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Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Flavc » 1/10/2018 16:08

Álvaro quanto mais gente entrar na Mota (desde que ela aguente, lol) melhor. Eu aqui depois da minha última entrada se tivesse vendido a 2,18 tinha feito uma boa mais valia. Mas fui (e continuo a ser) guloso e por enquanto vou apostar num pequeno reforço (os oiros não esticam, lol).
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 1/10/2018 13:13

maceirafernandesjose Escreveu:Para já a trabalhar bem na sua zona de suporte,probabilidade maior subir bem nos próximos tempos com ou sem aeroporto. :)


Na minha opinião :

1. Com todos os complicados fundamentais conhecidos
2. Com Angola a não assumir desvalorização cambial de 70% para o euro para todas as dividas ( Conforme artigo publicado no expresso)
3. Com nova apresentação de resultados só em meados de 2019
4. Perante a incerteza dos investidores dos futuros resultados

O único SUPORTE interessante ( E que penso provavelmente será visitado) , será na zona 1.50 euros , onde titulo antes da subida eufórica andou durante MAIS DE 1 ANO ( E bem visível no gráfico ) .

E na altura , andou mais de um ano na zona 1.50 euros , e com melhores fundamentais que os atuais .
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 1/10/2018 13:05

Para já a trabalhar bem na sua zona de suporte,probabilidade maior subir bem nos próximos tempos com ou sem aeroporto. :)
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 1/10/2018 12:46

mota   1 out 2018.PNG
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 1/10/2018 11:23

Uma saída e uma entrada. Já estou a andar de mota. Parece que este fim de semana houve benção de motas em Fátima. Agora é esperar que vá lá acima, o que levará certamente algum tempo. Bons negócios. :lol:
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 1/10/2018 11:00

Tens razão, tinha ideia que era repartido Estado - ANA, mas já vi que o Estado não vai contribuir.

Ainda assim não inviabiliza o concurso internacional.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 1/10/2018 10:58

Artista Romeno Escreveu:
SFT Escreveu:Investimento público a partir de determinado montante tem de ir a concurso público. Ou seja pode não sobrar para construtoras nacionais.

Além disso, há uma forte probabilidade de funcionar em regime de ACE, ou seja, a obra adjudicada é repartida com outras entidades.

Além disso, ainda, há a probabilidade do aeroporto ser de construção faseada, sendo que cada ACE participará numa determinada fase.

Desta forma, quem adjudica a obra, minimiza o risco de dependência do ACE ou da construtora.

Quanto ao gráfico da Mota Engil, consolida há algumas sessões com RSI ascendente, sendo que o preço está na zona do máximo de 2016.

Investimento publico porque? A ana e privada, pode me estar a escapar algo mas o adjudicatario aqui nao e o estado


"Marques Mendes: Governo e ANA já chegaram a acordo sobre o aeroporto do Montijo

"Luís Marques Mendes diz que a assinatura do acordo entre as duas partes será assinado na primeira quinzena de Outubro. Estado não gasta dinheiro. Em contrapartida, irá aumentar duração da concessão da ANA."


"Marques Mendes adiantou que o Estado "não despenderá um único euro" nestas obras cujo investimento total será na ordem dos mil milhões de euros. "A ANA assegurará o investimento total da obra, o qual será compensado com o alargamento da concessão inicial para a alargar ao novo aeroporto do Montijo", afirmou o comentador."

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... _maislidas
Editado pela última vez por EAGLE BULLMARKET em 1/10/2018 11:00, num total de 1 vez.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 1/10/2018 10:54

SFT Escreveu:Investimento público a partir de determinado montante tem de ir a concurso público. Ou seja pode não sobrar para construtoras nacionais.

Além disso, há uma forte probabilidade de funcionar em regime de ACE, ou seja, a obra adjudicada é repartida com outras entidades.

Além disso, ainda, há a probabilidade do aeroporto ser de construção faseada, sendo que cada ACE participará numa determinada fase.

Desta forma, quem adjudica a obra, minimiza o risco de dependência do ACE ou da construtora.

Quanto ao gráfico da Mota Engil, consolida há algumas sessões com RSI ascendente, sendo que o preço está na zona do máximo de 2016.

Investimento publico porque? A ana e privada, pode me estar a escapar algo mas o adjudicatario aqui nao e o estado
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 1/10/2018 10:43

Investimento público a partir de determinado montante tem de ir a concurso público. Ou seja pode não sobrar para construtoras nacionais.

Além disso, há uma forte probabilidade de funcionar em regime de ACE, ou seja, a obra adjudicada é repartida com outras entidades.

Além disso, ainda, há a probabilidade do aeroporto ser de construção faseada, sendo que cada ACE participará numa determinada fase.

Desta forma, quem adjudica a obra, minimiza o risco de dependência do ACE ou da construtora.

Quanto ao gráfico da Mota Engil, consolida há algumas sessões com RSI ascendente, sendo que o preço está na zona do máximo de 2016.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 1/10/2018 10:43

A vinci e uma das maiores construtoras do mundo duvido muito que a fatia de leao nao seja para eles mesmos
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 1/10/2018 1:30

Marques Mendes: Governo e ANA já chegaram a acordo sobre o aeroporto do Montijo

Mais uma excelente noticia para as construtoras!
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 30/9/2018 15:32

ESta decisão Angolana é basicamente um haircut, q significa basicamente um incumprimento (mal) disfarçado.

Portugal continua de cócoras perante a metrópole. Oh Wait!
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 30/9/2018 12:50

Se me tivesse apercebido que o Artista Romena andava aqui a escrever que a Mora ia cair teria entrado. Foi assim que da última vez ganhei uns euros valentes.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por serpim1 » 30/9/2018 12:34

Os fundamentais desta empresa não são bons, mas é necessário desmontas algumas dessas contas.
Esta empresa tem um negocio muito diversificado à conta das PPP `s por forma de pagamento da sua actividade principal (construção) recebe em participações de negocio parte do pagamento, logo o lucro efectivo não aparece de forma automática na demonstração de resultados, mas o património está lá e mais tarde gera lucros, dividendos e possibilidade de venda e encaixe financeiro (vender anéis quando necessário)
Outra vertente que é importante desmontar nas contas é a relação lucro/ divida, a Mota tem vários negócios nos países emergentes, é um facto conhecido de todos com moedas bastante depreciadas, mas também parte da sua divida foi contraída nesses países, no entanto as suas contas são apresentadas em euros com a devida conversão cambial o que resulta numa subida exponencial de divida e lucro residual, no entanto em termos efectivos não traduz a realidade financeira porque recebe na moeda local, mas também paga os empréstimos na moeda local sem sofrer o efeito da conversão cambial.
Esta é uma empresa com um negocio tão complexo e diversificado que é indispensável ver muito mais profundo do que apenas o resultado liquido do exercício, mas isso não está ao alcance da maioria da comunicação social nem dos pseudo fazedores de opinião.

Bons negócios
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 30/9/2018 3:28

Que azedume...Mas a Mota não está na situação de falência nem de longe nem de perto...Já viu dias bens piores (há 4 anos) , tem recuperado paulatinamente.
é certo que o Coelhone está lá , e também o Portas! Não vejo nenhum mal esta ou qualquer outra empresa aproveitar mais-valias nomeadamente internacionais que os contactos de antigos governantes possam trazer.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 29/9/2018 23:10

Wuzzu. Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:Como dizia o meu pai antigamente so se perdem as que cairam no chao...e muito benfeito ladrao que rouba ladrao tem mil anos de perdao. A mota engil tem muitissimas culpas na asfixia fiscal que o povo portugues vive para pagar inuteis ppp, se falisse era uma sorte


existe por aqui muito ódio e emoção que não bons conselheiros quando se fala de negócios...
Ainda que concorde que a mota tenha tido muita culpa nas nossas ppp, daí a vaticinar uma falencia e até a desejá-la vai muito.
As empresas que aproveitaram com os que lhes deu os anos de construção em portugal, que lucrem agora noutros países. E angola será um deles... E o petroleo volta a subir e a subir...
wuzzu.

Com o mercado de construcao a retomar os operarios facilmente se safam os quadros de topo e a familia mota ja estao governados e bem...o pais a longo prazo ganha se este tipo de empresa acabar, com o coelho outra vez la nao se avizinha nada de positivo para os portugueses. As brincadeiras desta empresa a mim em impostos devem me custar 250 euros ao ano pelo menos olhando para o meu rendimento face a media do pais e o custo das ditas cujas por isso sim quero que a mota va para as ortigas muito pior foi falir o bes e o pais seguiu em frente
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fjcbolsa » 29/9/2018 17:34

A cotação desde início do ano e principalmente nas ultimas semanas, deve já ter descontado todas essas noticias fracas :?:
Se os 2,04€, mínimos destas semanas aguentarem não é mau :pray: acima de 2,25€ pode ser um bom ressalto. Acredito que possa acontecer porque vejo div. positiva no diário :pray:

No semanal o RSI parece estar sobrevendido :?: Acima de 3,00€ supera as m20, m50 e m200. :-k Esta maluca dá para tudo :-#
Anexos
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Mota S.png (80.94 KiB) Visualizado 5757 vezes
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 29/9/2018 17:22

Como dizia o meu pai antigamente so se perdem as que cairam no chao...e muito benfeito ladrao que rouba ladrao tem mil anos de perdao. A mota engil tem muitissimas culpas na asfixia fiscal que o povo portugues vive para pagar inuteis ppp, se falisse era uma sorte
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ativo » 29/9/2018 16:57

SERRA LAPA Escreveu:Tanto quanto sei os principais contratos da Mota sempre foram em dólares. Por isso toda essa especulação parece-me isso mesmo especulação.

A empresa tem no seu balanço um montante elevado em títulos de dívida pública angolana.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SERRA LAPA » 29/9/2018 16:53

Tanto quanto sei os principais contratos da Mota sempre foram em dólares. Por isso toda essa especulação parece-me isso mesmo especulação.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 29/9/2018 16:49

Obrigado
Há aqui outro link de há 10 dias em que já afloravam esse facto :
http://jornaldeangola.sapo.ao/economia/ ... ertificada

Como diz o activo, as empresas sairão daqui com um prejuízo brutal: importaram (matérias prima, equipamentos e mesmo alguma mão de obra) em dólar/euro e recebem passado anos em kwanzas, mas ``a taxa de conversão da data do contrato inicial.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ativo » 29/9/2018 16:39

Quer dizer, um Estado "paga" obras que encomenda a empresas de construção, com títulos de dívida pública, denominados em moeda nacional. Põe as rotativas a fabricar moeda para amortizar esses títulos. Desse modo desvaloriza a moeda. No final as empresas de construção reembolsam o valor dos títulos de dívida pública, recebendo em euros uma ninharia.

Grande negócio para esse Estado, que paga obras pondo as rotativas a fabricarem dinheiro, para amortizar títulos de dívida pública, usados como pagamento das obras, alvo, entretanto, de uma grande desvalorização cambial face ao euro! :mrgreen:

E negócio ruinoso para as empresas de construção que em consequência da desvalorização cambial recebem efetivamente uma insignificância em euros, quando finalmente chega o momento da amortização dos títulos de dívida pública! :wall:
Editado pela última vez por Ativo em 29/9/2018 16:50, num total de 1 vez.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 29/9/2018 14:58

O problema disto é a incerteza que gera nos acionistas , qual o impacto efetivo em euros que irá gerar esta questão no balanço da MOTA ?

Se a empresa não emitir um comunicado com o impacto efetivo , fica sem se saber qual o potencial impacto deste " Perdão forçado " que se assume ser , na globalidade , de 300 Milhões de euros .

E como a MOTA só apresenta novamente resultado daqui a 6 meses sensivelmente já bem em 2019 , fica sem se saber “AD eternum” o impacto nos resultados que podem potencialmente ser ainda piores que os já maus habituais.


Desconheço em que moeda efetiva são feitos os contratos da construção em Angola , mas pela noticia e dizerem que governo angolano só reconhece a divida em Kwanzas e não assume os ajustes cambiais e a desvalorização ( “ A má é que não assume a atualização cambial , reduzindo para menos de metade a fatura em euros “) , assumo que a maioria dos contratos feitos localmente poderão ser potencialmente estabelecidos quase sempre em Kwanzas , para governo dizer que não vai assumir nenhuma desvalorização cambial .

O que eu depreendo da noticia é que a MOTA aceitou títulos de divida angolana publica ( Já inscritos pelo menos alguns no balanço ) , mas que Angola não vai assumir as desvalorizações cambiais , tendo as desvalorizações terem de ser assumidas pelas construtoras.

Com uma desvalorização de 70% na moeda em relação ao euro , é o chamada efeito “ TRABALHAR PARA AQUECER “ .
Assim percebo como os lucros operacionais depois são sempre quase NULOS .


Excertos da noticia :

“ Só os contratos que forem validados contarão para o apuramento final .
Todos os agentes relevam o facto de o valor ter sido anunciado na moeda angolana

“ Após ciclo depressivo 2012/2015 , numero redondo que circulava no setor da construção para dimensionar divida acumulada era de 850 Milhões de euros .
Mas cifra sofreu redução acentuada pelo recurso do estado a títulos de divida publica ( Em kwanzas presumo ) para saldar pagamentos .
Desde então KWANZA já perdeu 70% do valor face ao euro “


A AECOPS situa a divida entre os 400 e 500 Milhões de euros , mas não tem um valor apurado.
Uma parte está em aprovação e a restante tem um valor por apurar por estar denominada em moeda local ( Kwanzas ) .
Diz o presidente da AECOPS”


“ O primeiro expediente a que Angola recorreu para regularizar os atrasados foi a entrega de títulos soberanos para abater á divida .
A solução tornou-se um mal menor e a generalidade dos credores aceitou as obrigações do estado que servem de cobertura a empréstimos bancários .
Por exemplo no acerto de contas pela requalificação da Baia de luanda Mota engil recebeu 70 Milhões de euros EM TITULOS DIVIDA ANGOLANA .
EM 3 anos a exposição da construtora evoluiu de 28 milhões em 2015 para 165 milhões de euros em 2017 .”
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 29/9/2018 11:57

EAGLE BULLMARKET Escreveu:Esta noticia não é novidade nenhuma, para quem estivesse atento ás dificuldades , e a desvalorização forte e continua da cotada é consequência de inúmeros problemas estruturais ao nível fundamental e fatores que se antecipam como este .

O suporte dos 2 euros que se vá preparando pois Outubro poderá não ser um mês fácil para os suportes nesta cotada .

"Efeito cambial trama construtoras "


"Dívida em euros cai para menos de metade por causa da desvalorização do kwanza "

"No rescaldo da operação diplomática do primeiro-ministro, António Costa, em Luanda, há uma boa e uma má notícia para as empresas, em especial da fileira da construção, credoras do Estado angolano. A boa é que Angola reconhece a dívida e compromete-se a pagá-la. A má é que não assume a atualização cambial, reduzindo para menos de metade a fatura em euros. Na prática, é um perdão forçado que rondará os €300 milhões."

https://expresso.sapo.pt/economia/2018- ... gs.Ioc76Eo

Será que isso se aplica também às obras adjudicadas em euro/dólar? É que caso se aplique ainda é um valente rombo que pode pôr em causa a solvabilidade de muitas empresas. Se for só sobre os contratos adjudicados em kwanzas será o expectável, mas isso não faria notícia... Alguém que tenha lido a notícia inteira sabe se explicitam isso? Obrigado


Edit: esta sim é a notícia que o mercado estava a descontar... A questão é que conforme a resposta à minha pergunta (acima) poderá ainda não ter descontado o suficiente...
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 29/9/2018 10:50

Esta noticia não é novidade nenhuma, para quem estivesse atento ás dificuldades , e a desvalorização forte e continua da cotada é consequência de inúmeras dificuldades estruturais ao nível fundamental e fatores que se antecipam como este .

O suporte dos 2 euros que se vá preparando pois Outubro poderá não ser um mês fácil para os suportes nesta cotada .

"Efeito cambial trama construtoras "


"Dívida em euros cai para menos de metade por causa da desvalorização do kwanza "

"No rescaldo da operação diplomática do primeiro-ministro, António Costa, em Luanda, há uma boa e uma má notícia para as empresas, em especial da fileira da construção, credoras do Estado angolano. A boa é que Angola reconhece a dívida e compromete-se a pagá-la. A má é que não assume a atualização cambial, reduzindo para menos de metade a fatura em euros. Na prática, é um perdão forçado que rondará os €300 milhões."

https://expresso.sapo.pt/economia/2018- ... gs.Ioc76Eo
 
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