Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 11/9/2018 15:38

Foi por isso que comecei a comprar ontem, certamente cedo de mais: se iniciasse hoje, certamente teria uma média inferior a: 2,165. :shock: :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino
Anexos
MOTA.inicio recuperação.png
MOTA.inicio recuperação.png (114.15 KiB) Visualizado 4601 vezes

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2885
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 10/9/2018 13:05

Dr Tretas Escreveu:
EAGLE BULLMARKET Escreveu:A AT diz-me onde entrar e sair , a AF diz-me se estou a pagar um preço justo ou um premio absolutamente injustificável.


Concordo plenamente. Só não entendo como tanta gente coloca as duas abordagem em confronto, como se fossem incompatíveis...

Um fanático de AT acha que os gráficos dizem tudo, tipo bola de cristal, e entrar confiante num papel absurdamente caro.
Um fundamentalista de AF é bem capaz de sair assim que a cotação atinge um valor justo, mesmo que a AT indique um forte bull pela frente.

Enfim :roll:

Concordo neste ponto vender muito caro e comprar barato e nisso a At pode ser util como ja discuti de facto com o tretas. Bottom line a at nao serve para fazer um investimento per si mas pode ser util para decidir quando entrar ou sair etc
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dr Tretas » 10/9/2018 10:11

EAGLE BULLMARKET Escreveu:A AT diz-me onde entrar e sair , a AF diz-me se estou a pagar um preço justo ou um premio absolutamente injustificável.


Concordo plenamente. Só não entendo como tanta gente coloca as duas abordagem em confronto, como se fossem incompatíveis...

Um fanático de AT acha que os gráficos dizem tudo, tipo bola de cristal, e entrar confiante num papel absurdamente caro.
Um fundamentalista de AF é bem capaz de sair assim que a cotação atinge um valor justo, mesmo que a AT indique um forte bull pela frente.

Enfim :roll:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 10/9/2018 2:42

Cada um investe como quer e onde quer, mas permitam-me partilhar o meu raciocínio:

A Mota teve a queda abrupta sobretudo fundamentada com a queda dos emergentes.
A Mota tem uma exposição global e que ronda 1/3 em emergentes. A queda destes mercados afecta-a, mas a queda desses mercados não significa que valha zero a sua participação. Logo a queda da Mota deveria ser bem inferior a 30%.
A Mota veio de 4, 20 a 2,07, ou seja mais de 50%!

Assim é espectável uma boa recuperação para um ajuste do mercado.

Além disso ao contrário da bolha imobiliária que se vive (e que dá sinais de grande preocupação), o investimento público, após uma recessão e quase estagnação terá necessariamente que acelerar.
A Mota juntamente com a TDU serão as grandes beneficiadas.

Reentrei na Mota e estou confiante para os próximos tempos.

Que é uma empresa difícil de negociação é verdade; porque reage muito violentamente, tanto nas subidas como nas descidas. Não me admirava que em pouco tempo recuperasse o patamar dos 3,10€-3,30€.

(Na última sessão já terminou com um "martelito" o que é sempre bom augúrio :wink: )
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 8/9/2018 18:07

a análise técnica é um instrumento perfeito, mas, não o único para a “tentativa” de acerto nas decisões de investimento, e/ou, desinvestimento, todavia, não é a única ferramenta, nesse sentido.

a AT diz-me 3 coisas na ME:

1. está em movimento bear, com LTD definida desde início de 2018.

2. o reforço dessa tendência, foi confirmada através dos últimos fundamentais, com o conhecimento dos mais recentes resultados disponíveis.

3. o facto de estar sobrevendida de forma elevada, um ressalto técnico nos próximos dias é mais que normal. O que levará o preço a fazer mais um lower low, continuando depois a tendência presente.
Anexos
4D6F2163-80C5-459E-AFF2-BD44B19768C5.jpeg
6A243235-41B4-4206-856D-0761D4569000.jpeg
CA2F6657-E000-433D-B6A7-91FACA732309.jpeg
CA2F6657-E000-433D-B6A7-91FACA732309.jpeg (147.66 KiB) Visualizado 5557 vezes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 8/9/2018 16:51

EAGLE BULLMARKET Escreveu:
DocinhoTrader Escreveu:Mais uma a reagir numa zona decisiva,antiga resistência agora suporte.Pelo diário o OBV manteve os seus suportes apesar das vendas,restantes indicadores sem tendência.
No semanal, na minha opinião, o mais provável é irmos acima dos 6.3€ antigo máximo.



6.3 ou quiçá 10 euros .

Sim porque a bolsa é só gráficos , não interessa nada se a empresa tem resultados operacionais nulos há 3 anos , uma condição estrutural difícil e uma divida colossal .

Otimismo até me parece bem .

Exageros desmedidos não fazem nenhum sentido .

Antes de poder ir aos 6.3 , ainda tem de ultrapassar a FORTISSIMA barreira dos 3 euros , 4 , 5 ,6 e acima de tudo apresentar RESULTADOS a CRESCER e a divida a diminuir ( Ultimos 3 anos resultados operacionais têm sido péssimos ) .

A divida diminuiu um pouco com venda dos aneis mas continua gigante e a maioria dos aneis já se foram.

Gráficos não chega , é preciso CRIAR riqueza nas empresas .

MOTA , não é TESLA , APPLE , GOOGL , AMAZON , nem PSI é mercado USA

Para já dificilmente os 3 euros deve passar quanto mais os 6 euros

Otimismo sim EXAGEROS não


Esta cotada é a prova mais evidente que a analise técnica tem que ser levada com alguma ponderação e não como um paradigma absoluto .

Eu sigo a analise técnica para perceber a tendência do titulo e o sentimento da multidão

Mas quando os fundamentais não suportam a análise técnica , o titulo pode correr e saltar , que a medio prazo volta sempre para a avaliação fundamental da empresa .

Por isso quando estava a MOTA a 4 euros e a 3 euros eu dizia qua nunca pagaria mais que 2 euros pela mesma , e se calhar estava a ser generoso na avaliação .

ou como diz o Artista Romeno

"Era de onde ela nunca devia ter saido uma empresa com rentabilidade mediocre problemas de liquidez e exposta a paises manhosos se calhar nem 1 euro valia....."

E eu respeito muito as analises do Artista Romeno e é alguém que realmente percebe de AF e avaliação de empresas .

Se a análise fundamental diz que o valor do titulo poderá situar-se entre 1 e 2 euros , eu não pagaria 4 euros , pois não faz nenhum sentido .

Quando a analise técnica diz segundo algumas analises que pode ir até aos 6,3 euros , eu não acredito na analise técnica , porque o valor fundamental da empresa a medio prazo dita a tendência das cotadas .

Para mim a AT é importante para determinar tendências , valores de resistência e suportes , sobrecomprada e sobrevendida .

Agora quando a AT diz que pode ir até 6.3 ou 4 e o valor fundamental é abaixo de 2 , eu digo , espera um bocadinho , que mercado já volta ao valor fundamental e quem comprou lá em cima , fica com elas sabe-se lá até quando á espera de valorizarem .

Quando há uma divergência clara e enorme entre AT e AF como MOTA , IPR e outras , a AF manda a medio prazo , apos alguma euforia .

A AT diz-me onde entrar e sair , a AF diz-me se estou a pagar um preço justo ou um premio absolutamente injustificável.

Esta cotada em termos de AT pode ter aqui pequeno ressalto momentâneo por estar sobrevendida mas com resultados operacionais quase NULOS há 3 anos , com um problema estrutural , sem pagamento de dividendos pela primeira vez em muitos anos , com crise países emergentes , com resultados 1º SEM 2018 de 6 milhões para divida de 1.000 Milhões ( E empresa ainda diz como positivo --> " DIVIDA LIQUIDA ESTAVEL NOS 1.000 MILHÔES ) , não tenho muitas duvidas que a probabilidade maior é ir bem abaixo de 2 euros , quanto abaixo , o mercado dirá .

Entretanto a cotada veio visitar o ponto exacto do canal descendente há muito esperado .

Nisso a AT não engana . no potencial de queda dentro das figuras geométricas .
O BCP é outro que não deve demorar muito a visitar a base daquele canal descendente que vem desde Janeiro de 2018.
Anexos
mota 0809.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por M42 » 7/9/2018 16:44

EAGLE BULLMARKET Escreveu:
M42 Escreveu:
SERRA LAPA Escreveu:Contrariando os prognósticos mais pessimistas, acabo de entrar na Mota, acho sinceramente que está a desconto significativo, vamos aguardar pela evolução dos próximos dias.
Bons trades :wink:


Está é sobrevendida :mrgreen:


Tecnicamente concordo , está sobrevendida .
Até pode ter alguma reacção técnica .

Mas se mercados internacionais continuarem a evoluir negativamente e os mercados emergentes também, a probabilidade maior é visitar valores abaixo dos 2 euros .


Estou de acordo, pois também penso que vai visitar o suporte do 1,8€ - 1,9€, mas para já acho que vamos ter uma reação técnica que pelo canal que parece estar a desenhar pode levar a Mota a valores a rondar os 2,5€.

Abraço e bons negócios.
 
Mensagens: 189
Registado: 10/1/2008 21:46

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 7/9/2018 16:43

SERRA LAPA Escreveu:Contrariando os prognósticos mais pessimistas, acabo de entrar na Mota, acho sinceramente que está a desconto significativo, vamos aguardar pela evolução dos próximos dias.
Bons trades :wink:

Nao e desconto e descobertos bancarios loool 500 m pela mota se a mota vale 500M a edp vale 50 bi e mais nao digo
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 7/9/2018 16:39

M42 Escreveu:
SERRA LAPA Escreveu:Contrariando os prognósticos mais pessimistas, acabo de entrar na Mota, acho sinceramente que está a desconto significativo, vamos aguardar pela evolução dos próximos dias.
Bons trades :wink:


Está é sobrevendida :mrgreen:


Tecnicamente concordo , está sobrevendida .
Até pode ter alguma reacção técnica .

Mas se mercados internacionais continuarem a evoluir negativamente e os mercados emergentes também , a probabilidade maior é visitar valores abaixo dos 2 euros .
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por M42 » 7/9/2018 16:37

SERRA LAPA Escreveu:Contrariando os prognósticos mais pessimistas, acabo de entrar na Mota, acho sinceramente que está a desconto significativo, vamos aguardar pela evolução dos próximos dias.
Bons trades :wink:


Está é sobrevendida :mrgreen:
 
Mensagens: 189
Registado: 10/1/2008 21:46

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 7/9/2018 16:32

SERRA LAPA Escreveu:Contrariando os prognósticos mais pessimistas, acabo de entrar na Mota, acho sinceramente que está a desconto significativo, vamos aguardar pela evolução dos próximos dias.
Bons trades :wink:



Porque é que está a desconto significativo ?
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 7/9/2018 16:27

Contrariando os prognósticos mais pessimistas, acabo de entrar na Mota, acho sinceramente que está a desconto significativo, vamos aguardar pela evolução dos próximos dias.
Bons trades :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1619
Registado: 17/3/2008 4:57
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por richardj » 6/9/2018 21:42

A Mota está a sofrer com a crise do emergentes.

Umas das coisas que me preocupou nos resultados semestrais é que a Mota tem uma margem de EBITDA de 9% para os países da america latina, o que me parece muito baixo para o risco inerente. Para África o valor já é 20% e mesmo assim...

Outro aspecto, já referido são os 150 Milhões em divida Angola, pagos no dia de são nunca.

I'll say this to you,
my friend,
with all the love in my heart
and all the wisdom of the universe,
Take it sleazy.

The Good Place
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2699
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 6/9/2018 16:59

DIXIE18 Escreveu:Tenho por opinião(n sustentado por qq elemento técnico) q se esta cotada, neste movimento recente, visitar valores abaixo de €2,
a hipótese de bater os valores inferiores aos de 2016 é cada vez mais provável(€1,15 é o valor q tenho por memória a 20 de janeiro de 2016) .

BN

Era de onde ela nunca devia ter saido uma empresa com rentabilidade mediocre problemas de liquidez e exposta a paises manhosos se calhar nem 1 euro valia.....
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 6/9/2018 16:48

Grafico atualizado .

Os mínimos de 2016 andaram na zona 1.20 e bem visível no gráfico
Anexos
mota 0609 100.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 6/9/2018 16:23

DIXIE18 Escreveu:Tenho por opinião(n sustentado por qq elemento técnico) q se esta cotada, neste movimento recente, visitar valores abaixo de €2,
a hipótese de bater os valores inferiores aos de 2016 é cada vez mais provável(€1,15 é o valor q tenho por memória a 20 de janeiro de 2016) .

BN


EM anos anteriores com melhores fundamentais que os atuais a MOTA andou durante um ano na zona 1.50-1.60 , portanto se mercado corrigisse para estes valores 1.50- 1.60 ou ate abaixo , face aos atuais fundamentais , não seria nada de extraordinário nem inédito no titulo e completamente justificado pelos fundamentais atuais .

Quando titulo cotava a 4 euros , e eu dizia que face aos fundamentais nunca pagaria mais de 2 euros pelo titulo , no fórum dizia tudo que eu era maluco , que era so ganhar obras de biliões e ia aos 6 euros e quiçá 8 euros .

EU sempre disse para voltar aos 2 euros com aqueles fundamentais era uma questão de passar a euforia
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 6/9/2018 15:45

Sem qualquer elemento técnico, como afirmas, mas por que dizes isso? O importante não são as opiniões são os argumentos. Importantes e obrigatórios aqui.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por DIXIE2020 » 6/9/2018 15:28

Tenho por opinião(n sustentado por qq elemento técnico) q se esta cotada, neste movimento recente, visitar valores abaixo de €2,
a hipótese de bater os valores inferiores aos de 2016 é cada vez mais provável(€1,15 é o valor q tenho por memória a 20 de janeiro de 2016) .

BN
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1059
Registado: 29/11/2007 10:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 6/9/2018 12:46

mota 0609.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 6/9/2018 0:29

Artista Romeno Escreveu:Nada que nao se soubesse os que a shortaram a 4 euros eram tolos ou genios e como nos correios


Artista,

preciso da tua ajuda, podes comentar o gráfico da ME abaixo, por favor? :lol:
por outro lado, ainda estou à espera dos teus ensinamentos sobre volume, e liquidez. questões deixadas há algum tempo atrás. :lol:
acontece que, só comentas aquilo que te interessa :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Anexos
Screen Shot 2018-09-06 at 00.19.29.png
Screen Shot 2018-09-06 at 00.19.29.png (88.58 KiB) Visualizado 5353 vezes
Screen Shot 2018-09-06 at 00.23.51.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 5/9/2018 18:11

Nada que nao se soubesse os que a shortaram a 4 euros eram tolos ou genios e como nos correios
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por manuelfaf » 5/9/2018 17:45

DocinhoTrader Escreveu:
Sergon Escreveu:Docinho,
Boa tarde. Diz, pf, quais os indicadores em que te baseias para afirmar que "...revelou venda nos indicadores desde os 3.28€...".
É interessante para mim seguir os teus conselhos, mas nem sempre acompanho o teu raciocínio.
Obrg.


Olá Sergon,a venda parte baseada nos indicadores requerem situações especiais de mercado:

-As 3 linhas do DMI (movimento direcional) têm de sair do mesmo ponto,sendo que a linha amarela representa a força da tendência, esta tem de ser maior ou igual a 25 e em sentido crescente para inicio do movimento.
-o didi index (MMs) tem de estar em situação semelhante(agulhado) não interessando o valor numérico, a venda representa a linha vermelha a sair por cima.
-o obv confirmou rompimento do suporte em termos de saldo e volume.

Sempre que temos estas condições reunidas vem a pancada depois, em 80% das vezes.

Deixei mais 2 exemplos de agulhadas, desta vez de compra em março e setembro de 2017,depois foi o que se viu.Existem muitas mais.

Porque é que funciona?Não sei, mas estatisticamente é assim e mudou a minha forma de fazer trading.
Espero ter ajudado,um abraço.


Boas, além disso, poderemos também olhar para coisas insignificantes, nada importantes para uma empresa, digamos que, por exemplo, margens operacionais, Preço/lucro, dívida, etc. Claro que são coisas menores, toda a gente sabe que lucros não são o objectivo de uma empresa...
Mas que no futuro, a coisa poderá valer mais com a eléctrica do México, aeroporto do Ruanda, etc baseado em rendas certas e não em contratos esporádicos, incertos e não sustentáveis.
 
Mensagens: 269
Registado: 1/10/2015 12:34

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por xxx...talha bestas...xxx » 5/9/2018 12:38

RenatormbCarvalho Escreveu:

É mais de volta aos 4€ não tarda :mrgreen:


RenatormbCarvalho,

qual é o prazo temporal para a ME estar de volta aos € 4 ?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 440
Registado: 19/6/2018 17:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 4/9/2018 14:16

mota 0409.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sergon » 4/9/2018 14:12

Docinho Trader, o meu obrigado pela amabilidade e qualidade das tuas intervenções.

Um abrç,
Sergon
 
Mensagens: 115
Registado: 8/12/2006 20:38

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bar38, bento.jp13, Bing [Bot], Garfield, Google [Bot], Google Adsense [Bot], latbal, malakas, MPAM, mquinaz, Olhar Leonino, PAULOJOAO, peterteam2, Phil2014, Shimazaki_2, yggy e 130 visitantes