Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Artista Romeno » 17/11/2018 20:44

A banca ja esta a comecar a por a patas fora deste cancro e o resto e musica 110m se der po torto e pos " lesados" ... Se a empresa fosse boa ate por um meros 2 pc ano a banca esfregava as maos de estar dentro
As opiniões expressas baseiam-se essencialmente em análise fundamental, e na relação entre o valor de mercado dos ativos e as suas perspectivas futuras de negocio, como tal traduzem uma interpretação pessoal da realidade,devendo como tal apenas serem consideradas como uma perspetiva meramente informativa sobre os ativos em questão, não se constituindo como sugestões firmes de investimento
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5385
Registado: 4/4/2014 18:06
Localização: Iberia

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 17/11/2018 15:40

O interessante foi a OPT.
So um banco péssimo não dispõe a OPT aos clientes. Eu no Carregosa foi tudo simples e fácil.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Mota Engil - Tópico Geral "uma opinião"

por Aqui_Vale » 17/11/2018 13:58

Sr_SNiper Escreveu:A OPT acho óptimo.
Trocar as de 2019 e 2020 pelas novas com um prêmio de 2% e vender no secundário as novas acima do par, parece bom negócio.
Se ela não falir em 30 dias


mariaze123 Escreveu:Boa tarde,
Qual é a vossa opinião sobre a OPV da Mota Engil:
Obrigações Taxa Fixa Mota-Engil 2018/2022

Obrigada


Tudo é Bom se e quando acaba em Bem,... :mrgreen:

CumPrim/
ValeAquilino

Eu não sonho, faço planos. (A. S. V.)


"Se ensinares, ensina ao mesmo tempo a duvidar daquilo que estás a ensinar."
José Ortega Y Gasset
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2889
Registado: 29/11/2007 2:04
Localização: Açores

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por heather » 17/11/2018 12:26

no activobank so' ha' a opcao OPV enquanto na cgd deve haver tambem OPT (?)
 
Mensagens: 307
Registado: 18/6/2016 8:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por heather » 17/11/2018 12:15

como se faz a troca?

fiz o pedido de subscricao mas nao encontrei a opcao de troca

da pouca experiencia que tenho parece-me que quando a empresa nos da a possibilidade de nos livrarmos da obrigacoes o melhor e' aceitar:p
 
Mensagens: 307
Registado: 18/6/2016 8:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por richardj » 17/11/2018 12:12

O problema da Mota e o mesmo problema da TD.

É uma questão de as pessoas irem ver os relatórios de conta das principais concorrentes. Alves Ribeiro, Casais, DST, San Jose.

É tudo empresa que sobreviveu à crise porque sempre controlaram a divida, antes, durante e depois da crise. Como é que a Mota pode ganhar obra se só em custos financeiros já está a perder 3 ou 4%?

Como é que a Mota, a faturar 2000 Milhões por ano, faz menos lucro do que as outras que facturam 300 a 600 Milhões por ano?

A Mota tem ganho muita obra abaixo de custo, e com muito favor politico, que também custa dinheiro.

Se os próximos 10 anos forem como os últimos 10, só não vé quem não quer sobre o que vai acontecer...

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 16/11/2018 20:03

A OPT acho óptimo.
Trocar as de 2019 e 2020 pelas novas com um prêmio de 2% e vender no secundário as novas acima do par, parece bom negócio.
Se ela não falir em 30 dias
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por mariaze123 » 16/11/2018 16:42

Boa tarde,
Qual é a vossa opinião sobre a OPV da Mota Engil:
Obrigações Taxa Fixa Mota-Engil 2018/2022

Obrigada
 
Mensagens: 7
Registado: 13/9/2018 17:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por lfa » 16/11/2018 15:05

Boa tarde,

Ontem foram mais 299 351 acções compradas

file:///C:/Users/USER/Downloads/Comunicado15nov2018AcoesPP%20(2).pdf

Apesar de funcionar na Mota há mais de 20 anos não me lembro duma série tão grande de quedas e com um volume tremendo volume como agora.

O empréstimo obrigacionista poderá ter a ver um pouco com esta queda recente mas é o mercado a funcionar

Resolvi dar um pequeno tiro nestes valores.

Abraço
 
Mensagens: 591
Registado: 29/11/2007 9:41
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 16/11/2018 14:43

Num ciclo de descida anterior atingiu os 1.15 euros .

E na minha opinião com melhores fundamentais que os atuais .

Ainda estamos MUITO longe dos mínimos históricos .

EU não chamaria a esta queda uma sangria , mas somente uma aproximação realista aos difíceis fundamentais , sem nenhuma comunicação ou plano detalhado futuro por parte da empresa.

Os investidores só vêm nevoeiro e normalmente o mercado perante a incerteza e difíceis fundamentais , vende perante a incerteza .

E Resultados e evolução da atividade da empresa provavelmente só em ABRIL de 2019 .

É muito tempo e incerteza para tão difíceis fundamentais . E mercado vende em conformidade .

A TDU hoje também cai 1.20% para zona 0.16 perto de mínimos históricos , mas essa já vai muito mais adiantada no processo de desalavancagem .

Diminuiu a divida de 1.100 Milhões para atuais 700 Milhões , e está a vender a maior parte dos ativos apos acordo com bancos .
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 16/11/2018 14:19

Manuel_13 Escreveu:Isso que dizes não é novidade nenhuma.
Esta sangria tem que se dever a outros motivos.


Não é nenhuma sangria , apenas está a percorrer o caminho descendente desde Janeiro de 2018 nos 4 euros .
Tem vindo sempre a cair em tendência descendente .

Está a cair há 11 meses desde os 4 euros .
Não é uma queda súbita desde a semana passada .

Não sei se a emissão de obrigações no retalho aumente alguma perceção que esteja mais difícil o financiamento na banca , para pagarem um custo tão elevado para emitir obrigações .
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nsd » 16/11/2018 14:16

mas quando subiu até 4 euros tb estava assim. A volatilidade da Mota engil é assim, quando arranca é colocar-se dentro mas quando começa a descer tb é sair rápido.
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 11:09
Localização: ponte da barca

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 16/11/2018 14:13

Isso que dizes não é novidade nenhuma.
Esta sangria tem que se dever a outros motivos.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por peaners » 16/11/2018 14:12

eu gostava de saber qual a receptividade do público às obrigações da ME
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 16/11/2018 14:08

Manuel_13 Escreveu:Tem sido um castigo fortíssimo o desta acção. Está a doer bastante.
Nem com anúncios de contratos inverte. Algo de bastante grave o smart money sabe...
Interrogo-me se não virão aí más notícias sobre a dívida de Angola com o presidente em Portugal para a semana.


Não vejo qual a novidade .

Há meses que se fala no fórum nas difíceis condições dos fundamentais e balanço e divida colossal e resultados operacionais quase nulos há anos .

Qual é a novidade para quem andar no fórum há uns meses ?
Editado pela última vez por EAGLE BULLMARKET em 16/11/2018 14:12, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 16/11/2018 13:47

Tem sido um castigo fortíssimo o desta acção. Está a doer bastante.
Nem com anúncios de contratos inverte. Algo de bastante grave o smart money sabe...
Interrogo-me se não virão aí más notícias sobre a dívida de Angola com o presidente em Portugal para a semana.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por nsd » 16/11/2018 2:03

para que uma mao cheia de posts todos os dias para dizer sempre a mesma coisa :)
A mota engil é talvez a empresa mais volatil do Psi 20, basta ver o gráfico, as suas variações são sempre extremamentew bruscas tanto a subir como a desce, foi assim 2007, em 2009, 2014 e 2017. Só não vê quem não quer ver. Imitando comportamento antigos (basta olhar para o gráfico) adivinhava-se logo que a descida ia ser tão brusca quanto a subida.
 
Mensagens: 125
Registado: 29/11/2007 11:09
Localização: ponte da barca

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Flavc » 15/11/2018 17:03

Tanta escrita Eagle para dizeres uma simples verdade..."Mas o mercado sabe o que quer muito melhor que eu ." Sempre foi assim e assim será. E os mercados vão dando as suas opurtunidades em modo bear ou em modo bull (aqui dão mais que o normal).
 
Mensagens: 735
Registado: 9/3/2017 16:10

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 15/11/2018 16:52

Euforia e especulação no estado puro , quando mercados internacionais ainda estavam em subida generalizada .

Quando está a subir todos querem comprar para valorizar . Comprar a 5 para vender a 10 , seguindo o gráfico e sem olhar sequer para as condições da empresa .

E no ano anterior quando foi a 4 euros ainda pagaram dividendo generoso com venda de varias boas empresas .

O problema é quando não se geram resultados operacionais , vendem-se os aneis , com parte do capital pagam-se dividendos , mas depois a divida continua colossal .

E mercado não está na minha opinião contente com faturação gigante , lucros minúsculos , divida colossal e ausência de dividendos.

Mercado já não vai na onda do " ganhamos obras" .

É preciso lucros , dividendos e diminuição da divida .

Até lá não acredito em grandes subidas

Credores levam em juros uma parte dos lucros e a parte operacional deve consumir os restantes .

Na minha opinião estes fundamentais não são sustentáveis .

A Teixeira Duarte também andava com divida de 1.100 Milhões e depois fizeram um acordo com banca e mudaram de estratégia .

Mas o mercado sabe o que quer muito melhor que eu .

É só observar há quantos meses o mercado está fortemente vendedor, com a cotação a baixar
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 15/11/2018 16:46

EAGLE BULLMARKET Escreveu:Qual o interesse de ganhar mais contratos ?

Há 4 anos que fatura anualmente mais de 2 Mil Milhões de euros e o que ficou nesses anos foram resultados operacionais quase NULOS e uma divida liquida de 1.000 Milhões .

Trabalhar para aquecer .

Mercado já nem liga a isso

Mercado quer saber é , quando vai obter enormes resultados da atividade - lucros da atividade , diminuir a divida e pagar dividendos .

Com divida liquida de 1.000 Milhões , credores ganham montes de dinheiro em juros e o acionista quanto ganha em dividendos ?

( TInha de ter lucros e baixar divida para distribuir dividendos , com racionalidade económica )

Quando empresa responder a isso , talvez o mercado olhe para o titulo com outros olhos .


Até parece que andaste com o mercado na escola.

O que é que te dizia o mercado quando os problemas estavam lá, as obras apareciam e o preço não parava de subir?
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 15/11/2018 16:29

Manuel_13 Escreveu:Nem com novos contratos pára a sangria. Mais 200 milhões.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... Principais



Qual o interesse de ganhar mais contratos ?

Há 4 anos que fatura anualmente mais de 2 Mil Milhões de euros e o que ficou nesses anos foram resultados operacionais quase NULOS e uma divida liquida de 1.000 Milhões .

Trabalhar para aquecer .

Mercado já nem liga a isso

Mercado quer saber é , quando vai obter enormes resultados da atividade - lucros da atividade , diminuir a divida e pagar dividendos .

Com divida liquida de 1.000 Milhões , credores ganham montes de dinheiro em juros e o acionista quanto ganha em dividendos ?

( TInha de ter lucros e baixar divida para distribuir dividendos , com racionalidade económica )

Quando empresa responder a isso , talvez o mercado olhe para o titulo com outros olhos .
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 15/11/2018 16:20

Nem com novos contratos pára a sangria. Mais 200 milhões.

https://www.jornaldenegocios.pt/empresa ... Principais
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 15/11/2018 12:23

maceirafernandesjose Escreveu:Para já a reagir bem aos minimos da sessão,será que desta vez os ursos aprenderam a lição ou vão continuar com a sua teimosia. :)


Todos os dias tem reagido bem aos mínimos da sessão , e isto desde os 4 euros é uma constante .

O problema é que quase sempre , no dia seguinte faz NOVOS mínimos . E desde FEVEREIRO de 2017 que não fazia valores abaixo destes .

Eu quando estava a 4 euros dizia que pelos fundamentais nem a metade do valor a comprava .

Durante a queda disse que o mais provável era ir á zona dos 1.50 euros e hoje já fez 1.58 euros ( E não fica por aqui a queda).

Esta era a zona provável porque no gráfico andou aqui durante muito tempo.

É o que faz "ter pouco juízo" , consegue-se perceber pelos fundamentais e pela memoria do gráfico onde é provável que titulo vá .

Nesta zona vamos ver como se comporta , embora eu acredite que possa visitar valores muito inferiores , pois os fundamentais são muito mais complicados agora que no período anterior .

E o mercado tem um sentimento muito negativo no titulo , devido á visibilidade futura que é quase NULA e com fundamentais e dividas cada vez mais complicados .

E ABRIL de 2019 para se saber se resultados e dividas estão a piorar é MUITO tempo para os investidores e há coisas bem melhores no mercado para investir .
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por maceirafernandesjose » 15/11/2018 12:13

Para já a reagir bem aos minimos da sessão,será que desta vez os ursos aprenderam a lição ou vão continuar com a sua teimosia. :)
 
Mensagens: 1414
Registado: 17/12/2013 1:15

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 15/11/2018 10:13

peaners Escreveu:ME compra ações próprias

http://web3.cmvm.pt/sdi/emitentes/docs/ACPR70252.pdf


Como a compra de acções próprias não está a funcionar, sugiro a venda. Pode ser que segure o título... :roll: :roll: :roll:
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: gu, PAULOJOAO e 176 visitantes