Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Re: Portucel - Tópico Geral

por Sinedrio » 22/2/2016 18:54

Lá continua ela a fazer o seu caminho sem grandes oscilações, mas sempre certinha.

Continuo convencido que é das apostas mais certeiras do nosso índice a longo prazo, com ela nestes valores.

Se chegar aos 3,17/3,20 será importante verificar como vai reagir ao chegar a esses valores.

Cumprimentos.
 
Mensagens: 235
Registado: 20/11/2015 17:22

Re: Portucel - Tópico Geral

por rsacramento » 22/2/2016 13:49

5640533 Escreveu:Sim, nas subidas não é bem assim.

e por vezes nas descidas, também
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Portucel - Tópico Geral

por 5640533 » 22/2/2016 13:15

Sim, nas subidas não é bem assim.
 
Mensagens: 1990
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Portucel - Tópico Geral

por rsacramento » 22/2/2016 2:33

5640533 Escreveu:No PSI tudo depende dos ventos lá fora.

nem sempre :wink:
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Portucel - Tópico Geral

por 5640533 » 21/2/2016 23:13

No PSI tudo depende dos ventos lá fora.
 
Mensagens: 1990
Registado: 29/11/2007 1:36
Localização: 4

Re: Portucel - Tópico Geral

por paul_invest » 20/2/2016 22:03

Stains Escreveu:obg Ulisses.

parece me que está para breve (ou não) o regresso aos 2,75/2,80.




deves saber muito ....

target 3.17 enquanto tiver acima de 2.9 reagiu na sexta feira bem ao suporte faz fundo em V projecção 3.17/3.20 na próxima semana


fica aqui a minha perspectiva longo prazo
Anexos
portucel.PNG
 
Mensagens: 338
Registado: 15/5/2014 15:51

Re: Portucel - Tópico Geral

por Sinedrio » 20/2/2016 20:40

A mim parece-me que caminha para os 3 sinceramente.
 
Mensagens: 235
Registado: 20/11/2015 17:22

Re: Portucel - Tópico Geral

por Stains » 18/2/2016 20:33

obg Ulisses.

parece me que está para breve (ou não) o regresso aos 2,75/2,80.
 
Mensagens: 115
Registado: 18/1/2016 23:14

Re: Portucel - Tópico Geral

por Ulisses Pereira » 18/2/2016 16:16

Aqui ficam os gráficos solicitados, numa altura em que a Portucel se aproxima da sua zona de resistência.

Abraço,
Ulisses
Anexos
pti1.png
pti2.png
pti3.png
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

Re: Portucel - Tópico Geral

por Stains » 18/2/2016 13:50

alguem pode actualizar graficos? existem gaps por preencher?
 
Mensagens: 115
Registado: 18/1/2016 23:14

Re: Portucel - Tópico Geral

por Sinedrio » 17/2/2016 9:30

Bom dia pessoal.

Há ainda mais uma situação bastante favorável à portucel que creio que se esqueceram de referir.. a valorização da moeda chinesa.

Em relação à cotação actual, na minha opinião, olhando para a nossa bolsa é das que está em níveis mais atrativos.

Cumprimentos.
 
Mensagens: 235
Registado: 20/11/2015 17:22

Re: Portucel - Tópico Geral

por Punitor » 16/2/2016 21:37

Raposo Tavares Escreveu:Amigo RG, era o que mais me faltava era andar para trás.
Não tenho a tua opinião sobre a Portucel e equaciono uma entrada no título. Os fundamentais não se têm alterado e o preço do petróleo bem como o do dólar só podem beneficiar a Navigator. Quanto à AT, repara que os suportes não se têm pulverizado...
Estou com isto a dizer que vai subir? Ainda não. Vai depender também da evolução de alguns índices e do preço do petróleo. Paradoxalmente, a subida do petróleo afeta negativamente a empresa mas, a prazo, pode beneficiá-la.

Um abraço,
Raposo Tavares


Nem mais companheiro Raposo;-)
Se a Portucel vier a 1,40€, não sei a que preços regredirão algumas outras... Creio que nos tempos em que valia isso estava sub-valorizada e não tinha metade da performance e estratégia que tem hoje.
 
Mensagens: 1387
Registado: 1/11/2015 12:47

Re: Portucel - Tópico Geral

por Kal_Hel » 16/2/2016 19:36

Portucel perspectivas de subida de longo prazo mantêm-se intactas.
Os resultados de 2015 apresentaram uma subida nas vendas de 5.6% e aumento dos lucros de 8% para 196m€.

Olhando para o presente ano penso que o crescimento vai continuar tendo por base a continuação da tendência de subida dos preços do papel verificada no ano passado, com previsões de subida do preço de 3.2% nos próximos 3 anos:
http://www.pulpapernews.com/2016/02/woo ... ue-to-rise
http://www.pulpapernews.com/2016/02/jvi ... per-grades

Desde o inicio do ano assistimos a uma queda das bolsas que levou também a uma forte correcção na cotação da Portucel.
Neste momento a situação parece estar a estabilizar. Assim desde o inicio do anos vimos uma correlação entre o preço do petróleo e a cotação das bolsas enorme. Quando os preços do petróleo subiam as bolsas subiam, quando os preços do petróleo desciam as bolsas desciam, ora isto para mim não faz sentido. Quando os preços do petróleo descem as empresas produtoras de petróleo deveriam descer e as empresas que compram petróleo devem subir.
De forma que vejo com optimismo o dia de hoje, visto as bolsas nos EUA estarem a subir enquanto que o brent e o crude estão a descer.

Assim relativamente ao preço do brent para o presente ano penso que vai andar entre os 22 e os 40 dolares.
Relativamente à variação do euro Vs dolar penso que deverá andar entre 1 e 1.15.

De forma que na minha humilde opinião, neste momento penso que a entrada na Portucel apresenta um bom risco/retorno, pois considero que o potencial de descida limitado face ao potencial de subida. Penso que dentro de um ano a cotação poderá atingir os 4 euros :pray: e pelo caminho arrecadar mais uns bons dividendos 8-) .
 
Mensagens: 54
Registado: 29/11/2007 9:31
Localização: Vimioso

Re: Portucel - Tópico Geral

por trend=friend » 16/2/2016 17:17

Raposo Tavares Escreveu: Paradoxalmente, a subida do petróleo afeta negativamente a empresa mas, a prazo, pode beneficiá-la.



Caro Raposo Tavares, tenho procurado reflectir alguma coisa sobre o impacto neste título da evolução do petróleo... É possível clarificares um pouco esta ideia? Obrigado
If you want a guarantee, buy a toaster.
Clint Eastwood
 
Mensagens: 4014
Registado: 27/8/2013 19:39

Re: Portucel - Tópico Geral

por RaposoTavares » 16/2/2016 16:43

Amigo RG, era o que mais me faltava era andar para trás.
Não tenho a tua opinião sobre a Portucel e equaciono uma entrada no título. Os fundamentais não se têm alterado e o preço do petróleo bem como o do dólar só podem beneficiar a Navigator. Quanto à AT, repara que os suportes não se têm pulverizado...
Estou com isto a dizer que vai subir? Ainda não. Vai depender também da evolução de alguns índices e do preço do petróleo. Paradoxalmente, a subida do petróleo afeta negativamente a empresa mas, a prazo, pode beneficiá-la.

Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Portucel - Tópico Geral

por rg7803 » 16/2/2016 16:34

Raposo Tavares Escreveu:
rg7803 Escreveu: Porém a cotada deu alguns sinais menos bons, nomeadamente a quebra de uma linha tendencia ascendente, por isso deves estar atento, nomeadamente á eventual quebra dos 2.50.


Se foi por estes sinais que chamaste iletrados e arrogantes a meio forum, estiveste mal.
Um abraço,
Raposo Tavares


Raposo estás a ver mal o filme.

Se andares para trás notarás que não dei nenhum palpite sobre subidas/descidas da cotada em questão. Apenas fiz perguntas, tipo "Porque é que achas isto ou aquilo?" pois vi aqui malta cheia de cetezas tanto para cima como para baixo.

Ontem pela primeira vez dei a minha opinião à questão colocada pelo pikota, salvo erro. E é uma opinião que (de) pior/melhor forma tento justificar.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4203
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Portucel - Tópico Geral

por RaposoTavares » 16/2/2016 16:23

rg7803 Escreveu: Porém a cotada deu alguns sinais menos bons, nomeadamente a quebra de uma linha tendencia ascendente, por isso deves estar atento, nomeadamente á eventual quebra dos 2.50.


Se foi por estes sinais que chamaste iletrados e arrogantes a meio forum, estiveste mal.
Um abraço,
Raposo Tavares
"Se um homem tiver realmente muita fé, pode dar-se ao luxo de ser céptico."
in: Citações e Pensamentos, Friedrich Nietzsche
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3525
Registado: 4/12/2013 19:13

Re: Portucel - Tópico Geral

por rg7803 » 16/2/2016 16:07

Há varias maneiras de ver a tendência principal. Há intervenientes que gostam de olhar uma sequencia higher lows e higher highs para confirmar o curso do preço. Outros há que simplesmente olham para a MM 200 dias; a inclinação desta (ascendente, plana ou descendente) dá-lhe a informação que precisam. No gráfico semanal que coloquei na pag anterior a linha vermelha é a MM50 semanas, grosso modo é semelhante a uma MM200 dias, daí dizer que a tendência primária, para mim, ainda parece de subida. Porém a cotada deu alguns sinais menos bons, nomeadamente a quebra de uma linha tendencia ascendente, por isso deves estar atento, nomeadamente á eventual quebra dos 2.50.

De resto o Sacramento já disse tudo. Eu não sei o teu plano trading, objectivos, o teu método de stops, a % da tua carteira que está alocada a este trade, etc.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4203
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Portucel - Tópico Geral

por rsacramento » 16/2/2016 14:12

Kal_Hel Escreveu:Boas... não percebo muito de analise técnica pelo que desde já agradeço as opiniões e explicações aqui transmitidas, que penso são sempre bem vindas.
Estive a ver anteriormente o post do DrTrader no qual refere a formação de um "Head & Shoulders" com projecção nos 1.40.
Por outro lado é referido que a tendência de longo prazo é de alta.
Assim qual pensam que seria a melhor estratégia para alguém que está dentro do titulo neste momento com perdas em torno dos 14 % (contabilizando os dividendos de Dezembro) e pensando no médio longo prazo (6 meses até 2 anos) esperar que a cotação volte a subir??? Contudo e atendendo à projecção nos 1.40 da formação do "Head & Shoulders" o seria melhor sair do titulo e esperar para ver qual a tendência??

a melhor estratégia terás de ser tu a concebê-la

quanto ao H&S ignorá-lo-ia, conforme expliquei acima
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Portucel - Tópico Geral

por Kal_Hel » 16/2/2016 1:45

rg7803 Escreveu:
pikota Escreveu:Qual a perspectiva para a Portucel a curto e longo prazo?



A minha opinião, que é tão boa/má como a tua.

Até ver a tendencia de longo prazo é de alta, embora o ter feito um lower low não indicia nada de bom.
O graf em anexo é semanal e pode dar algumas pistas.
Eu estaria de olho no seguinte: um novo maximo relativo acima dos 3,70 pode ser o retomar da tendencia anterior; um fecho abaixo dos 2,50 é melhor esquecer o papel pelo lado longo.

Boa sorte a quem estiver investido, dum lado ou do outro.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Boas... não percebo muito de analise técnica pelo que desde já agradeço as opiniões e explicações aqui transmitidas, que penso são sempre bem vindas.
Estive a ver anteriormente o post do DrTrader no qual refere a formação de um "Head & Shoulders" com projecção nos 1.40.
Por outro lado é referido que a tendência de longo prazo é de alta.
Assim qual pensam que seria a melhor estratégia para alguém que está dentro do titulo neste momento com perdas em torno dos 14 % (contabilizando os dividendos de Dezembro) e pensando no médio longo prazo (6 meses até 2 anos) esperar que a cotação volte a subir??? Contudo e atendendo à projecção nos 1.40 da formação do "Head & Shoulders" o seria melhor sair do titulo e esperar para ver qual a tendência??
 
Mensagens: 54
Registado: 29/11/2007 9:31
Localização: Vimioso

Re: Portucel - Tópico Geral

por rg7803 » 15/2/2016 23:29

rsacramento Escreveu:@ rg
estás com o gráfico ajustado a dividendos



sim; fui ver agora, estou desabituado de usar o prt, vi-me grego para encontrar o sitio
"adjust hyst data, after div" está com o pisco sim
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4203
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Portucel - Tópico Geral

por rsacramento » 15/2/2016 23:18

@ rg
estás com o gráfico ajustado a dividendos
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 10503
Registado: 29/11/2007 12:50

Re: Portucel - Tópico Geral

por rg7803 » 15/2/2016 23:08

pikota Escreveu:Qual a perspectiva para a Portucel a curto e longo prazo?



A minha opinião, que é tão boa/má como a tua.

Até ver a tendencia de longo prazo é de alta, embora o ter feito um lower low não indicia nada de bom.
O graf em anexo é semanal e pode dar algumas pistas.
Eu estaria de olho no seguinte: um novo maximo relativo acima dos 3,70 pode ser o retomar da tendencia anterior; um fecho abaixo dos 2,50 é melhor esquecer o papel pelo lado longo.

Boa sorte a quem estiver investido, dum lado ou do outro.
Anexos
PORTUCEL.png
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4203
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Portucel - Tópico Geral

por rg7803 » 15/2/2016 22:52

Sergon Escreveu:
dr. Trader escreveu:
Olá rg7803, obrigado!

Quando o "setup" de entrada "short" que te descrevi se formou no gráfico diário, tomei a posição, mas depois analisando ao gráfico semanal comecei a pensar que realmente poderia estar a formar-se um "Head & Shoulders bearish". Claro que este padrão só realmente existe quando a cotação quebra a "neckline". Pensei adicionar outro "short" à minha posição após a quebra da "neckline", mas acabei por não o fazer e fiquei-me apenas confirmação da pressão descendente imprimida à cotação ao se confirmar padrão H&S.


Pedia-te que colocasses aqui o ih&s, não consigo vê-lo no meu gráfico.

Obrigado,
Sergon


Sargon, dá uma olhada na página anterior.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4203
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

Re: Portucel - Tópico Geral

por rg7803 » 15/2/2016 22:49

Punitor Escreveu:Já hoje ganhei uns valentes cobres com uns milhares que comprei na 5ta feira e vendi hoje. Ser-se iletrado é uma coisa, não se ser burro é outra :mrgreen:


Claro companheiro Janitor.
Por acaso coloquei o post no tópico errado (apenas reparei agora), mas se a carapuça se (te) enfiou....lamento. Tenta ler tudo outra vez, agora mais devagar, pode ser que ajude.
Abraço.
“Buy high, sell higher...”.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 4203
Registado: 1/5/2008 23:09
Localização: Almada.

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: aaugustobb_69, Bing [Bot], Conservador, farami, fatura.pt, Google [Bot], Google Adsense [Bot], Goya777, luislobs, MPAM, navaldoc, PAULOJOAO, Phil2014 e 346 visitantes