Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

PT diz tem cash suficiente cobrir défice fundo pensões

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Moneyonfire » 7/2/2003 18:08

07 Feb 2003 16:47

LISBOA, 7 Fev (Reuters) - A Portugal Telecom (PT) <PTCO.IN> não considera preocupante a decisão da Standard & Poor's de colocar a empresa em 'CreditWatch' e aponta que tem cash suficiente para, se quiser, cobrir o gap do fundo de pensões, disse fonte oficial da empresa.

Acrescentou que a empresa possui um 'gap' de cerca de 1,1 mil milhões de euros (ME) mas dispõe de à volta de 1,7 mil ME em cash para o cobrir.

"Gostamos do nosso rating (...) mas não é uma procupação demasiada porque 80 pct da dívida da PT tem taxa de dívida fixada e se houver downgrade a taxa não sobe", afirmou, à Reuters, aquela fonte oficial.

A S&P anunciou que pode descer o rating de uma dúzia de empresas europeias, incluindo a PT, devido ao facto de as suas responsabilidades com as pensões não estarem suficientemente cobertas colocando-as em 'CreditWatch'.

"No ano passado essa diferença era de 1,8 mil ME e terá subido 1 ou 2 pontos percentuais durante o ano, mas o valor líquido é de 1,1 porque cerca de 800-900 ME dessa diferença está reflectido como custo operacional no nosso balanço anual", explicou frisando que "o net gap é 1,1 versus 1,7 cash que temos no banco".

Disse ainda que "o crescimento de cash flow este ano (2002) em cima do do ano passado (2001) é muito acentuado" e que "o grupo PT só com cash flow que gera em euros em Portugal (...) paga todas as obrigações da empresa nos anos futuros".

"O balanço do grupo PT nunca esteve melhor", assegurou.

Afirmou também que a decisão da empresa de não cobrir a diferença dos activos sob gestão do fundo de pensões e o valor presente líquido das obrigações esperadas no futuro com os pensionistas da empresa é "decisão de consciente gestão que tem em conta estrutura capital da empresa".

"O grupo PT tem sensivelmente 1,7 mil ME em cash, em conta corrente, e, se quisesse, amanhã de manhã fundiava essa diferença", afirmou sublinhando que a empresa "tem em média 16 anos para cobrir essa diferença".

Adiantou que existem certos incentivos fiscais "que só de ano a ano se podem usufruir, pelo que não faz sentido, do ponto de vista da estrutura de capital da empresa, fechar por completo esta obrigação".

A fonte oficial da PT explicou que o fundo de pensões que pertence aos empregados da PT - o qual é gerido por uma empresa regulada pelo Instituto de Seguros de Portugal denominada Previsão - tem tido uma política de investimento extremamente conservadora.

"(O fundo de pensões da PT) tem menos de 30 pct dos seus activos em equities, sendo o resto em cash e bonds, pelo que não tem tido a desvalorização de outros fundos na Europa", referiu a mesma fonte.

A PT atribui o estar nesta lista da S&P devido ao facto de "ter sido negociado no passado uma reforma com uma estrutura de benefício definido - independentemente da contribuição o benefício que tem na reforma está definido".

"(A questão dos fundos de pensões) é uma situação que começa a preocupar as agências de rating", apontou.

Negociaram-se 4,8 milhões de acções da PT a subir 0,15 pct para os 6,57 euros.

Registado: 11/11/2002 13:55

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69 e 128 visitantes