Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

por Rags » 20/3/2013 19:34

Rags Escreveu:Em relação ao Bes e sua AT: Eu que tanto defendi que o breakout da LTd e da resistência nos 0,95 seria um sinal positivo para o curto prazo, fui apanhado de surpresa com a macacada do Chipre, que bela novela que ali vai icon_confused.gif Com um cenário de incerteza que é tudo o que os mercados não gostam, foi o que se viu.

Com posição aberta no breakout da LTd a 0,953 e a correr bem, vai de pôr o stop (neste caso venda ao melhor,como sempre) na abertura, mas devido ao Gap down na abertura da sessão de segunda a posição foi fechada a 0,941 e passei de positivo a perda de -1,2% faz parte...

Bom, trade passado, hora de seguir em frente analisando de novo os gráficos à procura de novas oportunidades.

E logo ontem pareceu-me ocorrer uma oportunidade de entrada. Onde? No reteste à LTd (0,90)! Devo confessar que este não é um reteste que me inspire grande segurança, devido à distancia temporal desde o breakout, preferia ter assistido ao reteste na própria sessão ou na seguinte e não passadas sete sessões, acho que desta forma o reteste ou a própria LTd está mais fragilizada.

Mas além do reteste, tinha também:

icon_arrow.gif indicadores em oversold no horário
icon_arrow.gif ligeira divergência positiva no RSI
icon_arrow.gif dois gap´s por fechar nomeadamente a 0,98 e 1,007
icon_arrow.gif no gráfico de 4h podemos desenhar a LTD servindo como topo de um canal descendente, ou seja reteste ao canal
icon_arrow.gif no gráfico diário como já foi referido temos uma LTa com inicio em Agosto do ano passado isto na escala linear, na escala logarítmica podemos traçar uma com inicio em Outubro do ano passado, esta ainda carece de confirmação porque o terceiro toque foi ontem.


Vamos ver como corre o trade, para já o stop está novamente no valor de entrada, e conforme for correndo o trade vou subindo o stop, ou não se for stopado na entrada, e a ver se desta vez sem gap.

Para já o importante era voltar novamente acima dos 0,95 vamos ver se tem força para tal icon_smile.gif


PS: Mais logo meto os vários gráficos com a bonecada da AT




:arrow:
Anexos
bes 20-03-2013 semanal.png
bes 20-03-2013 semanal.png (45.83 KiB) Visualizado 7006 vezes
bes 20-03-2013 diário linear.png
bes 20-03-2013 diário linear.png (53.19 KiB) Visualizado 7019 vezes
bes 20-03-2013 diário logarítmica.png
bes 20-03-2013 diário logarítmica.png (53 KiB) Visualizado 7018 vezes
bes 20-03-2013    4 horas.png
bes 20-03-2013 4 horas.png (67.44 KiB) Visualizado 7010 vezes
bes 20-03-2013    horário.png
bes 20-03-2013 horário.png (71.58 KiB) Visualizado 7003 vezes
Cumprimentos
Rags
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por _x_ » 20/3/2013 18:21

:oops: :oops: foi da pressa :oops: :oops:

E alguma influência do Socrates.
:wink:
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

por rsacramento » 20/3/2013 18:03

de momento o bes tem de vencer em alta a zona dos 1.0 euros se quiser inverter a tendência (descendente) de curto médio prazo, fazendo um alto mais alto, já que o baixo mais alto parece já estar feito
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por MKlop » 20/3/2013 17:56

_x_ Escreveu:Estava a ser sacrástico :lol:


Inacreditável: escreveram mal o nome! :evil:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 595
Registado: 25/2/2010 9:49

por _x_ » 20/3/2013 17:51

Estava a ser sarcástico :lol:
Anexos
ga.png
ga.png (61.2 KiB) Visualizado 7280 vezes
Editado pela última vez por _x_ em 20/3/2013 18:22, num total de 2 vezes.
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

por Blue Epsilon » 20/3/2013 17:49

rsacramento Escreveu:
_x_ Escreveu:Senhores, então e o BES?
(...)
O BES tem de abifar o GAP isso sim é AT.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E não me venham com coisas a dizer que nem sempre são fechados!!!!


lamento desapontar-te mas isso de ter de se fechar o gap não passa de um mito



Mito? Consegues provar que isso está escrito em algum livro?











Estou a brincar :P É óbvio que os gaps podem não ser fechados!
Segue a tendência e não te armes em herói ao tentar contrariá-la.
Podes tentar, mas o Mercado é um monstro selvagem que provavelmente te irá engolir.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1325
Registado: 29/11/2007 2:13
Localização: Porto

por rsacramento » 20/3/2013 17:36

_x_ Escreveu:Senhores, então e o BES?
(...)
O BES tem de abifar o GAP isso sim é AT.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E não me venham com coisas a dizer que nem sempre são fechados!!!!


lamento desapontar-te mas isso de ter de se fechar o gap não passa de um mito
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por rsacramento » 20/3/2013 17:30

Adamhedge Escreveu:
rsacramento Escreveu:
Adamhedge Escreveu: caro rsacramento alguma coisa que nao esteja bem diga :wink:

nada a declarar :lol:

de facto há LTs que funcionam numa escala e naturalmente na outra já não: por exemplo o Ulisses usa esc linear, enquanto que eu prefiro a esc log, mas isso são estilos

já agora satisfaz-me a curiosidade: que aplicação usas para os gráficos?


boa tarde caro rsacramento.

não precebi quanto á aplicação,a plantaforma é da xtb,não sei se é isso a que se refere.

abraço :wink:


é a pataforma da xtb, ok; logo tens intraday, certo?

já agora faz-me um favor: trata-me por tu
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Joao-D » 20/3/2013 17:26

Las_Vegas Escreveu:
Joao-D Escreveu:Eu também vivo do trading, mas isso é irrelevante.
A minha opinião é que as opiniões são subjetivas, não existe um certo e um errado.


Acredito que vivas do trading mas analista técnico não és de certeza absoluta ;)

Eu, que não vivo do trading nem sou AT, tenho lido que para traçar linhas de tendência em AT deve ser tido em conta:
- o preço deve tocar e ressaltar 3 vezes na tal linha (3 = 2 para traçar a linha + 1 para confirmar que é válida)
- o espaçamento temporal entre os vários toques na linha de tendência deve ser "graciosamente" distribuído no tempo (1 LTD com 1 ano a negociar em cima depois do 1º toque e os dois últimos toques no último mês, não serve, ou como dizem os profissionais: é caca)
- o grau de inclinação da dita linha de tendência (as de inclinação mais acentuada parece que em média duram menos)
- a experiência de cada um
- o volume da reação do preço a cada toque
- etc etc


Mas admito que possa estar completamente enganado e isto da AT seja totalmente subjectiva, sem regras nem leis, ou como dizem os profissionais: tudo ao calhas.


Nunca escrevi "que era tudo ao calhas".
Tenho no forum um tópico com duas carteiras, e se quiseres podes com o tempo verificar, nesse tópico, como tomo as minhas decisões.
Não vou tocar mais neste assunto. Escrevi tudo o que queria sobre o assunto.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por Adam hedge » 20/3/2013 17:24

rsacramento Escreveu:
Adamhedge Escreveu: caro rsacramento alguma coisa que nao esteja bem diga :wink:

nada a declarar :lol:

de facto há LTs que funcionam numa escala e naturalmente na outra já não: por exemplo o Ulisses usa esc linear, enquanto que eu prefiro a esc log, mas isso são estilos

já agora satisfaz-me a curiosidade: que aplicação usas para os gráficos?


boa tarde caro rsacramento.

não precebi quanto á aplicação,a plantaforma é da xtb,não sei se é isso a que se refere.

abraço :wink:
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

por _x_ » 20/3/2013 17:22

Senhores, então e o BES?
Parem sff de discutir o sexo dos anjos.
Não interessa para nada se o gato é preto ou branco, importa é que apanhe ratos.

O BES tem de abifar o GAP isso sim é AT.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

E não me venham com coisas a dizer que nem sempre são fechados!!!!
_X_

John Maynard Keynes ‏
The capitalist economy is not real, it is simply a delusion that keeps the masses enchained to their social bondage.

É sempre muito falível projetar cenários não acontecidos.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1904
Registado: 9/1/2008 17:56
Localização: 15

por Joao-D » 20/3/2013 17:21

Este artigo é sobre a escala logarítmica e a escala aritmética ...

http://globalgrowthinvestor.com/124/why ... le-charts/
Editado pela última vez por Joao-D em 20/3/2013 18:00, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por Las_Vegas » 20/3/2013 17:10

Joao-D Escreveu:Eu também vivo do trading, mas isso é irrelevante.
A minha opinião é que as opiniões são subjetivas, não existe um certo e um errado.


Acredito que vivas do trading mas analista técnico não és de certeza absoluta ;)

Eu, que não vivo do trading nem sou AT, tenho lido que para traçar linhas de tendência em AT deve ser tido em conta:
- o preço deve tocar e ressaltar 3 vezes na tal linha (3 = 2 para traçar a linha + 1 para confirmar que é válida)
- o espaçamento temporal entre os vários toques na linha de tendência deve ser "graciosamente" distribuído no tempo (1 LTD com 1 ano a negociar em cima depois do 1º toque e os dois últimos toques no último mês, não serve, ou como dizem os profissionais: é caca)
- o grau de inclinação da dita linha de tendência (as de inclinação mais acentuada parece que em média duram menos)
- a experiência de cada um
- o volume da reação do preço a cada toque
- etc etc


Mas admito que possa estar completamente enganado e isto da AT seja totalmente subjectiva, sem regras nem leis, ou como dizem os profissionais: tudo ao calhas.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1187
Registado: 4/11/2002 23:12
Localização: Portugal

por rsacramento » 20/3/2013 16:57

Adamhedge Escreveu: caro rsacramento alguma coisa que nao esteja bem diga :wink:

nada a declarar :lol:

de facto há LTs que funcionam numa escala e naturalmente na outra já não: por exemplo o Ulisses usa esc linear, enquanto que eu prefiro a esc log, mas isso são estilos

já agora satisfaz-me a curiosidade: que aplicação usas para os gráficos?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

por Adam hedge » 20/3/2013 16:52

Joao-D Escreveu:
Adamhedge Escreveu:boa tarde a todos.

a discusao pode continuar ainda por cima é relaçao a graficos e bolsa e todos apreendemos.

grafico diario quem nao estiver de acordo com alguma coisa é dizer,pois eu posso estar errado em algo e levar outros ao engano. andamos todos ao mesmo a tentar fazer pela vidinha


Adamhedge, não estou a dizer que estás errado, apenas que os dois gráficos não são coincidentes.
Geralmente, isso acontece quando as escalas são diferentes.


já vi a msg.( qd se muda de pag. ás vezes nao se vê o q se escreve)

boa tarde caro joao.

ok tudo bem :wink:

caro rsacramento alguma coisa que nao esteja bem diga :wink:
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

por Joao-D » 20/3/2013 16:51

Adamhedge Escreveu:nao consigo ver a msg. do caro joao


Também não estava a conseguir ver a minha mensagem, mas agora já aparece...
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por Adam hedge » 20/3/2013 16:50

nao consigo ver a msg. do caro joao
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

por Joao-D » 20/3/2013 16:39

Adamhedge Escreveu:boa tarde a todos.

a discusao pode continuar ainda por cima é relaçao a graficos e bolsa e todos apreendemos.

grafico diario quem nao estiver de acordo com alguma coisa é dizer,pois eu posso estar errado em algo e levar outros ao engano. andamos todos ao mesmo a tentar fazer pela vidinha


Adamhedge, não estou a dizer que estás errado, apenas que os dois gráficos não são coincidentes.
Geralmente, isso acontece quando as escalas são diferentes.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por Adam hedge » 20/3/2013 16:33

boa tarde a todos.

a discusao pode continuar ainda por cima é relaçao a graficos e bolsa e todos apreendemos.

grafico diario quem nao estiver de acordo com alguma coisa é dizer,pois eu posso estar errado em algo e levar outros ao engano. andamos todos ao mesmo a tentar fazer pela vidinha
Anexos
bes59.PNG
bes59.PNG (35.13 KiB) Visualizado 5884 vezes
Volta teu rosto sempre na direção do sol e então as sombras
ficarão para trás.

Lembra-te : se não tivesses lido e ouvido falar em aumento de capital tinhas entrado no bes... portanto...
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2002
Registado: 21/2/2007 18:24
Localização: zamzibar

por Joao-D » 20/3/2013 16:08

Tracei a mesma linha (a preto) que o Adamhedge traçou no gráfico que o rsacramento deixou, e verifica-se que a linha não coincide.

Penso que Adamhedge usou o gráfico na escala aritmética e o rsacramento usou o gráfico na escala logarítmica.
Pessoalmente, uso a escala logarítmica.

É possível traçar uma linha de suporte (tracei a vermelho) mas na minha opinião é melhor esperar mais uns dias (1 a 3 dias) para se ver se a linha sustem o preço ou não.
Anexos
bes.PNG
bes.PNG (21.77 KiB) Visualizado 5997 vezes
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por Rags » 20/3/2013 16:04

Blue Epsilon Escreveu:Falemos do BES, meus amigos!




De acordo, porque tanta teimosia já cansa :roll:


Em relação ao Bes e sua AT: Eu que tanto defendi que o breakout da LTd e da resistência nos 0,95 seria um sinal positivo para o curto prazo, fui apanhado de surpresa com a macacada do Chipre, que bela novela que ali vai :? Com um cenário de incerteza que é tudo o que os mercados não gostam, foi o que se viu.

Com posição aberta no breakout da LTd a 0,953 e a correr bem, vai de pôr o stop (neste caso venda ao melhor,como sempre) na abertura, mas devido ao Gap down na abertura da sessão de segunda a posição foi fechada a 0,941 e passei de positivo a perda de -1,2% faz parte...

Bom, trade passado, hora de seguir em frente analisando de novo os gráficos à procura de novas oportunidades.

E logo ontem pareceu-me ocorrer uma oportunidade de entrada. Onde? No reteste à LTd (0,90)! Devo confessar que este não é um reteste que me inspire grande segurança, devido à distancia temporal desde o breakout, preferia ter assistido ao reteste na própria sessão ou na seguinte e não passadas sete sessões, acho que desta forma o reteste ou a própria LTd está mais fragilizada.

Mas além do reteste, tinha também:

:arrow: indicadores em oversold no horário
:arrow: ligeira divergência positiva no RSI
:arrow: dois gap´s por fechar nomeadamente a 0,98 e 1,007
:arrow: no gráfico de 4h podemos desenhar a LTD servindo como topo de um canal descendente, ou seja reteste ao canal
:arrow: no gráfico diário como já foi referido temos uma LTa com inicio em Agosto do ano passado isto na escala linear, na escala logarítmica podemos traçar uma com inicio em Outubro do ano passado, esta ainda carece de confirmação porque o terceiro toque foi ontem.


Vamos ver como corre o trade, para já o stop está novamente no valor de entrada, e conforme for correndo o trade vou subindo o stop, ou não se for stopado na entrada, e a ver se desta vez sem gap.

Para já o importante era voltar novamente acima dos 0,95 vamos ver se tem força para tal :)


PS: Mais logo meto os vários gráficos com a bonecada da AT
Cumprimentos
Rags
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 838
Registado: 24/5/2010 22:06
Localização: Lisboa

por Presa36 » 20/3/2013 15:58

E porque não começam também a ver o gráfico noutros prazos temporais?
Longo, médio e curto prazo?

Garanto que ficavam com uma ideia mais precisa.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1008
Registado: 5/11/2002 0:25
Localização: Ponte de Lima

por Joao-D » 20/3/2013 15:57

Sr_SNiper Escreveu:
rsacramento Escreveu:-se considerar que é um suporte.
.


rsacramento Escreveu:
inclino-me para o não




LOL :)
Tudo do contra...


Respondi que sim porque vi o gráfico do Adamhedge.
Olhando para o gráfico do rsacramento também penso que não... acho que os dois gráficos não estão na mesma escala.
Um deve estar na escala logarítmica e outro na escala aritmética..
Editado pela última vez por Joao-D em 20/3/2013 16:01, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

por Sr_SNiper » 20/3/2013 15:52

rsacramento Escreveu:inclino-me para o não
.


Joao-D Escreveu:pode-se considerar que é um suporte.




LOL :)
Tudo do contra...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

por Joao-D » 20/3/2013 15:50

manchini Escreveu:Boas,

Não sei, mas podem utilizar o BES para fazerem um caso prático, tipo 0.90€ é um suporte ou não.

O BES está fraquinho, eu à espera duma subida de 7/8% e só chega aos 3%.
Será que é por causa dos analistas do BPI só darem 1.15€ de Target?? :mrgreen:

Manchini


Pode-se considerar que é um suporte.
O preço bateu nesse valor e subiu.
O Adamhedge deixou o gráfico em cima, e no gráfico observa-se isso.
Se vai continuar a ser suporte nos próximos dias, isso é que já não sei.
 
Mensagens: 1315
Registado: 27/5/2010 18:17
Localização: Lisboa

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], fatura.pt, HFCA, PAULOJOAO, Xacal e 395 visitantes