Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por rsacramento » 20/3/2013 15:41

manchini Escreveu:Boas,

Não sei, mas podem utilizar o BES para fazerem um caso prático, tipo 0.90€ é um suporte ou não.


inclino-me para o não
Anexos
B.ESPIRITO SANTO.png
B.ESPIRITO SANTO.png (9.9 KiB) Visualizado 6192 vezes
menos é mais
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por *manchini* » 20/3/2013 15:25

Boas,

Não sei, mas podem utilizar o BES para fazerem um caso prático, tipo 0.90€ é um suporte ou não.

O BES está fraquinho, eu à espera duma subida de 7/8% e só chega aos 3%.
Será que é por causa dos analistas do BPI só darem 1.15€ de Target?? :mrgreen:

Manchini
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 299
Registado: 27/9/2011 17:49
Localização: 16

por Joao-D » 20/3/2013 13:27

MKlop Escreveu:Eu dou mais importância aos retestes e aos níveis criados após a "violação" de uma linha de tendência (ensinado pelo meu "mentor"). Linha essa que me parece que muitas vezes age como resistência e suporte.

Vários métodos são válidos para o mesmo instrumento, julgo eu.


Também partilho da mesma opinião.
Considero que uma linha de tendência (ou um suporte) quantos mais toques tiver, mais essa linha ou esse suporte é relevante. É isso também que está escrito em muitos livros.
Mas considero também que uma linha de tendência pode ter dois toques, e se ao terceiro toque a linha não suster o preço de descer (for violada), isso pode ser relevante para o investidor, e assumir que o preço vai descer mais. É apenas isto que defendo.

Vamos falar do BES!
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por MKlop » 20/3/2013 13:21

Isto está lindo.

Humildade a todos os que pensam que sabem o que mercado faz ou vai fazer. Quem sabe são os institucionais :wink:

Eu dou mais importância aos retestes e aos níveis criados após a "violação" de uma linha de tendência (ensinado pelo meu "mentor"). Linha essa que me parece que muitas vezes age como resistência e suporte.

Vários métodos são válidos para o mesmo instrumento, julgo eu.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 595
Registado: 25/2/2010 9:49

por Joao-D » 20/3/2013 13:21

Blue Epsilon Escreveu:
Desculpem a intromissão, mas:
Santo Deus João, estás a fazer essa pergunta a um trader profissional! Queres que ele te mostre um scan de um livro a dizer isso?


Eu também vivo do trading, mas isso é irrelevante.
A minha opinião é que as opiniões são subjetivas, não existe um certo e um errado.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por Blue Epsilon » 20/3/2013 13:16

Joao-D Escreveu:
Ulisses Pereira Escreveu:A verdade é que nos manuais da Análise Técnica, a esmagadora maioria dos autores aponta para a necessidade de 3 pontos para validarem uma LT.
Um abraço,
Ulisses


Quantos manuais de AT conheces? Tenho vários, e não falam sobre isso. No livro de bolsa "ganhar em bolsa", também não fala sobre isso.

Interessa-me traçar uma linha de tendência, verificar a tendência com essa linha, e depois verificar se o preço reage ou não reage a essa linha. Ao resto, não dou relevância.

Acho que nunca provei carne de cavalo, mas bom proveito!


Desculpem a intromissão, mas:
Santo Deus João, estás a fazer essa pergunta a um trader profissional! Queres que ele te mostre um scan de um livro a dizer isso?

Podem discutir isto em outro tópico? Daqui a pouco isto torna-se como o tópico do BCP :?


Falemos do BES, meus amigos!
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

por Joao-D » 20/3/2013 13:12

Ulisses Pereira Escreveu:A verdade é que nos manuais da Análise Técnica, a esmagadora maioria dos autores aponta para a necessidade de 3 pontos para validarem uma LT.
Um abraço,
Ulisses


Quantos manuais de AT conheces? Tenho vários, e não falam sobre isso. No livro de bolsa "ganhar em bolsa", também não fala sobre isso.

Interessa-me traçar uma linha de tendência, verificar a tendência com essa linha, e depois verificar se o preço reage ou não reage a essa linha. Ao resto, não dou relevância.

Acho que nunca provei carne de cavalo, mas bom proveito!
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por Ulisses Pereira » 20/3/2013 13:02

Isto pode ser uma questão de semântica. Mas se na fonte que citas diz que o 3º ponto confirma a validade, quer dizer que ela não é válida enquanto esse 3º ponto não a confirmar.

A verdade é que nos manuais da Análise Técnica, a esmagadora maioria dos autores aponta para a necessidade de 3 pontos para validarem uma LT.

Claro que cada um pode fazer como quiser. E eu até posso comer carne de cavalo pensando que é de vaca.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Joao-D » 20/3/2013 12:49

Zeb_PT Escreveu:
Não querendo reavivar isto, só para dar o meu achega e colocando fontes:

Validation
It takes two or more points to draw a trend line. The more points used to draw the trend line, the more validity attached to the support or resistance level represented by the trend line. It can sometimes be difficult to find more than 2 points from which to construct a trend line. Even though trend lines are an important aspect of technical analysis, it is not always possible to draw trend lines on every price chart. Sometimes the lows or highs just don't match up, and it is best not to force the issue. The general rule in technical analysis is that it takes two points to draw a trend line and the third point confirms the validity.

http://stockcharts.com/school/doku.php? ... rend_lines


Esta regra tem lógica pois todos e quais quer maximos ou minimos relativos, se fossem usados 2 pontos, desenhariam linhas de tendencias.


Essa fonte tinha sido deixada no início, e diz que se pode traçar uma linha de tendência só com dois pontos.

A mesma fonte diz também:

Lines are an important tool in technical analysis for both trend identification and confirmation. A trend line is a straight line that connects two or more price points and then extends into the future to act as a line of support or resistance. Many of the principles applicable to support and resistance levels can be applied to trend lines as well.

E foi isso também o que escrevi.

Mas o tema começou aqui quando o brunojsn colocou esta linha de tendência.

Imagem

e o rsacramento escreveu logo de seguida que:

Colocada: 19/3/2013 14:01
rsacramento Escreveu:essa LTa não tem relevância técnica


É com isto que discordo.
A interpretação da relevância técnica de uma linha de tendência é subjetiva.
O brunojsn, eu, ou qualquer pessoa podemos considerar que a linha não susteve o preço de descer nesse determinado ponto, e considerar esse fato relevante.

Tal como hoje, podemos considerar relevante o preço reagir ao terceiro toque na LT.

A relevância que se dá às linhas de tendência é subjetiva. A AT não é uma ciência exata, a interpretação da AT varia de investidor para investidor. O investidor tem a liberdade de interpretar se uma linha de tendência tem relevância técnica ou não tem relevância técnica, ou se um qualquer indicador técnico tem relevância técnica ou não tem relevância técnica.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por dfviegas » 20/3/2013 11:22

ao ler esta discussão que não acaba, só me faz pensar em algumas frases, A teimosia nos mercados paga-se muito caro, enquanto esperam que os mercados vos dê razão a vossa conta bancária levará cortes avultados.
 
Mensagens: 988
Registado: 29/11/2007 2:53
Localização: Alto do Moinhi

por Celsius-reloaded » 20/3/2013 11:21

Adamhedge Escreveu:... o dia ainda nao acabou,mas reagiu onde tinha que reagir,era bom passar os .95 mas isso...


Lta com 4 toques.

Seems legit :lol:
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

por Zeb_PT » 20/3/2013 11:10

Joao-D Escreveu:O meu objetivo foi:- demonstrar que dois pontos podem servir para se ver uma tendência;- que dá para traçar uma linha de tendência só com dois pontos; - e que não é necessário 3 pontos para validar a tendência ou a linha de tendência. Demonstrei ambas as coisas.

Não acho que a minha opinião está mais ou menos válida que a tua porque a AT é uma ciência empírica e não uma ciência exata, mas eu vou manter a minha opinião. Sorry.


Não querendo reavivar isto, só para dar o meu achega e colocando fontes:

Validation
It takes two or more points to draw a trend line. The more points used to draw the trend line, the more validity attached to the support or resistance level represented by the trend line. It can sometimes be difficult to find more than 2 points from which to construct a trend line. Even though trend lines are an important aspect of technical analysis, it is not always possible to draw trend lines on every price chart. Sometimes the lows or highs just don't match up, and it is best not to force the issue. The general rule in technical analysis is that it takes two points to draw a trend line and the third point confirms the validity.

http://stockcharts.com/school/doku.php? ... rend_lines


Esta regra tem lógica pois todos e quais quer maximos ou minimos relativos, se fossem usados 2 pontos, desenhariam linhas de tendencias.
http://marketapprentice.wordpress.com

Para muito errar e muito mais aprender!

"who loses best will win in the end!" - Phantom of the Pits

Nota: As análises apresentadas constituem artigos de opinião do autor, não devendo ser entendidos como recomendações de compra e venda ou aconselhamento financeiro.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 919
Registado: 9/3/2009 23:07
Localização: 16

por Adam hedge » 20/3/2013 10:48

... o dia ainda nao acabou,mas reagiu onde tinha que reagir,era bom passar os .95 mas isso...
Anexos
bes58.PNG
bes58.PNG (35.01 KiB) Visualizado 7243 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

por Joao-D » 20/3/2013 1:45

rsacramento Escreveu:
majomo Escreveu:não querendo ser moderador, este tópico é do bes.
o assunto é interessante, abram um tópico específico :)


realmente esta discussão apoderou-se indevidamente do tópico

para quem se interesse pelo tema das LTs terá ficado amplamente esclarecido acerca das minhas posições e ideias

quanto ao João começo a perceber que o intuito dele não é discutir mas sim qualquer outra coisa, pelo que vejo como falta de respeito a atitude que está a ter para comigo, já que eu, ingenuamente e de boa fé estava a tentar esclarecê-lo, enquanto que ele sistematicamente foge às minhas questões, que eram colocadas precisamente para responder às dele

dou este assunto por encerrado, e as minhas desculpas ao pessoal que lê o tópico do bes


O meu objetivo foi:- demonstrar que dois pontos podem servir para se ver uma tendência;- que dá para traçar uma linha de tendência só com dois pontos; - e que não é necessário 3 pontos para validar a tendência ou a linha de tendência. Demonstrei ambas as coisas.

Não acho que a minha opinião está mais ou menos válida que a tua porque a AT é uma ciência empírica e não uma ciência exata, mas eu vou manter a minha opinião. Sorry.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por rsacramento » 20/3/2013 1:34

majomo Escreveu:não querendo ser moderador, este tópico é do bes.
o assunto é interessante, abram um tópico específico :)


realmente esta discussão apoderou-se indevidamente do tópico

para quem se interesse pelo tema das LTs terá ficado amplamente esclarecido acerca das minhas posições e ideias

quanto ao João começo a perceber que o intuito dele não é discutir mas sim qualquer outra coisa, pelo que vejo como falta de respeito a atitude que está a ter para comigo, já que eu, ingenuamente e de boa fé estava a tentar esclarecê-lo, enquanto que ele sistematicamente foge às minhas questões, que eram colocadas precisamente para responder às dele

dou este assunto por encerrado, e as minhas desculpas ao pessoal que lê o tópico do bes
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Joao-D » 20/3/2013 1:28

rsacramento Escreveu:do livro do magee chamado technical analysis of stock trends

entendeste agora?



O texto não diz que não se consegue ver a tendência só com dois pontos.

Em muitas situações bastam 2 toques para ver se a tendência é ascendente ou descendente.
Neste exemplo, vê-se claramente que a tendência é ascendente e a linha de tendência só tem dois toques.
É uma linha de tendência, não precisa do terceiro para ela estar válida, e não precisa do terceiro toque para ver que a tendência é ascendente.
Qualquer pessoa olha para a linha e entende que a tendência é ascendente.

Gráfico mensal SP500.
Anexos
tendencia 2 toques.PNG
tendencia 2 toques.PNG (17.25 KiB) Visualizado 7705 vezes
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por rsacramento » 20/3/2013 1:26

do livro do magee chamado technical analysis of stock trends

entendeste agora?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por majomo » 20/3/2013 1:25

não querendo ser moderador, este tópico é do bes.
o assunto é interessante, abram um tópico específico :)
Como se ganha dinheiro na bolsa?!
-Devo usar STOP's
-A tendência é minha amiga
-Não posso transformar um lucro em perda
-Devo cortar as perdas e deixar correr os ganhos
-As ações podem subir/descer mais do que penso e mais rápido
-Cumprir as regras anteriores...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2065
Registado: 25/7/2007 15:52
Localização: Porto

por Joao-D » 20/3/2013 1:22

rsacramento Escreveu:A first and tentative up trendline can be drawn as soon as two bottoms have
formed, the second higher than the first, but if prices move
back to that line a third time, make a third bottom there
and start a renewed advance, then the validity of that line
as a true definition of the trend has been confirmed by the
action of the market


Isso é de onde?

O que está escrito não diz que não se consegue ver a tendência só com dois pontos.

Em muitas situações bastam 2 toques para ver se a tendência é ascendente ou descendente.
Neste exemplo, vê-se claramente que a tendência é ascendente e a linha de tendência só tem dois toques.
É uma linha de tendência, não precisa do terceiro para ser uma linha de tendência, nem precisa do terceiro toque para se ver que a tendência é ascendente.

Gráfico mensal SP500.
Anexos
tendencia 2 toques.PNG
tendencia 2 toques.PNG (17.25 KiB) Visualizado 7937 vezes
Editado pela última vez por Joao-D em 20/3/2013 1:26, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por rsacramento » 20/3/2013 1:20

era o que eu já devia ter feito, também :lol:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por rg7803 » 20/3/2013 1:18

I give up...

Boa noite a todos.

PS: a noite é boa conselheira...
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4201
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

por rsacramento » 20/3/2013 1:16

irra que já não tenho mais pachorra para ti: o texto que coloquei é retirado do livro do Magee!

agora o que é que vais argumentar?

que nem procurar sabes?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Joao-D » 20/3/2013 1:13

rsacramento Escreveu:
Joao-D Escreveu:
Leste livros? Estou apenas a pedir um livro onde esteja escrito que uma linha de tendência só é válida se tiver mais de 3 toques.

O livro que foi dado como exemplo é claro e diz que para traçar uma linha é suficiente duas ou mais linhas. E o exemplo que é dado no livro também é claro.

Onde estudei?
Estudei na escola numero 4, depois no colegio bartolomeu dias e depois no ISEL. Para que é que queres saber isso? Está relacionado com o quê?

tu gostas muito de desvirtuar: perguntaram-te "Por onde é que estudaste???"!!!

quanto a livros, já te deram 2, não chega?


rsacramento,

Lê a mensagem anterior.
Percebi mal e corrigi antes de escreveres.

Continuo à espera que demonstres.
Deste o exemplo de um livro, eu fui buscar o livro, e o próprio livro que disseste contradiz aquilo que afirmas.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por rsacramento » 20/3/2013 1:11

Joao-D Escreveu:
Leste livros? Estou apenas a pedir um livro onde esteja escrito que uma linha de tendência só é válida se tiver mais de 3 toques.

O livro que foi dado como exemplo é claro e diz que para traçar uma linha é suficiente duas ou mais linhas. E o exemplo que é dado no livro também é claro.

Onde estudei?
Estudei na escola numero 4, depois no colegio bartolomeu dias e depois no ISEL. Para que é que queres saber isso? Está relacionado com o quê?

tu gostas muito de desvirtuar: perguntaram-te "Por onde é que estudaste???"!!!

quanto a livros, já te deram 2, não chega?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Joao-D » 20/3/2013 1:06

rg7803 Escreveu:Não, não podes.

Uma linha sim, bastam dois pontos. Uma linha tendencia (de tendencia, repara bem) não podes.

Quaisquer dois pontos geram-te linhas. Se o que escreves fosse válido em qualquer gráfico tracavas dezenas ou centenas linhas; como irias definir a tendencia então??

No minimo precisas de tres toques, seja numa trendline seja num suporte/resistencia.

O pá isto é o be a ba da AT! Por onde é que estudaste???



Leste livros? Estou apenas a pedir um livro onde esteja escrito que uma linha de tendência só é válida se tiver mais de 3 toques.

O livro que foi dado como exemplo é claro e diz que para traçar uma linha é suficiente duas ou mais linhas. E o exemplo que é dado no livro também é claro.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Alfa Trader, Bing [Bot], Ferreiratrade, Google [Bot], Goya777, joao garcao, JoeP, karaya75, PAULOJOAO, peterteam2 e 421 visitantes