Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ricardmag » 21/9/2016 17:58

Algo não bate certo com os interesses a descoberto relevantes no site da cmvm

diz que ao dia de hoje existem 1,54%.
já no histórico diz que a última atualização foi dia 14/07/2016 com 2,53% mas eu tenho registos de alterações nos dias 15 e 27 de julho e outra em 2 de agosto

Estranho...
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 20/9/2016 10:45

foxnights Escreveu:Bom dia,
sou ligeiramente novo nestes "jogos"! Alguem me pode ilucidar o porque da cotada da mota engil estar a afundar e sempre em terreno negativo já há algumas sessões?
bem haja :wall: :wall:


Bom, graficamente ainda está em Bear Market, pelo que o mais provável é cair... Mas está a testar neste momento uma possível LTA, o que pode significar bom ponto de entrada a curto prazo para quem tem jogo de cintura.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por foxnights » 20/9/2016 10:20

Bom dia,
sou ligeiramente novo nestes "jogos"! Alguem me pode ilucidar o porque da cotada da mota engil estar a afundar e sempre em terreno negativo já há algumas sessões?
bem haja :wall: :wall:
 
Mensagens: 19
Registado: 30/8/2016 11:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por RenatormbCarvalho » 18/9/2016 23:59

Pode ter vindo fazer um toque no que poderá ser uma lta. Notar que está em cima de um suporte horizontal.
É de assinalar a golden cross feita há uns dias.
Anexos
me.png
If I Knew What I Know
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 478
Registado: 1/1/2014 0:21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por F.Ferreira1 » 16/9/2016 15:37

Um dia extremamente volátil na Mota Engil. Penso que já não se assistia a um dia assim desde Janeiro deste ano, altura em que tocou em mínimos de 2012.
Além de uma queda bem expressiva, já foram trocadas de mãos quase um milhão de ações, bem acima da média.

Não sei porquê esta queda, mas poderá ter a ver com a crise politica que se está a passar no México.

Abraço
 
Mensagens: 287
Registado: 29/11/2007 3:11

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 16/9/2016 15:21

:shock: Não deve ser para breve a tal ruptura...
Anexos
egl.jpg
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 15/9/2016 22:37

rg7803 Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:
rg7803 Escreveu:para os ansiosos: antes da quebra dos 2 euros deixem-se estar sossegados; numa quebra confirmada em alta, neste nível, o papel terá muito espaço para subir


Uma curiosidade:
Qual o critério para considerar a quebra em alta como confirmada? 3 sessões com fecho acima do anterior topo (2,06€)? Ultrapassá-lo em 3%?



olá johny

não tenho uma regra fixa, mas observo alguns sinais, até porque nem todos os breakouts são iguais; tenho algumas táticas que vou usando, contudo:
-não me obrigo a comprar a posição toda logo, normal/ compro 25% a 33% no breakout (1/4 a 1/3)
-gosto de ver a quebra com volume elevado e velas de corpo alto nas primeiras sessões (duas três ou quatro primeiras)
-em regra até à terceira sessão compro a posição (até 1/3)
-o resto vou adicionando em lotes nas sessões seguintes, a preço mais alto;
-se há um pullback à zona de ruptura seguido de ressalto normalmente compro mais um lote, igual ao primeiro;
isto faço mais quando em modo swing mas que na verdade não é bem o tipo de trading que faço mais
abraço


Hmm, ok, obrigado :)

Normalmente quando a ruptura não é com uma vela longa e com volume notável espero por um pullback mas muitas vezes ele não acontece, e essa estratégia de entrar metade logo (ou o que seja, depois também depende do peso dos custos de operação no investimento) e com atenção para fechar caso seja falso breakout e depois outra metade quando fizer um higher low ja me tinha surgido, vamos aguardar então para ver.

Abraço.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rg7803 » 15/9/2016 22:16

JohnyRobaz Escreveu:
rg7803 Escreveu:para os ansiosos: antes da quebra dos 2 euros deixem-se estar sossegados; numa quebra confirmada em alta, neste nível, o papel terá muito espaço para subir


Uma curiosidade:
Qual o critério para considerar a quebra em alta como confirmada? 3 sessões com fecho acima do anterior topo (2,06€)? Ultrapassá-lo em 3%?



olá johny

não tenho uma regra fixa, mas observo alguns sinais, até porque nem todos os breakouts são iguais; tenho algumas táticas que vou usando, contudo:
-não me obrigo a comprar a posição toda logo, normal/ compro 25% a 33% no breakout (1/4 a 1/3)
-gosto de ver a quebra com volume elevado e velas de corpo alto nas primeiras sessões (duas três ou quatro primeiras)
-em regra até à terceira sessão compro a posição (até 1/3)
-o resto vou adicionando em lotes nas sessões seguintes, a preço mais alto;
-se há um pullback à zona de ruptura seguido de ressalto normalmente compro mais um lote, igual ao primeiro;
isto faço mais quando em modo swing mas que na verdade não é bem o tipo de trading que faço mais
abraço
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Texano Bill » 15/9/2016 13:03

Presidente da Mota-Engil sem confiança para investir em Portugal

O presidente da Mota-Engil, António Mota, afirmou hoje que é preciso investimento público no sector da construção, mas admitiu que ainda não tem confiança para investir em Portugal, preferindo esperar para ver.

"Não tenho", disse António Mota, depois de ser questionado pelos jornalistas sobre a confiança para investir em Portugal, à margem do XI Congresso dos Revisores Oficiais de Contas.

O presidente da Mota-Engil lembrou que 80% da actividade do grupo é feita a nível internacional, depois da retracção dos últimos sete a oito anos nas áreas em que opera, como a construção e os serviços, e está ainda a aguardar pelos investimentos.

"Ainda não vi. O sector da construção parou durante o período do anterior governo. Há indicação que vai retomar em algumas das áreas nomeadamente a ferrovia, esperemos que seja assim", comentou.

António Mota considerou que o investimento público é necessário para o sector da construção e que é preciso investimento para criar emprego e fazer crescer a economia.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... tugal.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1579
Registado: 20/8/2011 12:52
Localização: O autêntico faroeste

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 15/9/2016 12:59

rg7803 Escreveu:para os ansiosos: antes da quebra dos 2 euros deixem-se estar sossegados; numa quebra confirmada em alta, neste nível, o papel terá muito espaço para subir


Uma curiosidade:
Qual o critério para considerar a quebra em alta como confirmada? 3 sessões com fecho acima do anterior topo (2,06€)? Ultrapassá-lo em 3%?
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rg7803 » 15/9/2016 12:11

para os ansiosos: antes da quebra dos 2 euros deixem-se estar sossegados; numa quebra confirmada em alta, neste nível, o papel terá muito espaço para subir
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4196
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 15/9/2016 12:01

Aqui ficam os gráficos actualizados da Mota-Engil.

Abraço,
Ulisses
Anexos
mota1.png
mota2.png
mota3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 8/9/2016 23:06

katz, cada um com a sua forma de negociar. Se até hoje ganhaste consistentemente dinheiro a apanhar facas em queda, continua! Ninguém te pode criticar. Agora se não... Era melhor também dares ouvidos (ou olhos :mrgreen: ) a quem escreve aqui com algum estatuto como é o caso do Ulisses e outros.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PIKAS » 8/9/2016 20:30

katz Escreveu: E agora? Qual vai ser a melhor probabilidade? Sobe e compras tu ou desçe e compro eu?


E se houver uma terceira opção? aquela em que nenhum dos dois compra.
A subir não sobe o suficiente para.. e a descer também não desce o suficiente para a tornar atrativa? e podemos andar nisto um tempão.
Ou tem que se comprar, mesmo que não haja boa oportunidade, porque o dinheiro está lá parado e há que esgravatar...?
Sem querer dar lições seja a quem seja cito aquela velha máxima: " mais vale perder um ganho que ganhar um prejuízo ". Tanto mais que a tabela de recuperação de prejuízos é extraordinariamente desfavorável a quem está em -.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katz » 8/9/2016 20:18

JespHope Escreveu:
katz Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:Eu cá só pensarei em entrar caso passe os 2,05€.
Já fez o higher low mas falta o higher high.


Se só entras nessa altura, até lá perdestes 12,6% só por teres esperado. Ou entras ou então não entras.



Isso é mais ou menos o inverso do que o Ulisses falou nos últimos discos pedidos. Se ela inverter a tendência bear, fará mais sentido entrar quando a tendência bull estiver definida do que tentar adivinhar um fundo na ótica do "comprar antes que suba para não perder o barco".

Pessoalmente, acho que esperar é bem melhor do que apanhar facas a cair.


Enquanto que tu aguardas que sobe, eu aguardo agora que desça. Saí hoje por volta das 12:00. Se tivesse esperado mais umas horinhas tinha levado mais uns trocos, mas ás 12:00 estava muita quantidade á venda e poucos ou nada a comprar. Por isso coloquei no fórum as compras pontuais que têm aparecido do nada. Pasmaceira diária e de repente pimba!!! As minhas vendidas nem apareceram na profundidade. Mas já está. E agora? Qual vai ser a melhor probabilidade? Sobe e compras tu ou desçe e compro eu?
 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 8/9/2016 19:37

katz, olha para este gráfico da Mota e diz-me se 12,5% são relevantes.

Abraço,
Ulisses
Anexos
mota.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JespHope » 8/9/2016 19:32

katz Escreveu:
JohnyRobaz Escreveu:Eu cá só pensarei em entrar caso passe os 2,05€.
Já fez o higher low mas falta o higher high.


Se só entras nessa altura, até lá perdestes 12,6% só por teres esperado. Ou entras ou então não entras.



Isso é mais ou menos o inverso do que o Ulisses falou nos últimos discos pedidos. Se ela inverter a tendência bear, fará mais sentido entrar quando a tendência bull estiver definida do que tentar adivinhar um fundo na ótica do "comprar antes que suba para não perder o barco".

Pessoalmente, acho que esperar é bem melhor do que apanhar facas a cair.
 
Mensagens: 26
Registado: 8/8/2012 9:54

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katz » 8/9/2016 19:19

JohnyRobaz Escreveu:Eu cá só pensarei em entrar caso passe os 2,05€.
Já fez o higher low mas falta o higher high.


Se só entras nessa altura, até lá perdestes 12,6% só por teres esperado. Ou entras ou então não entras.
 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PIKAS » 8/9/2016 19:15

rsacramento Escreveu:
PIKAS Escreveu:Desde o principio de maio que não fecha acima de 1,82€ fechando aí por algumas vezes.
Hoje, uma vez mais, fechou aí.

o que é que concluis então?


Concluo que das duas uma: ou passa e aguenta-se acima e isso não é mau sinal, ou bate e retrai, esgotando este movimento ( 1,67/1,80 ) tal como o fez noutras vezes.
Para quem tem uma perspetiva de prazo isto é irrelevante. Quem procura 5 ou 10 ticks num trade e se assim for é um queijinho.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katz » 8/9/2016 19:15

rsacramento Escreveu:
PIKAS Escreveu:Desde o principio de maio que não fecha acima de 1,82€ fechando aí por algumas vezes.
Hoje, uma vez mais, fechou aí.

o que é que concluis então?


se verificarem em profundidade ao longo do dia, as ofertas de compras são pequenas e de poucos indivíduos, quase uma pasmaceira. Pontualmente aparece um comprador o que têm feito a cotação subir. Penso ser alguém a reforçar sem querer mexer muito na subida da cotação.
 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 8/9/2016 19:12

Eu cá só pensarei em entrar caso passe os 2,05€.
Já fez o higher low mas falta o higher high.
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 8/9/2016 19:07

PIKAS Escreveu:Desde o principio de maio que não fecha acima de 1,82€ fechando aí por algumas vezes.
Hoje, uma vez mais, fechou aí.

o que é que concluis então?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por PIKAS » 8/9/2016 19:00

Desde o principio de maio que não fecha acima de 1,82€ fechando aí por algumas vezes.
Hoje, uma vez mais, fechou aí.

Imagem

Vamos ver o que acontece no curtíssimo prazo. Se fechar mau sinal não é.
Cumprimentos,
 
Mensagens: 1712
Registado: 23/8/2006 18:53
Localização: Alcabideche

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katz » 8/9/2016 16:27

Este fórum anda muito sossegado. Ninguém comenta estas compras pontuais que têm feito a cotação subir? Como também em profundidade se consegue visualizar situações com as mesmas quantidades que são colocadas para venda e para compra? Penso ser sempre o mesmo cromo que as faz...
 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katz » 2/9/2016 19:47

 
Mensagens: 536
Registado: 29/11/2007 9:32
Localização: 16

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], caganixo7, Google [Bot], PAULOJOAO e 112 visitantes