Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AntónioManuel » 28/3/2018 12:26

:arrow:
Anexos
MOTA.png
DIÁRIO
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por vieirah1976 » 28/3/2018 12:20

salvador_guru Escreveu:Bom dia meus caros,

A meu ver a Mota acaba de entrar em bear market.

Foi bom enquanto durou e sem duvida que foi das minhas melhores apostas em 2017.

A quem otpou por ficar dentro boa sorte, mas prevejo ida aos 2,30.

Cumps,
Salvador


Se quebrar os mínimos recentes em fecho, sou forçado a concordar consigo. Engraçado, teve uma ovrperformance quando todos os outros papeis rebentavam em fevereiro, ainda foi testar os máximos, não conseguiu quebrá-los e após aquele downgrade do santander, o mercado mudou completamente a postura perante este papel, entrando num ciclo de vendas sucessivas. Depois o Caixa BI fez o restante trabalho e nos ultimos 3 dias caiu -12%...
 
Mensagens: 219
Registado: 26/5/2015 14:25

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por salvador_guru » 28/3/2018 12:02

Bom dia meus caros,

A meu ver a Mota acaba de entrar em bear market.

Foi bom enquanto durou e sem duvida que foi das minhas melhores apostas em 2017.

A quem otpou por ficar dentro boa sorte, mas prevejo ida aos 2,30.

Cumps,
Salvador
 
Mensagens: 942
Registado: 31/3/2017 13:26

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por peaners » 27/3/2018 18:15

as últimas previsões da caixa bi têm-me desiludido. por exemplo diziam que a impresa ia ter lucros de 4mi e só teve 1mi (com imparidades dava prejuízo de 20mi)

agora dizem que a ME vai ter prejuízos nos resultados 2017
http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/construcao/detalhe/caixabi-preve-que-mota-engil-tenha-fechado-o-ano-com-prejuizos-de-sete-milhoes

a ser verdade esta previsão, para mim, é má porque vêm-se muitas notícias de mega-obras e contratos em África de muitos milhões e depois espremido dá o quê? penso que a ME tem andado à boleia da recuperação do petróleo mas milhões onde estão? vamos ver se esta previsão do caixabi bate certa. Excluindo a venda de activos os resultados de 2016 já não foram famosos.
"Quem desdenha quer comprar"
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 964
Registado: 14/11/2016 13:00

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 27/3/2018 10:49

GooPrime Escreveu:Muito bom, EBITDA de perto de 400mi.

Acho graça que se preocupem tanto a comentar a dívida mas depois estão é preocupados com o lucro líquido, então se abaterem 300mi na dívida num ano não conta para nada. :-" :-" :-" :-"


Para além do mais vou repetir, a cotação reflete o FY e não o passado, que já se previa estes resultados, desde que não reportem pior do que o esperado a acção não cai. Estamos cá para ver.
Mas o que realmente me interessa é quanto a dívida baixou, o backlog e o guidance.


Para mim a decisão de manter a Mota é simples: ou se acredita na gestão e na equipa que eles têm de entrada em mercados mundiais com grande potencial ou não.
Com a previsível retoma da economia mundial, com os emergentes a subir acima da média prevista pelo FMI, a pergunta é só uma: a Mota vai cavalgar isto ou não?
Para mim é um inequívoco sim.
O resto são as oscilações naturais do título, às vezes bastante violentas.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Garf » 26/3/2018 20:49

Em termos de AT:
Será que os Touros vão mesmo abandonar a Mota :!: :?: .

* Quebrou a LTA Primária com uma consistência razoável.
* Tudo indica que a onda de correção (Elliott) poderá ter projeção nos 61,80% Fibo na zona dos 3,20 na altura da apresentação dos resultados.

Em termos de AF:

* Notícia (http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... te-milhoes) já esperada :mrgreen: . A surpresa para mim foi a Caixa BI ter emitido essa nota de "research" com uma antecedência de 8 sessões da apresentação dos resultados :-k .
* Na minha opinião, as expectativas realmente não são favoráveis, mas qualquer previsão no momento é pura "futurologia" :mrgreen: . No setor da construção já vi muitas surpresas nas apresentações de resultados, por isso o mais coerente é aguardar pelos resultados pois como podem ser bem melhores que o previsto, também podem ser muito piores :mrgreen: .

Veremos o comportamento da EGL nas próximas sessões. Notícias para todos os gostos :mrgreen: vão começar a sair até a apresentação dos resultados.

:?:

BN
Anexos
EGL Diário - 2018.03.26.JPG
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 26/3/2018 12:54

O que eu realmente gostava de saber é a que preço shortaste a acção. :roll: :roll: :roll:
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 26/3/2018 12:41

GooPrime Escreveu:Muito bom, EBITDA de perto de 400mi.

Acho graça que se preocupem tanto a comentar a dívida mas depois estão é preocupados com o lucro líquido, então se abaterem 300mi na dívida num ano não conta para nada. :-" :-" :-" :-"


Para além do mais vou repetir, a cotação reflete o FY e não o passado, que já se previa estes resultados, desde que não reportem pior do que o esperado a acção não cai. Estamos cá para ver.
Mas o que realmente me interessa é quanto a dívida baixou, o backlog e o guidance.



Resultados Liquidos : Acho que é um dos resultados essenciais da atividade das empresas .
A não ser que sejam IPSS sem fins lucrativos . Não me parece que seja este o caso.
Acionistas ganham se crescer a riqueza acumulada na empresa , não a gerar resultados operacionais nulos ou negativos

DIVIDA : Baixou alguma coisa nos anos anteriores com venda vários negócios e abatimento á divida mas perdendo alguns dos melhores ativos da empresa .
No final 1º SEM a divida era de 1.000 MIlhºoes ( Colossal face a resultados nulos ou negativos ) . Não me parece que possa ter baixado quase nada .

Faturar qualquer um fatura , isso não tem qualquer dificuldade , ter bons lucros é que já não é para todos .

E depois temos as empresas que não têm lucros e distribuem mais dividendos que gerou de lucros no ano anterior , e o resultado dessas politicas não costuma ser ótimo.

E nos anos anteriores esta empresa distribui dividendos com base na venda extraordinária de ativos e não lucros operacionais ( á Lá CTT a vender imoveis e distribuir mais dividendos )

A cotação refletir o futuro , é o mesmo desde há 3 anos , na faturação e nos resultados líquidos e só teve resultados com venda extraordinária de ativos .

Quanto ao FUTURO não existe nada assinalável que tenha mudado que permita visualizar que irá ter lucros operacionais muito positivos em 2018 e 2019 e forte redução da colossal divida
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 26/3/2018 12:33

Muito bom, EBITDA de perto de 400mi.

Acho graça que se preocupem tanto a comentar a dívida mas depois estão é preocupados com o lucro líquido, então se abaterem 300mi na dívida num ano não conta para nada. :-" :-" :-" :-"


Para além do mais vou repetir, a cotação reflete o FY e não o passado, que já se previa estes resultados, desde que não reportem pior do que o esperado a acção não cai. Estamos cá para ver.
Mas o que realmente me interessa é quanto a dívida baixou, o backlog e o guidance.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 25/3/2018 21:33

Àlvaro Escreveu:A confirmar-se a Mota vai de mota:
http://www.jornaleconomico.sapo.pt/noti ... 017-285202


Estes resultados esperados pelo CaixaBI NEGATIVOS no ano de 2017 , encaixam na minha expectativa de resultados quase NULOS ou ligeiramente negativos para o ano de 2017, na sequencia dos 5 Milhões lucro obtidos no 1º SEM de 2017.

Este é um problema estrutural que persiste há 3 anos .
Sem venda dos aneis e resultados extraordinários de venda de ativos que vão desaparecendo, mantendo a divida de 1.000 MILHÔES , os resultados operacionais desde há 3 anos provavelmente seriam nulos ou negativos .

Subiu muito na euforia especulativa do PSI , subindo 100% , sem nenhuns fundamentais que o justificassem .

Não adianta nada ganhar obras e faturar 2.000 MILHÔES quando o problema é estrutural há pelo menos 3 anos e não vejo previsões nenhumas de mudança.
Vai continuar a ser mais do mesmo, fatura muito , a estrutura operacional e a DIVIDA COLOSSAL comem todos os resultados , e não gera anualmente riqueza adicional para os acionistas .

Não justifica de todo a cotação atual , nem sequer valores mesmo muito inferiores .
Quando voltar á base do inicio da subida , talvez fique mais em linha com os fundamentais , o que prevejo possa acontecer , se for efetivo um forte recuo nos índices americanos e maior aversão ao risco e especulações pelo mercado .
Com divida colossal de 1.000 milhões , para resultados nulos , para quem não gera grandes lucros operacionais há vários anos , até podem distribuir dividendos com as reservas .
É mais uma” á la CTT” que anda a distribuir o que não ganha , e todos sabemos normalmente a tendência a medio prazo dos títulos com estas estratégias .

A recomendação do Caixa BI é “ REDUCE” , reduzir ou venda , e neste caso compreende-se perfeitamente face aos fundamentais e subida especulativa de 100% com resultados operacionais consecutivos Nulos ou negativos e sem previsões de mudança .
Anexos
mota1.PNG
mota1.PNG (28.54 KiB) Visualizado 3321 vezes
mota 2.PNG
mota 2.PNG (20.13 KiB) Visualizado 3321 vezes
mota3.PNG
mota3.PNG (13.47 KiB) Visualizado 3321 vezes
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 25/3/2018 18:26

 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 25/3/2018 12:23

Esta cotada apresenta resultados daqui a 2 semanas a 6 de Abril.
Subiu 100% com base no anuncio sucessivo de obras ganhas no inicio do ano passado , algumas em locais de elevado risco operacional. , e Resultados extraordinários não recorrentes com venda de bons negócios que detinha e não repetíveis .
Mercado nesta cotada especula muito com o anuncio de obras , como se isso significasse automaticamente lucros , o que não aconteceu nos últimos 3 anos , conseguir ter elevados lucros operacionais .
Em teoria até podiam as obras todas não gerar resultados positivos ou os mesmos serem absorvidos no serviço da divida de 1.000 Milhões .

A nível do gráfico foi 2 vezes á resistência dos 4 euros , não a conseguindo ultrapassar , e mantendo-se neste momento abaixo da MM50 que esteve a subir durante 4 meses e neste momento está já a inverter em baixa .
Tem suportes próximos nos 3.50 e 3.20 euros na Mm200.
Se ultrapassar num futuro próximo em baixa a MM200 nos 3.20, as perspetivas de medio prazo mudam e poderá visitar o suporte seguinte nos 2.30 euros .
Um valor já mais próximo de refletir os fundamentais operacionais de lucros nulos ou reduzidos dos últimos anos e uma colossal divida de 1.000 MILHõES e que não tem baixado deste ponto mesmo com a venda da maioria dos aneis .

Poderemos ter novamente um volume de negócios próximo dos 2.000 MILHÕES de EUROS , DIVIDA de 1.000 MILHÔES e resultados desapontantes para o ano de 2017 ( No 1º sem 2017 teve lucros de 5 Milhões )
Após apresentação de resultados e relatório e contas iremos dissecar o mesmo e ver os fantásticos resultados apresentados e se o mercado se vai manter neste nível de preço com esses resultados , numa altura em que mercado começa a incorporar maior aversão ao risco e menos otimismo para este nível de resultados das cotadas .
Dia 6 de Abril analisaremos os resultados, a divida , e o resultado liquido que fica na empresa com tantas obras , e se mercado se mantem nestes níveis de preço.
Anexos
mota 2503.PNG
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Mota Engil - Tópico Geral

por foxnights » 22/3/2018 15:04

Só uma questão a Mota não ganhou um bom contrato numas minas no baixo Alentejo :?:
Por vários anos :?:
:oh:
 
Mensagens: 19
Registado: 30/8/2016 11:30

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Àlvaro » 18/3/2018 15:41

A Mota fica-lhe bem a designação de Mota, sempre que vai para cima vai de mota, sempre que desce vem de mota. Acontece que na descida todos os santos ajudam.
 
Mensagens: 9731
Registado: 31/5/2014 23:07

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Garf » 17/3/2018 22:48

* Apesar da Mota ter encerrado a semana na zona dos 3,60/3,65, fechou com uma vela vermelha no diário e semanal :? em cima da linha de fundo do garfo e abaixo da LTA primária.
* O volume semanal foi o maior nas últimas 24 semanas (sensivelmente 6 meses).
* Apesar dos indicadores no diário poderem indicar uma possível reversão, no semanal indicam que o preço pode ir mais abaixo.
* Os curtos continuam sem posição relevante :-k .

Diário
EGL Diário - 2018.03.16.JPG


Semanal
EGL Semanal - 2018.03.16.JPG


Parece que poderá fazer uma onda de correção (Elliott) com o ponto c (final) nos 61,80% Fibonacci, ou seja na zona dos 3,20. Por outro lado se inverter os touros poderão continuar no seu domínio, pelo menos por mais algum tempo.
Acredito que nas próximas semanas a volatilidade, que já é alta nessa cotada, vai aumentar :roll: .

:?: :-k

BN

EGL Diário - 2018.03.16 (Elliott).JPG
Os comentários de Análise Fundamental quando aqui expressos são exclusivamente pessoais, não podendo portanto serem considerados como recomendação, estímulo ou alusão ao investimento no respectivo ativo.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 297
Registado: 10/11/2011 11:44
Localização: Vila do Conde

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Thoth » 16/3/2018 18:48

É normal haver distribuição perto das resistências.

Cumprimentos e bons negócios
“O que está em cima é como o que está em baixo, e o que está em baixo é como o que está em cima”
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1925
Registado: 29/9/2016 16:38
Localização: Antigo Egito

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AntónioManuel » 16/3/2018 18:17

Não gosto de ser pessimista, mas também não gosto de ver canais de lateralização após um movimento ascendente já com mais de um ano, cheira-me a distribuição, mas as probabilidades estão do lado da rotura em alta, veremos
Anexos
MOTA.png
DIARIO
MOTA.png
SEMANAL
Fortunes are made every year by those who take the time to learn to interpret charts properly. "O`Neil"
The chart is never wrong. Your interpretation of it however, that's a different story. "J.C.Parets"
Turn off the financial news and watch the charts, they tell the real story. "Steve Burns"
Each trade should end in only one of these ways, a small loss, a small win, a big win. Never a big loss or a huge loss. "Steve Burns"
Professional traders keep good records and have a trading journal to analyze their behavior to improve their edge. Tradeciety-Rolf
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1387
Registado: 17/4/2014 21:22

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 15/3/2018 18:54

Ulisses Pereira Escreveu:Eagle, todas as más notícias para ti são de um impacto tremendo, as boas notícias são completamente desvalorizadas. Pára um pouco para pensar, revê todas as criticas que fazes aos "permabulls" e verifica se não estás a agir exactamente da mesma forma.

Abraço,
Ulisses


Não , foi apenas para exemplificar porque o titulo sobe . Com as noticias de obras .

Agora está totalmente provado que o ganhar obras não corresponde a nenhuma melhoria nas perspetivas financeiras e de lucros da empresa , nem justificam valorização de 100% do titulo .

Há vários anos que fatura 2.000 milhões de euros e os resultados operacionais sem venda das joias da Coroa são NEGATIVOS , apesar de todas as obras .
É um problema estrutural

E não aceito os argumentos expostos que porque ganha obras vale em termos fundamentais o valor de mercado e este ano e o próximo vai ter lucros maravilhosos porque ganha obras .

Eu sei fazer contas , depois cada um compra ao preço que quiser .
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 15/3/2018 18:49

Eagle, todas as más notícias para ti são de um impacto tremendo, as boas notícias são completamente desvalorizadas. Pára um pouco para pensar, revê todas as criticas que fazes aos "permabulls" e verifica se não estás a agir exactamente da mesma forma.

Abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por pacheco1979 » 15/3/2018 18:47

EAGLETRADER20 Escreveu:E Pronto , ganhou mais uma obra em africa , sobe mais 2%.

É disto que o titulo vive , porque crescimento de lucros da atividade as empresas não necessitam .

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... NegociosTV


Não atingiste já o limite de posts hoje? santa paciência....
 
Mensagens: 565
Registado: 17/8/2013 23:25

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 15/3/2018 18:45

E Pronto , ganhou mais uma obra em africa , sobe mais 2%.

É disto que o titulo vive , porque crescimento de lucros da atividade as empresas não necessitam .

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas ... NegociosTV
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 15/3/2018 18:25

Pois, nunca vais adquirir o título sabes porquê?

Porque se cumprirem as estimativas 2€ significa um PE de 7 ou 8, o que não irá acontecer.
Se não cumprirem as estimativas então as acções caem alguma coisa e tu não vais comprar porque agora os fundamentais não valem 2€.



Por isso é que disse que este forum é só comentários desportivos e é por isso que não ponho aqui os pés alguns anos. Acho que estava aborrecido hoje. :roll: :roll:


Aconselho-te a ver o relatório do 1º trimestre, até tem lá coisas que nem me lembrava.

Se os motinhas cumprirem as perspectivas de mercado, o papel vai chegar aos 6€ antes de 2020. Podes vir cá desenterrar na altura.
E agora deixo-te aí a falar sozinho a proferir a falência da EGL enquanto a acção sobe e não sabes porquê, ah tu sabes, são os especuladores.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EAGLETRADER20 » 15/3/2018 18:01

Manuel_13 Escreveu:Antes de os tais resultados muito melhorados aparecerem, faz-se uma diversificação geográfica bem feita, em vários continentes e em países com escassez de infraestruturas e com capacidade para aproveitar os bons momentos económicos globais. Depois aparecem os resultados, mas para isso é preciso esperar.
Se estás à espera de os resultados aparecerem para entrares na acção, tens um problema: nessa altura já o papel subiu praticamente o que tinha de subir porque a cotação antecipa.
E normalmente é nessa altura que sai o smart money e entram os patos.


Se a afirmação de que entram os patos quer significar que existem muitos patos no mercado , eu ´só tenho de acreditar na afirmação .

Não se dirige a mim , pois não vou adquirir o titulo acima de 2 euros , pelo que essa designação ficará reservada para outros elementos do mercado.
Editado pela última vez por EAGLETRADER20 em 15/3/2018 18:26, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 5142
Registado: 4/3/2008 9:17
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 15/3/2018 17:57

Antes de os tais resultados muito melhorados aparecerem, faz-se uma diversificação geográfica bem feita, em vários continentes e em países com escassez de infraestruturas e com capacidade para aproveitar os bons momentos económicos globais. Depois aparecem os resultados, mas para isso é preciso esperar.
Se estás à espera de os resultados aparecerem para entrares na acção, tens um problema: nessa altura já o papel subiu praticamente o que tinha de subir porque a cotação antecipa.
E normalmente é nessa altura que sai o smart money e entram os patos.
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Gonee111 » 15/3/2018 17:50

Pois, é por isso que a grande maioria perde dinheiro na bolsa, só olham para o passado e depois ficam entalados e perdem dinheiro e depois também não ganham porque não entram nos negócios bons perdem o comboio.



O preço só volta aos 2€ se os motinhas não cumprirem aquelas estimativas. E se cumprirem irá subir (e bem), como ainda ninguém tem a certeza, anda a meio pau.


Se achas que não cumprem o lucro estimado e o crescimento futuro fazes bem em não comprar.
Quem acha que as estimativas são razoáveis e vão cumprir faz mal em não ter comprado porque o desconto foi enorme e continua aceitável para se comprar.

Depois há a variação de mercado que não é 100% eficaz em relação aos fundamentais, se cotasse tudo ao fair value então ninguém comprava ou vendia. Mas isso é outra história, a questão aqui não era esta.
 
Mensagens: 499
Registado: 4/2/2014 15:24

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, andraderui, Beira mar, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, hbsilva, iniciado1, latbal, nfaz, peterteam2, rg7803, Shimazaki_2, smog63 e 391 visitantes