Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 9/12/2020 12:47

Valuation post money (mais 100m ações). Não é tanto mas é largamente superior ao actual
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por F63 » 9/12/2020 12:46

Abilioferreira Escreveu:Bom dia,
Precisava de um ajuda vossa.
Como se chega ao valor dos direitos, caso eles existam.

Obrigado.


Eles vão existir e o seu valor será aproximadamente a diferença entre a cotação do título no momento e o preço das ações novas.

EX: Se o preço da ação nova for de € 1,30 e a cotação estiver nesse momento em € 1,60, o preço dos direitos nesse momento será aproximadamente de € 0,30.

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por F63 » 9/12/2020 12:42

trend=friend Escreveu:
F63 Escreveu:
joaogarcao Escreveu:Tenho lido muitas teorias sobre a evolução futura da empresa e respetiva cotação vou também expor a minha.
Situação acionista atual
Familia Mota 64,5 ações próprias 2,5 posições qualificadas 5,5 outros 27,5 ações = 100%

Situação apos aumento de capital
Familia mota 40 chineses 30 ações próprias 2,5 posições qualificadas 5.5 outros 22 = 100%

Como os chineses compraram 23% a família mota precisam adquirir mais 7 a 8% ou seja cerca de 20 milhões de ações atuais
ou cerca de 55milhões de direitos no futuro.

A minha teoria e que os chineses vão contratar um sindicato bancário para tomada firme do aumento capital, como consta as novas ações veem
entre 1,4 a 1,6 euros, sendo assim quanto mais baratas estiverem no bolsa menos pequenos acionistas vão ao aumento de capital assim os chineses ficam com direitos de borla e vão atingir 0s 30% acordados.


Pelas minhas contas, os chineses terão que ir ao mercado comprar mais de 50M de direitos para atingirem a posição anunciada pós AC.
Por outro lado, também terão que adquirir as ações novas tal como a família que não precisa de comprar direitos pois irá manter a posição.
Por outro lado ainda, dará uma imagem muito negativa à cotada ir para AC com as ações novas a preço igual ou superior ao preço a que estiverem a cotar nesse momento.
Então parece-me mais credível que as ações novas sejam postas à venda a valores que rondem 1,00€ ou pouco mais, pois assim tanto a família como os chineses gastam menos na compra das ações novas, mesmo tendo a CCCC que pagar pelos direitos.
Encaixam um pouco menos com o AC, mas parece-me que isso até nem é o mais importante, sendo realmente o mais importante o rácio entre o encaixe e o valor que ambos os principais acionistas têm que despender no AC.

BN


Concordo plenamente na parte inicial, mas não quanto ao preço do AC, a menos que seja uma manobra dos accionistas maiores para diluirem todos os demais, mas aí então escusavam de fazer comunicados com valuations de referência de 750m (e que até agora foram respeitados, atenção).
E o cash que entra pode não ser despiciendo do ponto de vista operacional, quanto mais baixo for o AC mais descredibiliza face aos 3,08 dos chineses e ... menos entra!


Se essa valuation tivesse a ser respeitada o valor da ação atualmente seria mais do dobro do preço atual:
750M / 237.505.141 = € 3,15

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Abilioferreira » 9/12/2020 12:42

Bom dia,
Precisava de um ajuda vossa.
Como se chega ao valor dos direitos, caso eles existam.

Obrigado.
 
Mensagens: 2
Registado: 3/6/2019 12:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por F63 » 9/12/2020 12:35

moritz Escreveu:
joaogarcao Escreveu:E simples
O capital social e de 237 milhões de ações se dividires por 100 milhões de ações a emitir no aumento de capital da 2,37 direitos para subscrever 1 nova ação

obrigado pelo esclarecimento!
sendo que a cada ação actual corresponderá 0.42 direitos? 100M (ações novas) / 237.5M (açôes actuais) = 0.42
Este cálculo está correto ou não é assim?
mais uma vez obrigado


Não. Cada ação atual corresponde a 1 direito.
Precisas de 2,37 ações atuais para teres 2,37 direitos e subscrever 1 ação nova.

BN
 
Mensagens: 240
Registado: 7/2/2017 15:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 9/12/2020 12:34

trend=friend Escreveu: Chinesas ainda não acho recomendável, alibaba não tem andado famosa atenção


Verdade. As chinesas estão no limbo. À espera do Godot.
A Alibaba e a JD.com têm tido um comportamento em bolsa miserável para todo o potencial que apresentam.
Tenho fé, temperada com uma boa dose de bom senso, de que as coisas se vão resolver. Algum entendimente terá de haver entre a China e os EUA. Porque ambos têm razão mas não têm ambos toda a razão. E depois não se pode autorizar a entrada de uma empresa na bolsa com determinadas regras (pressupostos) e a meio do jogo mudam-se as regras e atiram-se borda fora. Isto levanta, inclusive, questões legais.
Conversem e cheguem a um acordo.
Estou firmemente convencido que a Alibaba vai fazer de mim rico. :wall: :wall: :wall:
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 9/12/2020 12:29

:mrgreen:
charters
Anexos
ME.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 9/12/2020 12:23

Ok Álvaro boa sorte então.
Toma atenção que dois acionistas com mais de 66% fazem praticamente tudo o que lhes apetece em termos societários.
Até admito que aqui corra bem - mesmo a Mota África, que correu mal a posteriori, correu muito bem, mas mesmo muito bem aos pequenos accionistas anteriores da Mota - mas a esta vejo-a agora muito espartilhada.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/12/2020 12:13

trend, no que toca a adrenalina há por aí muito melhor, mas agora que iniciei esta onda de moderação é esta que vou surfar. Sinto-me confortável e acredito que a empresa vai dar que falar pela positiva no próximo ano e que o aumento de capital será muito concorrido. :wink:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 9/12/2020 11:56

NirSup Escreveu:
trend=friend Escreveu:Palavras sábias... com tanta small cap por aí...


Pois eu diria de outro modo: com tantas Alibabas e JDs por AÍ ...
Não sei como há gente a perder tempo e dinheiro por AQUI.
By Nirvana


Eu falo deste campeonato, basta ver o Russell 2k e o midDax

Noutros campeonatos de mais monta basta que tenha.... e l e c t r i c (Tesla mais óbvia mas não só...). Chinesas ainda não acho recomendável, alibaba não tem andado famosa atenção
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NirSup » 9/12/2020 11:48

trend=friend Escreveu:Palavras sábias... com tanta small cap por aí...


Pois eu diria de outro modo: com tantas Alibabas e JDs por AÍ ...
Não sei como há gente a perder tempo e dinheiro por AQUI.
By Nirvana
Não há machado que corte a raiz ao pensamento. Não há morte para o vento. Não há morte.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4161
Registado: 29/4/2014 15:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/12/2020 11:30

trend, essa das palavras sábias é importe. Qual é a especulação de quem está a vender? Que um acordo entre EUA e EU poderá inviabilizar o negócio com os chineses? Isso não faz sentido.
Então vamos aos factos: os chineses entra a comprar mais de 30% ligeiramente abaixo de 3 euros. Vão ao aumento comprar mais uns 5%.
A família Mota encaixa 160 e vai a um aumento de 100 milhões para comprar quanto? Só 3 ou 4%?
Só esse tipo de especulação levará a vender, mas parece-me ter perna curta para andar. :wink:
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 9/12/2020 11:00

Jkr1971 Escreveu:Jovens, a cotação está trancada. Está quase tudo a subir. o vosso dinheiro está parado. eu saí e depois volto a entrar quando deixarem de manipular a cotação.


Palavras sábias... com tanta small cap por aí...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 9/12/2020 10:56

isso 'e verdade..para especular no breve periodo aqui vai estar bastante parado..e possivel perdermos o rally de natal..
sem detalhes sobre o aumento de capital dificil que a especulaçao ou grandes investidores venham colocar seus euros na Mota.
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Jkr1971 » 9/12/2020 10:41

Jovens, a cotação está trancada. Está quase tudo a subir. o vosso dinheiro está parado. eu saí e depois volto a entrar quando deixarem de manipular a cotação.
 
Mensagens: 230
Registado: 23/9/2020 12:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por joao garcao » 9/12/2020 10:35

MORITZ
Esta correto
 
Mensagens: 51
Registado: 4/7/2008 14:11
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/12/2020 10:21

forza, na Mota como em outras convirá que penses pela tua própria cabeça.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por forza algarve » 9/12/2020 10:07

passamos meses com pessoas a pregar derrocadas abaixo de 1 euro..agora que a empresa nao vai subir nunca..
emfim..

o mercado portugues ja esta perto dos 5 mil ponto e a Mota e' uma das grandes retrasadas desta arrancada das bolsas mundiais...
aguardemos mas com paciencia
 
Mensagens: 1978
Registado: 25/2/2019 17:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por moritz » 9/12/2020 10:04

joaogarcao Escreveu:E simples
O capital social e de 237 milhões de ações se dividires por 100 milhões de ações a emitir no aumento de capital da 2,37 direitos para subscrever 1 nova ação

obrigado pelo esclarecimento!
sendo que a cada ação actual corresponderá 0.42 direitos? 100M (ações novas) / 237.5M (açôes actuais) = 0.42
Este cálculo está correto ou não é assim?
mais uma vez obrigado
 
Mensagens: 97
Registado: 27/4/2011 10:24
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 9/12/2020 10:00

joao, é isso mesmo. Vamos ca então às outras dúvidas:

- Em termos fundamentais a MOta fez o que muitas empresas ambicionam fazer, juntar-se a um gigante do setor para ter lucros que mandem a dívida para o artigo cesto.

- Em relação ao preço: não sabemos exatmente, há uma referência num intervalo que se situa entre 1.40 e 1.60.

É bom para os atuais acionistas que baixe? Não, porque quantas mais ações houver no mercado menos lucro por ação.

Em qualquer dos casos, se o aumento é feito ao preço a que o mercado a avaliar os atuais acionistas não perdem se não acompanharem o aumento de capital. Poderão até vender os direitos.

Talvez a ação mais segura e mais promissora para 2021.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por joao garcao » 9/12/2020 9:48

E simples
O capital social e de 237 milhões de ações se dividires por 100 milhões de ações a emitir no aumento de capital da 2,37 direitos para subscrever 1 nova ação
 
Mensagens: 51
Registado: 4/7/2008 14:11
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por moritz » 9/12/2020 9:25

joaogarcao Escreveu:Quanto a relação dos direitos atribuídos e as novas ações a subscrever não há duvidas.
Sera de 2,37 direitos 1 nova ação.

Joaogarcao, desculpa a minha falta de conhecimentos na matéria, podes explicar como chegaste a esse valor?
obrigado
 
Mensagens: 97
Registado: 27/4/2011 10:24
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nunoand99 » 8/12/2020 18:05

Pageup Escreveu:O mercado está muito parado hoje, até o homen dos breaks desapareceu.... :lol: :lol:

Se não sobe pode ser com a abertura da américa desca, mas que haja movimento.


Boas PageUp,

É verdade, também já tinha dado pelo desaparecimento desse personagem aqui deste tópico! :)

E já não é só de hoje, isso já tem uns dias.

Se calhar deviamos entender isso como um sinal... 8-)

Sem o conhecer de lado nenhum, e sem querer falar por ele, deixa-me cá tentar teorizar sobre a sua ausência:

1ª HIPOTESE: Ele só compra breaks para cima, e a MOTA tem estado a breakar para baixo...parece uma boa hipótese;
2ª HIPOTESE: Ele gosta de coisas com MOMENTUM, e o MOMENTUM na MOTA foi brincar ao quarto escuro...hum, também parece uma boa hipótese;
3ª HIPOTESE: Ele gosta de coisas em OVERPERFORM, O PSI 20 tem estado em OVERPERFORM em relação ao resto da EUROPA, e dentro do PSI 20 existem os titulos que estão em OVERPERFORM em relação ao PSI 20. E a MOTA? Está em grande contra ciclo! :P

Depois existem as coisas que eu sei, mesmo sem falar com ele, e que até um criança de 5 anos sabe...

(agora ando com esta da criança de 5 anos, mas podia ser um golden retriever :lol: )

Quando se faz um contrato entre duas partes, ainda para mais dois adultos (leia-se accionistas que em conjunto tem a maoria do capital) o que é que acontece?

As partes contratam aquilo que quiserem, e depois comunicam o que entenderem, com a maquilhagem que acharem conveniente.

E no fim?

Ficam os queixosos de que a CMVM é inexistente e não faz nada...pois...mas essa parte já todos nós sabemos!

E se amanhã desatar a subir 20%?

Bom, decidimos com base no que se sabe hoje, e o dia de amanhã aos mercados pertence!

Saudações & Bons Negócios

P.S. Pareceu-me encontrar esse personagem pelo tópico do BCP, talvez aí se andem a cumprir as 3 HIPOTESES em cima referidas. Digo eu... :idea: :arrow:
 
Mensagens: 1344
Registado: 16/5/2005 21:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pageup » 8/12/2020 17:43

Comprei a Mota ontem mas assim que puder livro-me delas, deve ser já amanhã, não estou para ficar com o dinheiro parado.

Hoje saiu-me uma pequena lotaria...dei uma ordem no grupo dia a 0,1221 quando estava a 0,1227, alguem despejou e quando a ordem entrou comprei a 0,1180, quando o minimo foi de 0,1179, grande galo mas também faz parte. :lol: :lol: :lol:
 
Mensagens: 728
Registado: 1/4/2019 10:52

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 8/12/2020 17:23

maturidade, o que anda é que de há muito há paletes de ursos convencidos que 3700 é o teto do Spx e que o PSI acompanhará essa derrocada. Andam nisso desde que o galo do azeite galo canta e não desistem da ideia. Ora, isso ajuda na subida. Se o Spx passa os 3700 até vão de Mota sem quererem. :P

Maturidade, não sei se foi por entrares, mas parece-me que vejo um fecho verde.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot] e 163 visitantes