Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NM_2 » 29/9/2015 17:11

Diacono Escreveu:e continuam as compras

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/ACPR57206.pdf

Parece-me que as quedas vão continuar até 1.68 ou mesmo 1.37. São os suporte mais próximos que consigo identificar...

há que descer mais para ser interessante comprar
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fff » 29/9/2015 15:18

katolo Escreveu:A Mota nao vai cair eternamente. Quem la está dentro sabe que deve aproveitar os saldos porque, um dia, o mercado inverte e esta costuma subir em flecha, tal como desceu a pique...


Mais um bom dia para quem quer reforçar em saldos , embora alguns devem estar á espera que venham promoções com desconto adicional, já mais tardias, haja dinheiro para comprar, já a subida em flecha para já ...... hummmmmmm, ná vejo
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 29/9/2015 14:26

e continuam as compras

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/ACPR57206.pdf

Parece-me que as quedas vão continuar até 1.68 ou mesmo 1.37. São os suporte mais próximos que consigo identificar...
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NM_2 » 24/9/2015 21:34

fff Escreveu:
katolo Escreveu:A Mota nao vai cair eternamente. Quem la está dentro sabe que deve aproveitar os saldos porque, um dia, o mercado inverte e esta costuma subir em flecha, tal como desceu a pique...



E quando inverter Solidamente , e com sinais consistentes , não faltarão compradores , eu incluido. Quando o mercado inverte quase tudo sobe, é preciso é nessa altura começar a ter valorizações e não passar todo o tempo a recuperar de potenciais perdas.

Até lá que siga a tendencia , e outros que vão ficando com elas.

Eu também estou de olho na ME mas ainda não parece ser o timing certo para entrar longo segundo o que tenho aprendido por aqui... Se bem que o setor da construção não tem sido dos mais beneficiados ultimamente. :-k
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fff » 24/9/2015 20:01

katolo Escreveu:A Mota nao vai cair eternamente. Quem la está dentro sabe que deve aproveitar os saldos porque, um dia, o mercado inverte e esta costuma subir em flecha, tal como desceu a pique...



E quando inverter Solidamente , e com sinais consistentes , não faltarão compradores , eu incluido. Quando o mercado inverte quase tudo sobe, é preciso é nessa altura começar a ter valorizações e não passar todo o tempo a recuperar de potenciais perdas.

Até lá que siga a tendencia , e outros que vão ficando com elas.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 24/9/2015 19:55

A Mota nao vai cair eternamente. Quem la está dentro sabe que deve aproveitar os saldos porque, um dia, o mercado inverte e esta costuma subir em flecha, tal como desceu a pique...
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Jorge Fr. » 24/9/2015 17:00

_Noah Escreveu:Continuam a comprar como se não houvesse amanhã? :-k

_Noah


De facto dá que pensar porquê... O xôr Mota ainda há dias fez o mesmo.
Para os longos a esperança de um triplo fundo ainda existe... Será que depois da sua formação, estaremos em ponto caramelo?

Esta descida no final do dia de hoje, tem todo o aspecto do reforço da posição curta de algum fundo
 
Mensagens: 103
Registado: 7/5/2014 13:33

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NM_2 » 24/9/2015 16:12

youmeu Escreveu:
NM_2 Escreveu:Quebra dos 2.00 e agora?

Pacífico... 8-) o problema é se quebra os 1.92 com consistência

ok obrigado pelo comentário;D este título está com os ursos em força continuo a fugir dele.
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Youmeu » 24/9/2015 16:06

NM_2 Escreveu:Quebra dos 2.00 e agora?

Pacífico... 8-) o problema é se quebra os 1.92 com consistência
The only thing certain is uncertainty itself...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 455
Registado: 17/8/2013 17:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NM_2 » 24/9/2015 15:59

Quebra dos 2.00 e agora?
 
Mensagens: 1536
Registado: 2/9/2014 22:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 24/9/2015 11:00

Continuam a comprar como se não houvesse amanhã? :-k

_Noah
Anexos
sh.jpg
sh.jpg (31.69 KiB) Visualizado 5212 vezes
130661-strip-zoom.gif
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ricardmag » 17/9/2015 17:41

Quanto aos meus dados penso que te referes aos interesses a descoberto, se reparares aumentaram, a mim deixa-me logo com um pé atrás para posições longas.
É lógico que os tubarões também se enganam e existem sempre ressaltos que podem ser negociados.
Em relação à noticia da possível saída da mota engil África da bolsa, penso que não influenciará a cotação da mota engil, não tenho certezas absolutas.

Quanto à analise técnica não consigo deslumbrar um ressalto além dos 2,20€, entrada nos 2€ com stop logo abaixo (2-3%) tinha sido perfeita ...
Neste momento manda a prudência ficar a ver, mas isto sou eu 8-) :-$

motaengil.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por skidline » 17/9/2015 14:46

Ricardo,

Com os teus dados e com esta noticia, será que Mota está em condições de uma boa entrada?

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... bolsa.html


Obrigada pela tua atenção! sou um apreciador dos teus comentários!

Cumprimentos.
 
Mensagens: 87
Registado: 16/2/2015 15:09

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ricardmag » 17/9/2015 14:29

me-shorts-list.png
me-shorts-list.png (44.94 KiB) Visualizado 4014 vezes

me-shorts.png
me-shorts.png (20.27 KiB) Visualizado 4014 vezes
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fff » 7/9/2015 22:10

Citi revê em baixa preço-alvo da Mota-Engil África para 7 euros

Os analistas da casa de investimento do banco Citi reviram em baixa o preço-alvo da Mota-Engil África de 8,5 euros para 7 euros.

Apesar de a carteira de encomendas ter aumentado para 1,5 mil milhões de euros no final de Junho, os analistas mantêm-se "cautelosos" face ao "corte de custos e atrasos no capex [gastos de capital] no sector das mercadorias e da energia" e a um "crescimento lento das infra-estruturas".
Segundo os analistas, os resultados do primeiro semestre do ano "não corresponderam às expectativas", tendo o EBITDA "recuado para 70 milhões de euros (-50%)", abaixo dos 94 milhões esperados. " A margem de EBITDA foi também inferior a 18,5%, "reflectindo a finalização do projecto de Nacala no ano passado e uma menor rentabilidade nos novos mercados", pode ler-se neste relatório. A dívida líquida da empresa no final de Junho, por sua vez, aumentou face a Dezembro do ano passado, "penalizada por investimentos de capital mais altos no início de novos projectos sem pré-pagamento".
A gestão da empresa reduziu também as suas expectativas e prevê agora um volume de negócios para este ano "ligeiramente inferior a mil milhões de euros e uma margem de EBITDA de 20%", refere o City.

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... euros.html
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fff » 7/9/2015 21:45

Olhando para o grafico de longo prazo a 10 anos, em 2009 tambem foi dos 2 aos 4.5 . Em 2010 andou grande parte do ano neste referencial dos 2 euros e foi descendo para fazer uma excelente base durante 1 ano na casa de 1 euro.

Nos mercados por vezes é preciso calma . Se surgir alguma crise no horizonte e voltasse a visitar este valor , ai consideraria uma boa oportunidade de investimento para um periodo mais alargado.

Vamos ver o comportamento nos proximos meses e se aguenta este nivel.

No final do ano logo veremos quais as condições no mercado internacional e se justifica um pequeno investimento.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 7/9/2015 20:55

Deixem os homens fazer as opções de investimento que desejam, e ambicionam!

Aliás, eles compram claramente para emprestar :mrgreen:

_Noah
Anexos
fliz.jpg
fliz.jpg (41.58 KiB) Visualizado 4674 vezes
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fff » 7/9/2015 20:43

rsacramento Escreveu:
fff Escreveu:É uma postura de investimento diferente de quem como eu , tenta comprar para maximizar o capital, e compra a 10 para vender a 15, 20 ou 25 no curto prazo

podes adiantar alguns desses activos que tenham dessas variações no curto prazo?

sem entrares no campo das biotech, claro :wink:


Os numeros eram so referenciais, não estava a pensar em percentagens absolutas que obviamente seriam elevadissimas, não pretendo rentabilidades no curto prazo tão elevadas.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 7/9/2015 20:39

fff Escreveu:É uma postura de investimento diferente de quem como eu , tenta comprar para maximizar o capital, e compra a 10 para vender a 15, 20 ou 25 no curto prazo

podes adiantar alguns desses activos que tenham dessas variações no curto prazo?

sem entrares no campo das biotech, claro :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fff » 7/9/2015 20:34

katolo Escreveu:É nas alturas de panico e medo que surgem as boas oportunidades. Pelo menos é assim que pensam os que lá estão dentro:

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... engil.html


Neste momento ainda não vejo nenhum panico ou medo, só pequenas correcções . Panico e Medo vi especialmente em 2000 e 2008.

Agora, até admito que quem está lá dentro pode estar a comprar para o longo prazo para deter vários anos e no futuro vender bem.

É uma postura de investimento diferente de quem como eu , tenta comprar para maximizar o capital, e compra a 10 para vender a 12 , 14 , 16 no curto prazo.

Não me interessa comprar hoje a 2 se as condições de mercado e analise e direcção do titulo, segundo os meus parametros, não me dão minimas garantias de que no curto prazo conseguirei vender com rentabilidade razoavel.
Editado pela última vez por fff em 7/9/2015 20:41, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1265
Registado: 29/11/2007 3:19
Localização: S. Cosme

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 7/9/2015 20:14

Confesso que não me agradam estas compras de donos e administradores. Seja aqui, nos EUA ou na Lua.

Posto isto, estes dias de ME têm sido interessantes, com o RSI e a cotação quase constantes.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 7/9/2015 18:56

É nas alturas de panico e medo que surgem as boas oportunidades. Pelo menos é assim que pensam os que lá estão dentro:

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... engil.html
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 2/9/2015 17:28

Bernie Madoff Escreveu:Certo e espero que tenhas sucesso na mesma, independentemente como a estejas a negociar. Eu tenho-a acompanhado, nada mais..... não vá aparecer um spike! :lol:


:wink:
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Bernie Madoff » 2/9/2015 17:24

_Noah Escreveu:
Bernie Madoff Escreveu:Basta outro dia de pânico como na semana passada.... compram a miúde sem dar as vistas.[/b]

Engraçado que no pânico da última segunda-feira, 24 de aosto, não compraram, reforçaram as posições curtas, ou seja, venderam....
_Noah


Olá _Noah, estava só a pensar numa estratégia de short covering de posições relevantes, que poderia evitar um spike numa cotada como a Mota. É curioso que o tenham feito porque nestas alturas o pânico seria suficiente. Parece jogada de trader inexperiente e guloso.

_Noah Escreveu:
Bernie Madoff Escreveu:Aparentemente, se houver pressão compradora (zé mota), estão dispostos a reforçar a posição o que mostra que estão confiantes e determinados com a estratégia.[/b]

Pois é, quando alguém aqui vem e refere, comprar para baixar o preço médio, é sempre visto como um erro básico.
Note-se que, também concordo com a compra para baixar o preço médio ser um erro crasso, se, e só se, não estiver inserido numa estratégia, onde as saídas, ou entradas de buy and hold, estão perfeitamente identificadas, por quem o faz.

Assim, vender para reforçar curtos, poderá também ser um grande tiro no pé :mrgreen: , e quando se fala em milhões de papéis como o que aqui está patente, o spike poderá ser de euros, e não de cêntimos :mrgreen:
_Noah


Exatamente, eles parece que baixaram o preço médio da venda.... desejosos de quedas ainda maiores, enfim.
Eu já baixei preços médios em acções que tive durante anos em posição deficitária ao longo de um bear market. Para isso esperei pelo fim do Bear para começar a acumular. E resultou porque estive anos, pacientemente, sem a tentação de comprar e me enterrar mais.
É a única situação em que 'recomendo' o raciocínio de preço médio, mas melhor mesmo é ter stop loss :)

_Noah Escreveu:
Bernie Madoff Escreveu:Esperar pelo spike.... tempo perdido.

Perder tempo, depende da janela temporal que se estiver a falar, do investimento feito, e do retorno obtido, no final do investimento.

_Noah


Certo e espero que tenhas sucesso na mesma, independentemente como a estejas a negociar. Eu tenho-a acompanhado, nada mais..... não vá aparecer um spike! :lol:
Experience taught me a few things. One is to listen to your gut, no matter how good something sounds on paper. The second is that you're generally better off sticking with what you know. And the third is that sometimes your best investments are the ones you don't make.
Donald Trump
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 525
Registado: 26/12/2013 16:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por artista_ » 2/9/2015 12:28

Ulisses Pereira Escreveu:katolo, não disse isso. Disse que o melhor cenário possível seria duplo fundo mas que a Mota continua sem dar sinais de força e, por isso, há que respeitar a força dos ursos.


isto de não dizeres coisas objetivas faz muita confusão a muita gente... mas isso é mais no tópico do BCP! :D
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], bpcolaco, Ferreiratrade, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, nfaz, Phil2014, smog63 e 374 visitantes