Reafirmo o que escrevi o futuro da Europa esta intimamente ligado ao comportamento do cidadão médio alemão muito terra a terra ( espero que esta minha observação não vá ferir a sensibilidade….) e a sua reacção a ajuda que a Alemanha terá de facultar aos países em dificuldade , hoje somo trucidados no Le Monde com direito a primeira pagina.
Bem então vamos lá encarrilar o tópico
Nova idade da reforma na Alemanha entra em vigor em 2012
17/11/10, 13:58
OJE/Lusa
O governo alemão confirmou hoje a entrada em vigor do aumento gradual da idade de reforma dos 65 para os 67 anos, entre 2012 e 2029, com base num relatório sobre a situação dos trabalhadores mais idosos.
O relatório, apresentado pela ministra do Trabalho, Ursula von der Leyen, em que se refere que a percentagem dos trabalhadores no activo entre os 55 e os 64 anos subiu 8%, para 57,4% desde 2007.
Em conferência de imprensa em Berlim, a ministra afirmou que o aumento gradual da idade da reforma para os 67 anos, até 2029, "é uma questão de justiça face à geração mais jovem".
Trata-se, segundo Von der Leyen, de "distribuir de forma justa o fardo do aumento da esperança de vida".
A ministra democrata-cristã criticou, neste contexto, a proposta dos sindicatos alemães para se aumentarem as contribuições para as pensões de reforma, e manter a idade de reforma nos 65 anos.
"Se as pessoas têm pensões de reforma durante cada vez mais tempo, também podem trabalhar um pouco mais tempo", comentou.
Após análise do relatório, o governo concluiu também que, se a situação económica continuar a melhorar, as pensões de reforma poderão aumentar, em média, 1,9 % ao ano, até 2024.
De acordo com os mesmos cálculos, a pensão de reforma média subiria assim dos actuais 1224 euros por mês para 1584 euros.
A Associação de Protecção Social criticou a decisão de manter o aumento da idade de reforma, sublinhando que o número de desempregados com mais de 60 anos quadruplicou, desde 2007, atingindo 145 mil pessoas.
Analistas referiram, no entanto, que este aumento se ficou a dever à introdução nas estatísticas dos trabalhadores desempregados com mais de 58 anos, deixando de ser considerados em situação de pré-reforma.
[/quote]