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Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 22/5/2015 10:37

voila...mais uma resposta a "despachar" e...porque te apetece.

..e até porque a partir de 2010...há uma correlação enorme aliás...a ME subiu porque o petroleo tinha subido em 2008!

alguém apeteceu dizer que era do petroleo... que assim seja...e que quem quer que assim seja que siga " as instruções".

não deixo no entanto de solicitar o que me levou a "postar" aqui, que é de ter análises com outro tipo de informação.

já solicitei mais do que uma vez, já dei as minhas opiniões, fundamentadas, pelo que está na hora de me retirar até novidades interessantes.

obrigado uma vez mais aos que participaram e aos que queiram participar ainda, mas sem troca de post que não interessam, pois todos temos tempo a gerir e coisas mais interessantes a ler.

cump.
Yurca
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 22/5/2015 10:14

Yurca Escreveu:Caro Artista Romeno,

na teoria parece correcto, mas qual o peso da evolução do petróleo vs outros factores?

não vejo uma grande correlação directa entre os dois (ver gráfico anexo). não tenho dados para além de 2010..por isso não sei se quando o petroleo passou de 18-20 para 100..se a ME subiu na mesma proporção ..ou mesmo se subiu.

enfim, por isso é que digo que seria interessante ter outro tipo de dados, não só porque agora o petroleo desce e a ME desce dizer que é por isso. ..até pq o Petroleo corrigiu e a ME nem por isso.

ou só é valido "quando nos apetece"?

cumprimentos,
yurca


em 2009 a mota engil nao tinha nem de longe a mesma exposição a esses paises que tem hoje... nessa altura era ppp all the way
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 22/5/2015 9:59

Caro Artista Romeno,

na teoria parece correcto, mas qual o peso da evolução do petróleo vs outros factores?

não vejo uma grande correlação directa entre os dois (ver gráfico anexo). não tenho dados para além de 2010..por isso não sei se quando o petroleo passou de 18-20 para 100..se a ME subiu na mesma proporção ..ou mesmo se subiu.

enfim, por isso é que digo que seria interessante ter outro tipo de dados, não só porque agora o petroleo desce e a ME desce dizer que é por isso. ..até pq o Petroleo corrigiu e a ME nem por isso.

ou só é valido "quando nos apetece"?

cumprimentos,
yurca
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 22/5/2015 9:03

Yurca Escreveu:Bom dia,

Encontrei estes dados num outro site, que gostava que quem tem o conhecimento necessário comente se são bons ou maus ratios.

A tendência de descida verificada na ME não é apenas na ME assim que não venham com histórias de que os resultados não são bons... quando são bons é o petróleo, quando são assim assim são os que estão entalados e querem se safar...

Seria interessante ver um gráfico comparativo com a evolução de todas estas empresas e ver a sua correlação para ver a direcção da ME, seguramente que andam todas na mesma direcção.

Já agora se alguém puder indicar de acordo com os resultados de 2014 e recentemente de 1º trim, o valor hipotético da acção..agradecia.


Comparacion entre construtoras (mejores ratings primero)

PRECIO ( / capitales proprios):
1- OHL: 0.82
2- Sacyr: 1.39
3- Mota-Engil: 1.75
4- Abengoa: 2.04
5- Ferrovial: 2.56
6- Fomento: 5.16

ROE (Incremento anual de capitales proprios en percentaje)
1- Sacyr: 49.1%
2- Fomento: 34.2%
3- Mota-Engil: 12.3%
4- Abengoa: 10.3%
5- OHL: 9.8%
6- Ferrovial: 7.25%

EV/EBIDTA (valuacion de la empresa / beneficios operacionales)
1- 2- Mota-Engil: 4.75
2- OHL 6.24
3- Abengoa: 7.40
4- Fomento: 8.92
5- Sacyr: 19.2
6- Ferrovial: 21.1

PER (Precio / Beneficios)
1- OHL: 7.56
2- Mota-Engil: 12.0
3- Sacyr: 14.5
4- Abengoa: 18.7
5- Fomento: 27.3
6- Ferrovial: 34.5

Alavancaje (Deuda / beneficios operacionales)
1- Mota-Engil: 3.08x
2- OHL: 4.67x
3- Abengoa: 5.54x
4- Fomento: 5.59x
5- Ferrovial: 6.46x
6 Sacyr :14.4x

Fonte: 4.traders

Cumprimentos a todos.

Yurca


mas é obvio que há uma relação direta entre a mota engil e o petroleo :-$ então quais são os principais mercados da mota, paises como angola, com orçamentos desiquilibrados com o petroleo barato como vai a mota receber, queres comparar a mota com contrutoras presentes em mercados mais seguros e muito mais diversificadas como as espanholas.....sorry, a mota tem potencial mas é com o petroleo alto e a mandarem fazer obras com fartura, não compares a ferrovial com a mota por exemplo, a ferrovial é muito mais diversificada geofgraficamente...
e depois ainda gostava de saber se a Abengoa é mesmo uma construtora talvez nao seja, eu pensava que era mais uma empresa de renovaveis.....mas isso sou eu que estou equivocado por certo :mrgreen:
a falar a serio para virem obras de africa e mais importante para serem pagas é bom que esses paises tenham dinheiro, e para terem precisam do petroleo é esta a realidade
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 22/5/2015 8:36

Olá SFT,

O que eu quero dizer é que nunca vejo uma análise financeira estruturada, apenas AT. Não vejo uma análise completa, com dados do sector, com correlações a índices ou outras empresas...todos os comentários são vagos sem um enquadramento. Há muitos comentários que acabam por não dizer nada quando não enquadrados.

Já na AT não é bem assim pois já há gráficos e ferramentas de análise com fartura, e neste caso já me parece ok, mas não é suficiente para todos.

Em vez de agradar só a uns...poderia-se tentar agradar a todos.

E como disseste bem, AF e AT são complementares, assim que algo mais estruturado de AF pode ajudar também a AT, pois todas as condições devem estar reunidas.

Porém, compreendo que aqui a maioria sejam pessoas do curto prazo e que interessa mais o jogo e especulação que do investimento em sim mesmo.

Eu pessoalmente, e dado a minha vida pessoal e estratégia de investimento, gostara de ver outro tipo de análises para tomar decisões.

Um abraço
Yurca
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 22/5/2015 8:16

Yurca,

Já que estamos a falar de substância nos comentários, não queres explicar como é que fazes essa comparação entre a AT e a adivinhação meteorológica?

É um comentário bacoco... AT e AF são formas diferentes para o mesmo fim, para períodos de investimento diferentes. Um não invalida o outro, um não é melhor que o outro.

Abc.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 22/5/2015 7:11

Bom dia Katolo,

Obrigado pelo teu comentário.

Efectivamente acho que é uma boa empresa, com um dimensão considerável e que as pessoas deveriam olhar para isso.

Eu estou dentro, bem mais acima do que o preço actual, não tenho nada a esconder. Eu sou "clássico", ie sou investidor de longo prazo e fico espantado com a quantidade de asneiras que aqui dizem às vezes. Mas é assim, cabe a cada um filtrar o que lhe interessa.

Quando aqui alguém comentou a descida da ME com o Petróleo ..fiquei chocado. Toda a gente procura desculpas no momento, e mais chocado fiquei quando o JN fez um artigo seguido do post. Agora que o petróleo recuperou ninguém tem mais nada a dizer?

Gostava de ver comentários mais construtivos e análises mais construtivas, talvez por parte dos moderadores, e não apenas de especulações sobre se amanhã vai chover ou não. Se algum dos moderadores está a ver este post...fica a dica. Fazer algo mais estrutural, e não só baseado na AT dos gráficos. Por exemplo dados do sector e de empresas do sector, correlações mais relevantes com o titulo...

Vamos lá sentar mais um pouco à espera do Longo Prazo ;).

Um abraço
Yurca
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 21/5/2015 23:10

Bom fecho! Se o dia for verdinho nas bolsas tenho fé que mantenha o caminho iniciado hoje :pray:
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 21/5/2015 13:49

Muito bom Yurca. Obrigado! Tambem tinha ideia que a alavancagem da empresa era das melhores do sector.

Estou convencido que quem entrou ontem com a queda do titulo esteve muito bem. Eu que entrei nos 3,05€ mantenho o sangue frio confiando na reviravolta a medio-prazo fruto dos fundamentais da empresa, bem identificados por ti.

Abraço
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 21/5/2015 8:55

Bom dia,

Encontrei estes dados num outro site, que gostava que quem tem o conhecimento necessário comente se são bons ou maus ratios.

A tendência de descida verificada na ME não é apenas na ME assim que não venham com histórias de que os resultados não são bons... quando são bons é o petróleo, quando são assim assim são os que estão entalados e querem se safar...

Seria interessante ver um gráfico comparativo com a evolução de todas estas empresas e ver a sua correlação para ver a direcção da ME, seguramente que andam todas na mesma direcção.

Já agora se alguém puder indicar de acordo com os resultados de 2014 e recentemente de 1º trim, o valor hipotético da acção..agradecia.


Comparacion entre construtoras (mejores ratings primero)

PRECIO ( / capitales proprios):
1- OHL: 0.82
2- Sacyr: 1.39
3- Mota-Engil: 1.75
4- Abengoa: 2.04
5- Ferrovial: 2.56
6- Fomento: 5.16

ROE (Incremento anual de capitales proprios en percentaje)
1- Sacyr: 49.1%
2- Fomento: 34.2%
3- Mota-Engil: 12.3%
4- Abengoa: 10.3%
5- OHL: 9.8%
6- Ferrovial: 7.25%

EV/EBIDTA (valuacion de la empresa / beneficios operacionales)
1- 2- Mota-Engil: 4.75
2- OHL 6.24
3- Abengoa: 7.40
4- Fomento: 8.92
5- Sacyr: 19.2
6- Ferrovial: 21.1

PER (Precio / Beneficios)
1- OHL: 7.56
2- Mota-Engil: 12.0
3- Sacyr: 14.5
4- Abengoa: 18.7
5- Fomento: 27.3
6- Ferrovial: 34.5

Alavancaje (Deuda / beneficios operacionales)
1- Mota-Engil: 3.08x
2- OHL: 4.67x
3- Abengoa: 5.54x
4- Fomento: 5.59x
5- Ferrovial: 6.46x
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Cumprimentos a todos.

Yurca
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 20/5/2015 23:27

Confesso que enquanto andou ali nos 2.76 - 2.80 ainda pensei que a acção fosse subir mas a última meia hora do dia parecia o canto do cisne lol
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 20/5/2015 22:41

SFT,

Estou contigo e tambem li isso no relatorio. Alem do mais, o estudo que tive acesso de analise fundamental da cotada valida a minha decisao.

Mas, de facto, o aumento da divida e o cash-flow sao variaveis preocupantes...
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 20/5/2015 21:58

A ME só cai porque a ME é que falhou as expectativas da CaixaBI e não o contrário.

Depois de BES e afins, ainda não percebo porque ainda dão ouvidos a estes sujeitos. Atirar números para o ar é fácil. O difícil é acertar ou andar lá perto. Enfim.

Posto isto, tenho acções da ME por razões técnicas não mais válidas. Infelizmente tenho que fundamentar a minha decisão, actualmente, em factos:
. "Estes valores não incluem qualquer montante relacionado com o contrato da obra nos Camarões e Congo (2,6 mil milhões de euros) por ainda não se encontrar concluído o processo de financiamento do projecto assinado, ressalva a Mota-Engil."
. "Além disso, sublinha, "não foi obtida ainda a declaração de não oposição da Autoridade da Concorrência quanto à aquisição da EGF pelo que os resultados apresentados neste relatório não incluem ainda a actividade daquele grupo de empresas"."

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/construcao/detalhe/lucros_da_mota_engil_caem_54_no_primeiro_trimestre.html
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 20/5/2015 18:51

Nao sei o que disse do Banif à excepçao de acreditar que podera haver realmente interessados em adquirir a posiçao do Estado para controlo do banco. Com que fins, nao sei nem me interessa dado que ja me livrei, felizmente bem, deste titulo especulativo.

A Mota, pois bem, a Mota foi-me apresentado um estudo bem fundamentado que me levou a precipitar-me. Quanto a divida (3,2x) preocupante sim sr por ter aumentado bastante mas ainda sustentavel. Convem é negociar a divida para prazos mais longos e baixar as taxas antes que se torne insustentavel...

Enfim, a ver vamos...
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 20/5/2015 17:48

katolo Escreveu:Dividend yield cada vez mais atrativo...


enquanto disseres isso e o que disses-te no banif, há de funcionar mal sempre, se calhar a longo prazo nao fosse a mota engil como todas as contrutoras gerar divida atras de divida, até era uma boa altura para comprar, com o petroleo ao preço atual tem muito menos risco que há pouco tempo atrás, o problema é o fundo maneio......
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 20/5/2015 16:41

jtsilvamoura Escreveu:A ultima sessão com mais volume do que hoje remonta ao dia 21 de jun de 2013!
Depois temos de recuar a 22 de jul de 2011.
Hoje já foram transacionadas mais de 1600k ações.


na minha plataforma, em 12 janeiro deste ano o volume foi maior
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 20/5/2015 16:33

Nossa Senhora! A nossa bolsa só funciona bem no primeiro trimestre. Depois é um ver se te avias...
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jtsilvamoura » 20/5/2015 16:02

goten Escreveu:para animar um pouco...

http://ani.gov.co/article/gobierno-adjudica-la-app-vial-cambao-manizales-cargo-de-la-empresa-privada-18283

penso que ainda nao foi informada a CMVM... valor total, em Consorcio, de uns 460 M USD.



Desvaloriza €€ pleaseeee :-"
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por goten » 20/5/2015 15:56

para animar um pouco...

http://ani.gov.co/article/gobierno-adjudica-la-app-vial-cambao-manizales-cargo-de-la-empresa-privada-18283

penso que ainda nao foi informada a CMVM... valor total, em Consorcio, de uns 460 M USD.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jtsilvamoura » 20/5/2015 14:35

A ultima sessão com mais volume do que hoje remonta ao dia 21 de jun de 2013!
Depois temos de recuar a 22 de jul de 2011.
Hoje já foram transacionadas mais de 1600k ações.
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por HCC1 » 20/5/2015 12:36

Não encontro nada nos resultados que não fosse de esperar. Talvez haja aqui alguma decepção nas expectativas dos investidores.

De resto, tirando a área africana houve uma melhoria geral quer em vendas quer em carteira de encomendas.

E mesmo em África, a administração já havia afirmado que devido ao término de alguns grandes projectos as vendas iriam diminuir enquanto se instalavam para a execução dos que se iriam iniciar. Penso que mesmo aqui é positivo eles virem afirmar o FY guidance com vendas semelhantes ao ano anterior, um ebitda superior a 20% e um aumento na carteira de encomendas.

As cotações seguirão o seu caminho...
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 20/5/2015 11:11

Dividend yield cada vez mais atrativo...
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jtsilvamoura » 20/5/2015 10:18

Testar a resistência dos 2.70€! Ou então la vamos nós para os 2.30€!
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 20/5/2015 9:45

Tenho uma dúvida, é mais uma questão quase existencial...
Se a Mota Engil é dona de cerca de 80% da Mota Engil Africa, se a Mota Engil Africa tem neste momento uma capitalização bolsista de cerca de 660M€, 80% valem 528M€, porque é que a Mota Engil tem apenas uma capitalização bolsista de cerca de 570M€? Será que os restantes negócios da Mota, bem como o sector da construção na Europa e na América do Sul apenas valem os restantes 42M€? Não estou a tentar convencer ninguém de que a Mota está subavaliada, mas na minha cabeça não consigo encaixar todas as peças do puzzle. Se por exemplo a Mota Engil Africa não valesse "tanto" em bolsa se calhar para mim já fazia sentido.

P.S.- Sei que os mercados não existem para fazer sentido nem dar razão a ninguém, gostava apenas de perceber o porquê de tal disparidade.

Bons Negócios.
 
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Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ocioso » 20/5/2015 3:19

Tendo em consideração a exposição desta a países produtores de petróleo e a hipótese deste ir ficando mais caro, vamos acompanhar a evolução...
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