Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banif - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Banif - Tópico Geral

por aguiarc » 30/7/2013 10:37

jecm Escreveu:Creio que, e mais uma vez, estamos perante um negócio menos transparente. Efectivamente, e pelo menos na altura da divulgação das condições do aumento de capital, criou-se a imagem de que, o mesmo só teria sucesso se as obrigações fossem todas colocadas. Diz-se agora que, não é assim, e que foram os órgãos de comunicação social que não transmitiram correctamente a informação. Inclusive os jornais económicos da especialidade. Acredito que, quer no banco, quer na CMVM, existem inúmeras pessoas que lêem os jornais, quer em papel, quer pela net. Será que, e face ao que foi escrito, não deveriam ter feito um esclarecimento ao mercado? Será que houve algum aditamento à comunicação original a alterar as condições, e não deram conhecimento ao mercado? De qualquer modo, quer o banco, quer a CMVM, não ficam bem na fotografia, e prestaram um fraco serviço em termos de transparência.
Aliás, e tendo o banco um contrato de reembolso com o Estado, era muito estranho que uma operação pudesse condicionar a outra, e com isso por em causa o prometido reembolso, pelo que, é possível que, e face às noticias tenham surgido alterações impostas por parte do Estado.
Tão pouco se compreende que, o banco tenha solicitado autorização para pagar 150 milhões.Os sucessivos aumentos de capital no valor de 450 milhões, dos quais já foram efectuados 200 milhões, destinavam-se exclusivamente a reembolsar o Estado.
Verifica-se pois que, há já um montante de 50 milhões que, aparentemente vão "ficar pelo caminho". O que também pode induzir que, as necessidades são tantas que, nem com mais estas injecções de capital ficam as mesmas satisfeitas.
Curiosas também as afirmações do presidente do banco, ao dizer que quanto menos obrigações se colocassem, melhor. Alegadamente pela alta taxa de juro a pagar. Mas que taxa vai o banco pagar ao Estado? Salvo erro, entre 9 e 10%. E pelo mesmo prazo. Não seria então melhor colocar o máximo possível de obrigações, e com o produto da venda liquidar a dívida ao Estado, e com isso poupar cerca de 2% que, é muito dinheiro nestes montantes?
Muitas dúvidas existem, e ainda faltam alguns aumentos de capital para perfazer os 450 milhões até ao fim do ano. Tão pouco está esclarecido se a prevista emissão de obrigações convertíveis, está incluida neste pacote, ou se acrescenta ao mesmo, o que é mais um aumento de capital encapotado.



O que aconteceu foi que algumas alíneas do regulamento do AC foram alteradas ao longo do processo. Essas alterações forma disponibilizadas e publicitadas pelo Banif e publicadas ainda na CMVM. A dependência do sucesso da venda das obrigações foi uma das alíneas alteradas. Pessoalmente pareceu-me uma alteração sensata, pois os perfis de risco são completamente diferentes e quem participa no AC não está naturalmente interessado em Obrigações.
smartengineering.blogspot.com
 
Mensagens: 182
Registado: 20/2/2007 9:33
Localização: lisboa

Re: Banif - Tópico Geral

por Pata-Hari » 30/7/2013 9:44

A cobrança sobre valores nominais ou valores de mercado depende dos preçários dos diferentes bancos. Conheço o caso de um cliente que transferiu titulos da lehman para outro banco e que, apesar de valerem zero, foram-lhes cobradas comissões pelo valor nominal. Ou seja, não é raro e acontece, sendo que estando no precário, não há reclamação possível.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Banif - Tópico Geral

por jecm » 30/7/2013 9:16

Creio que, e mais uma vez, estamos perante um negócio menos transparente. Efectivamente, e pelo menos na altura da divulgação das condições do aumento de capital, criou-se a imagem de que, o mesmo só teria sucesso se as obrigações fossem todas colocadas. Diz-se agora que, não é assim, e que foram os órgãos de comunicação social que não transmitiram correctamente a informação. Inclusive os jornais económicos da especialidade. Acredito que, quer no banco, quer na CMVM, existem inúmeras pessoas que lêem os jornais, quer em papel, quer pela net. Será que, e face ao que foi escrito, não deveriam ter feito um esclarecimento ao mercado? Será que houve algum aditamento à comunicação original a alterar as condições, e não deram conhecimento ao mercado? De qualquer modo, quer o banco, quer a CMVM, não ficam bem na fotografia, e prestaram um fraco serviço em termos de transparência.
Aliás, e tendo o banco um contrato de reembolso com o Estado, era muito estranho que uma operação pudesse condicionar a outra, e com isso por em causa o prometido reembolso, pelo que, é possível que, e face às noticias tenham surgido alterações impostas por parte do Estado.
Tão pouco se compreende que, o banco tenha solicitado autorização para pagar 150 milhões.Os sucessivos aumentos de capital no valor de 450 milhões, dos quais já foram efectuados 200 milhões, destinavam-se exclusivamente a reembolsar o Estado.
Verifica-se pois que, há já um montante de 50 milhões que, aparentemente vão "ficar pelo caminho". O que também pode induzir que, as necessidades são tantas que, nem com mais estas injecções de capital ficam as mesmas satisfeitas.
Curiosas também as afirmações do presidente do banco, ao dizer que quanto menos obrigações se colocassem, melhor. Alegadamente pela alta taxa de juro a pagar. Mas que taxa vai o banco pagar ao Estado? Salvo erro, entre 9 e 10%. E pelo mesmo prazo. Não seria então melhor colocar o máximo possível de obrigações, e com o produto da venda liquidar a dívida ao Estado, e com isso poupar cerca de 2% que, é muito dinheiro nestes montantes?
Muitas dúvidas existem, e ainda faltam alguns aumentos de capital para perfazer os 450 milhões até ao fim do ano. Tão pouco está esclarecido se a prevista emissão de obrigações convertíveis, está incluida neste pacote, ou se acrescenta ao mesmo, o que é mais um aumento de capital encapotado.
 
Mensagens: 13
Registado: 14/4/2011 11:21
Localização: 14

Re: Banif - Tópico Geral

por monterrey » 30/7/2013 8:20

E ESTA HHHEEEIIIMMM...EM VEZ DE DESCER, JÁ ESTÁ A RECUPERAR :shock:
NÓS AQUI NO CALDEIRÃO SOMOS TÃO PEQUENINOS :lol:
 
Mensagens: 321
Registado: 29/11/2007 1:59
Localização: mouriz

Re: Banif - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 29/7/2013 23:11

Qual o ISIN das obrigações e quando entram jo mercado secundário? Dia 31 já deve haver fila para shortar o banif
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Banif - Tópico Geral

por pepe7 » 29/7/2013 22:51

civfan Escreveu:"A subscrição das novas acções só se irá concretizar se o Banif realizar uma oferta de obrigações. A realização é essencial para que o aumento de capital se efective mas este não está dependente do sucesso da oferta de obrigações. Ou seja, o banco precisa de realizar a operação, mas não precisa de colocar as 225 milhões de obrigações."

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/banif_acaba_aumento_de_capital_com_accoes_a_48_centimos.html


Correto,
Agora vamos ver no dia 31, dia previsto para a negociação das acções do AC, pelas minhas contas 20.000.000.000 (200 milhões euros) + 570 milhões de acções actuais ao fecho de hoje 0,047 ( somando os valores todos e ao fecho de hoje e dividindo pelo numero de acções todas a entrar em negociação em principio no dia 31 julho, daria pelos " 0,011"(isto hoje, pois falta amanha... :roll: ), logo penso que o mercado vai atribuir o real valor no dia 31, imagino..(isto é minha opinião) mas isto de mercados...tendo o AC das acções "sucesso", já as obrigações não foi de acordo com o previsto...falta saber como vai reagir à questão das obrigações... :roll:
Como já referi nunca tive em carteira Banif, mas fui ao AC das acções em que vou ter 8% de exposição do meu capital no Banif.
A curto prazo e não se podendo fazer posições curtas...parece-me não ser um enorme risco...( apesar da conjuntara no Banif... :roll: ), pois pode ter um "suporte da cotada pelos 0,01" e estando muita people "encravada" no Banif, não me parece haver "pressão abaixo dos 0,01", mas... :roll: Não estou iludido com trade fácil e de muito dinheiro fácil pelo que expus, mas vamos ver como correr no dia 31...E o que dita mercado, a ideia é de um trade de curto prazo e poder quiçá dar para ganhar uns euritos... :roll: caso não corra bem, sai-o fora.
Fui AC pelo referido, pois hoje em dia olho para os gráficos ( na verdade pelo gráfico estava quietinho).
Vou "pagar para ver"....
Boa noite
Abraço,
Pepe

Querer é poder.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1970
Registado: 29/4/2010 22:36

Re: Banif - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 29/7/2013 21:39

morinni Escreveu:"No seguimento da minha anterior dúvida, e depois de conversas telefónicas intermináveis com o BPI, sim, porque não me conseguiram explicar como chegaram àqueles valores à primeira, pois foi preciso cerca de uma hora para me voltarem a ligar (!!),onde quem me devia esclarecer sabia ainda menos que eu (difícil, mas...), lá me conseguiram dizer que era uma taxa prevista no preçario (0,2% + imposto de selo) e que esta taxa era sobre... o valor NOMINAL da acção!!!...

Pasme-se!...

Ora qualquer taxa sobre transações incide sobre a quantidade de acções vezes o valor de mercado.

(Neste caso, aos accionistas do Banif SGPS foram atribuídas o mesmo número de acções do Banif SA, sendo que o valor de mercado manteve-se o do fecho do último dia de negociação.)

Como isso não está explicito no preçario junto da CMVM, lá me disseram que estava previsto numa norma interna publicada no dia... 20 deste mês (ontem)!!!

Perguntei se no caso do valor de mercado fosse 10€, os critérios seriam os mesmos.

Entretanto e depois de conversa telefónica para a CMVM, onde ficaram abismados com esta da taxa sobre o valor nominal, fiquei de formalizar uma reclamação a expor o sucedido para reposição dos valores em causa.

Gostava de saber se alguém tem uma situação semelhante."



Boas!

Desde dezembro passado à espera de novidades sobre este assunto e
eis que foram hoje creditados na minha conta os (muitos!!) euros que me cobraram indevidamente!

Não se se algum dos Caldeireiros esteve numa situação semelhante. Aqui fica o testemunho do resultado.

Abraço,
Morinni
É de loucos . Não percebo como o BPI Com amadores destes não vai à falencia. Eu fechava logo a minha conta
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Banif - Tópico Geral

por HardAway » 29/7/2013 20:00

Na minha opinião, se o BANIF quisesse mesmo colocar 250M de obrigações tê-lo-ia feito. Bastava para tal dar 3 semanas para a operação em vez de 3 dias, atacar forte com spots publiciários ao público alvo e os 250M estariam colocados.
Quanto às acções o assunto já é mais complexo. Não sei se terá sido um péssimo negócio ou um óptimo negócio. Sei que não foi garantidamente um bom ou um mau negócio.Pois das duas uma: ou o banco cai por terra e então foi péssimo ou o banco sobrevive e em 1 a 2 anos teremos a cotação a cotar a 10 vezes o valor actual.

CUMPS
 
Mensagens: 29
Registado: 1/1/1970 1:00

Re: Banif - Tópico Geral

por morinni » 29/7/2013 19:21

"No seguimento da minha anterior dúvida, e depois de conversas telefónicas intermináveis com o BPI, sim, porque não me conseguiram explicar como chegaram àqueles valores à primeira, pois foi preciso cerca de uma hora para me voltarem a ligar (!!),onde quem me devia esclarecer sabia ainda menos que eu (difícil, mas...), lá me conseguiram dizer que era uma taxa prevista no preçario (0,2% + imposto de selo) e que esta taxa era sobre... o valor NOMINAL da acção!!!...

Pasme-se!...

Ora qualquer taxa sobre transações incide sobre a quantidade de acções vezes o valor de mercado.

(Neste caso, aos accionistas do Banif SGPS foram atribuídas o mesmo número de acções do Banif SA, sendo que o valor de mercado manteve-se o do fecho do último dia de negociação.)

Como isso não está explicito no preçario junto da CMVM, lá me disseram que estava previsto numa norma interna publicada no dia... 20 deste mês (ontem)!!!

Perguntei se no caso do valor de mercado fosse 10€, os critérios seriam os mesmos.

Entretanto e depois de conversa telefónica para a CMVM, onde ficaram abismados com esta da taxa sobre o valor nominal, fiquei de formalizar uma reclamação a expor o sucedido para reposição dos valores em causa.

Gostava de saber se alguém tem uma situação semelhante."



Boas!

Desde dezembro passado à espera de novidades sobre este assunto e
eis que foram hoje creditados na minha conta os (muitos!!) euros que me cobraram indevidamente!

Não se se algum dos Caldeireiros esteve numa situação semelhante. Aqui fica o testemunho do resultado.

Abraço,
Morinni
 
Mensagens: 95
Registado: 27/12/2006 9:44
Localização: CEC 2012

Re: Banif - Tópico Geral

por José_P. » 29/7/2013 19:04

"A subscrição das novas acções só se irá concretizar se o Banif realizar uma oferta de obrigações. A realização é essencial para que o aumento de capital se efective mas este não está dependente do sucesso da oferta de obrigações. Ou seja, o banco precisa de realizar a operação, mas não precisa de colocar as 225 milhões de obrigações."

http://www.jornaldenegocios.pt/mercados/detalhe/banif_acaba_aumento_de_capital_com_accoes_a_48_centimos.html
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 407
Registado: 25/5/2008 17:50
Localização: 14

Re: Banif - Tópico Geral

por ovelhaxone » 29/7/2013 18:23

jcms Escreveu:http://web3.cmvm.pt/sdi2004/emitentes/docs/fsd28102.pdf


capitalização bolsista a 5 de Julho de 2013: 48 milhoes de euros, considerando apenas acções cotadas. acções cotadas são 570 milhoes. preço de 0,084 por acção.

só por aqui vemos que o banco vale 10x menos do que sacou da bolsa (480 milhoes).

à cotação de hoje dá menos de 28 milhoes de euros. o Berardo podia comprar o Banco facilmente. é chamar o homem que ele gosta de bons negócios
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: Banif - Tópico Geral

por Leixoes10 » 29/7/2013 18:16

ovelhaxone Escreveu:
Pata-Hari Escreveu:descupem, podem traduzir por miúdos o significado de "caso a OPS de Obrigações não se possa concretizar, a OPS de Acções fica sem efeito, havendo lugar à restituição "?


a frase é propositadamente ambigua para se poder declarar um sucesso caso se consiga recolher algum dinheiro que se veja na OPS. nao precisa de ser a totalidade nem sequer metade. penso que só algo abaixo dos 10 ou 15% seria considerado um "insucesso".


Completamente de acordo.
Penso que todos ou quase todos nós, pensávamos que era a totalidade das obrigações. No entanto, o português utilizado não dizia claramente que era esta a condição.
Estou de acordo contigo Pata-Hari, pois penso que é ainda pior para quem entrou no AC.

B.N.
 
Mensagens: 35
Registado: 29/11/2007 4:26
Localização: Porto

Re: Banif - Tópico Geral

por ovelhaxone » 29/7/2013 18:13

não esquecer que o Banif está em incumprimento no ambito do acordo de recapitalização dado que não fez o aumento de capital até final de junho nem conseguiu angariar os 450 milhoes de euros dos privados. apenas 200 + 60 milhoes. escusado será dizer que vao empurrar o problema com a barriga e tentar novo aumento de capital lá para o inicio do proximo ano.
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: Banif - Tópico Geral

por ovelhaxone » 29/7/2013 18:08

Pata-Hari Escreveu:descupem, podem traduzir por miúdos o significado de "caso a OPS de Obrigações não se possa concretizar, a OPS de Acções fica sem efeito, havendo lugar à restituição "?


a frase é propositadamente ambigua para se poder declarar um sucesso caso se consiga recolher algum dinheiro que se veja na OPS. nao precisa de ser a totalidade nem sequer metade. penso que só algo abaixo dos 10 ou 15% seria considerado um "insucesso".
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: Banif - Tópico Geral

por ovelhaxone » 29/7/2013 18:00

Pata-Hari Escreveu:À partida isto anula a operação que era condicional às duas partes terem sucesso, se bem entendi.


depende do que entenderem por sucesso. acho que foi bem bom conseguirem obter 60 milhoes em obrigações. de um banco que toda a gente sabe que está falido e nao tem hipotese de recuperação sem ser limpo pelo Estado de prejuizos, que vamos nós pagar, e daqui uns anos ser lançado novamente na bolsa...
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: Banif - Tópico Geral

por Pata-Hari » 29/7/2013 17:50

Se a operação for avante só pelas acções, pior ainda para quem ficou com elas....
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Banif - Tópico Geral

por m05h » 29/7/2013 17:49

Mario1984 Escreveu:"Em relação à procura inferior à oferta na emissão de obrigações, Jorge Tomé considerou que essa operação "foi complementar" e que "o objectivo era a colocação das acções".

Com esta operação o banco conseguiu aumentar para 200 milhões de euros o reforço de capitais. Falta angariar 250 milhões de euros para completar o plano de recapitalização de 450 milhões de euros. O banco conta conseguir esse objectivo através de uma operação de troca e de uma oferta privada que, segundo Jorge Tomé, permitirá a entrada de investidores mais relevantes. O líder do Banif diz que essas operações "estão em curso e estruturadas".

Com a conclusão desta fase do plano de capitalização, a posição do Estado no capital do banco baixa de 80,8% para 68,393%."
in diário economico

Pelo que percebi, o aumento de capital não é anulado e dia 31 entram em cena 20.000.000.000 novas ações.


Eles angariaram 260 milhões de euros se percebi bem, não 200.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 203
Registado: 13/7/2013 8:12
Localização: Forte da Casa

Re: Banif - Tópico Geral

por Pata-Hari » 29/7/2013 17:49

descupem, podem traduzir por miúdos o significado de "caso a OPS de Obrigações não se possa concretizar, a OPS de Acções fica sem efeito, havendo lugar à restituição "?
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Banif - Tópico Geral

por Rodrigues1984 » 29/7/2013 17:47

"Em relação à procura inferior à oferta na emissão de obrigações, Jorge Tomé considerou que essa operação "foi complementar" e que "o objectivo era a colocação das acções".

Com esta operação o banco conseguiu aumentar para 200 milhões de euros o reforço de capitais. Falta angariar 250 milhões de euros para completar o plano de recapitalização de 450 milhões de euros. O banco conta conseguir esse objectivo através de uma operação de troca e de uma oferta privada que, segundo Jorge Tomé, permitirá a entrada de investidores mais relevantes. O líder do Banif diz que essas operações "estão em curso e estruturadas".

Com a conclusão desta fase do plano de capitalização, a posição do Estado no capital do banco baixa de 80,8% para 68,393%."
in diário economico

Pelo que percebi, o aumento de capital não é anulado e dia 31 entram em cena 20.000.000.000 novas ações.
Cometer erros é uma parte inevitável, e talvez essencial, do investimento.
Victor Sperandeo
 
Mensagens: 47
Registado: 9/9/2007 9:47
Localização: Tarouca

Re: Banif - Tópico Geral

por m05h » 29/7/2013 17:34

"Em relação à procura inferior à oferta na emissão de obrigações, Jorge Tomé considerou que essa operação "foi complementar" e que "o objectivo era a colocação das acções". ". Ou seja AC concluido com sucesso.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 203
Registado: 13/7/2013 8:12
Localização: Forte da Casa

Re: Banif - Tópico Geral

por jcms » 29/7/2013 17:30

Pata-Hari Escreveu:À partida isto anula a operação que era condicional às duas partes terem sucesso, se bem entendi.



O prospecto diz "dependente da realização da OPS de Obrigações, pelo que,caso a OPS de Obrigações não se possa concretizar, a OPS de Acções fica sem efeito, havendo lugar à restituição ". Não diz dependente do sucesso. =; =;
Editado pela última vez por jcms em 29/7/2013 17:46, num total de 1 vez.
 
Mensagens: 1072
Registado: 29/11/2007 4:08
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Banif - Tópico Geral

por epinay » 29/7/2013 17:20

Pata-Hari Escreveu:À partida isto anula a operação que era condicional às duas partes terem sucesso, se bem entendi.


E agora? Existe plano B?
 
Mensagens: 677
Registado: 15/2/2012 12:50

Re: Banif - Tópico Geral

por Pata-Hari » 29/7/2013 17:15

À partida isto anula a operação que era condicional às duas partes terem sucesso, se bem entendi.
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 20972
Registado: 25/10/2002 17:02
Localização: Lisboa

Re: Banif - Tópico Geral

por jcms » 29/7/2013 17:00

 
Mensagens: 1072
Registado: 29/11/2007 4:08
Localização: Santa Maria da Feira

Re: Banif - Tópico Geral

por FGRACIA3 » 29/7/2013 17:00

O Banif esperava encaixar até 225 milhões de euros com a venda de obrigações, mas só conseguiu 60 milhões de euros, o que representa cerca de 26% do total. Assim, no total, o banco angariou, entre aumento de capital e emissão de obrigações, 160 milhões em vez dos 320 milhões estimados.
 
Mensagens: 306
Registado: 23/1/2008 5:01

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Bing [Bot], cibernautix, jsousa71, MPAM, PAULOJOAO, Shimazaki_2 e 377 visitantes