolio por força de ter 3 posições com maior nível de exposição em que uma delas é a Altri e ser a maior valorização percentual das 3. Das 16 posições abertas esta já representa 20% sozinha. Tenho que reequilibrar eventualmente.

E não as vendo porque acho que hoje está tão barata como quando a comprei. Os fundamentais são dinâmicos. Não há nenhuma red flag que me faça vender. A pasta de papel pode descer 3 meses seguidos? Pode. O que me interessa é se daqui a 3 , 5 e 10 anos está a um preço maior ou igual que hoje. Não vejo razões para acreditar que não. Quanto à gestão, não tenho nada a dizer. Let the profits run.
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 31/8/2018 17:48

Sim , mas quando eu faço um comentário no mercado HOJE , refiro-me a se ao preço atual , na minha opinião as cotadas têm perspetivas de subida .

Por vezes podem subir mais que a minha expectativa , especialmente se apanharem um período de euforia , desvalorização do euro , e subida continua da pasta de papel e euforia de consolidação no setor .

Se foi uma boa subida ? foi .

Quem comprou a 5 euros fez bem ? Fez se já concretizou agora mais valias

Mas a valorização é virtual até ser concretizada .

Nada nos diz que quem comprou a 5 euros , fica com elas e daqui a 6 meses estão a 4 euros , e na realidade não tem nenhuma mais valia .


Quando faço um comentário numa acção refiro-me a se nesta altura ainda tem potencial de valorização , naõ para quem as comprou 20% abaixo .

Quem comprou abaixo tem de avaliar se vende e encaixa mais valia ou continua com o titulo.

Se ALTRI e NVG subiram bem na euforia do setor ? Subiram . Mas a euforia da consolidação do setor e subida continua do preço da pasta do papel passou e acho que o caminho nos próximos meses é para baixo .

Mas eu comento sempre as perspetivas que tenho ao dia de hoje para o potencial de valorização dos títulos , não para quem comprou há 6 meses .

Se nos próximos 2 meses , vejo nas cotadas do PSI valorização acima destes preços ? A resposta é NÃO

Espero entrar em algumas cotadas mas a valores bastantes inferiores até final de Outubro .

Se estou certo ou errado ? O mercado o dirá

Mas só corro riscos quando espero subidas das cotadas e neste momento não vejo

Para quem investir a 5 anos é indiferente qual a cotação nos próximos 2 meses
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por freitax » 31/8/2018 17:42

Thestockpicker Escreveu:Repara, fui ao t´opico da Altri retirar um post teu do dia 6-11-2017. Vamos pegar nesse exemplo.

SIm , todo o mercado sabe que a empresa está num bom momento , tem bons fundamentais e lucros cresceram bem.

Agora a questão é outra , já está valorizada no máximo potencial do preço e quem está a vender agora está a fazer gordas mais valias em muito pouco tempo, é so isso.

Por isso a mesma firma que antes mandou comprar com elevado price target agora recomendação e neutral, pois considera que máximo potencial de valorização a 12 meses foi atingido.

E diga-se a bem da verdade , foi uma subida a pique , mais valias e correcção é perfeitamente normal , mesmo com bons fundamentais .

As arvores não crescem ate ao ceu



Hoje ela está a 7,96€. Na altura estava a 5,22€ (que tu consideravas o teu máximo potencial de preço). Isto dá mais de 50% de valorização. Achas que a voltas a apanhar no teu anterior preço máximo? Duvido.


Thestockpicker, não vale a pena... já várias pessoas tentaram esse exerc´ício e nao deu em nada :wall: :wall:

o homem há 2 anos que prevê uma catástrofe e mesmo assim não admite que tem perdido óptimas valorizações.

EDIT: e na dúvida, caso não exista melhor argumento, isso foi o "antigo" Eagle que escreveu :twisted:
 
Mensagens: 471
Registado: 16/4/2011 14:51
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thestockpicker » 31/8/2018 17:34

Repara, fui ao t´opico da Altri retirar um post teu do dia 6-11-2017. Vamos pegar nesse exemplo.

SIm , todo o mercado sabe que a empresa está num bom momento , tem bons fundamentais e lucros cresceram bem.

Agora a questão é outra , já está valorizada no máximo potencial do preço e quem está a vender agora está a fazer gordas mais valias em muito pouco tempo, é so isso.

Por isso a mesma firma que antes mandou comprar com elevado price target agora recomendação e neutral, pois considera que máximo potencial de valorização a 12 meses foi atingido.

E diga-se a bem da verdade , foi uma subida a pique , mais valias e correcção é perfeitamente normal , mesmo com bons fundamentais .

As arvores não crescem ate ao ceu



Hoje ela está a 7,96€. Na altura estava a 5,22€ (que tu consideravas o teu máximo potencial de preço). Isto dá mais de 50% de valorização. Achas que a voltas a apanhar no teu anterior preço máximo? Duvido.
In the business world, the rearview mirror is always clearer than the windshield.

Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 95
Registado: 23/1/2018 19:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 31/8/2018 17:23

Eu não estou chateado .

Agora não vejo motivos para neste momento estar otimista , nem vejo valorizações acima deste ponto no imediato .

Na minha opinião Papeleiras , embora sejam empresas boas , estão demasiado valorizadas e penso correm o risco de desvalorização .

Há boas empresas no PSI como GALP e Papeleiras, mas se acho que no imediato vão subir ? Não , acho que vão cair .

Se daqui a 5 anos estão a um valor superior ? Talvez

Mas o meu comentário é de valorização demasiada no imediato e quedas no curto prazo .

Se potencialmente posso comprar GALP mais adiante por 15 porque vou pagar 18 ?
Se potencialmente posso comprar MOTA a 1.60 porque vou pagar 2.90 ?

Se posso comprar potencialmente JMT a 11 porque vou pagar 13 ?

E por ai adiante

As melhores empresas estão já valorizadas acima dos fundamentais atuais e numa correcção de mercado virão visitar valores bem inferiores

Se as puder comprar a curto prazo 15% a 20% abaixo deste nível porque vou comprar agora e suportar uma desvalorização da carteira de 10-15% ?
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Andre vez, Bing [Bot], CORTIÇA, Google [Bot], Jonas74, JotaFreitas1, Kooc, latbal, Minsk, PAULOJOAO, Phil2014 e 227 visitantes