Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 16/6/2018 15:06

MarketGodzilla Escreveu:
EAGLE BULLMARKET Escreveu:Nesta cotada o caminho também é sempre o mesmo .
Após valorização especulativa de 100% , já perde 25% desde os máximos e o caminho mais provável é para baixo , tal como vem acontecendo desde o inicio deste ano com o perfeito canal descendente que deverá continuar nos próximos meses .

Aqui o caminho não tem que enganar .

Resultados dizem tudo
Este ano pela primeira vez em muitos anos já não pagou dividendos .

Lucros 2 Milhões , DIVIDA 800 Milhões


Convém colocar um pouco mais de informação e não só a que mais nos convém: o lucro foi baixo, verdade, mas porque se abateram mais de 200 milhões de dívida. Se para alguns não foi um bom acto de gestão, para mim foi.


Não vale a pena tapar o sol com a peneira .

Baixar a divida é bom , o problema é mesmo quando depois de baixar ela continua num volume colossal face aos resultados .

E a divida baixou não com resultados operacionais da atividade mas em grande parte com encaixe da venda dos aneis.

Os bons ativos foram-se , mas a divida ficou na maior parte.

Desde há 3 anos que os Resultados OPERACIONAIS da atividade excluindo venda de empresas são quase NULOS ou Negativos .

E para quem tanto fatura e não gera resultados operacionais da atividade , é sinal que estruturalmente está muito complicado obter lucros .

E joias da coroa para vender já tem poucas .

Face aos resultados apresentados nos últimos 3 anos e onde a cotação cotou muito tempo antes da euforia do " Bullmarket" , diria que nos 2 euros estará mais aproximada ao valor fundamental que apresenta ( O Artista Romeno refere uma avaliação mais próxima dos 1.50 euros e provavelmente estará correto na avaliação )

Este ano não distribuíram DIvidendos pela primeira vez em muitos anos ( Alguns dirão que é bom ) , eu digo , sinais dos tempos .
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 16/6/2018 14:45

EAGLE BULLMARKET Escreveu:Nesta cotada o caminho também é sempre o mesmo .
Após valorização especulativa de 100% , já perde 25% desde os máximos e o caminho mais provável é para baixo , tal como vem acontecendo desde o inicio deste ano com o perfeito canal descendente que deverá continuar nos próximos meses .

Aqui o caminho não tem que enganar .

Resultados dizem tudo
Este ano pela primeira vez em muitos anos já não pagou dividendos .

Lucros 2 Milhões , DIVIDA 800 Milhões


Convém colocar um pouco mais de informação e não só a que mais nos convém: o lucro foi baixo, verdade, mas porque se abateram mais de 200 milhões de dívida. Se para alguns não foi um bom acto de gestão, para mim foi.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 16/6/2018 10:08

Nesta cotada o caminho também é sempre o mesmo .
Após valorização especulativa de 100% , já perde 25% desde os máximos e o caminho mais provável é para baixo , tal como vem acontecendo desde o inicio deste ano com o perfeito canal descendente que deverá continuar nos próximos meses .

Aqui o caminho não tem que enganar .

Resultados dizem tudo
Este ano pela primeira vez em muitos anos já não pagou dividendos .

Lucros 2 Milhões , DIVIDA 800 Milhões
Anexos
mota 1606.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por deco2020 » 15/6/2018 12:29

O suporte não estava nos 3.20€? Já se pode considerar que o suporte foi quebrado?
 
Mensagens: 1
Registado: 18/8/2014 10:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por MarketGodzilla » 15/6/2018 12:27

A Mota está a precisar de aumentar a dívida, já que reduzi-la substancialmente não parece ser o desejado para continuarmos a rumar a norte. Está difícil.
 
Mensagens: 811
Registado: 11/1/2012 17:40

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 13/6/2018 17:38

Pinkman Escreveu:Alguem poderia tecer a sua opiniao em relaçao ao astecto tecnico desta menina?

do meu ponto de vista de momento a principal referência técnica é a zona de suporte que anda pelos 3.2

(os dados são de ontem mas a sessão de hoje não trouxe qualquer alteração significativa)
Anexos
m.png
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por P-Mendes » 13/6/2018 15:36

Eu tenho uma visão um pouco diferente, com um canal descendente e com muitos obstáculos até os 3,60€, sendo o mais importante a MM200, neste momento pelos 3,47x€.
Apesar do suporte mais próximo (na zona dos 3,16x) poder travar algumas quedas, a tendência é para baixo, estando desde o inicio do ano a fazer lower lows e higher lows.
Com isto não quero dizer que não recupere nesta zona de suporte e não vá até à MM200 (ou quiçá até à LTA de longo prazo, embora por esta altura já tenha perdido alguma validade).

Imagem
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Pinkman » 13/6/2018 15:18

Fiz aqui uns rabiscos no grafico, parece-me que se ela romper a linha em diagonal pode começar a ganhar força até aos 3.60...
Alguem poderia tecer a sua opiniao em relaçao ao astecto tecnico desta menina?
Anexos
mota.jpg
 
Mensagens: 33
Registado: 10/4/2018 15:13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Bar » 13/6/2018 9:29

jorgemvm Escreveu:eu sei que a lambreta da mota já fez muitos km mas... não há por aí uns contratozinhos na manga para encher um bocadinho o depósito? :lol:


Bom dia,

Mas anda aí um zum zum de novos contratos?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 185
Registado: 12/3/2005 13:06
Localização: Evora

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jorgemvm » 12/6/2018 13:44

eu sei que a lambreta da mota já fez muitos km mas... não há por aí uns contratozinhos na manga para encher um bocadinho o depósito? :lol:
 
Mensagens: 92
Registado: 26/8/2016 16:16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por P-Mendes » 30/5/2018 17:01

ricardmag Escreveu:De volta à fronteira bull/bear.

MOTA-ENGIL.png


Pela leitura do teu gráfico, apostaria mais numa entrada longa pelos 2,875€ com perspectivas de caminhar pelo canal descendente (stop ligeiramente apertado), do que numa entrada longa/curta actualmente devido à indefinição de tendência.
 
Mensagens: 496
Registado: 25/1/2017 0:43

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 29/5/2018 22:54

Em 25 de Maio a Marshal WACE detem uma posição curta de 0.5% sobre esta cotada .

EM 25 de Maio o Norges Bank diminui a posição detida diretamente em acções nesta cotada ABAIXO dos 2% obrigatórios para comunicação.
Passou de 2.02% para 1.98%
Anexos
mota 1.PNG
mota 1.PNG (42.28 KiB) Visualizado 5338 vezes
mota 2 2.PNG
mota 2 2.PNG (61.59 KiB) Visualizado 5338 vezes
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por ricardmag » 29/5/2018 19:15

De volta à fronteira bull/bear.

MOTA-ENGIL.png
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 26/5/2018 11:41

As perspetivas para esta cotada são todas NEGATIVAS , sem drivers positivos .
Mantem-se numa tendência descendente no curto prazo .

Fatores Negativos :

1. alguns indicadores técnicos com espaço para cair
2. Mantem-se em tendência de baixa curto prazo e abaixo da LTD definida
3. Prevê-se que preços Petroleo continuem a cair próximos tempos com OPEP a aumentar produção
4. Prevista subida de juros da republica se mantenha , e aqui temos uma divida gigante
5. Resultados minúsculos operacionais há já 3 anos para uma divida gigante
6. Este ano pela primeira vez não distribuição de dividendos em muitos anos , o que mostra dificuldades estruturais
7. PSI está em tendencia de queda de curto prazo e esta cotada costuma exacerbar os períodos de risk off na queda .
8. Está perto suporte técnico dos 3.36 , abaixo disto só tem suporte nos 3 euros
9. Está em valores elevados face aos fundamentais
10. Acredito que num período futuro de mercado em queda mais forte podemos assistir ao titulo no patamar dos 2 euros , a refletir os fundamentais

Fatores Positivos :

Tirando especulação não vejo nenhum de grande impacto no titulo
Anexos
mota 26051.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLE BULLMARKET » 18/5/2018 11:36

MOTA , lucro 2 Milhões , divida 877 MILHÕES .

Subida juros da republica , estão a ser sistemáticos , indo já nos 1.85%
Subida elevada para tanta divida
Anexos
psi 10y  18052018.PNG
psi 10y 18052018.PNG (12 KiB) Visualizado 6337 vezes
mota 1805.PNG
 
Mensagens: 1988
Registado: 11/5/2018 15:17

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por SFT » 17/5/2018 9:21

Atenção à América do Sul que começa a demonstrar algumas fragilidades económicas.

Fica o gráfico diário com a cotação do dia de hoje não final (porque a sessão ainda não fechou)

ME diario.jpg
Quando a esmola é muita, o pobre desconfia.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1278
Registado: 20/5/2014 19:02

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por katolo » 17/5/2018 1:50

http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... gil-307328

Curiosamente, na ultima semana a nossa Aguia agoirenta tem estado fora de cena...
 
Mensagens: 1394
Registado: 20/2/2014 22:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Cardoso25 » 10/5/2018 18:37

joaopedropj Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Uma empresa que sobe 100% nos últimos 13 meses, que subiu 20% no último mês, tentar arranjar motivos para sublinhar uma queda de 3% não me parece muito importante. Isto não é sempre a subir.

Abraço,
Ulisses


Subiu no ultimo mês na recuperação depois de cair para os 3 euros .

Isso depende sempre da perspetiva .

E não voltou aos 4 euros . BAteu agora na forte resistência dos 3.75 euros

E não me parece que vá novamente aos 4 euros com Lucros de 2 Milhões , Divida de 877 Milhões e juros da Republica a 10 anos a subirem 4%.

Com uma divida gigante e não conseguindo quase gerar lucros operacionais nos últimos 3 anos , com juros a subir as perspetivas da cotação ficam ainda mais complicadas .



Boa tarde a todos. Eagle é impressionante que tu consegues ver apenas o teu lado em tudo. Quando a Mota veio aos 3.08€ todos os dias fazias posts a dizer que tinhas razão e que ela só vale 2€. A partir do momento que começou a subir e a recuperar nunca mais comentaste a acção. Quando teve uma pequena descida nos 3.50€ já dizias que era a dead cat bounce :) . A seguir subiu novamente e voltaste a desaparecer do tópico. Agora que desceu 3% em 3 dias voltas a aparecer com o mesmo discurso. Há muita gente que ganhou e ganha dinheiro com a MOTA e tu pelo que vejo mandas bocas mas não ganhas nada! Tens que perceber que ninguém está sempre certo relativamente a uma acção ou mercado, temos que saber adaptar e reconhecer os nossos erros. Com esta atitude não ganhas dinheiro e o mercado vai engolir-te. Sê mais aberto na tua opinião e acompanha o mercado para ganhares dinheiro, não batas sempre de frente contra ele porque atropela-te completamente. Peço desculpa a todos por este desabafo mas acho que isto até afasta as pessoas de comentarem no fórum.

Bons negócios


Não te preocupes mesmo nada por teres feito este desabafo. Porque será ignorado pelo sr. e logo logo voltará com os comentários, 3 MILHÕES DE LUCROS. Subida de 100% bla bla

A tua opinião foi expressa também noutros tópicos. Resultado: Completamente ignorada e após uns dias novos comentários na mesma linha. Basta ver como o sr. desaparece quando os mercados vão contra a sua opinião lol

Portanto só dá mesmo para ignorar também o que é dito.
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Never4GetMe » 10/5/2018 17:41

cristianosantos85 Escreveu:A mota virou e parece-me que vai testar novamente os 3,75.

Cumps


menina, teve a cair bem de manhã e pensei que seria mais um dia de queda acima de 1%, dei ordem de venda a cair 0,7% quando a vi a aproximar-se de quedas de 1%, e não é que ainda inverteu para ganhos de até 1,4%, ainda que alivia-se ligeiramente.
 
Mensagens: 87
Registado: 27/9/2011 18:20
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por cristianosantos85 » 10/5/2018 16:18

A mota virou e parece-me que vai testar novamente os 3,75.

Cumps
 
Mensagens: 414
Registado: 10/9/2015 16:45

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Garf » 9/5/2018 19:47

* Continua, pelo menos por enquanto, sem conseguir ultrapassar consistentemente a resistência na zona dos 3,60.
* Curtos sem interesses a descoberto relevantes acima dos 0,50%.

BN

:-k :?:

EGL Diário - 2018.05.09 (Elliott).jpg
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AlanTejano » 9/5/2018 16:08

joaopedropj Escreveu:
EAGLETRADER20 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Uma empresa que sobe 100% nos últimos 13 meses, que subiu 20% no último mês, tentar arranjar motivos para sublinhar uma queda de 3% não me parece muito importante. Isto não é sempre a subir.

Abraço,
Ulisses


Subiu no ultimo mês na recuperação depois de cair para os 3 euros .

Isso depende sempre da perspetiva .

E não voltou aos 4 euros . BAteu agora na forte resistência dos 3.75 euros

E não me parece que vá novamente aos 4 euros com Lucros de 2 Milhões , Divida de 877 Milhões e juros da Republica a 10 anos a subirem 4%.

Com uma divida gigante e não conseguindo quase gerar lucros operacionais nos últimos 3 anos , com juros a subir as perspetivas da cotação ficam ainda mais complicadas .



Boa tarde a todos. Eagle é impressionante que tu consegues ver apenas o teu lado em tudo. Quando a Mota veio aos 3.08€ todos os dias fazias posts a dizer que tinhas razão e que ela só vale 2€. A partir do momento que começou a subir e a recuperar nunca mais comentaste a acção. Quando teve uma pequena descida nos 3.50€ já dizias que era a dead cat bounce :) . A seguir subiu novamente e voltaste a desaparecer do tópico. Agora que desceu 3% em 3 dias voltas a aparecer com o mesmo discurso. Há muita gente que ganhou e ganha dinheiro com a MOTA e tu pelo que vejo mandas bocas mas não ganhas nada! Tens que perceber que ninguém está sempre certo relativamente a uma acção ou mercado, temos que saber adaptar e reconhecer os nossos erros. Com esta atitude não ganhas dinheiro e o mercado vai engolir-te. Sê mais aberto na tua opinião e acompanha o mercado para ganhares dinheiro, não batas sempre de frente contra ele porque atropela-te completamente. Peço desculpa a todos por este desabafo mas acho que isto até afasta as pessoas de comentarem no fórum.

Bons negócios


:clap: :clap: :clap:
I love this game!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 199
Registado: 29/11/2007 11:50
Localização: Lisboa

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por joaopedropj » 9/5/2018 15:52

EAGLETRADER20 Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:Uma empresa que sobe 100% nos últimos 13 meses, que subiu 20% no último mês, tentar arranjar motivos para sublinhar uma queda de 3% não me parece muito importante. Isto não é sempre a subir.

Abraço,
Ulisses


Subiu no ultimo mês na recuperação depois de cair para os 3 euros .

Isso depende sempre da perspetiva .

E não voltou aos 4 euros . BAteu agora na forte resistência dos 3.75 euros

E não me parece que vá novamente aos 4 euros com Lucros de 2 Milhões , Divida de 877 Milhões e juros da Republica a 10 anos a subirem 4%.

Com uma divida gigante e não conseguindo quase gerar lucros operacionais nos últimos 3 anos , com juros a subir as perspetivas da cotação ficam ainda mais complicadas .



Boa tarde a todos. Eagle é impressionante que tu consegues ver apenas o teu lado em tudo. Quando a Mota veio aos 3.08€ todos os dias fazias posts a dizer que tinhas razão e que ela só vale 2€. A partir do momento que começou a subir e a recuperar nunca mais comentaste a acção. Quando teve uma pequena descida nos 3.50€ já dizias que era a dead cat bounce :) . A seguir subiu novamente e voltaste a desaparecer do tópico. Agora que desceu 3% em 3 dias voltas a aparecer com o mesmo discurso. Há muita gente que ganhou e ganha dinheiro com a MOTA e tu pelo que vejo mandas bocas mas não ganhas nada! Tens que perceber que ninguém está sempre certo relativamente a uma acção ou mercado, temos que saber adaptar e reconhecer os nossos erros. Com esta atitude não ganhas dinheiro e o mercado vai engolir-te. Sê mais aberto na tua opinião e acompanha o mercado para ganhares dinheiro, não batas sempre de frente contra ele porque atropela-te completamente. Peço desculpa a todos por este desabafo mas acho que isto até afasta as pessoas de comentarem no fórum.

Bons negócios
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 16
Registado: 29/11/2007 1:33
Localização: Moimenta da beira

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Never4GetMe » 9/5/2018 15:38

Curioso que tanto ontem como hoje aliviou das fortes quedas pelas quais passou. Ontem chegou a cair quase 3% e fecha a cair 1,76%. Hoje chegou a cair quase 2% e ameaça fechar com ligeira queda. Esta Mota Engil é de alguma complexidade técnica e acho uma cotada interessante, só nao sei 2 coisas. Se está em Bull ou Bear bem como se está mais perto dos 4€ ou dos 3€. Ulisses qual achas ser o caminho?
 
Mensagens: 87
Registado: 27/9/2011 18:20
Localização: 16

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 8/5/2018 16:39

Confesso que me divertem estes argumentos do Eagle hilariantes embora muitas vezes exasperantes para justificar o seu pessimismo.
Faz-me lembrar o urso Misha do Ulisses.
Por isso, calma, e dêem-lhe espaço. Embora reconheça que afasta algumas pessoas do fórum.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

AnteriorPróximo

Quem está ligado: