Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 11/6/2015 12:20

Ah é esta!!! :lol: Pronto, está feito, pode passar aos 2,40!

Tremo só de pensar quem será a Rosinha 8-)
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J Alves » 11/6/2015 12:15

trend=friend Escreveu:Estamos perante uma acção capaz de:

- Quedas gigantescas (como esta, cerca de 70% num ano!, tal como no período pós IPO Martifer, de 8 para 2 euros também em cerca de um ano);

- Subidas não menos expressivas, cerca de 100% entre Outubro 2004 /Janeiro 2005 (quando comecei a olhar para ela com mais atenção, sim, isso mesmo 4 meses!), entre Março e Outubro de 2009 e a mais recente Setembro 2012/Janeiro 2013, após um lindo duplo fundo com bases temporalmente alargadas.

Uma acção "cisne negro", imune a qualquer estatística ou target...

Se estivesse short não estaria tranquilo pois de um dia para o outro as perdas podem ser ruinosas (e nesta fase longo só com stops apertadíssimos, mesmo que esta zona pareça dar algum "conforto" nos gráficos supra).

PS Longo só se o J Alves chamar a Ana!!! Se for como no Dax... :lol:



Trend, ora então chamemos a Ana que ela está livre..... pra começar o aquecimento

https://www.youtube.com/watch?v=c-J-bY39W1A
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 11/6/2015 12:13

O Alquimista Escreveu:Há algum tempo circulava a tese da correlação entre a egl e o petróleo. Quem não está distraído tem tido boas oportunidades de arbitragem.


Muito interessante. Ou seja, a correlação deu jeito quando servia a justificação, "era do petróleo, era de Angola...".

Quando passou a ser correlação inversa, por que caem então a Mota e a Teixeira Duarte (com o índice europeu da construção perto de máximos)?... Para além de recorrer à AT há pouco a dizer, mesmo para os mais cépticos.
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 11/6/2015 12:05

Estamos perante uma acção capaz de:

- Quedas gigantescas (como esta, cerca de 70% num ano!, tal como no período pós IPO Martifer, de 8 para 2 euros também em cerca de um ano);

- Subidas não menos expressivas, cerca de 100% entre Outubro 2004 /Janeiro 2005 (quando comecei a olhar para ela com mais atenção, sim, isso mesmo 4 meses!), entre Março e Outubro de 2009 e a mais recente Setembro 2012/Janeiro 2013, após um lindo duplo fundo com bases temporalmente alargadas.

Uma acção "cisne negro", imune a qualquer estatística ou target...

Se estivesse short não estaria tranquilo pois de um dia para o outro as perdas podem ser ruinosas (e nesta fase longo só com stops apertadíssimos, mesmo que esta zona pareça dar algum "conforto" nos gráficos supra).

PS Longo só se o J Alves chamar a Ana!!! Se for como no Dax... :lol:
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por O Alquimista » 11/6/2015 12:01

Há algum tempo circulava a tese da correlação entre a egl e o petróleo. Quem não está distraído tem tido boas oportunidades de arbitragem.
Anexos
egl.jpg
egl.jpg (31.16 KiB) Visualizado 4084 vezes
oil.jpg
oil.jpg (34.54 KiB) Visualizado 4084 vezes
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J Alves » 11/6/2015 11:52

Dr Tretas Escreveu:Só para que conste, concordo que do ponto de vista de AT a Mota-Engil está à beira do abismo, e facilmente pode ir perto de 1€. E nem parece que vá demorar muito, lá para o fim do Verão já lá pode estar. Por outro lado, a AT é um pouco como a astrologia, dá para ver tudo o que se quiser :mrgreen:

Eu por exemplo, quero a Mota-Engil a 1€,talvez comprasse a esse preço :-k

Ora então mais um gráfico, EGL mensal + parabolic SAR (quem diz que só serve para curto prazo :?: )



O abismo??? eh lá de que cor é o abismo??? há malta que diz que já viu a morte??? :roll: mas continuam vivos :roll:

Olha se estás a ver a mota a 1€ certamente vais shortar a mota até ao tutano??? tens aí um euromilhoes garantido... e com a certeza q estás a ter eu até ía ao banco fazer um empréstimo pra shortar ainda com mais força, porque podes estar pertinho de ficares um milionário.

Olha eu gosto de ler quando vejo o pessoal a dar garantias de preço, isto deixa-me muito excitado e com alguma comixão nas costas. talvez seja da idade :oh:

AT astrologia??? chama-lhe o que quiseres... eu já lhe vi chamar outras coisas.....

quando tu dizes que ela vai a 1€ lá para o final do verão que ciência é essa :?: :idea: :!:

abraço
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 11/6/2015 11:40

Manuel3334 Escreveu:A Mota continua com um comportamento que não consigo compreender, quer do ponto de vista técnico ou fundamental. Perante esta realidade estou a considerar consultar um adivinho, mas tem de ser dos bons...pelo menos para esta cotada! :lol:

Cumprimentos


Ontem a posição curta da Blackrock aumentou mais 0,10% do capital Mais 200.000 acçõezitas
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RaposoTavares » 11/6/2015 11:36

J Alves Escreveu:amigo raposo

jasus q tu estas quase a vê-la a 0. ate lá temos muitos apeadeiros.

eu vou ficar calado sobre a mota. pois a minha opinião acho q ja foi sufiente clara.

2 gráficos pra contrapor com os teus 8-)



Caro J Alves, leio o que postas e sei que não andas às escuras no mercado. Não foi por ti que postei. (Também tinha pensado não escrever mais nos tópicos do PSIzito, nem no tópico desta empresa.
Postei porque me pareceu importante deixar alerta alguns investidores mais recentes.
Um abraço,
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Dr Tretas » 11/6/2015 11:29

Só para que conste, concordo que do ponto de vista de AT a Mota-Engil está à beira do abismo, e facilmente pode ir perto de 1€. E nem parece que vá demorar muito, lá para o fim do Verão já lá pode estar. Por outro lado, a AT é um pouco como a astrologia, dá para ver tudo o que se quiser :mrgreen:

Eu por exemplo, quero a Mota-Engil a 1€,talvez comprasse a esse preço :-k

Ora então mais um gráfico, EGL mensal + parabolic SAR (quem diz que só serve para curto prazo :?: )
Anexos
EGL.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 11/6/2015 11:29

Uma coisa é certa, este tópico tem estado agitado. Há interesse e olhos sobre a Mota. Sejam eles para longos ou curtos.
Para mim o ponto onde se encontra é um suporte forte. Vamos ver até onde aguenta.
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por O Alquimista » 11/6/2015 11:21

J Alves Escreveu:
Bernie Madoff Escreveu:
J Alves Escreveu::arrow:

Partilho o optimismo, mas em bear market os suportes são mesmo para furar....



Nem todos os suportes em bear market são pra furar. Se assim fosse as cotações chegariam a 0


Teoricamente, a cotação de uma acção pode chegar a zero. Quem comprou egl a 4, 5, 6 e quem a deseje comprar agora não tem nada a temer pois de uma coisa pode ter a certeza: flutuará. Desde que a stoploss esteja no local adequado e se assuma o risco, não há tarefa mais gratificante do que o faquirismo especulativo.
"Ever tried. Ever failed. No matter. Try again. Fail again. Fail better." - Samuel Becket
Pára de dar crédito fácil ao que lês e ouves, escuta o que o preço está a fazer e olha para o que te rodeia. - O Alquimista
 
Mensagens: 3408
Registado: 12/3/2014 0:58

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J Alves » 11/6/2015 11:15

Raposo Tavares Escreveu:Não nego que tenho alguma má vontade com esta empresa. Representa o que de pior se tem feito no nosso PSI em termos de transparência e em termos de relação com os acionistas. Quero crer que num mercado devidamente regulado esta empresa não se aguentaria dois trimestres se não mudasse de atitude.
Dito isto ainda quero dizer que me espanta que não se considerem mais a sério os valores mínimos de 2013 os suportes da cotada (o,95€ aprox.), que me admira a simpatia revelada por muitos investidores face a empresa... enfim!
Riscos?... também se arranjam:

O Ficheiro mota.12junho.2015.JPG não está disponível



amigo raposo

jasus q tu estas quase a vê-la a 0. ate lá temos muitos apeadeiros.

eu vou ficar calado sobre a mota. pois a minha opinião acho q ja foi sufiente clara.

2 gráficos pra contrapor com os teus 8-)
Anexos
MOTA ENGIL.png
MOTA ENGIL.png1.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RaposoTavares » 11/6/2015 10:47

Não nego que tenho alguma má vontade com esta empresa. Representa o que de pior se tem feito no nosso PSI em termos de transparência e em termos de relação com os acionistas. Quero crer que num mercado devidamente regulado esta empresa não se aguentaria dois trimestres se não mudasse de atitude.
Dito isto ainda quero dizer que me espanta que não se considerem mais a sério os valores mínimos de 2013 os suportes da cotada (o,95€ aprox.), que me admira a simpatia revelada por muitos investidores face a empresa... enfim!
Riscos?... também se arranjam:

mota.12junho.2015.JPG
Uma descida merecida e tecnicamente perfeita até ao solo. Pode inverter? -Pode. Mas não me parece que o faça já.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por stifler2014 » 11/6/2015 10:45

Manuel3334 Escreveu:A Mota continua com um comportamento que não consigo compreender, quer do ponto de vista técnico ou fundamental. Perante esta realidade estou a considerar consultar um adivinho, mas tem de ser dos bons...pelo menos para esta cotada! :lol:

Cumprimentos


....do ponto de vista técnico a Mota está com tendência descendente em todos os prazos...
Cumprimentos,
Stifler
 
Mensagens: 232
Registado: 1/4/2014 17:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Manuel3334 » 11/6/2015 10:10

A Mota continua com um comportamento que não consigo compreender, quer do ponto de vista técnico ou fundamental. Perante esta realidade estou a considerar consultar um adivinho, mas tem de ser dos bons...pelo menos para esta cotada! :lol:

Cumprimentos
 
Mensagens: 2
Registado: 11/6/2015 10:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Bernie Madoff » 11/6/2015 7:59

J Alves Escreveu:
Bernie Madoff Escreveu:
J Alves Escreveu::arrow:

Partilho o optimismo, mas em bear market os suportes são mesmo para furar....



Nem todos os suportes em bear market são pra furar. Se assim fosse as cotações chegariam a 0


Há quase sempre um que funciona de vez! 8-)
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J Alves » 11/6/2015 7:50

Bernie Madoff Escreveu:
J Alves Escreveu::arrow:

Partilho o optimismo, mas em bear market os suportes são mesmo para furar....



Nem todos os suportes em bear market são pra furar. Se assim fosse as cotações chegariam a 0
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jtsilvamoura » 11/6/2015 1:07

Royal_Flush Escreveu:
katolo Escreveu:Eu não entendo porque querem matar a Mota. Quando começa a dar sinais de inversão, vem logo uma descarga estratégica para a empurrar para baixo. Qual o objetivo?


eu não sei se é tanto alguém a querer matá-la ou alguém carregado delas e a desfazer-se delas ao longo do tempo...


Mas a desfazer-se delas a este preço?? :shame:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 84
Registado: 10/12/2014 11:29

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Bernie Madoff » 10/6/2015 23:57

J Alves Escreveu::arrow:

Partilho o optimismo, mas em bear market os suportes são mesmo para furar....
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Royal_Flush » 10/6/2015 21:46

katolo Escreveu:Eu não entendo porque querem matar a Mota. Quando começa a dar sinais de inversão, vem logo uma descarga estratégica para a empurrar para baixo. Qual o objetivo?


eu não sei se é tanto alguém a querer matá-la ou alguém carregado delas e a desfazer-se delas ao longo do tempo...
"Não se deve acreditar em tudo o que aparece na Internet" - Winston Churchill
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 514
Registado: 14/5/2014 18:43

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 10/6/2015 18:22

Eu não entendo porque querem matar a Mota. Quando começa a dar sinais de inversão, vem logo uma descarga estratégica para a empurrar para baixo. Qual o objetivo?
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J Alves » 10/6/2015 17:00

:arrow:
Anexos
MOTA ENGIL.png
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gil Rumor » 10/6/2015 14:57

J Alves Escreveu:olha eu as fibo nesta caso não vejo qual é a importância delas.

quanto ao volume.... se eu estivesse a ver muito volume junto ao suporte dificilmente teria metido as bentas na acção. aliás tens um novo minimo com divergência positiva e diminuição de volume. irá funcionar? vamos ver. o que estou a ver neste momento é o pessoal a tremer todo e ela a cair sem volume. pode cair mais? pode, mas pra mim a queda só vai até um limite q já está definido


J Alves,

Falei do volume no ponto de confirmação para comprar ( como tenho um perfil diferente a minha visão também é ).

Se eu fizesse swing trade ou long trader ( tendo como suporte gráfico diário ou semanal) não queria saber para nada do volume até a um certo ponto, pensar dessa forma a minha estratégia seria outra, iria fundar a posição ( em 2 ou 3 posições) na área que considera-se que o título tivesse mais em condições de reagir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por J Alves » 10/6/2015 14:38

olha eu as fibo nesta caso não vejo qual é a importância delas.

quanto ao volume.... se eu estivesse a ver muito volume junto ao suporte dificilmente teria metido as bentas na acção. aliás tens um novo minimo com divergência positiva e diminuição de volume. irá funcionar? vamos ver. o que estou a ver neste momento é o pessoal a tremer todo e ela a cair sem volume. pode cair mais? pode, mas pra mim a queda só vai até um limite q já está definido
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 7149
Registado: 3/3/2006 11:17
Localização: Mundo Rural

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gil Rumor » 10/6/2015 14:31

J Alves Escreveu:
Dinamicadomercado Escreveu:
J Alves Escreveu:
qual é o teu sinal concreto a favor das compras?


( Curto prazo) Teria que ver uma reversão de tendência num gráfico M30
1- passo um novo alto com fecho acima 2.3570
2- observar a cotação na retracção de 50% ou 61.8% de Fib
3- o preço confirmar nessa área o trigger com volume

Visto que no diário encontra-se ainda muito short, todo o cuidado é pouco porque 1º sinal pode ser falso e cair um pouco mais.

De uma outra forma - em algum momento terá que romper a LTD de curto prazo, formação de pivot, rompimento e fecho acima da cabeça do pivot com volume para ter uma confirmação com probabilidade de ter um impacto a favor das compras.



Porra agora é que me lixas-te.

eu pensei que estava louco mas afinal parece que é só o efeito do bagaço.

quando falas nos 2.35 já viste bem a que distância estão????

o ponto 2 não sei a q valores te estás a referir.

quanto ao ponto 3 isso é o mesmo que dizer que um gajo só arrisca quando uma gaja te diz, amor vem cá que hoje sou todo teu.

quanto às tuas observações finais, isso é muita teoria tipo pescada de rabo na boca. Pra mim isto é simples um gajo tem uma estratégia de negociação e depois e meter as coisas em prática quando andamos muito a enrodilhar oh pah isso já fica muito confuso.

Pra mim é assim suportes, longo,. resistências curto. É sempre assim? não. há situações em que esses suportes são pra ser papados como manteiga. o caso atual a queda já vai longa e até estás a ter uma divergência positiva no diário.


o resto é um gajo meter a carne no grelhador. trades garantidos não há, disso podes ter a certeza. agora há alguns que nos dão uma confiança muito maior que outros.

Sabes uma coisa. quando um gajo vai ao engate o não é sempre garantido. Um gajo arrisca sempre? Não. Mas há alturas em que tem de arriscar porque lhê parece que o ambiente está a ficar propício 8-)


1-Sei exactamente a que distancia em % que estão aos valores 2.35€
2- Certamente sabes o que é Fibonacci e como traça-lo correctamente ( se não usas, também não muito importante)
3- pode aparecer o sinal mas se não aparece volume = fake ( certamente poderá ser um falso sinal visto que a zona não estará atrair investidores institucionais / profissionais)

Dei apenas um parecer e uma das muitas formas como poderia observar uma possível reversão. ( e que fosse minimamente mais segura para alguns que andam um pouco perdidos) que não é o teu caso.

Se a tua estratégia se baseia em suportes e resistências, óptimo. Certamente Cada um terá a sua estratégia ou pelo menos deveria ter :-k

Cada pessoa possui um perfil de investidor que pode ser diferente do teu, e por vezes alguns comentário podem não fazer sentido para ti, para outros talvez.

No final de contas o que interessa é dinheiro no bolso ao final do dia :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], farami, Google Adsense [Bot], iniciado1, latbal, LMMV, PAULOJOAO e 138 visitantes