Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Mota Engil - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por NurseTrader » 4/2/2015 0:36

Boas...

De facto teve um dia fantástico... :wink:
Penso que poderá ter caminho aberto até aos 3.75€


Fica o gráfico:
Anexos
EGL.MP.03022015.PNG
EGL.MP.03022015.PNG (46.59 KiB) Visualizado 5669 vezes
"O que o dinheiro faz por nós não compensa o que fazemos por ele." Gustave Flaubert
http://nursetrader.blogspot.pt/ - Alguns bitaites de um pequeno investidor AMADOR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 548
Registado: 29/11/2007 14:13
Localização: Póvoa de Varzim

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por richardj » 4/2/2015 0:23

bininho Escreveu:Então e hoje depois desta estrondosa subida superior a 10% ninguém diz nada?

como nada de significativo aconteceu, terá sido uma subida especulativa?


Alguem a comprar uma posição de relevo?

Ainda há dias a acção teve um comportamento semelhante.

Já agora esta vela dá um padrão bull.

já saíram os resultados da ME?

Cooper: CASE, get ready to match our spin with the retro thrusters.

CASE: It's not possible.

Cooper: No, it's necessary!

INTERSTELLAR
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2706
Registado: 25/4/2011 22:36
Localização: Drama City

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por bininho » 4/2/2015 0:09

Então e hoje depois desta estrondosa subida superior a 10% ninguém diz nada?

como nada de significativo aconteceu, terá sido uma subida especulativa?
 
Mensagens: 69
Registado: 29/11/2007 2:16
Localização: Algures por aí

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Luka! » 2/2/2015 17:23

Penso que com o Crude a subir (depois de tanto ter descido) os investidores devem voltar à MOTA ENGIL...
Penso q efectuvamente esta numa ZONA DE COMPRA.


PAra mais tem targets a voltar sendo o ultimo hà uns dias de 4,60
O banco de investimento reiniciou a cobertura das acções da construtora com uma recomendação de "comprar". Defende que, depois da forte queda, as acções estão "subavalidadas". O preço-alvo de 4,60 euros está a fazer disparar os títulos.
Para o Santander, a Mota-Engil vale mais do que o valor atribuído pelos investidores. Defende, na nota de investimento em que reiniciou a cobertura das acções da construtora, que estes estão subavaliados. Atribui-lhes um preço-alvo de 4,60 euros, mais de 70% do que estes valem em bolsa. As "várias oportunidades de crescimento" na África subsariana levam-no a recomendar "comprar" os títulos.

"A Mota-Engil tem várias oportunidades de crescimento nos mercados emergentes, nomeadamente na África Subsariana, devido à carência de infra-estruturas na região", diz o Santander, lembrando que a construtora detém 80% do capital da Mota-Engil África. "Mas actuação da Mota-Engil não se resume a África", sublinhando o crescimento da carteira de encomendas da construtora na América Latina, que já representa 46% do total de encomendas previstas.


Assim ando nas compras de MOTA ENGIL
O grafico fala por si ...;..
Anexos
MOTA ENGIL.PNG
MOTA ENGIL.PNG (18.07 KiB) Visualizado 6164 vezes
... if you feel like doubling up a profitable position, slam your finger in a drawer until the feeling goes away !
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3395
Registado: 21/10/2003 21:48

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por jgut » 1/2/2015 20:25

De momento, em tendência de queda, nos espaços temporais que analiso, tendo finalizada a correção das ultimas descidas (segundo me parece e tendo por base os indicadores que sigo).

Está numa zona de consolidação... tem-se aguentado, mas o "clic" necessário está ativado, :shock:
Bons negócios.
"Ter paciência é difícil, mas o resultado é gratificante."
Jean-Jacques Rousseau

Qual a dor que escolhes?
A da DISCIPLINA ou do Arrependimento?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1614
Registado: 27/3/2014 21:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por EuroSexy » 29/1/2015 19:04

Basicamente os investidores estão renitentes a investir na Mota porque o sector da construção é muito sensível ao aumento das taxas de juros, e elas não podem ficar eternamente baixas. Além disso, a Mota tem negócios em petroléos e o fraco preço não está a ajudar.
 
Mensagens: 1004
Registado: 16/6/2014 0:01

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 29/1/2015 18:36

afcapitao Escreveu:Agradeço desde já a resposta.

Compreendo. Mas a dívida sempre foi alta e a cotação já chegou aos 6,4€. Além disso a ME foi sempre capaz de remunerar os accionistas regularmente nos ultimos 8 / 9 anos (ver os dividendos todos os anos -> https://www.google.com/finance?q=ELI:EGL), mesmo nos momentos em que o preço do petróleo estava baixo (ver 2009), ou o acesso ao mercado de dívida estava limitado (2011/2012).

Em relação ao aumento da dívida para a EGF não creio que seja mau, uma vez que foi um investimento num monopólio, com ativos regulados, pelo que foi um aumento de dívida compensado um ativo de qualidade, que se devia reflectir na cotação.

Será que a dívida é assim um problema tão grande, tendo em conta a diversidade de ativos e mercados da ME SGPS?
Mas é claro, o melhor é olhar para os resultados e tentar fazer as contas.

Cumprimentos

Como disse, não ponho isso em causa. E certamente que mota a 2,7 e melhor que a 6,4.. Mas a conta tem que ser sempre feita descontando a divida. Abraco
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 28/1/2015 19:53

Agradeço desde já a resposta.

Compreendo. Mas a dívida sempre foi alta e a cotação já chegou aos 6,4€. Além disso a ME foi sempre capaz de remunerar os accionistas regularmente nos ultimos 8 / 9 anos (ver os dividendos todos os anos -> https://www.google.com/finance?q=ELI:EGL), mesmo nos momentos em que o preço do petróleo estava baixo (ver 2009), ou o acesso ao mercado de dívida estava limitado (2011/2012).

Em relação ao aumento da dívida para a EGF não creio que seja mau, uma vez que foi um investimento num monopólio, com ativos regulados, pelo que foi um aumento de dívida compensado um ativo de qualidade, que se devia reflectir na cotação.

Será que a dívida é assim um problema tão grande, tendo em conta a diversidade de ativos e mercados da ME SGPS?
Mas é claro, o melhor é olhar para os resultados e tentar fazer as contas.

Cumprimentos
 
Mensagens: 249
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rollingsnowball » 28/1/2015 18:36

afcapitao Escreveu:Olá a todos,

Agora que a mota engil áfrica foi para a bolsa, temos os seguintes números:

- Mota Engil África --> 100 milhões de ações * 6,4€ (cotação atual) = 640 ME de capitalização bolsista
versus
- Mota Engil SGPS --> 563ME de capitalização bolsista. Sendo que a ME SGPS detém 80% da ME ÁFRICA, que corresponde a 512ME.

Existe, portanto, um diferencial de 50milhões entre uma empresa e outra. Será possível que o mercado esteja apenas a considerar um valor de 50 milhões de euros para as operações na América Latina e Europa?

A meu ver o mercado está a avaliar incorretamente a Mota-Engil, resta saber qual dos lados está subavailado (ou sobreavaliado).

opiniões?

Cumprimentos

e os mais de 1000 milhões de dívida líquida a mais que tem a Mota Engil SGPS (aos quais se tem que somar o que entretanto foi pago ao Estado pela privatização da EGF)? A questão é, portanto, se América Latina e Europa valem 1200-1300 M (ou mais qualquer coisa).. não tenho opinião sobre isso mas esquecem-se sempre da dívida...
As opiniões traduzem uma interpretação pessoal da realidade não se constituindo como sugestões de investimento. Por serem uma interpretação pessoal, estas opiniões vão obrigatoriamente estar erradas por vezes, pelo que cada um deve efectuar a sua própria análise.
 
Mensagens: 1048
Registado: 13/12/2008 12:42
Localização: 14

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por bininho » 28/1/2015 18:18

A Mota Engil SGPS está sub-avaliada e ainda vai ficar mais quando apresentar resultados.
Por outro lado com a queda do Petróleo, vai ter muitos problemas sobretudo em Angola... uma ação de elevado risco no curto prazo!
 
Mensagens: 69
Registado: 29/11/2007 2:16
Localização: Algures por aí

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por afcapitao » 28/1/2015 17:14

Olá a todos,

Agora que a mota engil áfrica foi para a bolsa, temos os seguintes números:

- Mota Engil África --> 100 milhões de ações * 6,4€ (cotação atual) = 640 ME de capitalização bolsista
versus
- Mota Engil SGPS --> 563ME de capitalização bolsista. Sendo que a ME SGPS detém 80% da ME ÁFRICA, que corresponde a 512ME.

Existe, portanto, um diferencial de 50milhões entre uma empresa e outra. Será possível que o mercado esteja apenas a considerar um valor de 50 milhões de euros para as operações na América Latina e Europa?

A meu ver o mercado está a avaliar incorretamente a Mota-Engil, resta saber qual dos lados está subavailado (ou sobreavaliado).

opiniões?

Cumprimentos
 
Mensagens: 249
Registado: 8/3/2012 17:31
Localização: 21

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Sergon » 27/1/2015 22:42

..
Desculpa Estóico por ser mais palavroso!
 
Mensagens: 115
Registado: 8/12/2006 20:38

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por O Estóico Ocioso » 16/1/2015 9:59

.
 
Mensagens: 671
Registado: 27/7/2014 0:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por trend=friend » 16/1/2015 9:15

E 76% do valor do pipeline seguramente negociado em dólares? :-"
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 3984
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por O Estóico Ocioso » 16/1/2015 0:33

.
Editado pela última vez por O Estóico Ocioso em 26/1/2015 17:25, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 671
Registado: 27/7/2014 0:32

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por kiterio » 13/1/2015 17:36

Claro que sim, e já estava a espera, teve uma queda de 50% em 2 meses, eu nunca pensei é que fosse tão "expressivo" o ressalto

vamos ver amanhã o que faz
 
Mensagens: 23
Registado: 28/8/2013 16:09

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Diacono » 13/1/2015 16:08

caiu a pique durante as ultimas semanas, é natural que algum dia tivesse um ressalto.
A noticia http://www.jornaldenegocios.pt/mercados ... engil.html ajudou a aumentar a amplitude.
Pelos meus gráficos foi de suporte a resistência.

Imagem
A volatilidade dos mercados é a maior aliada do “verdadeiro investidor”. - Warren Buffett
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1519
Registado: 29/11/2007 2:53

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por kiterio » 13/1/2015 15:52

E de repente, o mundo acordou para a Mota.

Não percebo o motivo para estar a ganhar "tanto".
 
Mensagens: 23
Registado: 28/8/2013 16:09

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por LUISSM3 » 7/1/2015 3:25

Pessoalmente acho que estão a olhar pela vidinha deles, vão comprando quando acham que estão baratas e podem valorizar-se, e vão vendendo quando acham que estão a bom preço para vender.

Tem sido sempre assim, ainda me lembro de quando em 2011 compravam todas as ações que se vendessem abaixo de 1,03€ (ou próximo disso).

Em finais de Fevereiro de 2014 lá despacharam umas quantas a 4,65€.

Agora compraram a 2,6€. Possivelmente poderão voltar a comprar caso elas baixem ainda mais, para daqui a algum tempo fazerem novas vendas assim que o preço atingir valores que considerem significativos para justificar nova venda.

Não é o que todos nós queremos fazer?

Eles mais do que ninguém sabem o que fazem em relação ao seu próprio negócio.

Mas isto não passa de uma opinião.


http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/accoes_da_mota_engil_vendidas_com_um_desconto_de_10.html

http://www.jornaldenegocios.pt/empresas/construcao/detalhe/familia_mota_continua_a_comprar_accoes_da_construtora.html
Anexos
MotaEngil 6-1-2015(W).gif
MotaEngil 6-1-2015(W).gif (49.32 KiB) Visualizado 4608 vezes
Bons Ventos,
SW
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 923
Registado: 29/11/2007 9:59

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por rsacramento » 6/1/2015 22:15

kiterio Escreveu:Boas,

As ações continuam a cair, a família continua a reforçar "em força". Acham que é para dar confiança? ou para evitar quedas maiores?

nem uma coisa nem outra, na minha opinião

as retracções costumam ser bons pontos de entrada, embora a mota viva um perigoso bear market
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 6/1/2015 17:35

Devem estar a tentar baixar o preço médio. :shock:

De todo o modo, só o facto de terem mtas obras encomendadas em África não quer dizer grande coisa.

É que nada lhes garante q depois de feitas, elas venham a ser pagas pela totalidade. E aí ainda é pior do que não as fazer, dado que tem o custo da obra para abater.

Se esses contratos q assinaram valerem tanto quanto a garantia "soberana" que o presidente Angolano deu ao BES...
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por AAA_ » 6/1/2015 16:59

kiterio Escreveu:Boas,

As ações continuam a cair, a família continua a reforçar "em força". Acham que é para dar confiança? ou para evitar quedas maiores?


Ninguém segura a acção comprando um ou dois milhões.
É claramente porque acreditam que é um bom investimento. Ninguém conhece melhor a empresa que eles...
 
Mensagens: 719
Registado: 21/10/2010 13:08
Localização: 13

Re: Mota Engil - Tópico Geral

por kiterio » 6/1/2015 16:50

Boas,

As ações continuam a cair, a família continua a reforçar "em força". Acham que é para dar confiança? ou para evitar quedas maiores?
 
Mensagens: 23
Registado: 28/8/2013 16:09

Já agora, o graficozinho...:

por RaposoTavares » 31/12/2014 14:59

mota.engil.promete.mais.um.ano.a.apanhar.papalvos.JPG
Atenção às médias móveis. Cedo, muito cedo para a entrada dos longos.
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Recordar é viver

por RaposoTavares » 31/12/2014 14:48

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/accoes_da_mota_engil_vendidas_com_um_desconto_de_10.html

Esta foi uma das notícias que me fez descrer da Mota. Depois descri do PSIzito.
Em contrapartida, se pensar nos bacanos que enfiaram, satisfeitos, 17% do Papel a desconto não posso deixar de sorrir. Os tubarões também se comem uns aos outros. E isso é bonito...
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Barão de Soestrova, Bing [Bot], Cem pt, Google [Bot], iniciado1, malakas, MP65, niceboy, PAULOJOAO e 235 visitantes