Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Fundamentalist » 20/11/2015 13:13

tek Escreveu:Bom dia,

É vantajoso aceitar a Oferta Pública de Aquisição da Mota Engil África N.V?

Obrigado


Nao me parece que tenhas outro remédio. Se nao aceitares, és squeezed-out passado uns dias.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 135
Registado: 10/12/2013 22:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por tek » 20/11/2015 12:47

Bom dia,

É vantajoso aceitar a Oferta Pública de Aquisição da Mota Engil África N.V?

Obrigado
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 546
Registado: 28/12/2004 14:51
Localização: Porto

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 20/11/2015 11:49

Nesta fase não há cálculos possíveis... Tens de esperar pela AG do fim do mês para saberes mais pormenores e, mesmo aí, ninguém te conseguirá garantir um "preço ajustado" ou "pós-AC"
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 20/11/2015 11:45

Yurca Escreveu:
Diacono Escreveu:
Yurca Escreveu:Se o AC fosse hoje, com opreço a 2,1, qual seria o novo preço a que a ME iria cotar após AC?

obg
yurca


Boa questão.

Se quando os AC's são feitos a preço inferior ao actual a acção corrige descendo, neste caso corrige subindo???

Alguém entendido na matéria que se pronuncie, sff!



Boa noite, mais uma vez.

Não acredito que ninguém tenha uma resposta às questões colocadas. Ou será que é a primeira vez para todos?!?!

Como podem compreender, e falo por mim, ajudaria imenso compreender o que se passa neste cenário.

Ulisses, em ultimo caso, cabe a ti tomar a iniciativa! :)

Obrigado
Cumprimentos,
Yurca




Olá,

Insisto mais uma vez..alguém se atreve a fazer os cálculos? Qual o preço após o aumento de capital se este fosse hoje, aos preços de hoje?

Gostava de perceber como funciona e também saber se devermos comprar pós aumento de capital ou não. Por isso saber qual o preço após é essencial, para perceber a mecânica.

E sim, acredito na ME assim que compraria, antes que coloquem a questão.

Obrigado umas vez mais pelos comentários já feitos e pelos que aí venham :).
Yurca
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 12:54
Localização: Cascais

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 20/11/2015 10:43

rollingsnowball Escreveu:1- Erro (meu) na data de pagamento da EGF: vale 306M o que dependendo do tamanho do aumento de capital há-de ser próximo de 1,3€/acção. Um erro deste tamanho muda completamente o negócio a menos que a margem de segurança seja enorme. Felizmente é para esse tipo de erros que existe a margem de segurança :)


Dito isto, há alguns factores que me fazem gostar da ideia. Tenho é que refazer as contas por causa do meu erro em 1, porque assim as minhas outras ideias se calhar passam à frente desta.


Quando se comete um erro de cálculo desta magnitude e se está a ganhar uns cobres, vende-se primeiro e faz-se perguntas depois. Optei no entanto por esperar pelos resultados de ontem e vendi hoje. É possível que volte a entrar com uma pequena posição em breve, mas tenho que refazer as contas com calma e voltar a ponderar como se voltasse ao início se vale a pena. Infelizmente ando com pouco tempo e não vou conseguir refazer tudo durante este fim de semana pelo que vendi há pouco.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 20/11/2015 10:41

Yurca Escreveu:
Diacono Escreveu:
Yurca Escreveu:Se o AC fosse hoje, com opreço a 2,1, qual seria o novo preço a que a ME iria cotar após AC?

obg
yurca


Boa questão.

Se quando os AC's são feitos a preço inferior ao actual a acção corrige descendo, neste caso corrige subindo???

Alguém entendido na matéria que se pronuncie, sff!



Boa noite, mais uma vez.

Não acredito que ninguém tenha uma resposta às questões colocadas. Ou será que é a primeira vez para todos?!?!

Como podem compreender, e falo por mim, ajudaria imenso compreender o que se passa neste cenário.

Ulisses, em ultimo caso, cabe a ti tomar a iniciativa! :)

Obrigado
Cumprimentos,
Yurca


Segundo percebi, este aumento de capital não é mais de que um mecanismo para garantir igualdade entre todos os accionistas, no âmbito dos fundos que têm de ser aportados para "recuperar" a Mota África, dando a possibilidade de não desequilibrar a posição final de participação na casa-mãe.

Contudo, penso que está claro que, se não existir interesse dos outros accionistas (e a estes preços não existirá com certeza), o aumento de capital ficará deserto nessa proporção, e daí também não virá grande mal ao mundo, porque a maior parte dos fundos necessários são aportados pela Mota.

De facto existe uma "lei de atracção" para os preços dos AC ou outras operações significativas (veja-se a REN há um par de semanas e a GALP hoje, em accelerated bookbuildings). Mas isso é quando os AC se fazem a preços mais baixos. AC com preço mais alto é de facto o primeiro que vejo, totalmente atípico, e sem consequências materiais caso não seja acompanhado pelos accionistas minoritários...
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ricardmag » 20/11/2015 10:19

ME-shorts.png
ME-shorts.png (23.52 KiB) Visualizado 5386 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 19/11/2015 23:22

Diacono Escreveu:
Yurca Escreveu:Se o AC fosse hoje, com opreço a 2,1, qual seria o novo preço a que a ME iria cotar após AC?

obg
yurca


Boa questão.

Se quando os AC's são feitos a preço inferior ao actual a acção corrige descendo, neste caso corrige subindo???

Alguém entendido na matéria que se pronuncie, sff!



Boa noite, mais uma vez.

Não acredito que ninguém tenha uma resposta às questões colocadas. Ou será que é a primeira vez para todos?!?!

Como podem compreender, e falo por mim, ajudaria imenso compreender o que se passa neste cenário.

Ulisses, em ultimo caso, cabe a ti tomar a iniciativa! :)

Obrigado
Cumprimentos,
Yurca
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 12:54
Localização: Cascais

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 19/11/2015 21:48

Técnicamente falando, no gráfico de 4h poderá estar a formação de uma cup and handle, o que projectaria a ME para os € 2,40, mais coisa menos coisa.

Veremos....

Uma coisa é certa em minha opinião a ME está sub avaliada quando comparado com as demais, noutra vertente, se o preço do petróleo volta à casa dos $ 70/80, as coisas podem dar um volte/face engraçado. :lol:

As posições curtas têm aumentado, o que me leva a concluir uma de duas coisas :mrgreen:

Ou os curtos sabem de alguma coisa, que o mercado não saiba :mrgreen:
Ou os curtos no médio/prazo terão que fechar as posições, provocando um spike bastante considerável.

Vamos acompanhando.

_Noah
Anexos
Screen Shot 2015-11-19 at 20.32.14.png
Screen Shot 2015-11-19 at 20.32.54.png
Screen Shot 2015-11-19 at 20.32.54.png (47.7 KiB) Visualizado 5585 vezes
Screen Shot 2015-11-19 at 20.46.31.png
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lobus3101 » 19/11/2015 18:51

Ups !!!
Então na opinião dos companheiros a situação coloca-se ?

Vender

Comprar

Manter

?
 
Mensagens: 389
Registado: 11/7/2015 18:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por yaya » 19/11/2015 18:23

http://www.tvi24.iol.pt/economia/mercados/lucro-da-mota-engil-cai-68-entre-janeiro-e-setembro

lucros da mota caem 68% de jan a set 2015 para 16 milhões. muito fraquinho.

AC a 2,4? Só compensa se tiver a cotação acima disso.
o que eu vejo é que a dívida da ME no NB vai ter vida difícil, desproporcional aos lucros.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1825
Registado: 28/8/2013 22:19

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 18/11/2015 18:48

Yurca Escreveu:Se o AC fosse hoje, com opreço a 2,1, qual seria o novo preço a que a ME iria cotar após AC?

obg
yurca


Boa questão.

Se quando os AC's são feitos a preço inferior ao actual a acção corrige descendo, neste caso corrige subindo???

Alguém entendido na matéria que se pronuncie, sff!
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 18/11/2015 12:04

Se o AC fosse hoje, com opreço a 2,1, qual seria o novo preço a que a ME iria cotar após AC?

obg
yurca
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 12:54
Localização: Cascais

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 18/11/2015 11:52

np40af Escreveu:
rollingsnowball Escreveu:A pergunta que tens que fazer é: quero aumentar a minha participação na empresa ou não?

Se responderes que sim, então:
Se o aumento de capital é a 2,48 e as acções estão a 2,1.

A questão passa a ser: quero gastar 38 cêntimos por acção a mais(a cada 11 acções dá 2 de bónus), estar sujeito a mais custos de intermediação e ter que esperar que decidam a quantas acções tenho direito e comprar no aumento de capital ou quero comprar já e meter os 38 cêntimos e tudo o resto no bolso.


É por isso que não vejo como pode interessar aos pequenos accionistas este AC.
A família, entendo, porque é uma questão de estratégia anular o spin off da África.
E os outros potenciais accionistas? Muito esquisito...

Não me parece esquisito. Revertem o Spin off, ganham dinheiro, têm a oportunidade de aumentar a sua posição com esse dinheiro, é só ganhar. Os outros accionistas por um lado são um bocado comidos mas por outro têm a liberdade de comprar mais barato do que eles estão a comprar e portanto não se podem queixar tanto

edit:http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/research/detalhe/haitong_estima_queda_de_6_do_ebitda_da_mota_engil_no_terceiro_trimestre.html
prevêem um aumento da dívida que é normal por causa da EGF em que meti os pés pelas mãos.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 18/11/2015 11:48

rollingsnowball Escreveu:A pergunta que tens que fazer é: quero aumentar a minha participação na empresa ou não?

Se responderes que sim, então:
Se o aumento de capital é a 2,48 e as acções estão a 2,1.

A questão passa a ser: quero gastar 38 cêntimos por acção a mais(a cada 11 acções dá 2 de bónus), estar sujeito a mais custos de intermediação e ter que esperar que decidam a quantas acções tenho direito e comprar no aumento de capital ou quero comprar já e meter os 38 cêntimos e tudo o resto no bolso.


É por isso que não vejo como pode interessar aos pequenos accionistas este AC.
A família, entendo, porque é uma questão de estratégia anular o spin off da África.
E os outros potenciais accionistas? Muito esquisito...
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 18/11/2015 11:40

Artista Romeno Escreveu:
o problema é que todos os anos a história é sempre a mesma.......e a divida up up

Mas vejamos lá bem:
Vendas/EBITDA/Dívida líquida total (não fui mais para trás porque eles mudam a metodologia de cálculo,lol, para 2009 com a outra metodologia a dívida é mais do dobro, suponho que por incluir subsidiárias não controladas tipo Ascendi, ainda hei-de ver)
2008- 1250/ 133/ (?)
2009- 1979/ 196/ 984
2010- 2005/ 237/1015
2011- 2176/ 296/ 1005
2012- 2243/ 287/ 850
2013- 2314/ 363/ 972
2014- 2368/ 409/1159

Ou seja, não é todos os anos assim. Se reparares de 2009 a 2013 as vendas aumentaram 17%, o EBITDA 85% e a dívida baixou 1% (a metodologia constante). Pelo meio ainda distribuíram dividendos. Este ano as vendas em princípio caem mas o mais certo é que pelo mesmo motivo os prazos de pagamento aumentem, juntando a isso várias obras acabadas de iniciar e que demoram até começar a ser pagas (e mesmo até contar para as vendas) e é natural que volte a aumentar apesar da queda de vendas. Não queremos é que a coisa acelere demais ao ponto de a dívida aumentar demasiado depressa.

PS: não uso o resultado líquido nesta comparação porque tem muitos factores misturados que só complicam
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 18/11/2015 11:00

rollingsnowball Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:rolling, le as coisas com sentido critico
eles metem as metricas á maneira deles, então o investimento de substituição não é operacional, pode a empresa viver sem ele :?: a empresa nos primeiros 6 meses gerou em termos operacionais -23 m isto antes de pagar a divida logo ja estavam a arder com 23m
* cash flow operacional = ebitda +- variações fundo maneio -maintenance capex - tax, então o investimento de substituição não visa garantir a manutenção das atividades atuais da empresa :?:


Bem, vamos lá por partes
1- Erro (meu) na data de pagamento da EGF: vale 306M o que dependendo do tamanho do aumento de capital há-de ser próximo de 1,3€/acção. Um erro deste tamanho muda completamente o negócio a menos que a margem de segurança seja enorme. Felizmente é para esse tipo de erros que existe a margem de segurança :)

2-De facto estavam a arder todo esse capital. Há é um pormenor (que é o normal nas empresas de construção embora deixe toda a gente a torcer o nariz): Outros ativos correntes, que são maioritariamente gastos incorridos com construção ainda não passíveis de facturação. Tiveram no semestre um aumento de 177M apenas parcialmente compensado por um aumento de 62M nos outros passivos correntes (que incluem entre outras coisas o seu oposto, trabalhos de fornecedores que ainda não podem ser facturados). Portanto há 115M de capital que eles tiveram que empatar aqui e que ainda não podem ser reconhecidos. Mas isto faz parte da normal actividade da empresa e eles até nos dizem que começaram vários projectos novos no 1º semestre, que devem acelerar no 2º e que ainda começaram alguns projectos novos no 3º trimestre. Ou seja, vão continuar a queimar capital até terem conseguido uma percentagem da obra em que consigam cobrar, e o aumento está justificado. Claro que se olharmos para os cash flows esses 115M fazem falta, sendo apenas compensado parcialmente pelas outras rubricas, mas faz parte do negócio normal da construção: por incorreres esse risco pedes uma margem maior e tentas ser o mais eficiente possível conseguindo cumprir os orçamentos que planeaste, se não cumprires estes factores vais ao charco. Portanto isto passa bastante pela confiança que consegues ter em que eles cumpram.

Dito isto, há alguns factores que me fazem gostar da ideia. Tenho é que refazer as contas por causa do meu erro em 1, porque assim as minhas outras ideias se calhar passam à frente desta.


o problema é que todos os anos a história é sempre a mesma.......e a divida up up
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 18/11/2015 10:54

Yurca Escreveu:Bom dia a todos,

Alguém pode colocar um exemplo do que aconteceria hoje a quem tem acções da ME com o aumento de capital, com o preço actual e .. 5.000 acções para fazer contas certas!?

Não percebo muito bem este aumento de capital e como proceder..se ir ao aumento ou não , caso a cotação se mantenha a este nível. Ou comprar depois do aumento? Algo terei de fazer para "reposicionar" a minha posição actual não?

Dados Carteira para exemplo:
5.000 unidades
4 preço

Obrigado antecipadamente pela vossa ajuda
Cump.
Yurca

A pergunta que tens que fazer é: quero aumentar a minha participação na empresa ou não?

Se responderes que sim, então:
Se o aumento de capital é a 2,48 e as acções estão a 2,1.

A questão passa a ser: quero gastar 38 cêntimos por acção a mais(a cada 11 acções dá 2 de bónus), estar sujeito a mais custos de intermediação e ter que esperar que decidam a quantas acções tenho direito e comprar no aumento de capital ou quero comprar já e meter os 38 cêntimos e tudo o resto no bolso.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 18/11/2015 10:50

Artista Romeno Escreveu:rolling, le as coisas com sentido critico
eles metem as metricas á maneira deles, então o investimento de substituição não é operacional, pode a empresa viver sem ele :?: a empresa nos primeiros 6 meses gerou em termos operacionais -23 m isto antes de pagar a divida logo ja estavam a arder com 23m
* cash flow operacional = ebitda +- variações fundo maneio -maintenance capex - tax, então o investimento de substituição não visa garantir a manutenção das atividades atuais da empresa :?:


Bem, vamos lá por partes
1- Erro (meu) na data de pagamento da EGF: vale 306M o que dependendo do tamanho do aumento de capital há-de ser próximo de 1,3€/acção. Um erro deste tamanho muda completamente o negócio a menos que a margem de segurança seja enorme. Felizmente é para esse tipo de erros que existe a margem de segurança :)

2-De facto estavam a arder todo esse capital. Há é um pormenor (que é o normal nas empresas de construção embora deixe toda a gente a torcer o nariz): Outros ativos correntes, que são maioritariamente gastos incorridos com construção ainda não passíveis de facturação. Tiveram no semestre um aumento de 177M apenas parcialmente compensado por um aumento de 62M nos outros passivos correntes (que incluem entre outras coisas o seu oposto, trabalhos de fornecedores que ainda não podem ser facturados). Portanto há 115M de capital que eles tiveram que empatar aqui e que ainda não podem ser reconhecidos. Mas isto faz parte da normal actividade da empresa e eles até nos dizem que começaram vários projectos novos no 1º semestre, que devem acelerar no 2º e que ainda começaram alguns projectos novos no 3º trimestre. Ou seja, vão continuar a queimar capital até terem conseguido uma percentagem da obra em que consigam cobrar, e o aumento está justificado. Claro que se olharmos para os cash flows esses 115M fazem falta, sendo apenas compensado parcialmente pelas outras rubricas, mas faz parte do negócio normal da construção: por incorreres esse risco pedes uma margem maior e tentas ser o mais eficiente possível conseguindo cumprir os orçamentos que planeaste, se não cumprires estes factores vais ao charco. Portanto isto passa bastante pela confiança que consegues ter em que eles cumpram.

Dito isto, há alguns factores que me fazem gostar da ideia. Tenho é que refazer as contas por causa do meu erro em 1, porque assim as minhas outras ideias se calhar passam à frente desta.
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Yurca » 18/11/2015 10:21

Bom dia a todos,

Alguém pode colocar um exemplo do que aconteceria hoje a quem tem acções da ME com o aumento de capital, com o preço actual e .. 5.000 acções para fazer contas certas!?

Não percebo muito bem este aumento de capital e como proceder..se ir ao aumento ou não , caso a cotação se mantenha a este nível. Ou comprar depois do aumento? Algo terei de fazer para "reposicionar" a minha posição actual não?

Dados Carteira para exemplo:
5.000 unidades
4 preço

Obrigado antecipadamente pela vossa ajuda
Cump.
Yurca
 
Mensagens: 36
Registado: 29/11/2007 12:54
Localização: Cascais

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 17/11/2015 23:32

rollingsnowball Escreveu:
Artista Romeno Escreveu:ps: com o raciocínio que "pus" (leia-se imaginei) na cabeça deles comprei na sexta umas acçõeszitas desta coisa, uma pequena posição só para ficar atento

Rolling, penso que estás a ver mal a familia mota subscreverá as novas ações até 31m de acções a 1,4 euros pelo que subscreve sempre, a mota em termos fundamentais é crap, por causa entre outras coisas do fundo de maneio, a divida liquida é sempre a aviar sem vendas de ativos, a mota ainda não convençe a estes preços a meu ver :!:

2,4814€/acção... sim eles vão subscrever as acções. Esse parece-me mesmo ser o objectivo deles, é preciso lembrar que quem decidiu fazer o aumento de capital foram eles e portanto ou era para não subscrever (porque achavam que a coisa está cara) ou é para subscrever (porque acham que a coisa está barata) e nesse último caso se puderem ser os únicos a subscrever melhor. Estando as acções a cotar (bastante) abaixo desse valor certamente que esperam ser os únicos a subscrever.

A mota é uma construtora com alguns negócios relacionados mas mais fora da construção, com os consequentes defeitos do negócio da construção, a que se acrescentam que às vezes receber em África (e mesmo ter lucros em África) não é fácil transformar isso em cash. Para além disso estão a crescer muito depressa em muitos sítios o que faz com que estejam a investir bastante em infraestruturas de suporte (o abrandamento em África este ano até acaba por dar algum jeito para permitir ao negócio gerar algum cash que cubra boa parte do capex de crescimento)

como exemplo no 1S de 2015 geraram 24M de cash flow operacional mas investiram (net) 54M, e depois há sempre o tal fundo de maneio

tudo junto nestas coisas o importante é não crescer demasiado depressa (para não aumentar demasiado o risco com a dívida) e que o cash acabe por chegar tornando os lucros reais.


Como disse é uma posição pequena (nada como a Toyota Caetano que na minha opinião é como disparar sobre peixes num barril depois do barril esvaziado e os peixes terem parado de se mexer) porque tenho noção das limitações e porque não vou vender outras posições em que tenho mais confiança para pôr aqui.

ps: Reparei agora que cometi um erro significativo na análise que muda a perspectiva e faz com que a margem de segurança diminua um bom bocado (humpf.. pensei que a EGF já estava paga quando o negócio só fechou no 3º trimestre e percebi 2º)... já muda a coisa um bom bocado (tira mais de 1 euro /acção de valor à Mota Engil)... vou ter que refazer as contas mas é provável que mantenha a posição na mesma embora a margem de segurança assim seja bastante diferente. Bem, foi por saber que isto podia acontecer que abri a posição pequena em vez de maior. Apesar de tudo não é erro que me ponha com pressa e vender (até ganhava uns 5-6% em 2/3 dias de negociação).

abraço


rolling, le as coisas com sentido critico
eles metem as metricas á maneira deles, então o investimento de substituição não é operacional, pode a empresa viver sem ele :?: a empresa nos primeiros 6 meses gerou em termos operacionais -23 m isto antes de pagar a divida logo ja estavam a arder com 23m
* cash flow operacional = ebitda +- variações fundo maneio -maintenance capex - tax, então o investimento de substituição não visa garantir a manutenção das atividades atuais da empresa :?:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 17/11/2015 23:14

Artista Romeno Escreveu:ps: com o raciocínio que "pus" (leia-se imaginei) na cabeça deles comprei na sexta umas acçõeszitas desta coisa, uma pequena posição só para ficar atento

Rolling, penso que estás a ver mal a familia mota subscreverá as novas ações até 31m de acções a 1,4 euros pelo que subscreve sempre, a mota em termos fundamentais é crap, por causa entre outras coisas do fundo de maneio, a divida liquida é sempre a aviar sem vendas de ativos, a mota ainda não convençe a estes preços a meu ver :!:

2,4814€/acção... sim eles vão subscrever as acções. Esse parece-me mesmo ser o objectivo deles, é preciso lembrar que quem decidiu fazer o aumento de capital foram eles e portanto ou era para não subscrever (porque achavam que a coisa está cara) ou é para subscrever (porque acham que a coisa está barata) e nesse último caso se puderem ser os únicos a subscrever melhor. Estando as acções a cotar (bastante) abaixo desse valor certamente que esperam ser os únicos a subscrever.

A mota é uma construtora com alguns negócios relacionados mas mais fora da construção, com os consequentes defeitos do negócio da construção, a que se acrescentam que às vezes receber em África (e mesmo ter lucros em África) não é fácil transformar isso em cash. Para além disso estão a crescer muito depressa em muitos sítios o que faz com que estejam a investir bastante em infraestruturas de suporte (o abrandamento em África este ano até acaba por dar algum jeito para permitir ao negócio gerar algum cash que cubra boa parte do capex de crescimento)

como exemplo no 1S de 2015 geraram 24M de cash flow operacional mas investiram (net) 54M, e depois há sempre o tal fundo de maneio

tudo junto nestas coisas o importante é não crescer demasiado depressa (para não aumentar demasiado o risco com a dívida) e que o cash acabe por chegar tornando os lucros reais.


Como disse é uma posição pequena (nada como a Toyota Caetano que na minha opinião é como disparar sobre peixes num barril depois do barril esvaziado e os peixes terem parado de se mexer) porque tenho noção das limitações e porque não vou vender outras posições em que tenho mais confiança para pôr aqui.

ps: Reparei agora que cometi um erro significativo na análise que muda a perspectiva e faz com que a margem de segurança diminua um bom bocado (humpf.. pensei que a EGF já estava paga quando o negócio só fechou no 3º trimestre e percebi 2º)... já muda a coisa um bom bocado (tira mais de 1 euro /acção de valor à Mota Engil)... vou ter que refazer as contas mas é provável que mantenha a posição na mesma embora a margem de segurança assim seja bastante diferente. Bem, foi por saber que isto podia acontecer que abri a posição pequena em vez de maior. Apesar de tudo não é erro que me ponha com pressa e vender (até ganhava uns 5-6% em 2/3 dias de negociação).

abraço
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Lisboa_Casino » 17/11/2015 17:27

Artista Romeno,

A mota até sexta feira convenceu-me ! ( mas a de Africa!) 4% a 15 dias não era de desperdiçar! Acabou-se . Qual é a OPA que se segue?

Bons negocios
 
Mensagens: 3272
Registado: 23/11/2011 21:02
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 17/11/2015 17:14

ps: com o raciocínio que "pus" (leia-se imaginei) na cabeça deles comprei na sexta umas acçõeszitas desta coisa, uma pequena posição só para ficar atento[/quote]

Rolling, penso que estás a ver mal a familia mota subscreverá as novas ações até 31m de acções a 1,4 euros pelo que subscreve sempre, a mota em termos fundamentais é crap, por causa entre outras coisas do fundo de maneio, a divida liquida é sempre a aviar sem vendas de ativos, a mota ainda não convençe a estes preços a meu ver :!:
já percebi o que queres dizer eles podem subscrever até :oh: , mas ainda assim vejo a mota a mudar para a america latina, mas ainda assim muito atolada em africa e paises da treta a meu ver o value investing é comprar algo bom a desconto, agora comprar porcaria por comprar barato não me convençe :wink:
Editado pela última vez por Artista Romeno em 17/11/2015 22:27, num total de 2 vezes.
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 17/11/2015 13:57

A.Feijão Escreveu:
rsacramento Escreveu:
A.Feijão Escreveu:Numa perspectiva de longo prazo a mota parece estar numa boa posição para compras

o que é que te leva a dizeres isso?


É a leitura que faço dos indicadores que estão no gráfico.

É por isso que não ligo à analise técnica.. Podia apostar que muita gente olhando para aquele gráfico pensava o oposto.

A minha leitura é que não é suposto isto descolar até ao aumento de capital estar terminado. Quanto menos gente for ao aumento de capital melhor para a família mota. Eles não conseguiam aumentar a posição deles de forma relevante comprando no mercado. Assim fazem um aumento de capital a um preço que estejam dispostos a pagar e acima do preço de mercado para que mais ninguém queira ir ao aumento de capital (para quê se sendo accionistas muito menores podem comprar a posição que querem na bolsa a um preço mais baixo?). A compra do que faltava da Mota-Africa a um preço que é quase o dobro do que estava a cotar na altura no mercado também me parece outra do género. Na prática fazem um três em um: valorizam a sua posição na Mota África, reinvestem a um preço que consideram razoável na Mota SGPS e ainda reintegram a Mota Africa na SGPS o que poderá dar-lhes flexibilidade operacional e mais facilidade numa futura IPO.
Estranho foi o anúncio do acordo no méxico mas também não conseguiam passar sem anunciar isso.

ps: com o raciocínio que "pus" (leia-se imaginei) na cabeça deles comprei na sexta umas acçõeszitas desta coisa, uma pequena posição só para ficar atento
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Cem pt, fatura.pt, Google [Bot], iniciado1, Jmdm, Jonas74, navaldoc, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 225 visitantes