Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gil Rumor » 31/10/2017 11:10

Ragas Escreveu:Passar os 3.40.... é mentira.


Ragas,
Podes explicar o que é mentira?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1074
Registado: 28/8/2014 13:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ragas » 31/10/2017 10:43

Passar os 3.40.... é mentira.
 
Mensagens: 83
Registado: 27/12/2007 22:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por JohnyRobaz » 31/10/2017 10:32

:arrow:
Anexos
mota.jpg
“E assim como sonho, raciocino se quero, porque isso é apenas uma outra espécie de sonho.”, Fernando Pessoa
“Nothing good ever comes of love. What comes of love is always something better” , Roberto Bolaño
"A ciência e o poder do homem coincidem, uma vez que, sendo a causa ignorada, frustra-se o efeito. Pois a natureza não se vence, senão quando se lhe obedece." Francis Bacon
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4619
Registado: 20/8/2014 16:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 31/10/2017 10:05

E cá está ela de novo em maximos do ano.

:clap:
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Punitor » 21/10/2017 12:35

Cardoso25 Escreveu:Noticia:

Não reparei se foi anunciada depois do fecho do mercado

https://eco.pt/2017/10/20/mota-engil-co ... da-lineas/

75 milhões por esta venda e eu espero que a ME continue.
Veremos se 2 feira teremos ataque aos máximos.

Se saírem noticias de mais obras, parece me que os 4 eur em 2018 são muito razóaveis.


Essa notícia saiu às 15:30

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... oes-223720
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Cardoso25 » 20/10/2017 16:49

Noticia:

Não reparei se foi anunciada depois do fecho do mercado

https://eco.pt/2017/10/20/mota-engil-co ... da-lineas/

75 milhões por esta venda e eu espero que a ME continue.
Veremos se 2 feira teremos ataque aos máximos.

Se saírem noticias de mais obras, parece me que os 4 eur em 2018 são muito razóaveis.
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Cardoso25 » 13/10/2017 15:01



As boas notícias continuam a aparecer. Ainda que no final se traduzam em "pouco" nos resultados da empresa, mas isso não interessa nada neste sector.

A ME entrou num período de calma, de consolidação. Por isso deve oscilar nos próximos tempos entre os 3,17€ e a resistência nos 3,3X o que é um excelente sinal para depois voltar a fazer uma nova leg up até aos 3,5-3,6X€
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por KAWA » 13/10/2017 11:29

 
Mensagens: 77
Registado: 20/10/2009 15:09
Localização: 4

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Cardoso25 » 12/10/2017 20:12

salvador_guru Escreveu:Noah,

Cuidado não te engasgues com a sobremesa! :lol: :lol: :lol: :lol:


Lolol eu não sou deste tipo de comentários mas ja que os moderadores permitem que se mostre trades (e o dinheiro ganho).

Este comentário está muito bom. Os curtoa só vão aparecer daqui a uns dias a vangloriarem se de ter ganho 50 eur lolol
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 11/10/2017 17:53

Noah,

Cuidado não te engasgues com a sobremesa! :lol: :lol: :lol: :lol:
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por _Noah » 10/10/2017 23:29

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Anexos
9FAF5335-A253-4F8D-A23B-721BEC50C356.png
867B37CD-CBF3-4BB1-844F-2A8073F3D61F.png
0445CE47-6AB9-4267-A478-7639A4A4BC0B.png
___________________________________________
"I never attempt to make money on the stock market. I buy on the assumption that they could close the market the next day and not reopen it for five years" (Warren Buffet)

When stocks are attractive, you buy them. Sure, they can go lower. I've bought stocks at $12 that went to $2, but then they later went to $30. (Peter Lynch)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 981
Registado: 25/7/2012 12:04
Localização: Algarve

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por fjcbolsa » 9/10/2017 13:50

:arrow:
Anexos
Mota.png
Mota.png (118.08 KiB) Visualizado 9154 vezes
 
Mensagens: 1027
Registado: 24/11/2010 10:03
Localização: 20

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 9/10/2017 13:30

Mota-Engil entre os seis candidatos ao Metro do Porto

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... taquesTopo

Vamos ver se anima com esta noticia.
estou dentro e espero só sair perto dos 3.60€.

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maturidade » 9/10/2017 10:48

_Noah Escreveu:Continuo curto

A cumprir o plano para ir jantando, aqui, e ali :mrgreen:

A sobremesa vai sair, obviamente, a sobremesa come-se após :lol:

Só não percebo o alcançe de estar certo daqui a um ano :lol:


_Noah



Boas.
esses traders teus nem dá para aqueçer.
Perder o meu tempo a ganhar essas ninharias, mais vale andar á pesca, LOL.... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

abraços
 
Mensagens: 2845
Registado: 2/3/2016 20:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Cardoso25 » 7/10/2017 19:24

Àlvaro Escreveu:Talvez a Mota suba muito por efeito da convicção de que vai cair. Sim, parece cara, mas, como bem sabemos isso não significa grande coisa. A tendência ascendente está intacta e para que deixe de estar será necessário haver vendedores que aguentem os compradores.


Enquanto houver muita gente a achar que a ME vai cair...os longos só podem agradecer esse pensamento. Preocupante será quanto começarem a achar que o céu é o limite :P
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 7/10/2017 18:20

Talvez a Mota suba muito por efeito da convicção de que vai cair. Sim, parece cara, mas, como bem sabemos isso não significa grande coisa. A tendência ascendente está intacta e para que deixe de estar será necessário haver vendedores que aguentem os compradores.
 
Mensagens: 9716
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 7/10/2017 15:36

A azul a entrada e a vermelho a saída das transacções do Noah, no mês de Setembro.

chart (40).png


Houve ali momentos de tensão, sem dúvida, mas a sorte maior foi a saída no dia 26. Aquele gap up no dia 27 dava direito a muito jantar de atum em lata :)
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 7/10/2017 13:39

_Noah Escreveu:Continuo curto

A cumprir o plano para ir jantando, aqui, e ali :mrgreen:

A sobremesa vai sair, obviamente, a sobremesa come-se após :lol:

Só não percebo o alcançe de estar certo daqui a um ano :lol:


_Noah

isto é ironico, abrir posições curtas, por intermédio de uma instituição bancária totalmente falida, detida por uma matriz ainda mais queimada :mrgreen:
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 7/10/2017 11:23

A minha visão para a Mota

.Diário

Apresenta uma divergência bear o que aumenta a possibilidade de queda da acção num futuro próximo. (RSI faz um lower high mas não um lower low)
Volume parece estar a perder força nas subidas mas continua mais forte que as sessões diárias de perdas.

chart (38).png
Diario Mota


.Semanal

Resistência na casa dos 3.60 EUR.
Até à data não existe qualquer divergência entre o Preço e o RSI, apesar ser necessário aguardar pelas próximas semanas para identificar alguma divergência, a existir.
Chamo a atenção para a ocorrência de duas possíveis situações:
. a amarelo -> Não existe divergência e, apesar da correcção, a acção tem uma forte subida posterior;
. a lilás -> Existe uma bear divergence seguida de uma forte correcção.

O que quero dizer com isto é: pelo o meu modo de ver a coisa, a probabilidade de ocorrência de fortes correcções prolongadas no tempo aumenta quando existe uma divergência nos tempos gráficos maiores (tal como identificado no lilás). Esta situação não se verifica, até ao momento, na ME mas é necessário aguardar mais umas semanas para ver se o gráfico desenha, no semanal, lower highs no RSI e higher lows no preço.

chart (39).png
Semanal Mota


Bom fim de semana.

E cuidado com as espinhas nos jantares.
Editado pela última vez por SFT em 7/10/2017 19:02, num total de 1 vez.
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 7/10/2017 0:12

_Noah Escreveu:Continuo curto

A cumprir o plano para ir jantando, aqui, e ali :mrgreen:

A sobremesa vai sair, obviamente, a sobremesa come-se após :lol:

Só não percebo o alcançe de estar certo daqui a um ano :lol:


_Noah


Já não é a primeira vez que te gabas de ganhar 50 euros a shortar Mota.

Nao vou comentar os teus objetivos na bolsa, mas ao menos esconde esses trades porque o pessoal que esta longo se vem aqui mostar os seus trades vencedores vais ficar envergonhado.

Um abraço!
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarcoAntonio » 6/10/2017 22:38

_Noah Escreveu:Continuo curto

A cumprir o plano para ir jantando, aqui, e ali :mrgreen:

A sobremesa vai sair, obviamente, a sobremesa come-se após :lol:

Só não percebo o alcançe de estar certo daqui a um ano :lol:


_Noah


Noah, qual é o interesse/conteúdo deste post?
Imagem

FLOP - Fundamental Laws Of Profit

1. Mais vale perder um ganho que ganhar uma perda, a menos que se cumpra a Segunda Lei.
2. A expectativa de ganho deve superar a expectativa de perda, onde a expectativa mede a
__.amplitude média do ganho/perda contra a respectiva probabilidade.
3. A Primeira Lei não é mesmo necessária mas com Três Leis isto fica definitivamente mais giro.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 38080
Registado: 4/11/2002 22:16
Localização: Gaia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Cardoso25 » 6/10/2017 21:54

EAGLETRADER20 Escreveu:Comentario para TREND=FRIEND

Na MOTA não me parece que este ano curtos estejam a perder grande coisa a posição aberta era diminuta .
Já nas posições estão a abrir agora acho vão ganhar muito dinheiro.

Os fundamentais como n vezes enunciados são fraquíssimos, e quando existir uma correcção forte provavelmente cai como um tordo, pois um titulo sem fundamentais numa correcção forte cai em força. Enquanto estiver em vigor esta euforia não.
Agora mercado quer comprar a 5 para vender a 10 enquanto durar.

Não quer saber fatura 1.000 milhões para ganhar 5 milhões de lucro liquido com divida de 1.000 milhões .
Na euforia ninguém quer saber , numa fase racional vem tudo ao de cima e por isso nas correcções vai sempre visitar 1.80-2.00 euros .

Faturação de 6.500 milhões próximos anos , será repartida e serão provavelmente 2.000 milhões/ ano com resultados habituais máximo 20 milhões ano ( A correr muito bem ) .

Os 6.500 milhões são so fogo de vista para especulação no titulo.
A nível fundamental com o histórico dos últimos 3 anos , não valem nada a nível fundamental e com a divida de 1.000 milhões .

Pessoalmente , penso que curtos nos próximos 6 meses deverão ganhar bem com as posiçºoes que estão a abrir a partir daqui , pois os fundamentais serão sempre os mesmos, fraquíssimos .

Mas os curtos é que arriscam o dinheiro devem saber o que estão a fazer como souberam em 2015 quando abriram grandes posições e ganharam muito dinheiro .

E eles não vão em euforias , vão incrementado as posições e esperam que nos próximos meses a realidade volte a imperar e os fundamentais também.


EAGLETRADER20,

Tudo o que tu dizes acerca da ME a nível fundamental está certíssimo. Eu só gostava de perceber é se a subida que a empresa teve de 2012 a 2014 de 1€ a 6€ se ficou a dever a melhorias fundamentais na empresa.

Não estou de forma alguma a dizer que a empresa vai subir novamente nessa ordem, ninguém sabe. O que eu gostava de perceber é se de 2012 a 2014 a empresa fundamental mostrava algum sinal que a fizessem e merecesse disparar 600%.
Se olharmos por outra perspectiva, de 2014 a 2017 a empresa desvaloriza 75%.
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Cardoso25 » 6/10/2017 21:47

_Noah Escreveu:
Cardoso25 Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:...


Enquanto houverem curtos a reforçar ou a iniciar posicões, isso é um excelente sinal!


Cardoso25

Lembras-te da PT, dos curtos que lá entraram...e, como saíram? :lol:

a) Quem costuma entrar curto, fá-lo por puro headging de curto prazo;
b) Ou, costuma fazer o trabalho de casa, e entra curto sem que ocorra a opção a).
c) E, ainda, quem entra curto em a), não quer dizer que para o curto prazo, não tenha feito o trabalho de casa, e, não tenha opinião diferente no m/l.
d) Finalmente há aqueles que vão vendo IH&S nos gráficos de 4h :mrgreen:

A ME pode ir aos € 3,50, aos 4,00, mas, antes disso há-de dar um valente trambolhão, está escrito nas estrelas, a minha opinião mantém-se

_Noah


Noah_

Lembro-me da PT como também me lembro de outros exemplos no PSI20.

a) e b) é verdade. Ainda que os institucionais também percam, não ganham sempre. Quantos exemplos temos de institucionais que se queimaram com o BES ou BANIF ou a PT (Pharol)? Se os institucionais não perdessem bastava segui-los. A própria Black Rock também perde, por exemplo.

A ME fechou hoje a 3,32€ com volume superior à média (1,36M vs 773k), se existe aumento de volume na subida para mim isso é um sinal de força, consideras isso um mau indicador? Eu estarei preocupado é quando tiver subidas de +5%, com pouco volume...
Eu não sei se a ME vai primeiro aos 3,5€, 4€, 6€ ou se vem aos 3€, o que sei é que tecnicamente está a portar-se bastante bem e seguindo as regras. Se vai descer? Claro que vai. Pode é não descer tanto com tu esperas. Pode ficar a consolidar na zona 3,16-3,30€ e aliviar indicadores.

Não tenho é as tuas certezas ou deveria dizer desejos :mrgreen: valente trambolhão é o quê? É que depois de subir 25% desde os 2,70€, terá de corrigir. Ainda acho que primeiro vai aos 3,41-3,43€.
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 6/10/2017 21:39

EAGLETRADER20 Escreveu:Comentario para TREND=FRIEND

Na MOTA não me parece que este ano curtos estejam a perder grande coisa a posição aberta era diminuta .
Já nas posições estão a abrir agora acho vão ganhar muito dinheiro.

Os fundamentais como n vezes enunciados são fraquíssimos, e quando existir uma correcção forte provavelmente cai como um tordo, pois um titulo sem fundamentais numa correcção forte cai em força. Enquanto estiver em vigor esta euforia não.
Agora mercado quer comprar a 5 para vender a 10 enquanto durar.

Não quer saber fatura 1.000 milhões para ganhar 5 milhões de lucro liquido com divida de 1.000 milhões .
Na euforia ninguém quer saber , numa fase racional vem tudo ao de cima e por isso nas correcções vai sempre visitar 1.80-2.00 euros .

Faturação de 6.500 milhões próximos anos , será repartida e serão provavelmente 2.000 milhões/ ano com resultados habituais máximo 20 milhões ano ( A correr muito bem ) .

Os 6.500 milhões são so fogo de vista para especulação no titulo.
A nível fundamental com o histórico dos últimos 3 anos , não valem nada a nível fundamental e com a divida de 1.000 milhões .

Pessoalmente , penso que curtos nos próximos 6 meses deverão ganhar bem com as posiçºoes que estão a abrir a partir daqui , pois os fundamentais serão sempre os mesmos, fraquíssimos .

Mas os curtos é que arriscam o dinheiro devem saber o que estão a fazer como souberam em 2015 quando abriram grandes posições e ganharam muito dinheiro .

E eles não vão em euforias , vão incrementado as posições e esperam que nos próximos meses a realidade volte a imperar e os fundamentais também.


Fizeste bem em passar para aqui porque nos CTT de facto não fazia sentido.

Acompanhei a Mota bem de perto entre 2012 e 2014 porque é um dos bons cavalos para se estar num bull market. Foi de 95 cêntimos a 6,40 euros nesse período e o ideal é sempre apanhar uma boa parte desses movimentos, a Mota já o tinha feito em 2003/7 (até ao IPO da Martifer).

Neste pseudo bull / retracement do crash do BES, PT e afins, tenho andado mais desatento, porque a verdade é que estou ainda céptico quanto a uma subida do PSI aos 6000, mas a verdade é que ela já fez 200% (os mínimos foram a 1,10/1,15, creio)... E isso nunca se pode desconsiderar.

As subidas e descidas da Mota ignoram todos os fundamentais, são o cúmulo da irracionalidade. Mas é como aquela história do Soros estar curto no SP500 desde os 2000 pontos a prever um cataclismo... De que serve enquanto a posição contrária vai ganhando? Por incrível que pareça com a volatilidade, não é muito difícil detectar a tendência na Mota (ainda que nunca dê para adivinhar fundos e topos, a quebra das grandes LT são sempre um grande sinal, e ainda por cima os arranques são feitos em cima de boas lateralizações/fundos).

Eu também acho que isto vai acabar em breve. Para quem gosta de Elliott parece-me que estaremos na onda V final, provavelmente na v) da 3. O que ainda dá para uns mesitos (o Dax é talvez o mais explícito). Vai acabar? De certeza, mas até vou mais longe e se calhar vamos subir aqui na Europa do Sul (laggards) mesmo após o SP completar a onda I do bear, a onda II do bear, e só começamos a cair à séria quando a onda III passar o mínimo da I e aí tudo for evidente. É que o ciclo de subida dos juros na Europa é mais tardio (dificilmente antes de 2019) e dont' fight the FED (or the ECB :D ) Mas já me estou a desviar da Mota, apenas dizer que pode ter ainda muitos meses de subida apesar de todos os fundamentais mais ou menos incertos... Nos mercados não me parece que aquela tese da permanente eficiência do preço sirva para alguma coisa. Por isso até podes ter razão, mas de pouco servirá se continuar a subir sem se perceber porquê, como fez em 2003/7 ou em 2012/14...

Abraço
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3979
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 6/10/2017 21:19

Comentario para TREND=FRIEND

Na MOTA não me parece que este ano curtos estejam a perder grande coisa a posição aberta era diminuta .
Já nas posições estão a abrir agora acho vão ganhar muito dinheiro.

Os fundamentais como n vezes enunciados são fraquíssimos, e quando existir uma correcção forte provavelmente cai como um tordo, pois um titulo sem fundamentais numa correcção forte cai em força. Enquanto estiver em vigor esta euforia não.
Agora mercado quer comprar a 5 para vender a 10 enquanto durar.

Não quer saber fatura 1.000 milhões para ganhar 5 milhões de lucro liquido com divida de 1.000 milhões .
Na euforia ninguém quer saber , numa fase racional vem tudo ao de cima e por isso nas correcções vai sempre visitar 1.80-2.00 euros .

Faturação de 6.500 milhões próximos anos , será repartida e serão provavelmente 2.000 milhões/ ano com resultados habituais máximo 20 milhões ano ( A correr muito bem ) .

Os 6.500 milhões são so fogo de vista para especulação no titulo.
A nível fundamental com o histórico dos últimos 3 anos , não valem nada a nível fundamental e com a divida de 1.000 milhões .

Pessoalmente , penso que curtos nos próximos 6 meses deverão ganhar bem com as posiçºoes que estão a abrir a partir daqui , pois os fundamentais serão sempre os mesmos, fraquíssimos .

Mas os curtos é que arriscam o dinheiro devem saber o que estão a fazer como souberam em 2015 quando abriram grandes posições e ganharam muito dinheiro .

E eles não vão em euforias , vão incrementado as posições e esperam que nos próximos meses a realidade volte a imperar e os fundamentais também.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado: