Outros sites Medialivre
Caldeirão da Bolsa

Portucel - Tópico Geral

Espaço dedicado a todo o tipo de troca de impressões sobre os mercados financeiros e ao que possa condicionar o desempenho dos mesmos.

Resultados da Portucel

por Duvid » 26/10/2007 12:10

Vi ontem a entrevista de PQP na 2 e fiquei convencido que a Portucel é neste momento a grande prioridade da Semapa. Já reforçou para 75% e a estes valores pareceu indicar que vai continuar a reforçar, confirma propostas para compra da Portucel e não põem de lado parcerias para o investimento no exterior, os resultados não devem ser muito penalizados pela desvalorização do dólar e pela falta de madeira, pelo que se mantiver os 40 % acima dos resultados do ano anterior poderá conseguir em nove meses suplantar os lucros do ano anterior.
Perante o cenário passei a estar somente investido em Portucel tendo como meta os dividendos de 2007 ou a cotação nos 2.96, com valorização de 15 % da data de hoje.
 
Mensagens: 4
Registado: 6/9/2007 13:12

por Nyk » 26/10/2007 6:41

"Uruguai não é a única opção na internacionalização da Portucel"
A Semapa tem crescido a uma média de 26% ao ano. Pedro Queiroz Pereira, na entrevista ao programa "Balanço & Contas", diz que o desafio é encontrar a fórmula que permita manter esse ritmo, o que poderá passar pela entrada noutro sector industrial.

--------------------------------------------------------------------------------

Sérgio Figueiredo
sf@mediafin.pt



A Semapa tem crescido a uma média de 26% ao ano. Pedro Queiroz Pereira, na entrevista ao programa "Balanço & Contas", diz que o desafio é encontrar a fórmula que permita manter esse ritmo, o que poderá passar pela entrada noutro sector industrial.

"A Semapa, desde a sua criação até hoje, cresceu, entre dividendos e valor das acções, a um 'average' de 26% ano. O que me preocupa é como poderei manter esse valor", explica o mesmo responsável.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Zorro » 23/10/2007 18:18

Enslaved não ligues ao sistema que esse senhor diz que é muito fiável....dizia que o Nasdaq,o Spx e o Dax iam cair...dizia que a Inapa ia numa semana aos 2,50,que a TDU ia despencar de vez,etc,etc....deixa falar...não deve andar pelo mercado bolsista só pode...um dia vai acertar claro...
Z
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 351
Registado: 31/3/2006 10:10
Localização: Porto

por Enslaved » 23/10/2007 18:06

Jonhy Bigodes Escreveu:
mfsr1980 Escreveu:Hoje gostei do fecho da Portucel :wink:
Apesar de não ter fechado em máximos, no final da sessão deu mostras de querer subir de escalão e houve muitos negócios a 2.59.
Eu diria que ela amanhã vai continuar a subir :lol:

Um abraço aos forenses de
Miguel Rodrigues


Pessoalmente continuo a ver a mesma análise na pti, ou seja a vinda a 2.45€, e amanhã com a queda de hoje que o sp500 ainda vai dar e com o dax amanhã a cair, temos o caldo perfeito para isso.

PS-Isto é só a minha opnião.


Queda :shock: :shock: :shock: ??? Estava eu aqui calminho na minha vida e quando leio a tua msg penso "O sp500 já está a cair?" Vou ver e está nos máximos do dia :roll: :roll: Só percebo este comentário porque estás "urso", no entanto não podes ter a mente tão fechada. Não estou a referir que amanhã ou no futuro o sp500 não corrija ainda mais, mas hoje não me parece que irá fechar negativo 8-)

Não tenho portucel 8-)
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 3355
Registado: 28/2/2007 18:24
Localização: Valhalla

por Jonhy Bigodes » 23/10/2007 17:45

mfsr1980 Escreveu:Hoje gostei do fecho da Portucel :wink:
Apesar de não ter fechado em máximos, no final da sessão deu mostras de querer subir de escalão e houve muitos negócios a 2.59.
Eu diria que ela amanhã vai continuar a subir :lol:

Um abraço aos forenses de
Miguel Rodrigues


Pessoalmente continuo a ver a mesma análise na pti, ou seja a vinda a 2.45€, e amanhã com a queda de hoje que o sp500 ainda vai dar e com o dax amanhã a cair, temos o caldo perfeito para isso.

PS-Isto é só a minha opnião.
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com
 
Mensagens: 183
Registado: 6/8/2006 15:54
Localização: Angra

por mfsr1980 » 23/10/2007 16:59

Hoje gostei do fecho da Portucel :wink:
Apesar de não ter fechado em máximos, no final da sessão deu mostras de querer subir de escalão e houve muitos negócios a 2.59.
Eu diria que ela amanhã vai continuar a subir :lol:

Um abraço aos forenses de
Miguel Rodrigues
 
Mensagens: 2033
Registado: 3/5/2007 13:55
Localização: LISBOA

por SMarq » 23/10/2007 11:20

Fica um gráfico da PTI.

Destaque para a cotação ter batido ontem numa LTA de longo prazo e o RSI com divergência positiva:
Anexos
Gráficos.PNG
Gráficos.PNG (0 Bytes) Visualizado 10037 vezes
Comprar ao som dos canhões vender ao som dos violões.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 558
Registado: 5/2/2005 13:36
Localização: Gaia

por Nyk » 23/10/2007 9:04

Millennium bcp revê em baixa preço-alvo para a Portucel


23/10/2007


O Millennium bcp investimento reviu em baixa o preço-alvo para a Portucel de 3,70 euros, para o final de 2007, para 3,65 euros, para o final de 2008. A recomendação para as acções é de "compra". A casa de investimento realça a sensibilidade do preço das acções às "pequenas alterações no preço do papel". O Millennium colocou ainda sob revisão a Semapa para rever a avaliação.

"Mudámos o nosso preço-alvo para a Portucel de 3,70 euros (2007) para 3,65 euros por acção para o fim de 2008, com uma recomendação de compra, risco médio", diz uma nota de análise hoje publicada e assinada pelo analista João Mateus.

O novo "target" para a Portucel [ptcl] representa um potencial de valorização superior a 40%, face ao valor actual das acções.

A Portucel [ptcl] seguia a valorizar 1,17% para os 2,60 euros.

A avaliação da Portucel "inclui o investimento na nova máquina de papel e outros relativos à eficiência ambiental". A casa de investimento considerou ainda o incentivo de 90 milhões de euros concedidos pelos Estado.

O Millennium bcp destaca que "o valor da Portucel é muito sensível a pequenas alterações no preço do papel".

A casa de investimento considera que "os principais riscos que a Portucel enfrenta são a escassez conjuntural de madeira por efeito dos incêndios dos últimos anos e o possível impacto no preço da madeira da procura da indústria de geração a partir de biomassa".

Quanto ao endividamento, o analista diz que a Portucel "permanecerá pouco endividada face aos comparáveis mesmo após os investimentos previstos" e a "rendibilidade dos dividendos deverá ficar acima dos 3,5%, em linha com o sector".

A casa de investimento adianta que colocou a Semapa [sema] "sob revisão para mudar a data de referência da avaliação do fim de 2007 para o fim de 2008, para alterar a taxa sem risco e para actualizar as estimativas".
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por PTFighter » 19/10/2007 17:09

Ulisses Pereira Escreveu:Broker, porque é que os títulos quando não seguem o sentido que esperas são manipulados? É sempre mais fácil criarmos teorias da conspiração do que admitirmos os nossos erros, mas essa postura não é a postura de um investidor de sucesso.

Aproveito e transcrevo um artigo, intitulado "O erro" que escrevi há alguns anos:

“Errar é humano”



A esmagadora maioria dos investidores acredita que um dos factores essenciais para se ter sucesso nos mercados é cometer muito poucos erros. É evidente que um reduzido número de erros ajuda a melhorar os resultados, mas o factor decisivo é a capacidade de reconhecer e assumir os próprios erros.



Errar no “trading” é inevitável e ter noção disto é essencial para saber lidar com os erros, reconhecê-los e assumi-los na altura certa. O facto de, por vezes, o investidor não tomar as melhores decisões na negociação nos mercados, levando-o a errar, nem sempre é controlável pela própria pessoa, mas o reconhecimento e o assumir do erro dependem única e exclusivamente do próprio investidor.



Por que razão valorizo tanto esta questão do reconhecer e assumir os próprios erros no “trading”? Porque os anos de mercado foram-me ensinado que os erros irão acontecer sempre. São inevitáveis. Mas se os assumirmos a tempo, corrigindo-os, limitamos os seus efeitos nefastos, ficamos rapidamente em condições de levantar a cabeça e prosseguir em frente. Se fecharmos os olhos aos erros, ignorando-os e não os assumindo, as perdas podem agravar-se, o erro arrastar-se e os efeitos psicológicos serem arrasadores.



De forma a tornar este artigo menos teórico, vou aqui dar um exemplo prático das consequências de se fugir a reconhecer o erro e a emendá-lo. O ano passado, antes dos Estados Unidos atacarem o Iraque, muitos dos investidores que detinham acções, venderam-nas por acreditarem que o início do conflito faria as Bolsa caírem. Contudo, com tantos investidores já de fora do mercado com medo de um conflito mais que antecipado, o mercado começou a subir depois do início das hostilidades, arrancando para um extraordinário 2003 nos principais mercados mundiais.



Muitos desses investidores que venderam antes do início da Guerra, não tiveram o discernimento para – depois das subidas dos primeiros dias do conflito – reconhecerem que tinham errado. Se venderam porque acreditavam que o início das hostilidades iria levar os mercados bem para baixo e se isso não aconteceu, qual o argumento que eles agora tinham para continuarem de fora do mercado? Nenhum. Contudo, incapazes de assumirem que erraram, começaram a arranjar outras justificações para o comportamento do mercado e não corrigiram o erro, continuando de fora. E assim assistiriam, tristemente, ao espantoso ano de 2003 nos mercados financeiros.



Uma das características da maior parte dos investidores que os impede de ganhar dinheiro em Bolsa é, na minha opinião, na maioria das ocasiões estarem mais preocupados em ter razão do que em ganhar dinheiro. Preferem lutar por aquilo que defenderam a nível teórico, mesmo quando já é claro que não têm razão, do que em abstrair-se desses argumentos e tentar lutar por fazer dinheiro nos mercados.



Por certo estará a ler este artigo e a pensar em algumas ocasiões em que não teve a coragem de assumir rapidamente o erro, incorrendo em perdas grandes. Não pense que é uma excepção. Assumir os erros é um dos actos mais difíceis para o ser humano, porque mexe com as nossas convicções e com o nosso ego. Reconhecer que falhámos não é fácil e não está ao alcance de todos. Mas, perdoem-me a sinceridade, quem não o conseguir fazer jamais terá sucesso nos mercados financeiros.



Em vez de reconhecerem o erro e assumi-lo, o que é que a generalidade dos investidores costuma fazer? Responsabilizam outros pelo facto do mercado não estar a seguir o rumo por eles antecipado. Começam por dizer que os investidores estão enganados. Continuando o mercado no rumo oposto ao previsto por eles, afirmam que o mercado está a ser manipulado por grandes especuladores que querem enganar os pequenos investidores. E, a partir daqui começam a disparar em todas as direcções, acusando tudo e todos: A culpa passa a ser dos analistas que estão a manipular as cotações, das corretoras e até da CMVM!



Todos servem de bodes expiatórios para justificar os nossos próprios erros. Por vezes, os mercados assemelham-se aos jogos de futebol em que os jogadores da equipa derrotada, descarregam nos árbitros as frustrações das suas falhas.



Enquanto continuarmos a fechar os olhos aos nossos erros, enquanto continuarmos a não os assumirmos, enquanto preferirmos justificá-los com terceiros, empurrando para os outros as nossas falhas, ainda teremos um longo caminho pela frente na construção de uma personalidade ganhadora nos mercados financeiros.



Nós não podemos controlar o mercado, mas podemos controlar a nossa forma de negociar e assumir rapidamente que errámos é um dos aspectos essenciais do “trading”. Quem conseguir interiorizar isto tem já um boa parte percorrida do processo de formação como investidor de sucesso.



Acho que é tempo de percebermos que a culpa não é dos outros, nem muito menos dos mercados. É tempo de olharmos para dentro de nós e vermos onde é que erramos e porque é que falhámos. E termos coragem de assumirmos o nosso carácter humano e dizer “Eu errei.”.


Um abraço,
Ulisses


Aproveito para relembrar uma frase sobejamente conhecida...

"O mercado tem sempre razão, mesmo... quando não tem"
 
Mensagens: 49
Registado: 15/7/2007 18:46

por artista_ » 19/10/2007 13:35

Jonhy Bigodes Escreveu:PS: Para já não parace que esteja a falhar muito a análise pois não? :roll: :roll:


Não está a falhar muito mas também ainda não acertaste em muita coisa :) apenas que a PTi deveria ir no curto prazo até uma zona que realmente foi... mas isso enfim isso não é tão descabido como projectar uma queda da PTI até aos 2 euros que eu, continuo a dizer, ser impossível de prever com a AT ou outro método qualquer (só mesmo com uma bola de cristal)... embora seja possível ter alguma probabilidade alta, de num determinado caso projectar um determinado movimento, nunca se pode afirmar que esse movimento vai realmente ocorrer, apenas dizer que ele é provável ou possivel...

Além disso volto a dizer que, neste momento, enquanto se mantiver acima dos mínimos anteriores (2.45/50) nada faz sentido falar numa queda até aos 2 euros e, mesmo que esse valor venha a ser quebrado, não me parece desde logo muito provavel uma queda tão acentuada... pode vir a acontecer mas não me parece que seja para já possível de a prever com um bom grau de probabilidade de acerto, é um pouco como eu prever que a Galp vai chegar aos 20 euros até ao próximo verão, até posso acertar mas não há nada onde me possa basear para fazer uma previsão deste género...

A AT não serve propriamente para adivinhar o que vai acontecer, serve sim para colocar as probabilidades do nosso lado e é uma ferramenta de apoio à contrução de uma estratégia (para quem a usa claro está)...

Um abraço
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por Ulisses Pereira » 19/10/2007 11:39

JTSamouris, já 4 vezes, na última semana, apagámos os teus posts ou pedimos para que respeitasses as opiniões dos outros.

Agora, em vez de um pedido, fica um aviso: Um próximo post deste género automaticamente fará com que procures outro fórum.

Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Jonhy Bigodes » 19/10/2007 7:44

Jonhy Bigodes Escreveu:De acordo com o meu sistema a Portucel encontra-se numa situação delicada, uma vez que as subidas estão comprometidas no médio e longo prazo, no entanto no curto prazo poderemos assistir a uma recuperação até aos 2.80€/2.90€ no máximo, no medio prazo assitiremos a uma ida aos 2.00€.


Não sei o que ganhas em dizer isto (talvez tenhas puts ? talvez queiras comprar mais baratos ?), mas daí até chegar a mínimos... :shock:[/quote]

Não ganho nem perco nada, mas esta é a minha análise técnica pura e dura. Se eu disse-se que iria subir, será que queria vender e fazia uma análise a dizer que a PTI iria subir? Não vejam teorias da conspiração em tudo, atentem bem nas palavras que o Ulisses, muito bem profere. Não tenho PTI e também não tenho interesse em ter PTI, e quanto a puts também não tenho.

PS: Para já não parace que esteja a falhar muito a análise pois não? :roll: :roll:
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com
 
Mensagens: 183
Registado: 6/8/2006 15:54
Localização: Angra

por JTsamouris » 19/10/2007 7:36

Ó Johny Bigodes, já deu para ver que a tua vontade é que a Portucel caia por aí além:

Jonhy Bigodes Escreveu:A Portucel depois de atingir o intervalo 2.80/2.90€, rápidamente inverteu, deixando muita gente espantada, pois as subida foi feita com muito volume, e claro leva a crer que iria quebrar os 3.00€ muito rápidamente. O preço objectivo imediato da PTI é para já o anterior minimo a 2.45€. Esta é a minha visão pessoal da PTI, não é concerteza o que se irá passar :lol: :lol:


Jonhy Bigodes Escreveu:Hoje foi mais um dia da confirmação do topo a 2.80€, vamos direitinhos aos minímos relativos agora :roll:



Jonhy Bigodes Escreveu:De acordo com o meu sistema a Portucel encontra-se numa situação delicada, uma vez que as subidas estão comprometidas no médio e longo prazo, no entanto no curto prazo poderemos assistir a uma recuperação até aos 2.80€/2.90€ no máximo, no medio prazo assitiremos a uma ida aos 2.00€.


Não sei o que ganhas em dizer isto (talvez tenhas puts ? talvez queiras comprar mais baratos ?), mas daí até chegar a mínimos... :shock:
 
Mensagens: 49
Registado: 1/10/2007 18:28

por Jonhy Bigodes » 19/10/2007 7:21

Machado Escreveu:Ulisses ... Muito bom!

Quanto há Portucel ... começo a pensar se devo entrar novamente ou não.
Penso que vendi um pouco precipitadamente, mas deu-me a fúria e foi tudo despachado ... Erro ;)

Continuo a gostar deste título, mas também me interrogo se não será de facto um "empata capital".

Alguém pode ajudar postando uma análise objectiva, com alguns gráficos?

Abraço


A Portucel depois de atingir o intervalo 2.80/2.90€, rápidamente inverteu, deixando muita gente espantada, pois as subida foi feita com muito volume, e claro leva a crer que iria quebrar os 3.00€ muito rápidamente. O preço objectivo imediato da PTI é para já o anterior minimo a 2.45€. Esta é a minha visão pessoal da PTI, não é concerteza o que se irá passar :lol: :lol:

Imagem
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com
 
Mensagens: 183
Registado: 6/8/2006 15:54
Localização: Angra

por Branc0 » 18/10/2007 20:52

Broker_Invest Escreveu:
A Portucel exporta 92% da sua produção, dos quais 12% para os EUA e 80% para a Europa.


é um facto que a maior exportação 80% seja para Europa, e 12% para os EUA, e os restantes 8%??? onde vão ? consumo interno? mas nós também estamos metidos na europa, certo?, eu espero que esta acção mostre bons resultados.


O mundo não acaba na Europa e nos EUA...

Pelo que sei a maior parte desses 8% vão para a América do Sul.
Be Galt. Wear the message!

The market does not beat them. They beat themselves, because though they have brains they cannot sit tight. - Jesse Livermore
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 2558
Registado: 8/8/2007 14:38
Localização: Lisboa

por Broker_Invest » 18/10/2007 20:13

A Portucel exporta 92% da sua produção, dos quais 12% para os EUA e 80% para a Europa.


é um facto que a maior exportação 80% seja para Europa, e 12% para os EUA, e os restantes 8%??? onde vão ? consumo interno? mas nós também estamos metidos na europa, certo?, eu espero que esta acção mostre bons resultados.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1020
Registado: 3/8/2006 20:39
Localização: Belas-Idanha

por Nyk » 18/10/2007 19:00

Pasta e papel 2007-10-18 19:28
Portucel diz que vai ser penalizada com a forte valorização do euro
O Chief Executive Officer (CEO) da Portucel, José Honório, afirmou que a empresa, que é líder em Portugal da pasta e do papel, vai ser afectada negativamente pela forte valorização da moeda única europeia, que hoje fixou um novo recorde, uma vez que "poderá haver produtores de outras zonas do globo que, de repente, criem competitividade para vis disputar mercados onde normalmente não viriam pelos custos associados, como a Europa", noticia a Reuters.

Mafalda Aguilar

Ao falar aos jornalistas à margem da assinatura de um protocolo de biodiversidade, José Honório disse que "o problema do euro é grave porque a verdade é que o euro está sensivelmente a 1,43 em relação ao dólar (...) Vamos ser penalizados como os demais, claro que sim, mas se calhar um bocadinho menos penalizados do que os outros".

Para contornar esta dificuldade, José Honório adiantou que a empresa tem vindo a apostar, por um lado, na redução de custos e, por outro, no aumento da productividade.

"Quem anda nos negócios tem de estar preparado para condições favoráveis, adversas e menos adversas. E nós estamos concerteza preparados e apostamos claramente num projecto de redução de custos, aumento de eficiência e de productividade, e é isso que temos vindo a fazer desde 204 até agora", frisou José Honório.

A Portucel exporta 92% da sua produção, dos quais 12% para os EUA e 80% para a Europa.

As acções da Portucel terminaram o dia a perderem 0,38% para os 2,65 euros.
"A incerteza dos acontecimentos,é sempre mais difícil de suportar do que o próprio acontecimento" Jean-Baptista Massilion.
"Só sabemos com exactidão quando sabemos pouco; à medida que vamos adquirindo conhecimentos, instala-se a dúvida"Johann Goethe
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 12115
Registado: 2/9/2005 12:45

por Machado » 18/10/2007 3:32

Ulisses ... Muito bom!

Quanto há Portucel ... começo a pensar se devo entrar novamente ou não.
Penso que vendi um pouco precipitadamente, mas deu-me a fúria e foi tudo despachado ... Erro ;)

Continuo a gostar deste título, mas também me interrogo se não será de facto um "empata capital".

Alguém pode ajudar postando uma análise objectiva, com alguns gráficos?

Abraço
 
Mensagens: 166
Registado: 25/9/2007 12:52
Localização: 16

por Ulisses Pereira » 17/10/2007 15:18

Broker, porque é que os títulos quando não seguem o sentido que esperas são manipulados? É sempre mais fácil criarmos teorias da conspiração do que admitirmos os nossos erros, mas essa postura não é a postura de um investidor de sucesso.

Aproveito e transcrevo um artigo, intitulado "O erro" que escrevi há alguns anos:

“Errar é humano”



A esmagadora maioria dos investidores acredita que um dos factores essenciais para se ter sucesso nos mercados é cometer muito poucos erros. É evidente que um reduzido número de erros ajuda a melhorar os resultados, mas o factor decisivo é a capacidade de reconhecer e assumir os próprios erros.



Errar no “trading” é inevitável e ter noção disto é essencial para saber lidar com os erros, reconhecê-los e assumi-los na altura certa. O facto de, por vezes, o investidor não tomar as melhores decisões na negociação nos mercados, levando-o a errar, nem sempre é controlável pela própria pessoa, mas o reconhecimento e o assumir do erro dependem única e exclusivamente do próprio investidor.



Por que razão valorizo tanto esta questão do reconhecer e assumir os próprios erros no “trading”? Porque os anos de mercado foram-me ensinado que os erros irão acontecer sempre. São inevitáveis. Mas se os assumirmos a tempo, corrigindo-os, limitamos os seus efeitos nefastos, ficamos rapidamente em condições de levantar a cabeça e prosseguir em frente. Se fecharmos os olhos aos erros, ignorando-os e não os assumindo, as perdas podem agravar-se, o erro arrastar-se e os efeitos psicológicos serem arrasadores.



De forma a tornar este artigo menos teórico, vou aqui dar um exemplo prático das consequências de se fugir a reconhecer o erro e a emendá-lo. O ano passado, antes dos Estados Unidos atacarem o Iraque, muitos dos investidores que detinham acções, venderam-nas por acreditarem que o início do conflito faria as Bolsa caírem. Contudo, com tantos investidores já de fora do mercado com medo de um conflito mais que antecipado, o mercado começou a subir depois do início das hostilidades, arrancando para um extraordinário 2003 nos principais mercados mundiais.



Muitos desses investidores que venderam antes do início da Guerra, não tiveram o discernimento para – depois das subidas dos primeiros dias do conflito – reconhecerem que tinham errado. Se venderam porque acreditavam que o início das hostilidades iria levar os mercados bem para baixo e se isso não aconteceu, qual o argumento que eles agora tinham para continuarem de fora do mercado? Nenhum. Contudo, incapazes de assumirem que erraram, começaram a arranjar outras justificações para o comportamento do mercado e não corrigiram o erro, continuando de fora. E assim assistiriam, tristemente, ao espantoso ano de 2003 nos mercados financeiros.



Uma das características da maior parte dos investidores que os impede de ganhar dinheiro em Bolsa é, na minha opinião, na maioria das ocasiões estarem mais preocupados em ter razão do que em ganhar dinheiro. Preferem lutar por aquilo que defenderam a nível teórico, mesmo quando já é claro que não têm razão, do que em abstrair-se desses argumentos e tentar lutar por fazer dinheiro nos mercados.



Por certo estará a ler este artigo e a pensar em algumas ocasiões em que não teve a coragem de assumir rapidamente o erro, incorrendo em perdas grandes. Não pense que é uma excepção. Assumir os erros é um dos actos mais difíceis para o ser humano, porque mexe com as nossas convicções e com o nosso ego. Reconhecer que falhámos não é fácil e não está ao alcance de todos. Mas, perdoem-me a sinceridade, quem não o conseguir fazer jamais terá sucesso nos mercados financeiros.



Em vez de reconhecerem o erro e assumi-lo, o que é que a generalidade dos investidores costuma fazer? Responsabilizam outros pelo facto do mercado não estar a seguir o rumo por eles antecipado. Começam por dizer que os investidores estão enganados. Continuando o mercado no rumo oposto ao previsto por eles, afirmam que o mercado está a ser manipulado por grandes especuladores que querem enganar os pequenos investidores. E, a partir daqui começam a disparar em todas as direcções, acusando tudo e todos: A culpa passa a ser dos analistas que estão a manipular as cotações, das corretoras e até da CMVM!



Todos servem de bodes expiatórios para justificar os nossos próprios erros. Por vezes, os mercados assemelham-se aos jogos de futebol em que os jogadores da equipa derrotada, descarregam nos árbitros as frustrações das suas falhas.



Enquanto continuarmos a fechar os olhos aos nossos erros, enquanto continuarmos a não os assumirmos, enquanto preferirmos justificá-los com terceiros, empurrando para os outros as nossas falhas, ainda teremos um longo caminho pela frente na construção de uma personalidade ganhadora nos mercados financeiros.



Nós não podemos controlar o mercado, mas podemos controlar a nossa forma de negociar e assumir rapidamente que errámos é um dos aspectos essenciais do “trading”. Quem conseguir interiorizar isto tem já um boa parte percorrida do processo de formação como investidor de sucesso.



Acho que é tempo de percebermos que a culpa não é dos outros, nem muito menos dos mercados. É tempo de olharmos para dentro de nós e vermos onde é que erramos e porque é que falhámos. E termos coragem de assumirmos o nosso carácter humano e dizer “Eu errei.”.


Um abraço,
Ulisses
"Acreditar é possuir antes de ter..."

Ulisses Pereira

Clickar para ver o disclaimer completo
Avatar do Utilizador
Administrador Fórum
 
Mensagens: 31013
Registado: 29/10/2002 4:04
Localização: Aveiro

por Broker_Invest » 17/10/2007 15:09

Cada vez mais vejo esta acção como Empata capital, então ela estava ir tão bem e agora vai novamente aos 2.66€, não mesmo maneira de ela superar a sua resistencia dos 2.84€, cada vez mais vejo que existe manipulação da SEMAPA neste titulo, até posso estar enganado.
Esperar na bolsa é uma grande Virtude.
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 1020
Registado: 3/8/2006 20:39
Localização: Belas-Idanha

por Jonhy Bigodes » 16/10/2007 23:03

artista Escreveu:
Jonhy Bigodes Escreveu:Hoje foi mais um dia da confirmação do topo a 2.80€, vamos direitinhos aos minímos relativos agora :roll:


Lá estou eu a chatear-te mais uma vez :wink:

Se vamos para mínimos relativo ou não logo se vê, também podemos estar a caminhar para um fundo mais alto que o anterior que foi na zona dos 2.50...

um abraço e bons negócios

PS: Há muito tempo que acho que uma das maiores ilusões dos investidores e pesarem que podem prever a evolução dos mercados e, sobretudo, que o seu sucesso na bolsa depende disso...


Vamos andando e vamos vendo, daqui a umas semanas veremos onde ela está. Eu não tento advinhar o futuro, mas que a PTI já fez o seu topo onde eu disse que o fazia, isso fez, ou não? :wink: :wink:

PS: Não acho que te estejas a meter comigo, pelo contrário. :wink:
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com
 
Mensagens: 183
Registado: 6/8/2006 15:54
Localização: Angra

por Crux » 16/10/2007 22:54

Sei que o Millenniumbcp está a desenvolver aplicações para abolir a utilização do papel em muitas das suas áreas administractivas (e nem imaginam o papel que é utilizado diáriamente), também posso dizer que não são pioneiros em Portugal, onde já se encontram grandes empresas que pouco papel utiliza. Redução de custos e preocupação ecológica, aqui concordo com o xallamec, é bem possível que o consumo de papel seja bastante reduzido nos próximos anos... Mas...
 
Mensagens: 22
Registado: 7/5/2006 21:50
Localização: Lisboa

por artista_ » 16/10/2007 22:53

Jonhy Bigodes Escreveu:Hoje foi mais um dia da confirmação do topo a 2.80€, vamos direitinhos aos minímos relativos agora :roll:


Lá estou eu a chatear-te mais uma vez :wink:

Se vamos para mínimos relativo ou não logo se vê, também podemos estar a caminhar para um fundo mais alto que o anterior que foi na zona dos 2.50...

um abraço e bons negócios

PS: Há muito tempo que acho que uma das maiores ilusões dos investidores e pesarem que podem prever a evolução dos mercados e, sobretudo, que o seu sucesso na bolsa depende disso...
Sugestões de trading, análises técnicas, estratégias e ideias http://sobe-e-desce.blogspot.com/
http://www.gamesandfun.pt/afiliado&id=28
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 17491
Registado: 17/3/2003 22:51
Localização: Almada

por minos » 16/10/2007 22:43

Caro broker, também estou dentro a uns vergonhosos 2,85 :evil: , contudo essa teoria de que em 2010 e tal... Atenção acredito nas suas palavras, mas arrastar -7% até 2010 é obra... :? Bom vamos esperando, contudo acho se voltar a tocar os 2,8... salto fora e assumo as perdas :(
Avatar do Utilizador
 
Mensagens: 254
Registado: 12/9/2007 14:14
Localização: Odivelas

por Jonhy Bigodes » 16/10/2007 22:41

Hoje foi mais um dia da confirmação do topo a 2.80€, vamos direitinhos aos minímos relativos agora :roll:
Um novo local para seguir a direcção dos mercados http://oestaminedojonhybigodes.blogspot.com/ e http://www.ptstocks.com
 
Mensagens: 183
Registado: 6/8/2006 15:54
Localização: Angra

AnteriorPróximo

Quem está ligado:
Utilizadores a ver este Fórum: afcapitao, Estriquinina, fincas, Google [Bot], hfmagalhaes, iniciado1, JoeP, m-m, malakas, MR32, nfaz, nunorpsilva, OCTAMA, PAULOJOAO, peterteam2, PMP69, Shift72, silva_39, Sr.Marques, Tx9262, vasco007 e 330 visitantes