Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

BCP

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

eu diria...

por maeinvestidora » 5/2/2003 16:46

...pela análise dos gráficos que o BCP se está a preparar novamente para uma derrapagem. Mas tenho mais uma questão:

Caso não haja notícias positivas da parte da administração do banco, a tendência continuará de queda da cotação da acção?

Obrigada pela vossa atenção e até já!
Lar, doce lar, ou o gosto amargo das tarefas domésticas!

Registado: 30/1/2003 15:54

por Pata-Hari » 5/2/2003 13:13

ó mãe, lol, o swing não é nada de muito sofisticado, peguei no que é a olho o último topo, de dia 6 de dezembro, e desenhei aquilo que parece ser o topo do canal descendente. Foi esse declive que usei.

Outra forma de calcular o declive, e que dá um resultado muito idêntico, seria pegar num dos instrumentos do meta, o Raft regression channel e verificar com que declive está. Chegas a uma conclusão semelhante.

O que quero dizer é que claro que o declive não vai ser este para sempre, lol, estou a dizer que o actual movimento tem este declive e que para já não mostra vontade de o querer alterar. O que não sei porque tenho muito pouco jeito para previsões é que não faço a menor das ideia onde é que este movimento irá parar, mmas que para já é a info que tenho e que posso usar. Eu até acredito que graças aos 10 centimos de dividendo que o movimento de queda se atenue durante o próximo mês, mas se calhar não o suficiente para que valha a pena manter em carteira as acções ou comprar...

Deixo-te o gráfico para que percebas o que estou a dizer. A Azul claro estão os canais desenhados a olhómetro, e a rosa os canais desenhados pela regressão de raft.
Anexos
mae.png
mae.png (14.26 KiB) Visualizado 1098 vezes
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Re: Swing descendente

por Antunes » 5/2/2003 13:13

maeinvestidora Escreveu:Como é que é calculado o swing? São médias móveis das sessões desde que se regista a queda do BCP?

O declive que obteve não é diário, espero... senão o cenário é catastrófico!

Obrigada pelos esclarecimentos, Pata-Hari.

Até já!

Cara maeinvestidora,

Aconselho-a a fazer uma experiência que não é nada dolorosa: vende metade da sua posição em BCP. Se descer, óptimo, volta a comprar mais barato daqui a uns 3/4 meses. Se subir por causa dos dividendos (o que me parece pouco provável que suba algo que se veja) vende a outra parte no dia antes do "ex-dividend day"!

Registado: 4/12/2002 11:16

Swing descendente

por maeinvestidora » 5/2/2003 12:58

Como é que é calculado o swing? São médias móveis das sessões desde que se regista a queda do BCP?

O declive que obteve não é diário, espero... senão o cenário é catastrófico!

Obrigada pelos esclarecimentos, Pata-Hari.

Até já!

por Pata-Hari » 5/2/2003 11:25

Nota uma coisa, claro que deve passar a traduzir os dividendos durante esse período. Mas se a tendência é de queda, de que te serve que caia menos do que cairia sem a distribuição de dividendos? 10 centimos são 5%, não é nada mau.. mas à velocidade com que o BCP tem caído... não me parece que haja garantia que comprar agora (ou deixar de vender) a contar com os 5% seja necessáriamente uma estratégia tão ganhadora como possa parecer.

Por curiosidade fui olhar para o declive da recta que tem definido aste swing de queda do BCP. O declive da recta que eu tenho traçada está em -0.01754. Multiplicando isto por 22 dias úteis, e a este ritmo, daqui a um mês a cotação terá descido mais do que os 10 centimos. É claro que isto tem o ENORME pressuposto que o BCP irá continuar a cair a esta velocidade, o que não é uma dedução linear a fazer dado que é natural que o efeito do desconto dos dividendos altere o declive da queda, certo?
Administrador Fórum

Registado: 25/10/2002 17:02

Mas...

por maeinvestidora » 5/2/2003 10:52

um mês antes, por exemplo...a acção não ganha valor nenhum?

Beijinhos e obrigada.

por Filipe » 5/2/2003 10:14

não, do dia em que já não tiver direito a dividendo, a cotação deverá cair 10 centimos

um abraço, filipe
The trend is your friend

Registado: 5/11/2002 10:35

Dividendos

por maeinvestidora » 5/2/2003 10:07

O BCP anunciou pagar um dividendo de 10 cêntimos por acção.

O que é que acontece à cotação da acção do BCP nas semanas que precedem o pagamento dos dividendos? Vai ganhar 10 cêntimos?

Até já!!!

BCP

por Kooc » 5/2/2003 1:31

Mais um...

nada a dizer, a agonia é lenta mas constante. Nada indica uma possivel inversão. É para manter curtos até que algo se passe.

Já agora e a titulo de curiosidade, aqui à tempos estava eu no antigo CIB e alguém disse que o BCP iria para os 3,5€. Cotava na altura perto dos 5€. Perguntei ao "artista" se tinha sido um erro e quereria dizer 4,5€: Respondeu-me que não e eu pensei....Há cada um ....

Agora está abaixo de 2€.

Há cada um que às vezes ainda acredita que é impossivel descer mais
:oops:

cumps
Anexos
bcp 0402.jpg
bcp 0402.jpg (154.01 KiB) Visualizado 1272 vezes

Registado: 30/11/2002 0:36

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google [Bot], itisi1000, macau5m, OCTAMA, Pmart 1, Àlvaro e 203 visitantes