Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BES - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: BES - Tópico Geral

por cliente1 » 15/10/2014 19:36

Saiu hoje uma notícia que falava que o bes mau tinha um património de 1000 milhões. Não sei quanto "valem" as subordinadas mas se calhar não dá para chegar a pagar qq coisa aos accionistas...
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: BES - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 15/10/2014 19:28

tdpower100 Escreveu:Ultimamente tem saído muitas noticias a dizer que as ações do BES, podem ser negociadas fora da bolsa e a 2,4 Cêntimos por Acão. Será que é apenas publicidade para os acionistas venderem agora ao desbarato



Vender ao desbarato ? LOL
Elas valem zero, por isso quem as está a vender a qualquer valor diferente de zero está a fazer um negocio fabuloso e quem as está a comprar está a acreditar que estamos em Portugal...
Estão a vender areia da praia ao preço de ouro, é claro que existe a hipótese, diria que remota, de alguem pegar nessa areia depois, chegar à AR e alguém lhe pagar ao preço de ouro, mas eu não metia ai as minhas fichas...
Eu vendia tudo a 2,4 centimos e ficaria todo contente
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BES - Tópico Geral

por ricardmag » 15/10/2014 18:46

Oculus, os depositantes só perdiam o remanescente de 100.000€, o fundo serve para isso mesmo (Fundo de Garantia de Depósitos).

Então os depositantes normais iam pagar o calote aos accionistas e obrigacionistas :?:
É isso que estás a querer dizer :?: Não leves a mal mas esta teve piada :lol:

Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: BES - Tópico Geral

por logi » 15/10/2014 17:36

No dinheiro vivo aparece esta noticia:
BES: Falência do banco teria levado Fundo de Garantia a pagar até 18 mil ME em depósitos
http://www.dinheirovivo.pt/economia/int ... 436&page=1

Ora se em depósitos existentes no BES tinham este valor todo, quer dizer que se existisse falência do BES, os depositantes perdiam este dinheiro todo.

Logo como qualquer investidor não pode perder mais do que se houvesse falencia do banco, pergunto se este valor não ia ser usado para pagamento aos credores do Banco, ou seja, credores vão receber o valor todo lá colocado?
 
Mensagens: 57
Registado: 4/2/2014 15:13

Re: BES - Tópico Geral

por tdpower100 » 14/10/2014 11:37

Ultimamente tem saído muitas noticias a dizer que as ações do BES, podem ser negociadas fora da bolsa e a 2,4 Cêntimos por Acão. Será que é apenas publicidade para os acionistas venderem agora ao desbarato, e os futuros titulares das ações receberem as supostas indeminizações.
Já pesquisei e não encontro informação nenhuma sobre essas entidades interessadas em ações do BES, alguém pode partilhar aqui?
E se será que é melhor vender já e recuperar algum capital ou esperar por alguma eventual indeminização.


http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/bolsa/detalhe/accionistas_do_bes_podem_vender_accoes_fora_de_bolsa.html

http://economico.sapo.pt/noticias/accoes-do-bes-negoceiam-a-24-centimos-fora-de-mercado_203201.html
 
Mensagens: 16
Registado: 26/4/2014 22:03

Re: BES - Tópico Geral

por Dr Tretas » 12/10/2014 12:14

Sniper, se o familiar estiver nas condições da alínea e) do código do imposto de selo, talvez seja melhor uma doação se algum dia houver lugar a mais valias.

Artigo 6.º
Isenções subjectivas

São isentos de imposto do selo, quando este constitua seu encargo:
a) O Estado, as Regiões Autónomas, as autarquias locais e as suas associações e federações de direito público e quaisquer dos seus serviços, estabelecimentos e organismos, ainda que personalizados, compreendidos os institutos públicos, que não tenham carácter empresarial;
b) As instituições de segurança social;
c) As pessoas colectivas de utilidade pública administrativa e de mera utilidade pública;
d) As instituições particulares de solidariedade social e entidades a estas legalmente equiparadas;
e) O cônjuge ou unido de facto, descendentes e ascendentes, nas transmissões gratuitas sujeitas à verba 1.2 da tabela geral de que são beneficiários.
(Redacção da Lei n.º64-A/2008, de 31 de Dezembro)


Nesse caso, o teu familiar doava-te as obrigações, e depois podias vender tu sem mais valia, porque o art. 45 do código do IRS diz que há um "reset" do valor de aquisição para aquele que se verificar no momento da doação :mrgreen:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2826
Registado: 29/10/2013 12:15
Localização: Almada City

Re: BES - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 12/10/2014 2:51

cliente1 Escreveu:Agora, quem derreteu um "pagamento real" para as comprar é que tem levado a coisa com grande desportivismo ... é de se tirar o chapéu!!!

Pois, esse tipo que as derreteu fui eu, lol
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BES - Tópico Geral

por cliente1 » 11/10/2014 21:11

Sr_SNiper Escreveu:
cliente1 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Ofereci as minhas a um familiar a 0,1% , só para poder declarar a menos valia no IRS e limpar a carteira deste lixo tóxico.
Nem sei quem ficou a ganhar, se ele, se eu com esses 0,1%, lol


Suponho que esses 0,1% tenham sido o "valor declarado" e que na verdade esse familiar não tenha pago nada ... e agora ele deve andar todos os dias a perguntar se não vai ter chatices com as finanças no caso daquilo afinal valer mais :lol:

É tudo legal.
Repara, se quilo valer mais, quando ele vender tem um lucro brutal, e vai pagar 28% desse lucro ao estado.
Não há nenhum stress. O stress é meu que derreti dinheiro com isto como um senhor... lol


Eu não disse que era ilegal. Estava apenas a presumir que esse familiar fosse alguém que fez o favor de ficar com a titularidade pelo valor nominal de 0,1% (suponho que se tivesse sido literalmente zero ia dar entrar no patamar das doações e poderia dar confusão) e não tivesse sequer procedido a um "pagamento real".

E também estou a imaginar que esse familiar devolverá os 72% que resultarem do valor recuperado através do mesmo "pagamento real" com que as terá comprado a 0,1%.

Agora, quem derreteu um "pagamento real" para as comprar é que tem levado a coisa com grande desportivismo ... é de se tirar o chapéu!!!
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: BES - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 11/10/2014 21:02

cliente1 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Ofereci as minhas a um familiar a 0,1% , só para poder declarar a menos valia no IRS e limpar a carteira deste lixo tóxico.
Nem sei quem ficou a ganhar, se ele, se eu com esses 0,1%, lol


Suponho que esses 0,1% tenham sido o "valor declarado" e que na verdade esse familiar não tenha pago nada ... e agora ele deve andar todos os dias a perguntar se não vai ter chatices com as finanças no caso daquilo afinal valer mais :lol:

É tudo legal.
Repara, se quilo valer mais, quando ele vender tem um lucro brutal, e vai pagar 28% desse lucro ao estado.
Não há nenhum stress. O stress é meu que derreti dinheiro com isto como um senhor... lol
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BES - Tópico Geral

por cliente1 » 11/10/2014 20:50

Sr_SNiper Escreveu:Ofereci as minhas a um familiar a 0,1% , só para poder declarar a menos valia no IRS e limpar a carteira deste lixo tóxico.
Nem sei quem ficou a ganhar, se ele, se eu com esses 0,1%, lol


Suponho que esses 0,1% tenham sido o "valor declarado" e que na verdade esse familiar não tenha pago nada ... e agora ele deve andar todos os dias a perguntar se não vai ter chatices com as finanças no caso daquilo afinal valer mais :lol:
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: BES - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 11/10/2014 20:39

cliente1 Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
cliente1 Escreveu:Eu acho que nem aquece nem arrefece. Apenas impede a negociação em bolsa de algo cujo valor comercial é "duvidoso" .

Duvidoso para quem ?
Na melhor das hipótese deverá valer 15% do valor nominal, a ser negociado ninguém daria mais de 5% , digo eu...


Certo. Eu quando queria dizer "duvidoso" era no sentido que existe uma grande incerteza sobre o "valor real" dessas subordinadas e parece-me que tem sido política da CMVM que enquanto as coisas não estão claras, manter suspensa a negociação oficial.

Agora, quanto ao valor... sabe-se lá quanto valem... se me oferecerem algumas de graça eu aceito :mrgreen:

Ofereci as minhas a um familiar a 0,1% , só para poder declarar a menos valia no IRS e limpar a carteira deste lixo tóxico.
Nem sei quem ficou a ganhar, se ele, se eu com esses 0,1%, lol
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BES - Tópico Geral

por cliente1 » 11/10/2014 20:22

Sr_SNiper Escreveu:
cliente1 Escreveu:Eu acho que nem aquece nem arrefece. Apenas impede a negociação em bolsa de algo cujo valor comercial é "duvidoso" .

Duvidoso para quem ?
Na melhor das hipótese deverá valer 15% do valor nominal, a ser negociado ninguém daria mais de 5% , digo eu...


Certo. Eu quando queria dizer "duvidoso" era no sentido que existe uma grande incerteza sobre o "valor real" dessas subordinadas e parece-me que tem sido política da CMVM que enquanto as coisas não estão claras, manter suspensa a negociação oficial.

Agora, quanto ao valor... sabe-se lá quanto valem... se me oferecerem algumas de graça eu aceito :mrgreen:
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: BES - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 11/10/2014 20:04

cliente1 Escreveu:Eu acho que nem aquece nem arrefece. Apenas impede a negociação em bolsa de algo cujo valor comercial é "duvidoso" .

Duvidoso para quem ?
Na melhor das hipótese deverá valer 15% do valor nominal, a ser negociado ninguém daria mais de 5% , digo eu...
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BES - Tópico Geral

por cliente1 » 11/10/2014 12:40

Eu acho que nem aquece nem arrefece. Apenas impede a negociação em bolsa de algo cujo valor comercial é "duvidoso" .
 
Mensagens: 232
Registado: 13/8/2014 17:30

Re: BES - Tópico Geral

por Bebedorock » 10/10/2014 23:01

Penso que ninguem ainda postou esta informação util de hoje.

COMUNICADOS

CONSELHO DIRETIVO DELIBERA PRORROGAÇÃO DA SUSPENSÃO DA NEGOCIAÇÃO DAS AÇÕES E DE INSTRUMENTOS DE DÍVIDA DO BES

09 de Outubro de 2014

O Conselho Diretivo da Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) deliberou, nos termos do artigo 214º, da alínea b) do n.º 2 do artigo 213º e do número 2 do art. 215º, todos do Código dos Valores Mobiliários, a prorrogação da suspensão da negociação das ações e dos instrumentos de dívida do Banco Espírito Santo, SA de seguida identificados, por 10 dias úteis, até à divulgação de informação relevante e segura sobre o emitente.

BES PERPETUAL SERIE USD (código ISIN PTBEROOM0030)
BES OBRIGACOES CX SUBORDINADAS 2011 (código ISIN PTBEQFOM0016)
BES PERPETUAL (código ISIN PTBENBOM0021)

Conclusão a CMVM não deliberou nada e adia por mais 10 dias os problemas e angustias de todos nós
Na bolsa

Yeaahh nóis sobiiiiii!! Yeahh nóis desciiiiii!! Wiiiiiiiii!
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 49
Registado: 10/9/2013 22:36

Re: BES - Tópico Geral

por VirtuaGod » 10/10/2014 17:45

Sr_SNiper Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:Alguém me pode explicar como é possível as ações estarem a ser transaccionadas foro de bolsa a 2,7 cêntimos???
Elas valem zero e não é uma força de expressão, é mesmo zero. Para elas valerem 0,05 cêntimos, teria que haver guito para pagar todas as subordinadas, e se houver guito para pagar 15% a 20% das subordinadas já vai ser um pau !!!



Se alguém tiver uma explicação :)


Estarmos em Portugal. Serve? :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: Assim de cabeça diria que é a probabilidade que o mercado está a dar dos pequenos investidores reaverem algum $$$ Pk? Pk são "pequenos investidores" e como disse estamos em Portugal. As acções eram vendidas ao balcão, deve ser por isso LOLOL :wall:
Artigos e estudos: Página repositório dos meus estudos e análises que vou fazendo. Regularmente actualizada. É costume pelo menos mais um estudo por semana. Inclui a análise e acompanhamento das carteiras 4 e 8Fundos.
Portfolio Analyser: Ferramenta para backtests de Fundos e ETFs Europeus

"We don’t need a crystal ball to be successful investors. However, investing as if you have one is almost guaranteed to lead to sub-par results." The Irrelevant Investor
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5707
Registado: 20/11/2002 21:56
Localização: Porto

Re: BES - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 10/10/2014 17:39

[quote="Sr_SNiper"]Alguém me pode explicar como é possível as ações estarem a ser transaccionadas foro de bolsa a 2,7 cêntimos???
Elas valem zero e não é uma força de expressão, é mesmo zero. Para elas valerem 0,05 cêntimos, teria que haver guito para pagar todas as subordinadas, e se houver guito para pagar 15% a 20% das subordinadas já vai ser um pau !!!


Se alguém tiver uma explicação :)
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BES - Tópico Geral

por ricardmag » 10/10/2014 12:23

Basta acordares um valor com um comprador e depois ir ao teu banco, onde tens a carteira de títulos e dizeres que queres vender fora do mercado, acho que é isto.
Cumprimentos
"Quando a música acaba, apagam-se as luzes." The Door's
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 5395
Registado: 3/4/2014 15:17

Re: BES - Tópico Geral

por ermporshe » 10/10/2014 12:18

Também gostava de saber como se pode vender as acções do BES fora do mercado regulado e já agora qual é o valor delas?
 
Mensagens: 28
Registado: 16/10/2013 17:02

Re: BES - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 8/10/2014 20:05

zecatreca_1 Escreveu:E aquele senhor com nick Aç (não me recordo do resto) que comprou 200k em ações do bes e dizia que aqui a malta é que estava enganada/ queriamos enganar?
O que aconteceu ao homem?

Está na visão desta semana, está lá um tipo que perdeu 200k e que fala que frequentava o caldeirão !! :lol: :lol:
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BES - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 8/10/2014 20:05

Alguém me pode explicar como é possível as ações estarem a ser transaccionadas foro de bolsa a 2,7 cêntimos???
Elas valem zero e não é uma força de expressão, é mesmo zero. Para elas valerem 0,05 cêntimos, teria que haver guito para pagar todas as subordinadas, e se houver guito para pagar 15% a 20% das subordinadas já vai ser um pau !!!
Se alguém tiver uma explicação :)!!!
Editado pela última vez por Sr_SNiper em 10/10/2014 17:33, num total de 1 vez.
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: BES - Tópico Geral

por +Valias » 8/10/2014 14:14

Carlos Costa Novo Banco: Escolha de avaliador internacional está em curso

O processo de seleção de um avaliador independente que decidirá se há lugar a indemnização aos acionistas do Banco Espírito Santo (BES) está a decorrer, e passará por uma entidade internacional, revelou hoje o governador do Banco de Portugal (BdP).

http://www.noticiasaominuto.com/economi ... a-em-curso
 
Mensagens: 70
Registado: 6/8/2014 22:08

Re: BES - Tópico Geral

por +Valias » 6/10/2014 21:17

BES Indemnização a acionistas? Avaliação independente decide
As regras de resolução bancária da União Europeia ditam que seja feita uma avaliação, por uma pessoa independente, para determinar o valor de uma eventual indemnização aos acionistas do BES, revelou hoje o supervisor do mercado português.


Ao abrigo da diretiva comunitária relativa aos processos de resolução de instituições de crédito e certas empresas de investimento, "os Estados-membros asseguram que caso as autoridades de resolução transfiram apenas parte dos direitos, ativos e passivos da instituição objeto de resolução, os acionistas e os credores cujos créditos não tenham sido transferidos não podem ficar em pior situação do que a que teriam caso a instituição tivesse sido liquidada ao abrigo de processos normais de insolvência", informou a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Para tal, os Estados-membros "asseguram que seja realizada uma avaliação por uma pessoa independente, o mais cedo possível depois da(s) medida(s) de resolução em causa produzirem efeitos (esta avaliação é feita numa ótica de liquidação e, portanto, distinta da efetuada para efeitos de resolução)", sublinhou.

Num documento que reúne um conjunto de respostas a perguntas frequentes na sequência da aplicação da medida de resolução do Banco de Portugal ao Banco Espírito Santo (BES) e criação do Novo Banco, a CMVM realçou ainda que "a diretiva estabelece também que o eventual resultado positivo da venda do banco de transição (neste caso, o Novo Banco) reverta para os acionistas e credores do banco objeto de resolução (o BES), sendo-lhe devido este valor caso ele seja superior ao valor de liquidação acima referido".

É da aplicação deste quadro normativo que resultará o valor da indemnização eventualmente devido aos acionistas do BES e, portanto, o valor patrimonial das ações, esclareceu a entidade liderada por Carlos Tavares.

Contudo, os acionistas "assumirão prioritariamente as perdas e serão, por isso, graduados em último lugar, depois dos credores comuns e dos credores subordinados, tal como num processo de liquidação comum", frisou.

A CMVM revelou ainda que a negociação das ações do BES em bolsa vai permanecer suspensa "até à divulgação de informação relevante e segura sobre o emitente", enquanto as transações de títulos fora do mercado regulamentado são válidas.

Quanto às ações do Espírito Santo Financial Group (ESFG), que foram suspensas a 10 de julho por solicitação da própria entidade, a sua negociação nos mercados regulamentados de Portugal e do Luxemburgo vai permanecer congelada.

O supervisor realçou ainda que não tinha poderes legais para proibir o último aumento de capital do BES, superior a mil milhões de euros, que tem sido alvo de muitas críticas por parte dos investidores.

"A deliberação de aumento de capital cabe aos órgãos sociais da entidade emitente e a CMVM não pode influenciar esta deliberação ou impedir a sua concretização", assinalou, acrescentando que, "no caso de uma instituição financeira, cabe ainda ao Banco de Portugal pronunciar-se e atuar, relativamente a este tipo de operação, tendo em conta a necessidade determinada pela situação do emitente e o impacto do aumento de capital".
 
Mensagens: 70
Registado: 6/8/2014 22:08

Re: BES - Tópico Geral

por moppie85 » 2/10/2014 16:53

zecatreca_1 Escreveu:E aquele senhor com nick Aç (não me recordo do resto) que comprou 200k em ações do bes e dizia que aqui a malta é que estava enganada/ queriamos enganar?
O que aconteceu ao homem?



se nao vendeu, está arrependido... acho que não vale a pena bater no ceguinho...
 
Mensagens: 1331
Registado: 15/4/2008 14:12

Re: BES - Tópico Geral

por zecatreca_1 » 2/10/2014 14:09

E aquele senhor com nick Aç (não me recordo do resto) que comprou 200k em ações do bes e dizia que aqui a malta é que estava enganada/ queriamos enganar?
O que aconteceu ao homem?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1540
Registado: 17/2/2012 14:31

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], boavista, fatura.pt, Google [Bot], HFCA, hugoch89, m-m, Majestic-12 [Bot], malakas, MR32, Musus, nunorpsilva, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, Sinedrio e 232 visitantes