Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 28/11/2018 17:38

Terminou o dia de negociação e MOTA encerrou a cair 8%

Como era provável e expectável após recuperação técnica a pique , hoje a MOTA caiu 8% com um fortíssimo volume de 2,6 Milhões de títulos .
Está terminada a anterior recuperação técnica , provavelmente com forte fecho de curtos á mistura .
Agora estando já em queda provavelmente o mercado continuará a fazer mais valias e atingir valores inferiores .

Em termos fundamentais , é o já conhecido panorama e que não mudará nos próximos meses.
Nada justifica em termos fundamentais que a cotada , se mantenha neste preço , apontando os fundamentais da cotada para uma valorização muito inferior.

Com o aumento da divida , aumento de juros da divida e custos de 2 milhões de euros na emissão de obrigações , estou curioso em ver os resultados , operacionais, líquidos e divida no final de 2018.
Na minha opinião poderão provavelmente ser até piores que os de 2017.
Mas Claro só lá para ABRIL de 2019 , até lá , entre os fundamentais da cotada e a provável queda dos mercados americanos , tem muito espaço para potencial desvalorização neste período , mantendo a tendência descendente já com 1 ano .
The trend is your friend

Na minha opinião, acima de 1 euros está muito cara com PER de 140 , e sem interesse na perspetiva de investimento , só apostas e especulação.

Amanhã é outro dia de negociação , e retomando a tendência de queda com 1 ano, provavelmente poderá ser outro dia de queda com investidores a fazerem mais valias com a subida desde os 1.50 euros
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 28/11/2018 17:01

Pata, a possibilidade de voltar para cima em 1.68 existe, mas prefiro esperar para ver. Caso volte a 1.60 aí reentrarei na acção.
 
Mensagens: 9729
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pata-Hari » 28/11/2018 16:49

Álvaro, queres por favor explicar que raciocinio te leva a escrever esta opinião? eu não entendo o que queres dizer, não percebi a análise nem consegui tirar nenhum raciocinio. Pareceu-me uma frase de um relato.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 28/11/2018 16:43

Hum... de novo de fora até ver percebo a próxima estação de serviço. Amanhã há mais.
 
Mensagens: 9729
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 28/11/2018 13:13

Eagle, acabaste de escrever um post exactamente com as mesmas ideias de outro que escreveste há 3 horas e meias atrás por outras palavras. Não é por dizeres duas vezes as mesmas coisas que a mensagem passa melhor. O post foi apagado porque não acrescenta nada de novo e tens que ter mais pnderação ao escreveres posts semelhantes durante o mesmo dia.

Apagámos vários posts de ataque ao Eagle. Este é um tópico sobre a Mota.

Se alguém quiser discutir a moderação, temos todo o gosto de rrsponder por e-mail ou mensagem privada. Aqui não.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 28/11/2018 12:03

Jéssica Maria Escreveu:Bem mas vamos ao q interessa realmente, já q gostam de explicações e vou mostrar a minha =;
Esta queda de hoje é normal, pq de facto dp das subidas tão fortes é natural q baixe, 4 ou 5% pode parecer muito, mas ontem subiu quase 12%..... acho natural, e mais acho uma boa oportunidade p quem não apanhou o barco lá em baixo, pq se é verdade q há muita gente a vender, tb há muitos a comprar....
Tirei o gráfico do negócios e p mim mais claro ele n pode ser, olhem bem p os 1,5 :D vê-se q bateu no fundo, vê-se q n foi tão fundo como em Janeiro de 2016, como em Julho de 2016. Ag compreendo melhor o pq da afirmação do Álvaro e a sua compra naquele momento. Acho q esta subida vai aos 2,3€ e é onde vou vender as minhas ações.
Tb quero dizer q não pretendo ceder mais ás provocações e não vou responder mais a elas. Estou aqui p aprender e evoluir como pessoa com quem sabe mais do q eu.
Obrigada

Jéssica

A explicação é excelente e faz todo o sentido.
Muito obrigado por a partilhares.
Agora é só substituires o p e o q nos teus posts e a explicação está ao nível das melhores.
Obrigado
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 28/11/2018 12:00

Exato, mas a maratona é a vida, tens que gerir isto para entrar sempre mais guito do que o que sai ao longo da vida. Não adianta ganhar muito este ano para perder tudo e mais alguma coisa no ano seguinte
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thoth » 28/11/2018 11:54

Sr_SNiper Escreveu:
Thoth Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Não sei se sabem... O Eaglebearmarkt deve saber, os restantes participantesbtalvez não saibam...Mas os mercados são uma maratona não um sprint. Podes ao fim dos primeiros 100.metros.estar em primeiro lugar e acabar a maratona em último


Errado. Nos mercados podem haver corredores dos 100 metros, se estiverem a operar no curto prazo ou intra diário.
Quais as probabilidades de ser bem sucedido? Isso é outra conversa.

Cumprimentos e bons negócios

Camarada!!!
Não adianta ganhar os 100.metros se depois continuas a correr e partes as pernas e nunca mais corres.
Não adianta ganhares 1000 euros nos 100 metros se depois vais a bancarota e acabou a brincadeira.


Pela mesma ordem de ideias não adianta ganhar a maratona se depois vem um bear market e lá vão as pernas.
Não adianta ganhar 1000 euros na maratona se depois vais a bancarrota e acabou a brincadeira.

Onde quero chegar é que não importa que tipo de corridas faças mas sim a estratégia que usas e principalmente a gestão da banca.
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Jéssica Maria » 28/11/2018 11:43

Bem mas vamos ao q interessa realmente, já q gostam de explicações e vou mostrar a minha =;
Esta queda de hoje é normal, pq de facto dp das subidas tão fortes é natural q baixe, 4 ou 5% pode parecer muito, mas ontem subiu quase 12%..... acho natural, e mais acho uma boa oportunidade p quem não apanhou o barco lá em baixo, pq se é verdade q há muita gente a vender, tb há muitos a comprar....
Tirei o gráfico do negócios e p mim mais claro ele n pode ser, olhem bem p os 1,5 :D vê-se q bateu no fundo, vê-se q n foi tão fundo como em Janeiro de 2016, como em Julho de 2016. Ag compreendo melhor o pq da afirmação do Álvaro e a sua compra naquele momento. Acho q esta subida vai aos 2,3€ e é onde vou vender as minhas ações.
Tb quero dizer q não pretendo ceder mais ás provocações e não vou responder mais a elas. Estou aqui p aprender e evoluir como pessoa com quem sabe mais do q eu.
Obrigada

Jéssica
Anexos
xxxxx.PNG
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 35
Registado: 19/11/2018 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 28/11/2018 11:37

Thoth Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Não sei se sabem... O Eaglebearmarkt deve saber, os restantes participantesbtalvez não saibam...Mas os mercados são uma maratona não um sprint. Podes ao fim dos primeiros 100.metros.estar em primeiro lugar e acabar a maratona em último


Errado. Nos mercados podem haver corredores dos 100 metros, se estiverem a operar no curto prazo ou intra diário.
Quais as probabilidades de ser bem sucedido? Isso é outra conversa.

Cumprimentos e bons negócios

Camarada!!!
Não adianta ganhar os 100.metros se depois continuas a correr e partes as pernas e nunca mais corres.
Não adianta ganhares 1000 euros nos 100 metros se depois vais a bancarota e acabou a brincadeira.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 28/11/2018 11:35

[quote="Wuzzu."
Eu acho que a questão da arbitragem como motivação para estratégia de investimento tinha sido razoavelmenente explicada


wuzzu[/quote]
Não foi nem bem nem mal explicada.
Não foi. Arbitragem não é isso. Chama lhe outra coisa, por exemplo roletawuzzu e explica o que isso é. Arbitragem é um conceito que já existe e tu não fizeste arbitragem.
São pormenores. O que interessa é toda a gente ser feliz
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thoth » 28/11/2018 11:31

Sr_SNiper Escreveu:Não sei se sabem... O Eaglebearmarkt deve saber, os restantes participantesbtalvez não saibam...Mas os mercados são uma maratona não um sprint. Podes ao fim dos primeiros 100.metros.estar em primeiro lugar e acabar a maratona em último


Errado. Nos mercados podem haver corredores dos 100 metros, se estiverem a operar no curto prazo ou intra diário.
Quais as probabilidades de ser bem sucedido? Isso é outra conversa.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Jéssica Maria » 28/11/2018 11:25

lfa Escreveu:Caro Eagle,

Como é que um génio como tu não conseguistes ganhar 30 cêntimos?

Estava mesmo a ver-se que os 1,50 seria um bom ponto de entrada.

Eu limitei-me a ganhar 25 cêntimos e agora espero que ela caia.

Abraço


Ifa,

Como eu td na vida existem 2 tipos de pessoas, as q falam falam falam e n dizem nada e as q agem. Temos no primeiro caso os professores universitários q nunca sairam dos seus gabinetes ou os comentadores das mesas redondas da bola, os os grandes teóricos do Caldeirão. Já no segundo caso temos pessoas como nós e outros participantes q agem de acordo c as suas convicções, vão á luta, arriscam e correm o risco de fazer História. Eu prefiro correr o risco de fazer História, do q ter medo, q o medo me invada e q nem consiga partir p a maratona....... q veja a Mota a 1,5€ e q por medo não ponha em prática a teoria e q me esconda na desculpa do tal PER140.....
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 35
Registado: 19/11/2018 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 28/11/2018 11:15

Não sei se sabem... O Eaglebearmarkt deve saber, os restantes participantesbtalvez não saibam...Mas os mercados são uma maratona não um sprint. Podes ao fim dos primeiros 100.metros.estar em primeiro lugar e acabar a maratona em último
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 28/11/2018 11:11

A correcção devida ao esticão. Agora, nas imediações de 1.70 veremos se volta a fazer cavalinho.
 
Mensagens: 9729
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lfa » 28/11/2018 10:13

Caro Eagle,

Como é que um génio como tu não conseguistes ganhar 30 cêntimos?

Estava mesmo a ver-se que os 1,50 seria um bom ponto de entrada.

Eu limitei-me a ganhar 25 cêntimos e agora espero que ela caia.

Abraço
 
Mensagens: 591
Registado: 29/11/2007 9:41
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 28/11/2018 10:06

Eagle não estou a ver tantos ursos como tu nesta zona,vejo antes os touros a lhes morderem os calcanhares e no curto prazo já em alta. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 28/11/2018 9:33

Tal como era provável e esperado , a MOTA para já travou a recuperação técnica da forte queda dos 4 euros para 1,50 euros , na zona de forte resistência onde tinha ido antes na subida na zona 1.76 - 1.80 euros e está hoje a cair 2% para 1.77 euros .

O mais provável é que não consiga ir muito além desta zona dos 1.80 euros .

Agora estão os investidores a realizar mais valias depois de forte e curto rebound de 3 dias quando os indicadores estavam sobrevendidos .

Neste momento os indicadores estão em sobrecompra e investidores estão a realizar mais valias , sendo provável que continuem as vendas nos próximos dias passada a euforia do rebound técnico .

Em termos fundamentais , com PER de 140 , Divida Bruta de 1600 Milhões , DIVIDA LIQUIDA de 1000 Milhões + 110 Milhões , resultados de 2 Milhões em 2017 , sem dividendos , na minha opinião , acima de 1 euro , está cara, e sem nenhum interesse numa perspetiva de investimento no titulo .

Na minha opinião , Acima de 1 euro não vejo nenhum interesse no titulo como perspetiva de investimento no medio prazo .

Na minha opinião os próximos resultados a apresentar em ABRIL de 2019 , serão provavelmente potencialmente ainda piores que os anteriores , e com a cotação muito abaixo dos níveis atuais .

Provavelmente ainda poderemos ver o titulo visitar os mínimos históricos nos 1.15 euros antes dos próximos resultados .

Quando fez anteriormente 1.15 euros , os fundamentais eram na altura bem melhores que os atuais .
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 28/11/2018 9:18

Vou utilizar na próxima !!!
Vamos ver hoje a Mota como anda e vamos ver o primeiro dia de negociações das novas obrigações.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 28/11/2018 9:13

Sr_SNiper Escreveu:
SFT Escreveu:Agora fiquei curioso sobre a explicação da arbitragem. Uma oportunidade perdida para acrescentar algo ao tópico, bem que podias apresentá.la no meio de tantos recados e conselhos. Fica para a próxima certamente.

Fica aqui para quem, ainda, não sabe:

https://www.investopedia.com/terms/a/arbitrage.asp

Abraço.

Uma oportunidade perdida é quem quer que lhe tragam a comida e a mastiguem quando têm dentes. Sabes usar o Google? Meu Deus.... É só colocar lá arbitragem e depois carregar em pesquisa....


Destes tão bom conselhos à Jéssica e depois começas o dia assim: "Bem prega Frei Tomás, faz o que ele diz, não faças o que ele faz"

Tenho pena que não tenhas utilizado o Google no post anterior. Aliás, dois posts completamente desnecessários, para mim ;)
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 28/11/2018 6:58

SFT Escreveu:Agora fiquei curioso sobre a explicação da arbitragem. Uma oportunidade perdida para acrescentar algo ao tópico, bem que podias apresentá.la no meio de tantos recados e conselhos. Fica para a próxima certamente.

Fica aqui para quem, ainda, não sabe:

https://www.investopedia.com/terms/a/arbitrage.asp

Abraço.

Uma oportunidade perdida é quem quer que lhe tragam a comida e a mastiguem quando têm dentes. Sabes usar o Google? Meu Deus.... É só colocar lá arbitragem e depois carregar em pesquisa....
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 28/11/2018 3:51

... Sim Sim " os Cinco Violinos" !!!

Então não há Money???

Mais um Empréstimo...!!!

... Soares da Costa , Teixeira Duarte...

Prontos :" No si passa nada ..."
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 28/11/2018 1:02

Agora fiquei curioso sobre a explicação da arbitragem. Uma oportunidade perdida para acrescentar algo ao tópico, bem que podias apresentá.la no meio de tantos recados e conselhos. Fica para a próxima certamente.

Fica aqui para quem, ainda, não sabe:

https://www.investopedia.com/terms/a/arbitrage.asp

Abraço.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 28/11/2018 0:14

Jéssica Maria Escreveu:Oi,

Eu gostava de saber pq é q os meus posts são todos apagados?? Estou a expressar-me livremente e a dar a minha opinião do Mercado ok?

Jéssica

Jessica não podes dizer ao árbitro " Oi Cara, estou a expressar me livremente, ok?"
Expressar livremente é em casa, como eu faço, aqui expresso me sem insultar ninguém.
Relativamente a Mota depois de ler foristas que ganham dinheiro com entradas longas e a ler explicações do que é arbitragem fiquei ilucidado com o conteúdo que eles acrescentam a este tópico.
Relativamente a isto quero contribuir com arbitragem é um.terno técnico com um único sentido, não se pode dizer que para mim significa isto ou aquilo.
A Mota quem quisere é entrar longo e sair noa 4 euros, embora eu não recomende em virtude de a tendência ser descendente.
Um abraço a todos os intervenientes.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 28/11/2018 0:02

EAGLE BULLMARKET Escreveu:GOING DOWN , DOWN , DOWN …..


:roll:

eagle, já te disse que por vezes mais vale ficares calado, pois estás constantemente a disparar em todas as direcções.

depois, perdes consistência :mrgreen: :mrgreen: https://www.youtube.com/watch?v=zUzd9Ky ... cc&index=4

A ME está bem e recomenda-se. era expectável o movimento pois além de sobrevendida, havia divergências positivas no preço a apitar por todo o lado.

Se amanhã continuar a saga, poderá romper a resistência forte dos € 2,08, que se avizinha, num ápice.

eagle, não batas tanto no ceguinho :mrgreen: :mrgreen:
Anexos
Screen Shot 2018-11-27 at 22.40.58.png
Screen Shot 2018-11-27 at 22.41.29.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Feedfetcher, Goya777, icemetal, latbal, maturidade, morinni, PAULOJOAO, pbasto, Shimazaki_2, Tx9262 e 214 visitantes