Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Banif - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Banif - Tópico Geral

por jotabilo » 30/7/2013 22:59

Amanhã a cotação dos títulos andará por volta dos 0,01199527 euros.....em termos puros....sem a eventual
intervenção dos mercados.......


cumps
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

Re: Banif - Tópico Geral

por Cardoso25 » 30/7/2013 22:43

marijon2 Escreveu:Qualquer pessoa podia ter ido ao aumento de capital, não era preciso ser accionista.

Maria João


Tinha ideia que não era esse o procedimento normal.

No entanto para se comprar acções era obrigatório também adquirir obrigações? Não acredito nessa facilidade de lucro, conforme demonstrado anteriormente.
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Banif - Tópico Geral

por PA2020 » 30/7/2013 22:40

jotabilo Escreveu:Agradecido Caro Fénix....


Se for oportuno podia partilhar a sua previsão da cotação das acções para amanhã ... :wink:
 
Mensagens: 24
Registado: 30/7/2013 18:42

Re: Banif - Tópico Geral

por jotabilo » 30/7/2013 22:32

Agradecido Caro Fénix....
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

Re: Banif - Tópico Geral

por PA2020 » 30/7/2013 22:27

jotabilo Escreveu:Para fazer um calculo por grosso da eventual cotação das acções para amanhã, necessitava da seguinte informação:
- Qual o número de acções actualmente cotadas;
- Qual o número de acções inerentes a este aumento de capital.

cumps




- Numero actual de acções cotadas 570 milhões.
- Amanhã entram mais 10 mil milhões...

Cumprimentos.
 
Mensagens: 24
Registado: 30/7/2013 18:42

Re: Banif - Tópico Geral

por jotabilo » 30/7/2013 22:15

Para fazer um calculo por grosso da eventual cotação das acções para amanhã, necessitava da seguinte informação:
- Qual o número de acções actualmente cotadas;
- Qual o número de acções inerentes a este aumento de capital.

cumps
 
Mensagens: 940
Registado: 3/12/2007 20:31
Localização: 14

Re: Banif - Tópico Geral

por PA2020 » 30/7/2013 22:03

KIMBALA Escreveu:
Fénix Escreveu:Muito OBRIGADO Rasteiro...

Já agora se não for abuso, uma questão:
- Se não temos acções qual a nossa mais valia em estar a shortar ?
- Ganhamos alguma coisas com ações que não temos meso que elas desçam ou subam de cotação??

Muito obrigado.


Boas,

explicando de outra forma, o que fazes é primeiro vender (algo que não tens) para mais tarde comprares (a um valor mais baixo).
se o valor da acção subir, estarás a perder dinehreiro até fechares a posição (comprando aquilo que vendeste sem ter). Assim sendo a mais valia é a diferença entre a venda(abertura de posição) e a compra (fecho de posição), ao contrário da "aposta" longa, onde a mais valia é feita pela diferença de compra (abertura de posição) pela venda (fecho de posição).

Penso que é isto.

Cumps,
MAf

Muito obrigado pela ajuda.

Cumprimentos.
 
Mensagens: 24
Registado: 30/7/2013 18:42

Re: Banif - Tópico Geral

por marijon2 » 30/7/2013 21:03

Qualquer pessoa podia ter ido ao aumento de capital, não era preciso ser accionista.

Maria João
Maria João
 
Mensagens: 786
Registado: 14/2/2007 22:16
Localização: Parede

Re: Banif - Tópico Geral

por Cardoso25 » 30/7/2013 19:42

labirt Escreveu:
Sr_SNiper Escreveu:
Celsius Escreveu:Sou só eu que estou à espera de um colossal afundanço amanhã?

Eu também...
De manha até vou ver a abertura, se cair menos de 30% em gaup down ainda meto uns curtos.
Julgo que amanhã já se pode shortar à grande esta bela menina nas ruas da amargura




Eu estou à espera de uma abertura a tocar nos 0.03€, quem comprou no aumento de capital se vender a 0.03€ triplica o investimento sem mais demoras!...
No caso de 1000€ de investimento recebe 1000€+2000€=3000€ contas que até uma criança faz!...

Mas vamos aguardar para ver o que sucede durante o dia de amanhã!...

Bons negócios...


Podes explicar esse raciocínio? :mrgreen:

Para alguém ter ido ao AC tinha de ter acções antes, portanto, dizer que triplica o investimento não é de todo verdade. Não sei a quanto estavam as acções, mas se estavam a 0,08-0,09. Depende de quanto comprou a 0,01.

Com muita gente à espera de uma descida, se calhar até vai surpreender :)
 
Mensagens: 345
Registado: 4/3/2012 18:57

Re: Banif - Tópico Geral

por KIMBALA » 30/7/2013 19:36

Fénix Escreveu:Muito OBRIGADO Rasteiro...

Já agora se não for abuso, uma questão:
- Se não temos acções qual a nossa mais valia em estar a shortar ?
- Ganhamos alguma coisas com ações que não temos meso que elas desçam ou subam de cotação??

Muito obrigado.


Boas,

explicando de outra forma, o que fazes é primeiro vender (algo que não tens) para mais tarde comprares (a um valor mais baixo).
se o valor da acção subir, estarás a perder dinehreiro até fechares a posição (comprando aquilo que vendeste sem ter). Assim sendo a mais valia é a diferença entre a venda(abertura de posição) e a compra (fecho de posição), ao contrário da "aposta" longa, onde a mais valia é feita pela diferença de compra (abertura de posição) pela venda (fecho de posição).

Penso que é isto.

Cumps,
MAV
 
Mensagens: 381
Registado: 24/8/2009 17:17
Localização: 20

Re: Banif - Tópico Geral

por PA2020 » 30/7/2013 19:18

Muito OBRIGADO Rasteiro...

Já agora se não for abuso, uma questão:
- Se não temos acções qual a nossa mais valia em estar a shortar ?
- Ganhamos alguma coisas com ações que não temos meso que elas desçam ou subam de cotação??

Muito obrigado.
 
Mensagens: 24
Registado: 30/7/2013 18:42

Re: Banif - Tópico Geral

por monterrey » 30/7/2013 19:14

Celsius Escreveu:Sou só eu que estou à espera de um colossal afundanço amanhã?



Será mesmo ??!!??!! :shock:
Tenho muitas duvidas, quem andou a comprar hoje !?!?!?!?
Comprou hoje sabendo que amanhã iria baixar de valor :shame: !?!?!?! Para isso comprava amanhâ :?

Eu amanhã aposto numa monumental subida :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
Amanhã conversamos :-" \:D/
 
Mensagens: 321
Registado: 29/11/2007 1:59
Localização: mouriz

Re: Banif - Tópico Geral

por rasteiro » 30/7/2013 19:03

Fénix Escreveu:Boa tarde,

Será que alguém me pode explicar o significado da expressão ''shortar'' ?

Obrigado.



OK, eu explico.
shortar uma ação, é apostar na queda da mesma.
não é preciso tu teres ações em carteira da mesma, basta a plataforma onde negoceias(OREY,BEST, ETC), te permitir.

abraços
Rasteiro
 
Mensagens: 3084
Registado: 29/11/2007 12:24
Localização: Coimbra

Re: Banif - Tópico Geral

por PA2020 » 30/7/2013 18:45

Boa tarde,

Será que alguém me pode explicar o significado da expressão ''shortar'' ?

Obrigado.
 
Mensagens: 24
Registado: 30/7/2013 18:42

Re: Banif - Tópico Geral

por Vanilla Ice » 30/7/2013 18:07

Mas já as tens? As minhas ainda nao foram transformadas em acções...nao me cheira que estejam prontas para a abertura...
 
Mensagens: 30
Registado: 24/7/2013 11:40

Re: Banif - Tópico Geral

por labirt » 30/7/2013 17:27

Sr_SNiper Escreveu:
Celsius Escreveu:Sou só eu que estou à espera de um colossal afundanço amanhã?

Eu também...
De manha até vou ver a abertura, se cair menos de 30% em gaup down ainda meto uns curtos.
Julgo que amanhã já se pode shortar à grande esta bela menina nas ruas da amargura




Eu estou à espera de uma abertura a tocar nos 0.03€, quem comprou no aumento de capital se vender a 0.03€ triplica o investimento sem mais demoras!...
No caso de 1000€ de investimento recebe 1000€+2000€=3000€ contas que até uma criança faz!...

Mas vamos aguardar para ver o que sucede durante o dia de amanhã!...

Bons negócios...
 
Mensagens: 8
Registado: 19/10/2012 10:33
Localização: 17

Re: Banif - Tópico Geral

por Sr_SNiper » 30/7/2013 17:07

Celsius Escreveu:Sou só eu que estou à espera de um colossal afundanço amanhã?

Eu também...
De manha até vou ver a abertura, se cair menos de 30% em gaup down ainda meto uns curtos.
Julgo que amanhã já se pode shortar à grande esta bela menina nas ruas da amargura
Lose your opinion, not your money
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 8970
Registado: 27/6/2009 22:08
Localização: Sniper World

Re: Banif - Tópico Geral

por Celsius-reloaded » 30/7/2013 17:03

Sou só eu que estou à espera de um colossal afundanço amanhã?
The market gives; The market takes.
 
Mensagens: 2380
Registado: 29/11/2007 2:35
Localização: Coimbra

Re: Banif - Tópico Geral

por ovelhaxone » 30/7/2013 13:51

Sr_SNiper Escreveu:Qual o ISIN das obrigações e quando entram jo mercado secundário? Dia 31 já deve haver fila para shortar o banif


de acordo com o prospecto oficial, para as acções é o ISIN PTBAF0AM0002 e obrigações o ISIN PTBAFCOE0024:

"
Acções
As Acções são ordinárias, nominativas e com representação escritural, sem valor
nominal, com um valor de emissão unitário de €0,01 e serão objecto de inscrição nas
contas dos respectivos intermediários financeiros legalmente habilitados, não havendo
lugar à emissão de títulos. Uma vez admitidas à negociação no mercado regulamentado
Euronext Lisbon, as Acções serão fungíveis com as demais acções ordinárias
actualmente existentes e admitidas à negociação representativas do capital social do
Banif e estarão inscritas sob o código ISIN PTBAF0AM0002.
Desde a data de liquidação financeira da OPS de Acções e até ao registo comercial do
aumento de capital objecto da OPS de Acções, os saldos resultantes da subscrição de
Acções (inscritos sob a forma de cautelas) serão identificados com o código ISIN
PTBAF9AM0029. Após a admissão à negociação das Acções, estas últimas passarão a
assumir o código ISIN das actuais acções ordinárias representativas do capital social do
Banif que se encontram admitidas à negociação, ou seja, o código ISIN
PTBAF0AM0002.
Foi ainda solicitada a admissão à negociação das 10.000.000.000 acções ordinárias
representativas do capital social do Banif emitidas no âmbito do aumento de capital
realizado em 26 de Junho de 2013, subscrito pela Açoreana Seguros (subsidiária da
Rentipar Seguros SGPS, sendo esta detida, em 47,69%, pelo Banif) e pela Auto-
Industrial SGPS, nos montantes de €75.000.000 e €25.000.000, respectivamente. As
10.000.000.000 acções ordinárias supra referidas encontram-se inscritas sob o código
ISIN PTBAF8AM0004. Após a admissão à negociação destas acções, estas últimas
passarão a assumir o código ISIN das actuais acções ordinárias representativas do
capital social do Banif que se encontram admitidas à negociação, ou seja, o código
ISIN PTBAF0AM0002.

Obrigações
As Obrigações serão ao portador e com representação escritural, com o valor nominal
unitário de €1 e serão objecto de inscrição nas contas dos respectivos intermediários
financeiros legalmente habilitados, não havendo lugar à emissão de títulos. As Obrigações
estarão inscritas sob o código ISIN PTBAFCOE0024.
O valor de emissão global das Obrigações que serão efectivamente emitidas ficará
dependente do número de aceitações que se verifiquem no contexto da Oferta.
Todas as Obrigações serão emitidas ao abrigo da lei portuguesa, de acordo com o
Código das Sociedades Comerciais, o Código dos Valores Mobiliários, os estatutos do
Emitente e demais legislação aplicável.
"
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: Banif - Tópico Geral

por ovelhaxone » 30/7/2013 13:39

Federer Escreveu:
ovelhaxone Escreveu:volto a chamar a atenção também que só serão negociadas a partir do dia 31 10 mil milhoes de acções. as 10 mil milhoes de acções do aumento de capital de junho de 2013 estão "bloqueadas" até final de Outubro.

tudo isto está descrito nos documentos. é preciso é lê-los com atenção e não inventar interpretações.



Não percebi. Amnh entram qts? E em Outubro?


amanhã entram em negociação 10 mil milhoes de acções resultantes deste aumento de capital.
as 10 mil milhoes de acções resultantes do aumento de capital de Junho de 2013, reservadas aos 2 accionistas de referencia, apesar de serem admitidas á negociação amanhã não podem ser transaccionadas pelos seus donos até 31 de Outubro (lock-out de 3 meses).

portanto, amanhã, teremos 10,570,000,000 de acções passiveis de serem negociadas. até hoje tihamos 570 milhoes sendo que, na prática, apenas menos de 148 milhoes estavam negociáveis na bolsa.
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: Banif - Tópico Geral

por Federer » 30/7/2013 12:25

volto a chamar a atenção também que só serão negociadas a partir do dia 31 10 mil milhoes de acções. as 10 mil milhoes de acções do aumento de capital de junho de 2013 estão "bloqueadas" até final de Outubro.

tudo isto está descrito nos documentos. é preciso é lê-los com atenção e não inventar interpretações.[/quote]


Não percebi. Amnh entram qts? E em Outubro?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 226
Registado: 11/1/2013 0:22

Re: Banif - Tópico Geral

por ovelhaxone » 30/7/2013 12:16

e uma forma de o Banif nos pagar a todos o dinheiro que lá metemos, como pagantes do Estado, era vender os imoveis que possuem que têm o valor de mais de mil milhões de euros, a preços de 2012 :)
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: Banif - Tópico Geral

por ovelhaxone » 30/7/2013 12:07

penso que não houve qualquer alteração às condições para a colocação das obrigações:

http://www.banif.pt/img/Prospecto_Banif ... vfinal.pdf
http://www.banif.pt/img/Banif_Aumento_C ... 072013.pdf

o palavreado é o mesmo. página 44 do prospecto original:

"
A OPS de Acções encontra-se dependente da realização da OPS de Obrigações, pelo que,
caso a OPS de Obrigações não se possa concretizar, a OPS de Acções ficará sem efeito,
havendo lugar à restituição aos subscritores da OPS de Acções dos montantes pagos a
título de realização das Acções (sem que, porém, sejam restituídos os valores dos custos e
45
despesas eventualmente cobrados pelos intermediários financeiros).
"

e na página 46:

"
A OPS de Acções encontra-se dependente da realização da OPS de Obrigações, pelo que,
caso a OPS de Obrigações não se possa concretizar, a OPS de Acções ficará sem efeito,
havendo lugar à restituição aos subscritores da OPS de Acções dos montantes pagos a
título de realização das Acções (sem que, porém, sejam restituídos os valores dos custos e
despesas eventualmente cobrados pelos intermediários financeiros). Adicionalmente, nos
termos do n.º 4 do artigo 142.º do Cód.VM, em caso de publicação de uma adenda ao
presente Prospecto, as ordens de subscrição em ambas as Ofertas Públicas de Subscrição
serão revogáveis em prazo não inferior a dois dias úteis após a divulgação da adenda (nos
termos que vierem a constar da adenda).
"

e consultando a adenda não há nenhuma alteração a este nível.

volto a chamar a atenção também que só serão negociadas a partir do dia 31 10 mil milhoes de acções. as 10 mil milhoes de acções do aumento de capital de junho de 2013 estão "bloqueadas" até final de Outubro.

tudo isto está descrito nos documentos. é preciso é lê-los com atenção e não inventar interpretações.
 
Mensagens: 1585
Registado: 18/7/2013 15:16

Re: Banif - Tópico Geral

por Federer » 30/7/2013 12:00

Reconheço que nesta situação não percebo bem como é que as Açoes amanha vão arrancar. Alguém consegue ajudar-me?
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 226
Registado: 11/1/2013 0:22

Re: Banif - Tópico Geral

por jecm » 30/7/2013 10:55

aguiarc Escreveu:
jecm Escreveu:Creio que, e mais uma vez, estamos perante um negócio menos transparente. Efectivamente, e pelo menos na altura da divulgação das condições do aumento de capital, criou-se a imagem de que, o mesmo só teria sucesso se as obrigações fossem todas colocadas. Diz-se agora que, não é assim, e que foram os órgãos de comunicação social que não transmitiram correctamente a informação. Inclusive os jornais económicos da especialidade. Acredito que, quer no banco, quer na CMVM, existem inúmeras pessoas que lêem os jornais, quer em papel, quer pela net. Será que, e face ao que foi escrito, não deveriam ter feito um esclarecimento ao mercado? Será que houve algum aditamento à comunicação original a alterar as condições, e não deram conhecimento ao mercado? De qualquer modo, quer o banco, quer a CMVM, não ficam bem na fotografia, e prestaram um fraco serviço em termos de transparência.
Aliás, e tendo o banco um contrato de reembolso com o Estado, era muito estranho que uma operação pudesse condicionar a outra, e com isso por em causa o prometido reembolso, pelo que, é possível que, e face às noticias tenham surgido alterações impostas por parte do Estado.
Tão pouco se compreende que, o banco tenha solicitado autorização para pagar 150 milhões.Os sucessivos aumentos de capital no valor de 450 milhões, dos quais já foram efectuados 200 milhões, destinavam-se exclusivamente a reembolsar o Estado.
Verifica-se pois que, há já um montante de 50 milhões que, aparentemente vão "ficar pelo caminho". O que também pode induzir que, as necessidades são tantas que, nem com mais estas injecções de capital ficam as mesmas satisfeitas.
Curiosas também as afirmações do presidente do banco, ao dizer que quanto menos obrigações se colocassem, melhor. Alegadamente pela alta taxa de juro a pagar. Mas que taxa vai o banco pagar ao Estado? Salvo erro, entre 9 e 10%. E pelo mesmo prazo. Não seria então melhor colocar o máximo possível de obrigações, e com o produto da venda liquidar a dívida ao Estado, e com isso poupar cerca de 2% que, é muito dinheiro nestes montantes?
Muitas dúvidas existem, e ainda faltam alguns aumentos de capital para perfazer os 450 milhões até ao fim do ano. Tão pouco está esclarecido se a prevista emissão de obrigações convertíveis, está incluida neste pacote, ou se acrescenta ao mesmo, o que é mais um aumento de capital encapotado.



O que aconteceu foi que algumas alíneas do regulamento do AC foram alteradas ao longo do processo. Essas alterações forma disponibilizadas e publicitadas pelo Banif e publicadas ainda na CMVM. A dependência do sucesso da venda das obrigações foi uma das alíneas alteradas. Pessoalmente pareceu-me uma alteração sensata, pois os perfis de risco são completamente diferentes e quem participa no AC não está naturalmente interessado em Obrigações.


Não duvido que as alterações tenham ocorrido, e devidamente comunicadas à CMVM. Só entendo é que, também deveriam ter feito um comunicado ao mercado, nomeadamente aos orgãos de comunicação da especialidade, no sentido de estes mesmos também esclarecerem os seus leitores.
Naturalmente que os perfis de risco são diferentes, mas também já o eram antes. E assim sendo, nunca devia sequer ter sido permitido ao banco lançar as duas operações em simultâneo,dirigidas à mesma base de clientes, e na altura com algum tipo de interdependência.
Se o banco cumprir o que está determinado pela DMIF, e exigir e preencher o perfil de risco do cliente, só em muitissimos poucos casos é que existem clientes com apetência para os dois produtos.
Embora e só na minha opinião, e face à situação financeira do banco, o risco para o investidor até possa ser semelhante, e eventualmente até menor nas acções, pois com alguma facilidade pode obter um retorno superior ao das obrigações.
Estas, e apesar da taxa de juro ser relativamente apelativa (há muitas obrigações com melhores taxas e menor risco), certamente desvalorizarão com facilidade e em percentagens substanciais, se existir alguma convulsão no banco ou nos mercados, além da reduzida liquidez para transacção.
 
Mensagens: 13
Registado: 14/4/2011 11:21
Localização: 14

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: Google Adsense [Bot], PAULOJOAO e 373 visitantes