Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por epinay » 10/5/2021 12:29

trend=friend Escreveu:
epinay Escreveu:Direitos estão a valorizar 7900%?


E ainda assim abaixo de 0,01... Tudo depende da base de onde se parte :wink:


Parecem cryptos :shock: 9900% agora
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/5/2021 12:26

epinay Escreveu:Direitos estão a valorizar 7900%?


E ainda assim abaixo de 0,01... Tudo depende da base de onde se parte :wink:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 10/5/2021 12:18

kidd Escreveu:
epinay Escreveu:Direitos estão a valorizar 7900%?


Bom dia

Onde se pode ver a cotação dos direitos?

Obrigado
Cumprimentos


ticker "mens1"
 
Mensagens: 367
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por kidd » 10/5/2021 12:06

epinay Escreveu:Direitos estão a valorizar 7900%?


Bom dia

Onde se pode ver a cotação dos direitos?

Obrigado
Cumprimentos
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por epinay » 10/5/2021 11:50

Direitos estão a valorizar 7900%?
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tami » 10/5/2021 11:50

jopsilveira Escreveu:Boa tarde,

Pergunta de ignorante relativamente a este aumento de capital: recebemos direitos gratuitamente e poderemos vender ou obter acções gratuitamente? É isso?

E não entendo porquê é que a opção por defeito é "Não participar", quando me parece que é a opção em que o investidor fica mais prejudicado.


Não, recebes direitos que te permitem obter ações ao preço de 1,5€. Logo, naturalmente a opção por defeito é "não participar", porque exercer os direitos implica investimento adicional (e também não ias gostar que o banco te vendesse os direitos ao preço que lhes apetecesse).
 
Mensagens: 367
Registado: 28/12/2015 16:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por kidd » 10/5/2021 11:48

Àlvaro Escreveu:Se acontece no 1.º dia não sei, mas durante o aumento a cotação deverá anda acima de 1.50, só assim haverá direitos para vender.



Bom dia

Onde se pode ver a cotação dos direitos?

Obrigado
Cumprimentos
 
Mensagens: 344
Registado: 16/6/2016 10:21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 10/5/2021 11:33

Se acontece no 1.º dia não sei, mas durante o aumento a cotação deverá anda acima de 1.50, só assim haverá direitos para vender.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jopsilveira » 10/5/2021 11:22

Boa tarde,

Pergunta de ignorante relativamente a este aumento de capital: recebemos direitos gratuitamente e poderemos vender ou obter acções gratuitamente? É isso?

Pergunto isto, pois as opções disponíveis no BEST são as seguintes:

1. Converter a totalidade dos direitos detidos em novas ações
2. Converter parcialmente direitos detidos em novas ações (indicando expressamente a quantidade de DIREITOS a converter)
3. Converter a totalidade dos direitos detidos e subscrever ações no rateio de ações sobrantes (indicando expressamente a quantidade de AÇÕES sobrantes a subscrever)
4. Não participar (opção por defeito)

E não entendo porquê é que a opção por defeito é "Não participar", quando me parece que é a opção em que o investidor fica mais prejudicado.
 
Mensagens: 309
Registado: 5/8/2014 20:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/5/2021 10:41

Um outro player ficar com um bom acervo de novas ações é o único factor de “risco” que poderá fazer pagar algo decente pelos direitos... pelo menos não vejo outro

Quem comprar 20m de direitos a 0,01 (bem acima do que está agora) pode comprar cerca de 8,6m de ações a 1,50, ou seja 12,9 milhões de custo. E os direitos custariam 200k, mesmo a 0,01 de custo unitário (e bem superior ao valor actual), um pequeno preço a pagar face à totalidade da posição adquirida
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por epinay » 10/5/2021 10:28

trend=friend Escreveu:Entretanto, ninguém terá grande interesse em vender direitos a estes preços... as cerca de 33 milhões de ações sobrantes irão para rateio final já se sabe entre quem.

Seria curioso que no rateio final se apresentasse mais alguém às mesmas. Basta haver um player que queira comprar uma posição relevante na empresa, conseguindo o preço balizado de 1,50


Ontem pensei nessa hipótese também.
Considerando o valor dos direitos hoje, apesar de estarem a valorizar, como o meu banco me cobra 8€ pela venda, ganharia 0,45€ :roll:
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/5/2021 10:22

Entretanto, ninguém terá grande interesse em vender direitos a estes preços... as cerca de 33 milhões de ações sobrantes irão para rateio final já se sabe entre quem.

Seria curioso que no rateio final se apresentasse mais alguém às mesmas. Basta haver um player que queira comprar uma posição relevante na empresa, conseguindo o preço balizado de 1,50
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 10/5/2021 9:55

Jkr1971 Escreveu:o AC termina a 25 maio. Questão colocada: que dia se dá na bolsa a entrada das novas accões e a diluição da cotação???


A diluição ocorre com o destaque dos direitos de subscrição. Só não se sentiu porque o valor do AC é superior à cotação.

Entrada em bolsa 31 de Maio, mas não deve aquecer nem arrefecer pois as posições a adquirir pelos únicos que irão a estes preços ao AC não são para vender
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Jkr1971 » 10/5/2021 9:44

o AC termina a 25 maio. Questão colocada: que dia se dá na bolsa a entrada das novas accões e a diluição da cotação???
 
Mensagens: 230
Registado: 23/9/2020 12:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 10/5/2021 8:14

Mota-Engil: Este aumento de capital não é para pequenos

O aumento de capital da Mota-Engil arranca esta quinta-feira com o destaque dos direitos, o que na prática não tem qualquer implicação uma vez que estes têm atualmente um valor nulo. Os minoritários devem ficar fora da operação que marca a entrada da CCCC na construtora.
 
Mensagens: 730
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/5/2021 12:51

Isto anda tudo ligado.
Fará sentido olhar para a Mota sem olhar para a Cimeira Social do Porto? Não! não faz porque a palavra social também rima com emprego e emprego rima com construção.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 9/5/2021 11:59

Diacono Escreveu:Qual será o eventual ajuste na cotação aquando da entrada em negociação das novas ações? É possível prever-se ou saber-se já?


Isso já foi no destaque na semana passada, mas não se sentiu (pela ausência de valor dos direitos)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 9/5/2021 11:16

Qual será o eventual ajuste na cotação aquando da entrada em negociação das novas ações? É possível prever-se ou saber-se já?
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 8/5/2021 16:44

Para mim isto não está parado há meio ano para agora subir à doida nos primeiros dias.

Há 83m de direitos nas mãos dos pequenos. Ao preço que está ninguém vende (porque não compensará a 0,001 ou algo do género). Fará sentido a ação ir acima de 1,50 muito ligeiramente para os direitos terem algum valor económico (admitindo que não ficaria tudo para um rateio final...), ainda que residual.

E é ir acompanhando o volume de direitos, à medida que se aproximar de 83m acredito que a cotação comece a ter puxadas significativas porque passa a ser do interesse de todos, grandes (já depois de alimentados com os direitos todos) e pequenos.

Edit: correção dos direitos para 83m
Editado pela última vez por trend=friend em 9/5/2021 13:31, num total de 1 vez.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fosgass2020 » 7/5/2021 14:11

fosgass2020 Escreveu:
fosgass2020 Escreveu:Seguindo a minha estrat´égia, vendi as minhas ações e vou agora aguardar pelo movimento do costume para recomprar. Como isto na Mota nunca é certo, vamos ver se a coisa desce até aos 1,45€ para reentrar. Se não der, paciência!

Se as coisas mudarem radicalmente, tenho os meus direitos em carteira que podem dar para alguma coisa. Se não derem devia dar para fazer como antigamente em que se pedia a entrega física da ação e sempre dava para forrar as paredes. :lol: :lol: :lol: :lol:

Bons negócios! Vou olhar para a EDPR, que está a começar de ficar interessante!



Já agora explico um pouco da minha estratégia. Eu, como a grande maioria da malta, tenho fundos limitados. O que significa que ando sempre à procura de uma oportunidade para aumentar esses fundos e isso tem a ver com o potencial de valorização das acções. O meu objectivo é aumentar o meu portfolio 1% por dia.

Ora, olhando para a Mota, eu comprei as minhas a 1.404€ (a 30/Abril). Vendi-as a 1.47€ com um profit de 4,6% já excluindo as comissões. Se for a calcular o tempo em que as tive na mão (praticamente 4 sessões), está dentro da minha estratégia (+- 1%/dia). O meu racional era que o máximo que elas poderiam valorizar no curto prazo seria 1,50€, ou seja, mais 2% acima do que eu já tinha, mas nunca lá iriam hoje. Tendo em conta o movimento que elas tinham vindo a fazer o mais certo era ter oportunidade de as comprar a um preço mais baixo do que a venda, sabendo que elas iriam até 1,50€, mais dia, menos dia.

Ao mesmo tempo, como vou acompanhando outras acções vi potencial na EDPR esta manhã para me dar pelo menos 1% hoje (penso que irá até dar mais).

Ou seja, a decisão foi largar as Mota para entrar nas EDPR porque achei que as EDPR tinham mais potencial de me dar 1% hoje do que a Mota teria de os dar, quando as vendi. Quando a EDPR atingir 19.11 tenho os meus 1% limpos hoje... já faltou mais!

Na bolsa não há certos nem errados. Cada um tem a sua estratégia e cada um sabe como deve fazer para lá chegar!


Na mouche!

Saí da EDPR @ 19.40€
Reentrei na Mota @ 1,45€

Agora vai!
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 7/5/2021 12:45

Provavelmente agora faz um suporte mais acima em redor de 1.45 para melhor atacar o objetivo.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ALGACA » 7/5/2021 12:20

Celsius-reloaded Escreveu:
ALGACA Escreveu:e se eu não exercer os direitos e senão os vender para onde vãos os direitos :-k :-k,


Desaparecem.


pelo ambiente um pouco confuso deste aumento de capital, despejei tudo que tinha na mota engil, com um pequeno ganho, vou despejar o que tenho na Impresa e para a semana vou comprar em força mota engil ale mais que ir au aumento de capital e depois logo se vê, isto parece como diz o ceo é para os grandes \:D/ \:D/ \:D/ \:D/
 
Mensagens: 471
Registado: 21/10/2014 20:36

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Opcard » 7/5/2021 12:17

ALGACA Escreveu:e se eu não exercer os direitos e senão os vender para onde vãos os direitos :-k :-k,


Para ti não acontece nada , penso que já foste a aumento de capital e há um espaço a perguntar se estás interessado na aquisição de ações sobrantes do aumento de capital .

Ainda no ano passado CTG comprou as ações sobrantes no aumento de capital da EDP.

Está atento se a cotação da Mota passar o 1,5 euros os direitos passam a ter valor .
 
Mensagens: 4450
Registado: 14/3/2009 0:19
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fosgass2020 » 7/5/2021 12:17

fosgass2020 Escreveu:Seguindo a minha estrat´égia, vendi as minhas ações e vou agora aguardar pelo movimento do costume para recomprar. Como isto na Mota nunca é certo, vamos ver se a coisa desce até aos 1,45€ para reentrar. Se não der, paciência!

Se as coisas mudarem radicalmente, tenho os meus direitos em carteira que podem dar para alguma coisa. Se não derem devia dar para fazer como antigamente em que se pedia a entrega física da ação e sempre dava para forrar as paredes. :lol: :lol: :lol: :lol:

Bons negócios! Vou olhar para a EDPR, que está a começar de ficar interessante!



Já agora explico um pouco da minha estratégia. Eu, como a grande maioria da malta, tenho fundos limitados. O que significa que ando sempre à procura de uma oportunidade para aumentar esses fundos e isso tem a ver com o potencial de valorização das acções. O meu objectivo é aumentar o meu portfolio 1% por dia.

Ora, olhando para a Mota, eu comprei as minhas a 1.404€ (a 30/Abril). Vendi-as a 1.47€ com um profit de 4,6% já excluindo as comissões. Se for a calcular o tempo em que as tive na mão (praticamente 4 sessões), está dentro da minha estratégia (+- 1%/dia). O meu racional era que o máximo que elas poderiam valorizar no curto prazo seria 1,50€, ou seja, mais 2% acima do que eu já tinha, mas nunca lá iriam hoje. Tendo em conta o movimento que elas tinham vindo a fazer o mais certo era ter oportunidade de as comprar a um preço mais baixo do que a venda, sabendo que elas iriam até 1,50€, mais dia, menos dia.

Ao mesmo tempo, como vou acompanhando outras acções vi potencial na EDPR esta manhã para me dar pelo menos 1% hoje (penso que irá até dar mais).

Ou seja, a decisão foi largar as Mota para entrar nas EDPR porque achei que as EDPR tinham mais potencial de me dar 1% hoje do que a Mota teria de os dar, quando as vendi. Quando a EDPR atingir 19.11 tenho os meus 1% limpos hoje... já faltou mais!

Na bolsa não há certos nem errados. Cada um tem a sua estratégia e cada um sabe como deve fazer para lá chegar!
 
Mensagens: 339
Registado: 7/12/2020 19:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 7/5/2021 12:13

ALGACA Escreveu:e se eu não exercer os direitos e senão os vender para onde vãos os direitos :-k :-k,


Desaparecem.
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], PAULOJOAO e 399 visitantes