Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 23/8/2022 11:19

Ai a Mota, a Mota... será que consegue apresentar lucros superiores a 10 milhões? Esta é para mim a dúvida. Mas como é uma dúvida que pende mais para o sim eu insisto: talvez não chegue a baixar de 1.20. :shock:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/8/2022 13:54

Mesmo os gurus da bolsa erram que se fartam. Importante é que entre o deve o o haver vá havendo a sobrar. Tenho a noção do risco e da Mota poder vir ao suporte, mas agora estou focado aqui. Quero ver as contas e estou disposto a pagar até aí. Com sorte pode haver uma boa surpresa, com azar posso vê-la em mínimos históricos. :?
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Carrancho_ » 19/8/2022 13:26

A história é interessante e sintomática, contada ao pormenor contém nela uma série de ensinamentos de como não se deve estar nos mercados.
Resumidamente é isto:
Havia uma LTA de médio prazo com uma ordem de compra que tinha concretizado nessa manhã. Ele era gerente bancário pelo que julgava que percebia alguma coisa daquilo que estava a partilhar com ele.
Deve ter gostado de me ouvir e de tarde até DP movimentou para meter a carne toda no assador (nessa altura a LTA já estava a ser ferida mas eu não fazia ideia que ele ia comprar).
No dia seguinte quebrada a LTA ativei stop porque as expetativas que me levaram a entrar já não mais existiam, cortei as perdas (+-3,5%) e de repente fez-se um clic, "será que o fulano foi fazer alguma coisa por causa da nossa conversa de ontem?!", resolvi ligar-lhe a dizer que tinha vendido e porquê. Do outro lado do telefone ouvi a aterradora notícia que ele tinha lá metido a carne toda. Só lhe disse que da mesma forma que não lhe recomendei comprar nada também não ia recomendar vender e expliquei mais uma vez porquê. Ele disse-me despreocupadamente, "Não vendo a perder".

Conclusão:
No dia do almoço, na cabeça dele, deve ter pensado que eu era um guru da bolsa, muito inteligente e esperto. No dia seguinte quando lhe disse que tinha fechado com perdas deve ter pensado que eu era um burro do catano, que não percebia nada daquilo. Durante 15 dias não falei com ele mas foi sempre queda a pique só travada por um suporte importante onde reagiu e numa só vela diária valorizou 10% (onde transformei as perdas recentes em ganhos). Liguei-lhe nesse mesmo dia para transmitir a boa nova da reação ao suporte, do outro lado ouvi "Vendi tudo ontem" :pray:

Se não se sabe porque se comprou como se vai saber como e quando vender?
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 19/8/2022 12:49

Simões, essa última conversa do Carrancho pode fazer sentido, ir pela cabeça dos outros não é coisa recomendável. Pega na Mota, nos gráficos, espreita análises à ação e depois decide. Ela até pode cair até ao suporte maior, mas o espaço para cair é tão diminuto que talvez nem dê para um almocinho. :-k
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Carrancho_ » 19/8/2022 12:34

Lusitanus Escreveu:
Carrancho_ Escreveu:Escrito assim até parece que essa decisão foi sustentada naquilo que escrevi :roll: espero que não.

A única vez que tive conhecimento alguém negociou por causa das besteiras que eu partilhei (nunca recomendei nada a ninguém) à mesa de um almoço bem regado, perdeu 30% de todas as suas poupanças em apenas 15 dias. :oh:

Não há almoços grátis e alguns ficam caríssimos!!! :lol:


:lol: :lol: :lol:
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Lusitanus » 19/8/2022 12:11

Carrancho_ Escreveu:Escrito assim até parece que essa decisão foi sustentada naquilo que escrevi :roll: espero que não.

A única vez que tive conhecimento alguém negociou por causa das besteiras que eu partilhei (nunca recomendei nada a ninguém) à mesa de um almoço bem regado, perdeu 30% de todas as suas poupanças em apenas 15 dias. :oh:

Não há almoços grátis e alguns ficam caríssimos!!! :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1452
Registado: 19/3/2021 0:23

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Carrancho_ » 19/8/2022 10:13

Escrito assim até parece que essa decisão foi sustentada naquilo que escrevi :roll: espero que não.

A única vez que tive conhecimento alguém negociou por causa das besteiras que eu partilhei (nunca recomendei nada a ninguém) à mesa de um almoço bem regado, perdeu 30% de todas as suas poupanças em apenas 15 dias. :oh:
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ASimoes » 19/8/2022 9:11

Carrancho_ Escreveu:Por falar em liquidez esta parece morta, 5000€ negociados até às 10:00 é ridículo.

Por outro lado o psi20 está cheio de situações interessantes com umas a corrigir dos ganhos recentes e dar oportunidade de entrada/reforço outras já a reagir, todas sustentadas por tendências altistas. Para quê inventar ao querer comprar o "barato"?

:-k :roll: desisti de reforço ! Obrigado =; bons negócios e fim de semana 8-)
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Carrancho_ » 18/8/2022 10:12

Por falar em liquidez esta parece morta, 5000€ negociados até às 10:00 é ridículo.

Por outro lado o psi20 está cheio de situações interessantes com umas a corrigir dos ganhos recentes e dar oportunidade de entrada/reforço outras já a reagir, todas sustentadas por tendências altistas. Para quê inventar ao querer comprar o "barato"?
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Carrancho_ » 17/8/2022 23:36

Àlvaro Escreveu:O que dizes pode acontecer, depende mais da quantidade que o tubarão meteu no jogo. Quanto mais meteu, mais terá de subir para sacar o seu com ganho. Sei disso, mas isso tanto pode pôr muito pão na mesa, como deixar-te à fome. Se falas de Greenvol no curto o mais provável é que corrija e bem. A médio prazo está bull, pois claro. Para me decidir a entrar numa ação conta sempre o que faz por ação e o que poderá vir a fazer, o resto é ruído onde só vou excecionalmente. Mas o que dizes faz sentido, se um tipo mete uns milhões numa empresa e se para essa empresa há a expettiva de lucos crescentes, quem está na mesa de negociação carrega no acelarador. E tem que carregar bem para o tubarão poder um dia sair de mansinho. :-#


Não acredito nisso, o que chamas de tubarões procuram mercados com liquidez onde não se tornem um elefante numa loja de porcelana. Num mercado sem liquidez causam tanto estrago na entrada como na saída e daí não retiram qualquer proveito, bem pelo contrário. Se estivesse convencido que isso era uma prática recorrente, como pareces acreditar, garanto-te que quem não metia um cêntimo nele era eu. No que respeita a inside, que o há, não me parece que os seus movimentos tenham só por si a capacidade de influenciar o rumo do mercado pois de outra forma seria evidente a prática do crime.
Não falei de GV mas seria um bom exemplo de como deixar as vertigens influenciar o trade pode levar a perder tantas oportunidades. Só há um fundo e um topo, não tenho a pretensão de adivinhar nenhum pois para acertar uma só vez vou errar imensas.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ASimoes » 17/8/2022 20:01

Àlvaro Escreveu:O que dizes pode acontecer, depende mais da quantidade que o tubarão meteu no jogo. Quanto mais meteu, mais terá de subir para sacar o seu com ganho. Sei disso, mas isso tanto pode pôr muito pão na mesa, como deixar-te à fome. Se falas de Greenvol no curto o mais provável é que corrija e bem. A médio prazo está bull, pois claro. Para me decidir a entrar numa ação conta sempre o que faz por ação e o que poderá vir a fazer, o resto é ruído onde só vou excecionalmente. Mas o que dizes faz sentido, se um tipo mete uns milhões numa empresa e se para essa empresa há a expettiva de lucos crescentes, quem está na mesa de negociação carrega no acelarador. E tem que carregar bem para o tubarão poder um dia sair de mansinho. :-#


:mrgreen: termo correto ! Tubarão ou Tubarões :-k :-k
Irei reforçar, mas " apanhar facas a cair " !!!
Bom jantar \:D/
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 17/8/2022 19:53

O que dizes pode acontecer, depende mais da quantidade que o tubarão meteu no jogo. Quanto mais meteu, mais terá de subir para sacar o seu com ganho. Sei disso, mas isso tanto pode pôr muito pão na mesa, como deixar-te à fome. Se falas de Greenvol no curto o mais provável é que corrija e bem. A médio prazo está bull, pois claro. Para me decidir a entrar numa ação conta sempre o que faz por ação e o que poderá vir a fazer, o resto é ruído onde só vou excecionalmente. Mas o que dizes faz sentido, se um tipo mete uns milhões numa empresa e se para essa empresa há a expettiva de lucos crescentes, quem está na mesa de negociação carrega no acelarador. E tem que carregar bem para o tubarão poder um dia sair de mansinho. :-#
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Carrancho_ » 17/8/2022 18:22

Se eu acreditasse nessas teorias das manipulações não metia o meu dinheiro em tal mercado de forma alguma.

Compra-se a força, não a fraqueza. Sei que olhar para um passado recente em que alguém andou a comprar acima dos valores que eu posso agora concretizar dá uma sensação de conforto mas é só isso mesmo e não mete pão na mesa. O mais provável é que aqueles patinhos que compraram muito acima de mim passem apenas a ser os lideres do bando a que vou pertencer. :wink:
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 17/8/2022 18:06

Sim, conheço essa lógica, mas não gosto desse risco de meter a cabeça em ações muito esticadas. São sempre um perigo maior, isso simplesmente significa que estão a conseguir puxar para cima, não tem necessariamente a ver com fundamentos. Aliás, muitas vezes os fundamentos estão muito loge da cotação. Interessa-me a Mota porque sei que mais dia menos dia deixam de conseguir negociá-la para baixo. Não me interessa a Greenvolt porque sei que se meter lá a cabeça começam a pensar em despachá-la para baixo. E, portanto, outros que metam. Nem um cêntimo!... está caríssima e só está onde está porque algu+em que meteu lá o dinheiro tem quem leve a cotação para cima. :wink:
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Carrancho_ » 17/8/2022 16:46

Àlvaro Escreveu:Carrancho, não se trata aqui de insistir, trata-se de olhar para uma ação sub avaliada e da perceção que os ursos podem perder a mão num repente. Esse é o ponto. Greenvolt e outras que tais estão esticadas e pessoalmente gosto pouco de ir à festa quando os foguetes estão a estoirar em cima do povo. :lol: Vão esticando que prefiro assistir da bancada. Não duvides, a Mota poderá estar mesmo a pouco tempo de arrncar a sério. Talvez antes recue um pouco, tenho essa convicção, mas assim que baixar de 1.20 surgirão compradores que estragarão a festa aos ursos. =;



Para mim, enquanto especulador, o valor de uma empresa é o do último negócio concretizado (ponto). Dou muito valor a quem sabe fazer AF com qualidade mas acredito que está ao alcance de muito poucos no mundo e é ineficaz para pequenos especuladores de curto/médio prazo como é o meu caso.

A Mota "está sub avaliada" há quanto tempo, dois anos e meio? Daqui a mais dois anos e meio estará melhor avaliada ou mais sub avaliada? Se os Fundamentais da empresa justificavam outra cotação porque não está lá? Será que vou perceber quando a minha AF está errada ou quanto mais barata me parecer a cotação mais me vou enterrar nela? A informação quando me chega passou por quanta gente antes, com que qualidade, haverá esqueletos no armário? Como posso converter isso em trades de curto/médio prazo?

É tão mais simples procurar tendências, delinear estratégias, programar planos de fuga e assim conseguir retirar da equação a paixão e subjetividade que tantas vezes levam à desgraça.

Pouco me importa se a cotada devia valer mais ou menos, o meu único interesse nela é a expetativa de num determinado período de tempo conseguir vender por mais X% do que o valor que paguei para comprar.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por 654235 » 17/8/2022 11:34

Àlvaro Escreveu:Carrancho, não se trata aqui de insistir, trata-se de olhar para uma ação sub avaliada e da perceção que os ursos podem perder a mão num repente. Esse é o ponto. Greenvolt e outras que tais estão esticadas e pessoalmente gosto pouco de ir à festa quando os foguetes estão a estoirar em cima do povo. :lol: Vão esticando que prefiro assistir da bancada. Não duvides, a Mota poderá estar mesmo a pouco tempo de arrncar a sério. Talvez antes recue um pouco, tenho essa convicção, mas assim que baixar de 1.20 surgirão compradores que estragarão a festa aos ursos. =;


Os CTT estão agora a começar um movimento que os levará até aos 4,xxx, tem a barreira 1º nos 3,82
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por 654235 » 16/8/2022 23:40

a lta ainda só tem 3 toques...independente disso, o stocastico está em queda...eu aguardaria qd viesse a sobrevenda para começar a pensar entrar
Youtube
@PMSInvestments (subscrevam para poder continuar a dar atualizações)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4377
Registado: 10/4/2006 13:55
Localização: Las Vegas

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 16/8/2022 19:40

Carrancho, não se trata aqui de insistir, trata-se de olhar para uma ação sub avaliada e da perceção que os ursos podem perder a mão num repente. Esse é o ponto. Greenvolt e outras que tais estão esticadas e pessoalmente gosto pouco de ir à festa quando os foguetes estão a estoirar em cima do povo. :lol: Vão esticando que prefiro assistir da bancada. Não duvides, a Mota poderá estar mesmo a pouco tempo de arrncar a sério. Talvez antes recue um pouco, tenho essa convicção, mas assim que baixar de 1.20 surgirão compradores que estragarão a festa aos ursos. =;
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ASimoes » 16/8/2022 19:08

8-)
estou dentro e aguardo que as :!: manipulações :?: :?: :!: :!: parem... os chineses, estão a :-k . Contudo a EGL e as previsões " Stand by " de Obras, dificilmente irão arrancar. Mas, se arrancarem :mrgreen: ! Bom jantar \:D/

kidd Escreveu:É um mistério quem vende a estes preços! :wall:

E não são tão poucas como isso! :shock:
pois, "quem nao sabe, é como quem, nao lê!"
 
Mensagens: 647
Registado: 10/2/2006 23:18
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Carrancho_ » 16/8/2022 17:47

Mesmo a linha do "número" está bem abaixo dos valores a que hoje cotou, além disso parece-me muito forçada e com uma distância enorme entre o 2º e 3º toque. Não a valorizaria.

O que me parece mesmo muito mal é a estratégia de apostar em falsa quebra de uma LTA. Não só na maioria das vezes ela se vai confirmar como tendencialmente acelera as quedas. Nesse ponto não compraria ou se estivesse dentro possivelmente estava a vender caso as minhas expetativas a ela estivessem relacionadas.

Tanta cotada tecnicamente muito mais interessantes que Motas e BCPs, porque insistem nisto?
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AlfaTrader » 16/8/2022 16:49

Carrancho_ Escreveu:
AlfaTrader Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Isto agora também mete propaganda? Só visto...
A Mota está claramente com um travão à passagem de 1.24. Isso poderá significar que a querem ver na Lta. E pode mesmo acontecer... :?


Boas,

Na esperança que este furar para baixo a lta seja temporário.. :-k :-k , dei um "tirinho" a 1.222... :pray:

BN
AlfaTrader


Não percebo qualquer lta nesses valores, podes partilhar?

Quanto à estratégia de apostar na falsa quebra de uma LT parece-me extremamente arriscada, um tiro no pé.



Olá Carrancho,

Pode ser sem duvida um tiro no pé, mas o gráfico que o forista 654235 partilhou ontem, parece-me que por volta dos 1.224 furou a lta que ele desenhou em baixa.
Pode não ser valida essa lta por ter poucos pontos, mas a posição também é pequena o "estrago" não é muito se vir mais abaixo.

BN
AlfaTrader
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 16/8/2022 16:48

Carrancho, para mim ainda nºao tocou a Lta e talvez uma boa parte dos investidores aguarde por esse toque para entrar. è o que me parece. :-k
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Carrancho_ » 16/8/2022 16:20

AlfaTrader Escreveu:
Àlvaro Escreveu:Isto agora também mete propaganda? Só visto...
A Mota está claramente com um travão à passagem de 1.24. Isso poderá significar que a querem ver na Lta. E pode mesmo acontecer... :?


Boas,

Na esperança que este furar para baixo a lta seja temporário.. :-k :-k , dei um "tirinho" a 1.222... :pray:

BN
AlfaTrader


Não percebo qualquer lta nesses valores, podes partilhar?

Quanto à estratégia de apostar na falsa quebra de uma LT parece-me extremamente arriscada, um tiro no pé.
Um abraço,

Carrancho
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1214
Registado: 17/1/2015 1:54

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AlfaTrader » 16/8/2022 15:08

Àlvaro Escreveu:Alfa essa Lta é macho alfa, quando se aproximarem levam :D . A sério, aguardo por mais umas um pouco mais a sul :-k



Para já está a aguentar... :pray: :pray: :pray:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 421
Registado: 29/4/2016 17:00

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 16/8/2022 14:14

Alfa essa Lta é macho alfa, quando se aproximarem levam :D . A sério, aguardo por mais umas um pouco mais a sul :-k
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], Google Adsense [Bot], Kooc, PAULOJOAO e 381 visitantes